Cronograma para a prova OCJA 7

13 respostas
M

Olá galera! Bom, a partir de 01/05 eu vou começar um cronograma de estudos para tirar a OCJP e tenho alguma dúvidas. Se alguém puder me ajuda, ficarei muito agradecido! :slight_smile:

//CRONOGRAMA semana 1 - capítulo 1 semana 2 - capítulo 2/revisa capítulo 1 semana 3 - capítulo 3/revisa capítulo 2 semana 4 - capítulo 4/revisa capítulo 3 semana 5 - capítulo 5/revisa capítulo 4 semana 6 - capítulo 6/revisa capítulo 5 semana 7 - capítulo 7/revisa capítulo 6 semana 8 - capítulo 8/revisa capítulo 7 semana 9 - capítulo 9/revisa capítulo 8 semana 10 - capítulo 10/revisa capítulo 9 semana 11 - revisão dos capítulos mais importantes e difícieis(que eu acho! :roll: ) semana 12 - revisão dos capítulos mais importantes e difícieis(que eu acho! :roll: ) semana 13 - enthuware/whilzlabs semana 14 - enthuware/whilzlabs **semana 15 - PROVA

Meu material : Livro de Kathy Sierra para a certificação OCJP 6 e livro de Deitel: Java como programar oitava edição

Eu deveria ter feito a prova em 2012, mas por motivos maiores tive que adiar esta certificação tão desejada. Tenho algumas perguntas importantes e queria saber a opinião de vocês!
Posso estudar com o livro de Sierra para fazer a prova OCJP 7? O livro que eu tenho, OCJP 6, dá todo o suporte para a nova prova?
Alguém pode melhorar meu cronograma? Dizer alguma coisa que pode ser feita para ajudar nos estudos?
O material que possuo é suficiente? Se não, qual você pode indicar?
Você discorda do meu cronograma? Onde? :shock:

Grato pela compreensão e atenção!

13 Respostas

D

Olá,

Eu consegui passar nela penas com o livro da [i]Kathy Sierra[/i], que é focado especificamente na certificação, acredito não ser necessário utilizar outro material.

Quanto a revisão dos capítulos, os exercícios do próprio livro fazem uma parte desta revisão, com algumas questões dos capítulos anteriores, mas claro, quanto mais você revisar, melhor fixará o conteúdo, revise mais os itens que vc identificou não estar bem familiarizado quando responder as questões. Quanto as diferenças Java 6 e 7, você deve pesquisar as diferenças, que para a certificação, acredito que vc terá pouco trabalho para fazer um “upgrade” das novidades do Java 7, encontrei um link falando das diferenças, comparando o 6 com o 7 http://mballem.wordpress.com/2011/09/01/novidades-do-java-7-7/. E vai fazendo simulados mesmo que não tenha acabado todo o livro, claro se caso não tenha visto o conteúdo pula a questão, só pra vc ir se familiarizando com o tempo curto para responder a pergunta.

Boa sorte.

M

Ok! Obrigado pela opinião e pelo link! Abraços!

A

Acho meio apertado esse cronograma. A não ser que já tenhas estudado para a certificação ou ainda já tenhas bastante experiência em java. Este que vc tem da Kathy é bom pra a versão 6 , a da 7 tá pra sair . há algumas diferenças sim entre as versões , que podem fazer a diferença na hora da sua pontuação. Eu estudei somente pela Kathy e depois fiz os simulados do whizlab e tmb fiz os simulados do livro da kathy (é um outro livro dela só de simulados) e só .

Boa sorte.

E depois não esqueça de dizer a sua pontuação.

B

mi.rodrigues Esse cronograma engloba OCJA e OCJP ou vc já tem a primeira certificação?

M

Eu não tenho nenhuma certificação. Escutei falar sobre a OCJA que era só pra ser associado, confere? Que, nós, não temos obrigação de ter OCJA…

B

Para tirar a OCJP 7 tem que fazer a OCJA antes.
Em relação ao cronograma, acho que fica apertado estudar para as duas (soube que a OCJP é bastante puxada). Também estou querendo estudar para as provas, mas vou deixar para o segundo semestre.

M

Tem certeza? Isso começou junto com a OCJP 7 ou tinha desde o começo?

M

bobmatta:
Para tirar a OCJP 7 tem que fazer a OCJA antes.
Em relação ao cronograma, acho que fica apertado estudar para as duas (soube que a OCJP é bastante puxada). Também estou querendo estudar para as provas, mas vou deixar para o segundo semestre.

Achei esta imagem na net, está correta?

A

Começou com a versão 7.
Se for fazer a OCJP6 ainda não precisa da OCA.

M

A OCJA é a 1Z0-803?

A

Sim.
http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-803&p_org_id=&lang=

B

mi.rodrigues:
Achei esta imagem na net, está correta?

A imagem tá correta sim, no OCJA (1Z0-803) é o Programmer I. Passando nela, você faz a OCJP (1Z0-804), pra Programmer II (lembrando que isso começou no 7). É legal você ponderar se não quer fazer a OCJP 6, que tem só uma prova e tem o mesmo peso.

D

Não existe pré-requisito para a certificação OCPJP 6 (1Z0-851). Só existe pré-requisito para a OCPJP 7 (1Z0-804) que é a OCAJP 7 (1Z0-803).

Além do mais, a proposta e o conteúdo dos exames de associado da versão 6 e da versão 7 são completamente diferentes. A de associado da versão 7 já é direcionada para programadores o que a diferencia da versão anterior que era mais voltada para analistas e gerentes de projeto.

Espero ter ajudado.

Criado 4 de abril de 2013
Ultima resposta 8 de abr. de 2013
Respostas 13
Participantes 6