Oi Pessoal…
Queria saber como posso criar bibliotecas com funções que implementei em C, de modo que eu consiga incluí-las em outros programas através do “#include”. Alguém tem alguma ideia ou pode me indicar um material que explique o processo?
Oi Pessoal…
Queria saber como posso criar bibliotecas com funções que implementei em C, de modo que eu consiga incluí-las em outros programas através do “#include”. Alguém tem alguma ideia ou pode me indicar um material que explique o processo?
Eu preciso necessariamente criar dll´s para chamar as funções dentro do meu programa principal (usando include)?
Você pode organizar suas funções em C em bibliotecas “estáticas” (arquivos .lib no Windows, .a no Unix), que é a solução recomendada*, ou então em DLLs ou “shared objects” (arquivos .dll no Windows, .so no Unix). Eu indicaria a criação de bibliotecas estáticas, que é mais fácil e dá menos problemas de ambiente.
Era o que o primeiro artigo daquela lista explica.
include != biblioteca
o include inclui um arquivo header, que contem os cabeçalhos necessários para o compilador entender as estruturas de dados, macros, prototipos de funções, etc.
as bibliotecas vc informa em compile-time, adicionando opções no compilador para adiciona estatica ou dinamicamente.
Interessante! No Viva o Linux tbm tem uma dica mais ou menos parecida, rápida e direto ao ponto. Só que é para C++.
P/ quem quiser dar uma olhada:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Criar-sua-propria-biblioteca-C++