Não sabia onde fazer esta pergunta então decidi fazer a vocês aqui do Guj
Minha pergunta é: qual o curso superior (quando digo isso, quero dizer faculdade) correto para alguém que deseja se tornar um programador?
Eu sei que a pergunta de certo modo é bem vaga, já que existem “vários tipos de programador”. Primeiro, gostaria de ser desenvolvedor independente, não um programador como os muitos que já encontrei na internet que trabalham em lugares que na maioria das vezes suas capacidades como programador nem são usadas (Já me deparei com relatos de programadores que diziam que nas empresas onde trabalham eles trabalham mais como digitadores que programadores). Seguindo essa reta, acredito que Analista também já se deleta.
O que eu quero me tornar é um programador autônomo, quase um freelancer, com a única diferença que eu pretendo criar meus programas e aplicativos e vendê-los sem que ninguém diga “você precisa fazer isso” ou algo do tipo. Para deixar mais claro ainda, o programador mais próximo do que eu quero ser é o Markus Notch (Criador do Minecraft)
Quanto à dúvida sobre o curso, ela me surgiu após ver tantos nomes relacionados à tecnologia:
Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Sistema de Informação
Há mais, mas são os que me lembro agora. Gostaria de saber de vocês, dentro das minhas expectativas sobre o futuro, qual curso seria o mais recomendado?
Se você quiser ser programador autonomo então pq quer fazer faculdade ?’
Existem vários cursos bons por ai, para se tornar programador…
Um ótimo é o da Caelum
Vejo que se vc não necessita de currículo fazer faculdade vai te atrasar, sendo que em menos de 4 anos vc ja pega o jeito pra programar…
Um curso superior q é um pouco mais voltado para essa area são cursos superior de Técnologos como Analise e Desenvolvimento de Sistemas…
[isso não dispensa estudo em casa]
W
War_Paz
Então, charleston10, o problema é que eu ainda não tenho conhecimento suficiente pra ser produtivo dessa maneira (gerando lucros em dinheiro), e até que eu consiga alcançar um nível em que eu possa ser produtivo, vou ter que estudar (eu já estudo Java sozinho, mas ainda tô meio que baixo-intermediário), e isso vai levar um certo tempo. Daí surge outro problema: minha família não compreende isso. Para eles, eu tenho é que fazer faculdade pra ter curso superior e ter uma garantia de emprego, e vão ficar me pressionando até que eu realmente entre em um e curse. Por isso eu quero saber um que pelo menos me leve no caminho mais certo, pra não ser nenhuma perda de tempo o que vou ver lá
E eu também entendo que boa parte dos mais bem sucedidos programadores nem concluíram o ensino superior, quando entraram. Mas, quem disse que eu quero concluir?
C
charleston10
Ah cara mas se voce for fazer, é melhor vc concluir… tem que ter foco e objetivo…
na faculdade vc vai aprender o básico, pelo menos isso
Então, charleston10, o problema é que eu ainda não tenho conhecimento suficiente pra ser produtivo dessa maneira (gerando lucros em dinheiro), e até que eu consiga alcançar um nível em que eu possa ser produtivo, vou ter que estudar (eu já estudo Java sozinho, mas ainda tô meio que baixo-intermediário), e isso vai levar um certo tempo. Daí surge outro problema: minha família não compreende isso. Para eles, eu tenho é que fazer faculdade pra ter curso superior e ter uma garantia de emprego, e vão ficar me pressionando até que eu realmente entre em um e curse. Por isso eu quero saber um que pelo menos me leve no caminho mais certo, pra não ser nenhuma perda de tempo o que vou ver lá
E eu também entendo que boa parte dos mais bem sucedidos programadores nem concluíram o ensino superior, quando entraram. Mas, quem disse que eu quero concluir? ;)
Então amigo, tem alguns mitos aí.
O primeiro deles: “boa parte dos programadores bem sucedidos não concluíram o ensino superior”. A maioria deles concluiu sim e a cada ano a exigência é maior por parte do mercado. Claro que há exceções, mas sem faculdade o caminho é bem mais árduo. Um diploma nunca vai valer tanto quanto a experiência, mas se você não tem experiência o diploma vai te ajudar muito. Sem nenhum dos dois é quase impossível hoje em dia. Essa boa parte a qual você se refere, são aqueles que estão na área há muito tempo e cuja experiência já vale mais que um diploma.
