Olá,
Dentre os raríssimos casos de justa causa, alguém já viu alguma pelo funcionário se recusar a fazer algo ordenado, porém, não escrito em contrato?
Por exemplo, ter um ramal, atender telefone e se recusar?
grato
Olá,
Dentre os raríssimos casos de justa causa, alguém já viu alguma pelo funcionário se recusar a fazer algo ordenado, porém, não escrito em contrato?
grato
Acho MUITO estranho, mas o ideal seria a pessoa conversar com alguem do sindicato, caso esse motivo não seja válido o próprio sindicato não vai aceitar a recisão.
Além disso, o empregador JAMAIS pode colocar qualquer informação sobre o motivo da recisão na carteira de trabalho do empregado.
Esta questão de se recusar a fazer algo não previsto no contrato é sempre motivo para discussões.
A pessoa que se recusar deve observar uma coisa, se a função que ela executa na empresa, e descrita no contrato, tiver qualquer tipo de atendimento a usuários por exemplo, não pode-se negar a ter um ramal e atender o telefone.
Porém, se sua função for atender usuários, mas ela esta servindo como telefonista para o setor ela ganharia facil uma ação na justiça. Lembrando que para mover uma ação trabalhista muitas vezes é nescessário uma testemunha.
Se vc já fez algo que alguem da empresa pediu.
esquece
vc por ter aceito tem q fazer sempre, pois já é considerado uma atribuição sua, mesmo se não for na sua area.
…
agora se nao aceitou,
ai tudo bem…
Depende do quanto o telefone é importante no seu trabalho. Se for provado que o telefone é essencial pra vc realizar suas atividades, acredito que isso caiba numa justa causa, porque podem alegar que vc deixou de fazer alguma coisa por conta de não atender o telefone (caso o telefone seja o principal meio de comunicação entre você e seu chefe ou sua equipe de desenvolvimento, por exemplo).
Agora, se você atende telefonemas e fica servindo mais de “telefonista”, aí acredito que não. Só acho que você tem q conversar com o responsável pelo seu setor e expor essa situação. Se não der certo na conversa, faz um requerimento pro pessoal do RH dizendo que o telefone te atrapalha, tira sua concentração etc (se for o caso) e faz alguém do RH assinar em DUAS VIAS esse requerimento (uma fica com vc e outra com a empresa).
vlw
De qualquer maneira, me parece que este relacionamento profissional está tão degradado que não vale a pena continuar. Cai fora enquanto isso pode ser feito com dignidade.
eu já fui demitido(sem justa causa) por me recusar a fazer uma tarefa nao relacionada a minha atividade de trabalho.
o que vc quer saber ??
Se vc foi demitido por se recusar a atender um telefone acho dificil, mas nao impossível, conseguir ganhar um processo. Consulte um advogado
Se a empresa acha que atender o telefone é mais importante do que executar as tarefas que estão no contrato, então não vale a pena investir nela.
Eu só atendo telefone se for o meu ramal, ou de outra pessoa se ela pedir. Telefone comunitário, um ramal pra sala inteira, eu ignoro.
Eu perguntei se a empresa pode legalmente demitir alguém por justa causa pelo funcionário se recusar a fazer uma atividade não descrita em contrato, o telefone é só um exemplo.
A questão no caso é você não atender nem o seu ramal, porque vão vir 30 ligações por dia e apenas 3 destas dizem respeito a algo que realmente é a sua função fazer. Você pode até argumentar que basta conversar, mas não se muda a cultura de 500 pessoas da noite pro dia.
Eu acho a sim se a empresa implica com bobeira, vc tem mais é que abandonar ela, afinal nossa área tem muita oportunidade.
Aqui onde trabalho por exemplo, tem um caso desse de telefone. Tem um cidadão que se recusa a atender telefone pq nenhum ligação é para ele e ele não quer parar o que ta fazendo para anotar recado que muitas vezes é particular de outras pessoas. diz ele se o dono do telefone não ta na mesa para atender, manda um email ou deixa recado na caixa posta. Sinceramente eu acho que ele ta certo.
Um caso que aconteceu comigo, foi em uma empresa que na entrevista fui avisado que eu teria que usar gravata (não costumo usar gravata nem na entrevista), ai, por isso me incomodar e eu saber que existem outras oportunidades recusei a oferta, porém no outro dia me ligaram dizendo que eu não precisaria usar a tal gravata. Pois bem aceitei a oferta e depois de um dia de trabalho vieram me cobrar para usar gravata. Nada pessoal contra a gravata se precisasse mesmo usar eu usaria, porem como tinhamos acordado ja no processo seletivo sobre ela e a empresa quis da uma de esperta, simplesmente pedi demissão e na outra semana ja estava em um lugar que eu me agrada.
