Estou aprendendo a usar JSF com banco de dados
por isso estou gerando classes de entidade usando o JavaDB para testes
e funcionou certinho mas resolvi modelar meu banco e gerar as classes com base nele
e gerou tudo certo e executa mas na hora de abrir a jsp do cadastro da erro
porque nao eu não soube montar corretamente o persistence.xml pra firebird
Alguem poderia me ajudar…ja tentei de tudo e nao funciona…
javax.servlet.ServletException: Exception [TOPLINK-4002] (Oracle TopLink Essentials - 2.0.1 (Build b04-fcs (04/11/2008))): oracle.toplink.essentials.exceptions.DatabaseException
Internal Exception: java.sql.SQLException: Error in allocating a connection. Cause: org.firebirdsql.jdbc.FBDriver cannot be cast to javax.sql.DataSource
Error Code: 0
G
Ginhu
Qual erro está dando ? Não estaria faltando configurar o “dialect” ?
J
julianor1
ao menos os exemplos que usei como base n tem o dialect - 3 no caso
G
Ginhu
Pelo erro que vc postou, tem haver com o driver que está usando, o lib está no pacote ? está válido ?
J
julianor1
adicione o jaybird no glassfish pasta lib e inclui a biblioteca no projeto
J
julianor1
fiz umas mudanças e ta dando esse erro agora
javax.servlet.ServletException: Exception [TOPLINK-4002] (Oracle TopLink Essentials - 2.0.1 (Build b04-fcs (04/11/2008))): oracle.toplink.essentials.exceptions.DatabaseException
Internal Exception: java.sql.SQLSyntaxErrorException: O esquema ‘SYSDBA’ n�o existe
G
Ginhu
O caminho do seu bco está correto ? O usuario existe ? Tenta fazer uma conexão usando algum programa, qual ide vc usa ? O netbeans ? Se for dá pra vc conectar utilizando essas configurações para verse está td certinho, tendeu ?
J
julianor1
eu criei o banco no IBoconsole dai fui netbeans 6.5 em serviços e criri uam conexao usando jdbc e conectou , pegquei a string que ele gerou e coloquei no persistence.xml
J
julianor1
as tabelas ainda estao vazias sera que e isso
G
Ginhu
Não deveria ser ! Mas em td caso, faça um teste populando as tabelas, o que ele está reclamando é do SYSDBA…e não das tabelas…
J
julianor1
populei as tabelas mas fica igual…rsrsr
G
Ginhu
posta o resto do codigo pra gente ver…
R
rafaelshock
Galera estou com o mesmo problema... fiz o persistence não sei se é ele...
aqui é o persistence
<persistencexmlns="http://java.sun.com/xml/ns/persistence"xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"xsi:schemaLocation="http://java.sun.com/xml/ns/persistence http://java.sun.com/xml/ns/persistence/persistence_2_0.xsd"version="2.0"><!-- esse elemento é o que armazena as configurações de conexão ao banco relacional --><persistence-unitname="NFe"transaction-type="RESOURCE_LOCAL"><!-- o provider informa qual a API irá fornecer uma implementação do JPA --><provider>org.hibernate.ejb.HibernatePersistence</provider><class>br.com.banhotosa.Model.Usuario</class><properties><!-- define o dialeto que o hibernate ira usar para manipular as tabelas e dados do banco --><propertyname="hibernate.dialect"value="org.firebirdsql.jdbc.FBDriver"/><!-- habilita o gerenciamento automatico do banco --><propertyname="hibernate.hbm2ddl.auto"value="update"/><!-- habilita a exibição das string criadas pelo hibernate --><propertyname="hibernate.show_sql"value="true"/><!-- formata a string exibida facilitando a visualização humana --><propertyname="hibernate.format_sql"value="true"/><!-- define o driver de conexão usado --><propertyname="javax.persistence.jdbc.driver"value="org.firebirdsql.jdbc.FBDriver"/><!-- define o usuário acessará o banco --><propertyname="javax.persistence.jdbc.user"value="SYSDBA"/><!-- define a senha do usuário informado no elemento anterior --><propertyname="javax.persistence.jdbc.password"value="masterkey"/><!-- define a url de conexão ao banco desejado --><propertyname="javax.persistence.jdbc.url"value="jdbc:firebirdsql:localhost/3050:D:/ProjetoParaEstudo/NFe/Banco de Dados/NFe.fdb"/></properties></persistence-unit></persistence>
e aqui a classe ConnectionFactory
publicclassConnectionFactory{publicConnectiongetConnection()throwsSQLException{System.out.println("conectando ...");try{Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");}catch(ClassNotFoundExceptione){System.out.println("Não foi possível conectar ao banco: "+e.getMessage());thrownewSQLException(e);}returnDriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:localhost/3050:D:/ProjetoParaEstudo/NFe/Banco de Dados/NFe.fdb","SYSDBA","masterkey");}}