Criar Instalador .jar no NetBeans?

10 respostas
L

Olá, galera!

Alguém sabe me dizer exatamente como criar um instalador .JAR de uma aplicação construida no NetBeans, usando o banco de dados MySQL???
Tem como instalar a base de dados junto com o sistema?

Valeu!

10 Respostas

P

Linkel, tbm tenho interesse em criar instaladores e fazendo uma pesquisa achei o seguinte artigo: http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=187
ele fala sobre o IzPack achei bem interessante e eacredito q possa instalar o bd junto com a aplicaçao… e ele é bem simples pq o descritor da instalacao eh em xml… estou baixando ele agora pra testar

M

Amigo ja ouvi falar de varios softwares que criam um exe

da uma olhada neste aqui e boa sorte

http://www.ej-technologies.com/products/install4j/tutorials.html

P

pelo que eu vi esse ai eh pago… pelo menos pra mim num rola naum…

F

Para gerar o JAR pelo NetBeans basta ir em:

Build -> Build main project
Construir -> Construir projeto principal(se for em pt)

Ele vai gerar uma pasta dist na pasta do seu projeto contendo o Jar executável e as bibliotecas necessárias estará em um subdiretório lib(se vc configurou corretamente no projeto).

Já a questão do BD não conheço nada que o acople automaticamente, mas vc poderia gerar os scripts de criação do banco(pelo MySQL Browser por exemplo) e executá-los(via JDBC) na primeira vez que o programa rodar, ou na sua instalação.

Espero ter ajudado.

Abraço.

P

mas o que ta sendo discutido aqui eh a criaçao de instaladores e nao do executavel

F

Eita, li errado!

So, try this:

Mas totally free achu que tu num encontra naum

[]'s

L

Foxlol:
Para gerar o JAR pelo NetBeans basta ir em:

Build -> Build main project
Construir -> Construir projeto principal(se for em pt)

Ele vai gerar uma pasta dist na pasta do seu projeto contendo o Jar executável e as bibliotecas necessárias estará em um subdiretório lib(se vc configurou corretamente no projeto).

Já a questão do BD não conheço nada que o acople automaticamente, mas vc poderia gerar os scripts de criação do banco(pelo MySQL Browser por exemplo) e executá-los(via JDBC) na primeira vez que o programa rodar, ou na sua instalação.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Valeu, brother!
Eu já tinha feito isso mas não sabia dos detalhes como a pasta lib…
Se eu não conseguir criar um “instalador” vou usar aquela filosofia do “é só descompactar onde quiser” do eclipse… rsrsrsrsrsr…
Muito obrigado pela atenção…

T+

L

PcAbrantes:
Linkel, tbm tenho interesse em criar instaladores e fazendo uma pesquisa achei o seguinte artigo: http://www.javafree.org/content/view.jf?idContent=187
ele fala sobre o IzPack achei bem interessante e eacredito q possa instalar o bd junto com a aplicaçao… e ele é bem simples pq o descritor da instalacao eh em xml… estou baixando ele agora pra testar

Cara, muito obrigado!!!
Vou ver o que consego com esse artigo da sua dica!
Valeu!

T+

F

Linkel,

Fazer um instalador com o IZPack é relativamente fácil, porem até onde sei, não será possível você adicionar o MySQL nesse instalador. Eu já procurei quando precise de algo assim para o conjunto (Java + PostgreSQL + Tomcat) e não encontrei nenhuma ferramenta.

M

IzPack

O IzPack é um gerador de instaladores em plataforma Java. O programa opera como uma espécie de ?compilador? que pode ser usado para criar instaladores leves e funcionais que podem ser adaptados para qualquer Sistema Operacional que tenha o Java Runtime Environment disponível e instalada.

Witem Installer For Java

Witem Installer For Java é uma ferramenta profissional e fácil de usar, permitindo a criação de pacotes de setup confiáveis para aplicativos Java e depuração na plataforma Windows. Ele lhe dá todas as funcionalidades que você precisa para criar e distribuir seu aplicativo Java.

Criado 7 de outubro de 2007
Ultima resposta 4 de mai. de 2012
Respostas 10
Participantes 6