Como exibir resultados de uma lista em uma tela

2 respostas
J

Boa tarde pessoal,

Tipo , to fazendo meu primeiro programa com interface gráfica usando o netbeans. Mas não estou gostando muito desta experiência pois não tenho conhecimento suficiente para resolver problemas tem em vista que tudo é criado automaticamente.

Bom deixa eu dar um resumo do que estou fazendo. To fazendo um sistema que tem uma classe abstrata chamada funcionários e outtras duas subclasses com nomes : administradores , caixas. Pelo netbean usando o editor swing criei o menu da aplicação que permite a inserção de novos funcionários e remoção dos mesmos· Usei métodos da classe Joptionpane para exibir caixas de dialogo que também deixaram meu programa mas costomizado. Mas como faço para lista os funcionários cadastrados. Devo criar outra tela para exbir? se por uma acaso eu tiver 10 funcionários na lista , como proceder? Não consigo imagionar como listar tudo em uma mesma página. Pela internet não achei nada parecido com esta dúvida . Não que não exista mas acho que a forma como estou pesquisando me leva a outros links que não mostra o que quero.

Peço ajuda de vocês. Também percebi que tenho que aprender a mexer com GUI na mão mesmo , sem editor , não ficaria refém desses problemas.

aguardo resposta

Desde já agradeço a todos

2 Respostas

F

Esta dúvida é bem básica…vc precisa entender primeiro Java, segundo como trabalhar com Java + Banco de Dados e terceiro Componentes Swing.

bem, mas vamus la, vou mostrar uma forma simples.

// POJO
public class Clientes{
    private Long id;
    private String nome;
    private String cpf;

//get e set
}

//classe DAO de Clientes
public class ClientesDAO{
     private Connection con;

public ClientesDAO(){
           this.con = ClasseConexao.getConnection();
     }

public void insert(){};
     public void update(){};
     public void delete(){};

public List<Clientes> findAllClients(){
          List<Clientes> lista = new ArrayList<Clientes>();
          PreparedStatement stm = this.con.prepareStatement("SELECT * FROM clientes");
          ResultSet rs = stm.executeQuery();
          while(rs.next()){
             Clientes cliente = new Clientes();
             cliente.setId(rs.getLong("id"));
             cliente.setNome(rs.getString("nome"));
             cliente.setCpf(rs.getString("cpf"));

lista.add(cliente);
          }
          rs.close();
          stm.close();
     }
}

// aqui seu JFrame para sua JTable
public class ExibeClientes extends JFrame{

/**
       / NAO VOU DEFINIR UMA JTABLE MAS VOU EXIBIR OS DADOS
       /*

public ExibeClientes(){             
            List<Clientes> lista = new ClientesDAO(). findAllClients();
            for(Clientes cli : lista){
                   System.out.println(cli.getNome());
                   System.out.println(cli.getCpf());
            }
       }
}

Basicamente é isso, um exemplo simples. Escrevi aqui e não usei IDE então nem depurei tbm…Mas é isso.

Estude Java, aprenda antes de tentar sair fazendo algo. Estude componentes Swing e o basico de Pattern DAO. As apostilas FJ11 e FJ21 saum um bom inicio.

t+ e boa sorte.

J

Eu estudei java agora na faculdade . Fiz alguns sistemas mas todos em modo texto. Ainda não parei pra estudar swing sem ajudar de um editor como o do netbeans ou eclipse.
Mas como seria isso no editor do netbeans. Preciso aprender pelo editor agora. Futuramente aprenderei na mão.

Pelo editor netbeans como faria?

abraços e valeu pela dica anterior

Criado 19 de janeiro de 2012
Ultima resposta 19 de jan. de 2012
Respostas 2
Participantes 2