Curso analista de negócios / requisitos

9 respostas
M

Galera, minha namorada se formou em sistema da informação porém nunca trabalhou na área.

Estavamos pensando em ela fazer um curso de analista de negócios / requisitos já que foi o que ela mais gostou de praticar na faculdade, pois ela não gosta de programar, e não conheço muito bem empresas que dão cursos específicos nessa área. Filtrei na internet e achei os seguintes cursos:

http://www.trainning.com.br/ant.html

http://aula-computacao.vivastreet.com.br/curso-informatica+consolacao/curso-de-uml/11969115

http://www.impacta.com.br/loja/treinamento.asp?cod=555

http://www.globalcode.com.br/site/treinamentos/curso.seam?id=699

http://www.companyweb.com.br/treinamento/programa_curso.cfm?id_categoria=1&id_subcategoria=16&id_curso=75&id_detalhe=27

Alguém sabe aconselhar o melhor caminho pra ela ?

Grato.

9 Respostas

F

acho que nao tem coisa mais cômica do que alguem que se forma em analise de sistemas e nao gosta de programar
para ser um bom analista de negócios acrediro que o profissional deve ter tido um experiencia razoavel de programacao (algo tipo 2 anos)
ao escrever um caso de uso ele deve pensar como o stakeholder e como desenvolvedor, intermediar essa comunicacao da melhor maneira possivel
se ele nao conhece a tarefa de programar, nao conhece a tecnologia em que a solucao se baseia pode ter certeza que sua expressão será muito pobre, cheia de ambiguidaes e omissões para o desenvolvedor

M

FrancoC:
acho que nao tem coisa mais cômica do que alguem que se forma em analise de sistemas e nao gosta de programar
para ser um bom analista de negócios acrediro que o profissional deve ter tido um experiencia razoavel de programacao (algo tipo 2 anos)
ao escrever um caso de uso ele deve pensar como o stakeholder e como desenvolvedor, intermediar essa comunicacao da melhor maneira possivel
se ele nao conhece a tarefa de programar, nao conhece a tecnologia em que a solucao se baseia pode ter certeza que sua expressão será muito pobre, cheia de ambiguidaes e omissões para o desenvolvedor

Pq cômico? … Eu disse que ela não gosta de programar e não que não aprendeu lógica de programação e raciocínio lógico.

Acho que você está pensando como um desenvolvedor de empresa pequena… bem pequena… Um analista de negócios tem que ter uma visão crítica e diferenciada de um desenvolvedor… a melhor solução sempre surge de discussões entre pessoas de diferentes visões. Nas grandes empresas que trabalhei, equipes como, Analista de negócios, QA, Produtos, SI, Infra, etc… 99% não sabem programar !!! Isso cabe aos líderes das equipes de desenvolvimento definir junto à área de negócios as melhores soluções e fluxos para o sistema.

Hoje no final da tarde, fui conversar com uma integrante de negócios, ela deu umas dicas bem legais pra minha namorada, mas não conhecia nenhum dos cursos citados… por isso gostaria de opiniões sobre os cursos.

Valew.

M

marceloplis:
FrancoC:

Pq cômico? … Eu disse que ela não gosta de programar e não que não aprendeu lógica de programação e raciocínio lógico.

Acho que você está pensando como um desenvolvedor de empresa pequena… bem pequena… Um analista de negócios tem que ter uma visão crítica e diferenciada de um desenvolvedor… a melhor solução sempre surge de discussões entre pessoas de diferentes visões. Nas grandes empresas que trabalhei, equipes como, Analista de negócios, QA, Produtos, SI, Infra, etc… 99% não sabem programar !!! Isso cabe aos líderes das equipes de desenvolvimento definir junto à área de negócios as melhores soluções e fluxos para o sistema.

Hoje no final da tarde, fui conversar com uma integrante de negócios, ela deu umas dicas bem legais pra minha namorada, mas não conhecia nenhum dos cursos citados… por isso gostaria de opiniões sobre os cursos.

Valew.

O FrancoC esta confuso com a mudança de paradigma. Ele não sabe a diferença entre analista de sistemas e negócios.

F

reafirmo "se ele nao conhece a tarefa de programar, nao conhece a tecnologia em que a solucao se baseia, pode ter certeza que sua expressão será muito pobre, cheia de ambiguidaes e omissões para o desenvolvedor "

como nossa area nao tem regulamentacao e ha grades curriculares para todos os gostos a se tornou lugar-comum neguinho com diploma na mao que nao tem dominio em nenhuma tecnologia

pra ser analista de negocio nao eh necessario nenhum outro pré-requisito além deste, basta não ter nenhuma psicopatologia grave que não lhe permita ser sóciavel e comunicativo

e outra eu duvido que ela consiga ser contrata como analista de negocio sem experiencia alguma… pode acontecer mas acho dificil…

M

Pessoal, o que eu discutir aqui não é a diferença entre Analista de Negócios e de Sistemas, se quem não tem experiência tem chaces ou não de entrar no mercado… aliás, quem entrou no mercado com experiência ?? …

Vamos discutir sobre os cursos, por favor !

Grato.

F

marcelopolis

acredito que seria uma boa alternativa tirar uma certificação de UML e Scrum pra ela

sao certificacoes extremamente faceis de se tirar

mais um link pra ti: http://www.pfvasconcellos.eti.br/blog/cursos/

J

Um analista de negocios não precisa saber UML, entao eu descartaria esses cursos, pq ela ja deve ter visto isso na faculdade.

Sobre os cursos de analista de negocio/levantamento de requisitos, eu fico meio que com pe atras. Sei que eles vão ensinar algumas tecnicas e tal.
Mas como o nome ja diz “analista de negocio” conhece o negocio. E existem um sem numero de negocios.
Muitoa analistas de negocio nem são da area de TI.
Levantar requisitos tmb depende de conhecer o negocio.
Acho que é o tipico caso que é obrigatorio começar como junior e ir aprendendo com o resto da equipe.
Talvez tentar falar com alguem que ja tenha feito um desses cursos p/ ter certeza que vale a pena investir. Acredito que as escolas se vc pedir podem indicar alguem que vc possa falar.

[]´s

J

<duplicado/>

M

jgbt:
Um analista de negocios não precisa saber UML, entao eu descartaria esses cursos, pq ela ja deve ter visto isso na faculdade.

Sobre os cursos de analista de negocio/levantamento de requisitos, eu fico meio que com pe atras. Sei que eles vão ensinar algumas tecnicas e tal.
Mas como o nome ja diz “analista de negocio” conhece o negocio. E existem um sem numero de negocios.
Muitoa analistas de negocio nem são da area de TI.
Levantar requisitos tmb depende de conhecer o negocio.
Acho que é o tipico caso que é obrigatorio começar como junior e ir aprendendo com o resto da equipe.
Talvez tentar falar com alguem que ja tenha feito um desses cursos p/ ter certeza que vale a pena investir. Acredito que as escolas se vc pedir podem indicar alguem que vc possa falar.

[]´s

Também não vejo outra opção a não ser começar como júnior. Mais mesmo como júnior acho difícil ele conceguir entrar na área sem enriquecer o currículo com algum curso, já que ela não nem nenhuma experiência. Por isso a idéia de fazer algum desses cursos.

Criado 26 de novembro de 2009
Ultima resposta 30 de nov. de 2009
Respostas 9
Participantes 4