estou querendo criar um formulário a partir de um formulario construtor em tempo de execução.
Como funcionaria?
Teria um formulário com as opções ‘criar button’, ‘criar formulário’, por exemplo, quando eu clicar no botão ‘criar formulário’ ele cria o formulário e me mostra em uma janelinha como está ficando, então o usuário clica em ‘criar button’ e escolhe a posição x y e então coloca-se ali e atualiza a imagem de como está ficando.
Não sei se existe uma biblioteca e/ou API que auxilia nisso, mas não tenho idéia por onde começar.
estou querendo criar um formulário a partir de um formulario construtor em tempo de execução.
Como funcionaria?
Teria um formulário com as opções ‘criar button’, ‘criar formulário’, por exemplo, quando eu clicar no botão ‘criar formulário’ ele cria o formulário e me mostra em uma janelinha como está ficando, então o usuário clica em ‘criar button’ e escolhe a posição x y e então coloca-se ali e atualiza a imagem de como está ficando.
Não sei se existe uma biblioteca e/ou API que auxilia nisso, mas não tenho idéia por onde começar.
Grato
O Google sabe mais inglês que português. Procure por “form designer java”. De qualquer maneira, é uma coisa bem complicada: por que é que você quer fazer isso? Lhe pediram, ou é uma coisa que você quer fazer porque é legal? Se lhe pediram, então é melhor gastar seu tempo procurando um bom, que você goste. Se é uma coisa que você quer fazer porque é legal, comece a estudar um pouco de Java2D, para você aprender, por exemplo, como é que se desenha um retângulo que muda conforme você o vai arrastando com o mouse, para você poder posicionar o elemento (como o botão).
F
fallante
entanglement:
O Google sabe mais inglês que português. Procure por “form designer java”. De qualquer maneira, é uma coisa bem complicada: por que é que você quer fazer isso? Lhe pediram, ou é uma coisa que você quer fazer porque é legal? Se lhe pediram, então é melhor gastar seu tempo procurando um bom, que você goste. Se é uma coisa que você quer fazer porque é legal, comece a estudar um pouco de Java2D, para você aprender, por exemplo, como é que se desenha um retângulo que muda conforme você o vai arrastando com o mouse, para você poder posicionar o elemento (como o botão).
tipo assim já procurei algo como “create form at run time java”, mas não encontrei nada também.
O meu problema é que preciso criar de 30 a 70 formularios, porém cada cliente vai utilizar 2 a 10 no máximo. Então cada cliente pode criar o seu entendeu?
Respondendo a sua pergunta num é nenhum, nem outro. Alguem me pediu algo e acho que essa saida eh a melhor. rsrs
Sei que não é nada fácil, mas preciso pelo menos o rumo pra tentar.
Eu tenho um formulario construtor como o que vc fez com o botão “Criar Botao” e outros botões “Criar Formulario”, “Criar Painel” etc
Quando eu criar ele vai armazenando as informações em outro formulário e vai me mostrando em um imagem como está ficando o formulario que está sendo construido (nao sei se estou sendo claro)
outro aspecto interessantísimo era se eu pudesse arrastar o componente novo, satisfaria a necessidade completamente
resumindo:
Preciso de uma imagem que se atualizaria a cada componente criado e posicionado de acordo com o novo formulario
E se possivel arrastar depois de pronto o formulario, para ajustes.
Grato
R
Rafael_Carneiro
Não sei se existe algum componente pronto, acredito que não exista.