Criar bean de configuração da aplicação

7 respostas
java
B

Sou leigo no assunto e preciso de ajuda.

Preciso criar um bean de configuração que carrega essas configurações de uma tabela no banco de dados, qual o tipo do scoped que devo utilizar? (Obs: essas configurações raramente serão alteradas.)

Onde devo iniciar esse bean?

esse bean tem a finalidade de configurar a pagina web, fazendo com que exiba ou oculte alguns menus, e algumas alterações no layout tbm.

é uma aplicação JAVA WEB

7 Respostas

F

Existirão varias opções pra você. Colocarei uma.

Você pode criar uma classe que manter um atributo estático publico que carrega estas informações quando carregado pela 1a vez.

B

Já tenho uma classe para as configurações, porem não sei como carregar essa configuração do banco de dados e aplicar a essa classe, e o bean seria para ter acesso através do jsf.

Qual o tipo mais correto de utilizar? @ApplicationScoped, @SessionScoped ?
sabe me dizer onde eu teria que instanciar essa classe para carregar essa configuração?

A

Você já criou o DAO do pojo?

B

Já está criado sim, não sei onde carregar essa informação, ja que ao abrir a pagina ele precisa verificar essa configuração

A

Você vai chamar a List dos dados, que foi pesquisado no DAO, para o Controller e pode utilizar o @ViewScoped, para que a informação seja visualizada enquanto ela é apresentada. Assim que houver uma nova requisição, os dados precisam ser buscados novamente.

F

Abordagem 1

Cria um DAO que consulta estes dados.
Cria uma Classe que consulta estes dados e mantém de forma estática.
Sua classe JSF para estes parametros pode ser RequestScoped.

Como os dados estarão nessa classe estática, funcionará.

Abordagem 2

Sua classe JSF para estes parametros pode ser ApplicationScoped ou SessionScoped. Nela, você define um atributo que é sua classe que representa a tabela. Implementa o get deste cara (que consulta o banco somente se ele for null).

B

Consegui resolver, deu tudo certo!
estava faltando outro detalhe, havia esquecido de mapear a classe no hibernate :sweat_smile:
Obrigado pela ajuda galera!

Criado 24 de fevereiro de 2016
Ultima resposta 24 de fev. de 2016
Respostas 7
Participantes 3