Segundo deles: A faculdade não te dará o conhecimento que você precisa para se sustentar como autônomo. No dia a dia, você pode se deparar com problemas que talvez nem seus professores saibam resolver, daí amigão é você, a máquina na sua frente e o usuário bufando do seu lado. Por isso uma boa experiência no mercado, começando como estagiário, passando por programador-digitador em empresas ruins, passando para melhores até ser capaz de ter seus próprios clientes.
Não queime as etapas, você vai ter muita dor de cabeça e pouco retorno financeiro. Claro que é possível, mas é bem mais difícil sem passar por todas as etapas do aprendizado até se tornar um bom desenvolvedor de software.
C
charleston10
Concordo…
Por exemplo, estou cursando Ciências da Computação, e abriu várias portas de empregos…
e junto com a experiência conta mais ainda…
W
War_Paz
Desculpa se falei bobeira, YvGa, mas é que ainda sou jovem e não tenho tanta experiência assim, e obrigado por me informar melhor
Então… O mais correto seria Ciências da Computação?
C
charleston10
Se você quer focar programação, aconselho Analise e Desenvolvimento de Sistemas,
não sei onde vc mora mas em São Carlos tem esse curso pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP)…
Ciências da Computação é mais voltado para todas as areas da computação por isso é uma Ciência…
Você aprende desde do elemento básico do computador até a estrutura complexa,
envolve programação, engenharia de software, inteligencia artificial, eletronica, robotica, redes… (pelo menos aki’)
Mas ainda fica a dica, se vc quer aprender de uma maneira rápida programação, aconselho cursos bons (curo técnico ajuda)…
Agora se vc quiser aprender programação da maneira mais adequada com outra visão e quer ter currículo faça curso
superior.
Eu era programador com cursos por aí, acabei gostando e fiz o curso técnico, aprendi programar de outra forma,
com uma maneira mais correta de se enxergar, depois resolvi fazer um curso superior é totalmente outro padrão aprende a essência da coisa…
eu gosto de programação, mas eu amo analise de sistemas por isso prefiro trabalhar como analista…
;]
R
Ruttmann
Vou começar Ciencias da Computação no inicio de 2013, isso se eu passar no vestibular(vou saber dia 7)… :lol:
E olha, te recomendo demais uma graduação. Como diria meu avô “não conte o com o ovo no c* da galinha” porque seu negócio pode acabar e você ficar na pior, e sem curso superior…
Tem gente que trata curso superior como total perda de tempo, que não serve pra nada e bla bla bla. Mas pense que na pior das hipóteses, você vai ser um cara desempregado mas que sabe de muita coisa por ter ensino superior.
Aqui na região a maioria das empresas exige que os estagiários estejam cursando ou pelo menos “encaminhando”(leia encaminhando como pensando em fazer) um curso superior. Pelo menos aqui no Sul se valoriza bem mais o profissional graduado dos que não tem graduação…
Eu vou fazer Ciências pois quero aprender tudo o que tange o ramo da computação, e não me imagino trabalhando em desenvolvimento pro resto da vida. Não curto muito Sistemas por focar demais na parte administrativa e de gestão. Prefiro botar a mão na massa e ajustar detalhes do que gerir grandes equipes e planejar macro…
:roll:
Enfim, com qualquer curso superior da área de informática você consegue cargos desenvolvimento. Até porque a real essência dos ambientes de desenvolvimento você só vai conseguir na prática.
Boa sorte!
G
giovanni_dalfre
Infelizmente, aqui no Brasil, temos a mania, e as empresas também, de querer faculdade para tudo. Oque muitas pessoas esquecem que o objetivo da faculdade não é te preparar para o mercado de trabalho.
Sim, aqui no Brasil, faculdade é indispensável, pois como acabei de dizer, as empresas querem você com um “diploma”. Não que na faculdade você não aprenda, mas sou contra esse pensamento. Faculdade acaba sendo uma obrigação.
Com um curso técnico, você pode em 2 anos, estar programando muito bem. Porém, as empresas “menosprezam” esse nível.
Você pode optar por:
“Ciência da Computação” - 4 Anos
“Sistemas de Informação” - 4 Anos
“Tecnólogo em Analise de Sistemas” - 2,5 anos.
