Controle de Licença do meu aplicativo

11 respostas
A

Bom dia pessoal,

Gostaria de saber se vcs conseguem me ajudar no seguinte problema, desenvolvi um sistema java para desktop e gostaria de ter um controle de licença dele, para que o meu cliente não instale ele em várias estações, ou seja, ele comprou 3 licenças do meu sistema e instalou em 20 estações, ou pior ainda, ele instala em outros clientes e até na casa dele. Vcs tem alguma idéia de como eu posso se não proibir isso, mas pelo menos diminuir esse problema, se caso vcs tem algum exemplo tbm? Não sei se consigo fazer isso com JAAS? E se sim, como que eu faço isso com um aplicativo desktop, pois só achei exemplos para aplicativos web.

Obrigado.

11 Respostas

A

Quando eu programa em Delphi
eu fazia uma implementação bem simples

do tipo verifica se existia um arquivo no HD.

dai eu joga o arquivo la c:\windows\system\pro\wtl\acess.dat

fazia verificação caso não existia eu bloqueava o sistema
caso não blz.

a ideia era essa.

espero ter ajudado

U

outra forma é tu criar um arquivo com ID unico do sistema e exigir conectividade internet pelo menos na primeira execução, onde o sistema vai se conectar no servidor e verificar se aquele ID ja foi utilizado, ai ele cria outro arquivo com o ID gerado para aquela instalação que pode conter informações sobre a maquina em que o sistema esta rodando, desta forma o sistema só ira rodar naquela maquina.

é uma versão ultra simplificada, ou até simplista da validação do windows.

N

cara, eu ja vi um controle de por um hard lock que ficava na usb, muito legal.

sem aquele hard lock o programa nao funcionava…
o hard lock é tipo um pen drive pela usb, porém não é reconhecido pelo sistema operacional nativamente…

ele guarda sei lá, uma chave encriptada que só o programa consegue acessar…

bem legal, impossibilita copias, a não ser que decodifiquem esse hard lock.

até mais…

A

Pois é galera, esse do HardLock eu já vi tbm e achei bem interessante, mas eu estava pensando se tem como pegar a chave de instalção do Windowns via código ou alguma traia que eu pudesse vincular ao meu sistema…

T

“Chave de instalação do Windows” é fria. Imagine se seu cliente instalou em N máquinas com o Windows pirata (onde a chave é a mesma :P)

A

É verdade, eu devo imaginar o seguinte, eu estou instalando o sistema em um cliente onde ele não possui acesso a Internet devido a normas da empresa, a idéia do Hard Lock é boa, mas um pouco demorada, pois implica no desenvolvimento de Hardware. Mas a idéia do andredeividi eu não entendi, qdo eu jogaria esse arquivo? Na instalação? Mas ai ele sempre estaria lá…

L

Olá

A melhor solução é um hard lock destes que tem vários vendendo por aí. Eu vendia software usando o da Proteq junto com um bom contrato. Porque precisa do contrato? Veja http://www.woodmann.com/crackz/Dongles.htm

No google eu achei isto: http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=139

[]s
Luca

M

Disponibilize parte do sistema como instalador e na primeira execução, faça a complementação do sistema verificando a chave de instalação e retornando além de parte do sistema, uma chave dentro do registro do windows que é “criptografada” para aquele sistema. Por exemplo, você pode mandar algo como identificação do hardware e licença do seu programa e retornar uma string, e em toda a execução, você verifica essa string de acordo com o seu hardware e com a licença. Dá para burlar, mas o cara vai ter que perder um pouco de tempo para isso.

Para pegar informações da máquina, se estiver usando java6, podes pegar o MAC adress da placa de rede:
http://java.sun.com/javase/6/docs/api/java/net/NetworkInterface.html#getHardwareAddress()

Até!

M

Só por curiosidade… Que sistema é esse que ele consegue instalar até na casa dele?

A

Márcio, não sei se a pergunta foi para mim, mas desenvolvi um sistema desktop de controle de Visitantes, portanto estou tentando descobrir uma forma de dificultar no máximo a pirataria desse software, já que possuimos várias franquias.

A

Valeu galera pela ajuda…

Criado 30 de abril de 2007
Ultima resposta 5 de jun. de 2007
Respostas 11
Participantes 8