Mestre, poder até pode… mas o buraco é mais embaixo.
http://www.juslaboral.net/2009/05/demissao-por-justa-causa-desidia.html
“e) desídia no desempenho das respectivas funções;” ou
http://www.juslaboral.net/2009/04/justa-causa-ato-de-indisciplina-ou.html
“ato de indisciplina”
Mas cara, isso exige tanta, mas tanta prova por parte do empregador, que em geral o empregador nem tenta. Dá uma dor de cabeça do tamanho de um trem.
Em geral, uma forma de demissão por justa causa por este motivo seria considerado, em juízo, desproporcional (o famoso “matar a mosca com um tiro de 12”) e acaba indeferida.
Além do que, se isso não é atribuição sua e lhe foi dada, e se isso configura alteração de função, a empresa é obrigada (não sou que tô falando, é a dona CLT, essa fanfarrona) a reajustar o seu salário para essa nova função.
Calma que tem mais: se isso é uma forma que teu superior ou par arrumou de lhe torrar a paciência e tornar sua vida um inferno, lembre-se: Justa Causa serve pros dois lados. Existe a demissão por justa causa também por parte do empregado. Não é comum, mas também existe, e o Assédio Moral ou Sexual são os motivos mais famosos.
Abraço!
qual o problema em antender alguns telefonemas?
Quando se trabalha em uma consultoria(ou fábrica de software, como queira), nenhum. Porém, quando se trabalha no lado do cliente, onde existem centenas de usuários acomodados que não procuram ler documentação e conhecer os sistemas e te ligam perguntando tudo, você não consegue trabalhar, ainda mais quando possui data para entregar projetos.
Atender de vez em quando o telefone, não tem problema.
O problema é quando ligam sistematicamente e você é o unico perto do telefone e tem que atender,
e no final é sobre assuntos pessoais de outros empregados.
O problema disso é que se a gente está com serviço com cronograma apertado, e estamos
extremamente concentrados para se resolver um bug em produção e tem que ficar parando toda hora
para atender telefone e dar recado. Isso tira a concentração.
Atenda umas 2 ou 3 x por dia, daí eles não poderão alegar que você não atende xD
Quando se trabalha em uma consultoria(ou fábrica de software, como queira), nenhum. Porém, quando se trabalha no lado do cliente, onde existem centenas de usuários acomodados que não procuram ler documentação e conhecer os sistemas e te ligam perguntando tudo, você não consegue trabalhar, ainda mais quando possui data para entregar projetos.
Bem acho que o caminho não é vc se recusar a atender… pq recusar a atender o cliente e algo que traz problemas a empresa, o negocio e vc falar com seu gestor que os telefonemas abundantes estão atrapalhando seu trabalho e ou vc desenvolve ou vc atende o usuário pois um atrapalha o outro e se tiver que fazer os 2 uma coisa ira comprometer o rendimento de outra…
agora negar-se a atender e meio complicado… creio que explicando bem a situação, eles tomem uma atitude, agora se virem e falarem: quero o projeto no prazo certo e os clientes bem atendidos.
Pegue e vaze dela e vá para uma empresa séria…
Acho que ser demitido por não atender é pior que o empregador que manda o cara embora, eu mandaria também.
Se atender telefones esta prejudicando seu trabalho, deixe isso bem claro, mostre que seu rendimento esta baixo pois esta passando tempo demais em telefones que não deveria ser pra vc, agora se deveria ser e simplesmente vc não gosta ou acha os usuários burros demais pra ficarem te ligando, ai amigão, é rua mesmo.
[]s
Acho que ser demitido por não atender é pior que o empregador que manda o cara embora, eu mandaria também.Se atender telefones esta prejudicando seu trabalho, deixe isso bem claro, mostre que seu rendimento esta baixo pois esta passando tempo demais em telefones que não deveria ser pra vc, agora se deveria ser e simplesmente vc não gosta ou acha os usuários burros demais pra ficarem te ligando, ai amigão, é rua mesmo.