R
Ruttmann
giovanni_dalfre:
Infelizmente, aqui no Brasil, temos a mania, e as empresas também, de querer faculdade para tudo. Oque muitas pessoas esquecem que o objetivo da faculdade não é te preparar para o mercado de trabalho.
Sim, aqui no Brasil, faculdade é indispensável, pois como acabei de dizer, as empresas querem você com um “diploma”. Não que na faculdade você não aprenda, mas sou contra esse pensamento. Faculdade acaba sendo uma obrigação.
Com um curso técnico, você pode em 2 anos, estar programando muito bem. Porém, as empresas “menosprezam” esse nível.
Você pode optar por:
“Ciência da Computação” - 4 Anos
“Sistemas de Informação” - 4 Anos
“Tecnólogo em Analise de Sistemas” - 2,5 anos.
Justamente, uma faculdade não te prepara pro mercado…
Mas as empresas acham que prepara. E adoram seguir a modinha dos outros países.
Se lá nos EUA começar a ser requisito um curso de manicure pra trabalhar como desenvolvedor, o Brasil entra nessa logo logo também!
:lol:
G
giovanni_dalfre
Discordo do ponto dos EUA porque, se não me engano, lá não tem essa exigência. Pelo menos não em todas as áreas. Existem muitos profissionais lá que são bem sucedidos apenas com cursos técnicos, e claro, as faculdades de lá são muito melhores. Ou melhor, toda a educação lá é melhor…
Entendo que, como a educação no nosso país é péssima, a faculdade é o único lugar que as pessoas começam a ter “interesse pelo estudo”. Sei que existem os que só querem o diploma, e outros que mal sabem escrever o nome, mas para as empresas já server como um “filtro”.
R
rmendes08
giovanni_dalfre:
Discordo do ponto dos EUA porque, se não me engano, lá não tem essa exigência. Pelo menos não em todas as áreas. Existem muitos profissionais lá que são bem sucedidos apenas com cursos técnicos, e claro, as faculdades de lá são muito melhores. Ou melhor, toda a educação lá é melhor…
Entendo que, como a educação no nosso país é péssima, a faculdade é o único lugar que as pessoas começam a ter “interesse pelo estudo”. Sei que existem os que só querem o diploma, e outros que mal sabem escrever o nome, mas para as empresas já server como um “filtro”.
Concordo.
O grande problema aqui no Brasil é que a educação básica é muito, mas muito ruim. Para a maioria das vagas de programação hoje, um bom curso técnico já seria o suficiente, porém, como a educação básica é muito ruim, e a educação técnica é praticamente inexistente, o filtro que as empresas tem usado é a faculdade, para ver se conseguem alguém com o mínimo de conhecimento.
Mas voltando ao assunto do tópico …
Só reforçando o que o YvGa já disse: cuidado com esses mitos de que “os mais bem sucedidos” não fizeram/terminaram faculdade. A primeira questão é “o que é ser bem sucedido?”. Se ser bem sucedido é montar uma empresa milionária, OK, mas na boa, uma coisa é largar a faculdade para tocar uma empresa promissora, outra coisa é largar a faculdade com uma mão na frente e outra atrás … Uma outra questão, uma coisa é ser autodidata quando se tem material na sua língua nativa … Quando você começar a estudar pra valer, vai notar que o material em português é bem pobre se comparado com o que se tem em inglês … Enfim, tome muito cuidado com o hype em cima do Bill Gates, Jobs e cia LTDA. Eles são exceções, existem também muitos fundadores de empresas milionárias que não só completaram a faculdade como seguiram com a pós:
Outra empresa fundada por quem se formou:
Quanto aos cursos, eu sugiro Ciência da Computação ou Engenharia da Computação. Isso não vai te dispensar de praticar programação por várias horas, mas eu imagino que mais do que escrever código você quer entender como a coisa toda funciona. Nesses caso, além das matérias de algoritmos, você vai poder estudar compiladores, bancos de dados, arquitetura de computadores, redes, etc. Que são matérias indispensáveis na hora de criar sistemas de verdade.
Sinceramente, se você tem a oportunidade de fazer faculdade, sua família te apoia, e não tem uma empresa promissora para tocar, você tem que ser muito BURRO pra deixar essa oportunidade passar.