[]s
A questão Luiz, nem é achar o usuário burro ou algo do tipo. A questão é que você possui um cargo, projetos com datas para entregar, porém, pela empresa não possuir um suporte adequado e por você ser quem projeta e desenvolve os sistemas, consequentemente conhecendo processos e regras, as pessoas centralizam em você as dúvidas.
Seria o mesmo que você ser um bom desenvolvedor para a empresa X, mas, sabe efetuar perfeitamente alguma tarefa rotineira, como “fazer café”. A empresa não tem ninguém que sabe “fazer café” tão bem como você e não quer contratar ninguém para isso, porém, te exige entregar os projetos no prazo mesmo te “pedindo” para gastar algumas horas diárias do seu tempo “fazendo o café”. Você questiona, conversa, mas não muda nada. Então, depois de um tempo, você não faz mais café porque quer fazer o seu trabalho com excelência, entregando no prazo. Não tem como ser 2 ao mesmo tempo, apesar de muitas empresas desejarem assim 
Acho que ser demitido por não atender é pior que o empregador que manda o cara embora, eu mandaria também.Se atender telefones esta prejudicando seu trabalho, deixe isso bem claro, mostre que seu rendimento esta baixo pois esta passando tempo demais em telefones que não deveria ser pra vc, agora se deveria ser e simplesmente vc não gosta ou acha os usuários burros demais pra ficarem te ligando, ai amigão, é rua mesmo.
[2]
E se a pessoa entra em conflito no seu trabalho por causa disso e não consegue resolver, é um sinal forte que ela tem problemas de comunicação com a equipe e o superior, que não conseguiu deixar claro que o excesso de telefonemas estava prejudicando o seu trabalho e preferiu radicalizer, recusando a atender um telefone sem sequer saber do que se trata.
E o pior nem é isso: a maioria das empresas evitam contratar quem é demitido por justa causa, seja ela justa ou não.
Você se deu ao trabalho de ler o que foi respondido para o Luiz?
Se todas as dúvidas que os usuários possuem eles centralizam em você, marque um treinamento.
Explique para eles tela a tela o que é cada coisa, e caso não saibam o que faz um determinado fluxo, mostre aonde podem procurar a informação. Não atender o telefone com certeza não vai resolver o problema.
O problema talvez seja dependendo da sua posição do projeto, mais com voce do que com eles, pq o pessoal de TI no geral esta acostumado a caçar informação, a ser autodidata etc. Diferentemente da grande maioria do mundo, que geralmente precisa de treinamentos e processos. Já vi dezenas de casos como esses que foram resolvidos com atitudes como essa.
Sobre se recusar a fazer um trabalho, já fiz também muito, mas somente quando tinha um ótimo motivo para não fazê-lo. Por exemplo, adianta vc não atender o telefone, entregar no prazo mas consequentemente não prestar um bom suporte ao usuário? Vc está simplesmente deixando de fazer feliz o seu stackholder. !! E não há nada que traga mais vantagens do que clientes felizes.
Tudo pode ser negociavel cara, basta “saber falar”.
Em nenhum momento eu falei que o telefone é para atender usuários… os usuários são atendidos pelo suporte, não pela equipe de desenvolvimento.
Estou falando daquele cara, que senta a duas baias de vc e prefere telefonar a ir falar com vc. Ah, mas ele está muito ocupado no que está fazendo para levantar e dar 5 passos para ir falar com você. Ótimo, também estou muito ocupado para desviar toda minha atenção do problema para o telefone.
Nunca vi ninguém ser mandando embora por um simples telefone. Isso é algo que vc pode conversar por dentro da empresa mesmo. Mostrar que o telefone está diminuindo sua produtividade? Abstrato demais, não é?
Por isso, prefiro aqueles mensageiros internos da empresa, como se fosse MSN mas é interno à empresa. Vc pode falar com alguém e a pessoa responder quando colocar os pensamentos em ordem, sem precisar parar tudo o q está fazendo para responder algo que, na maioria das vezes, não é tão urgente assim.
A grande maioria dos meus usuários estão nas ruas vendendo ou gerenciando vendas com celulares nas mãos. Os que estão na empresa não ligam, vão direto na minha mesa 
A questão é simples. Poderia ter uma equipe para efetuar o help desk, mas não tem, por corte no orçamento, já foi conversado e desconversado.
Sim, eu li. E repito: o problema está mais na comunicação com o superior do que com o telefone.
Olá,Dentre os raríssimos casos de justa causa, alguém já viu alguma pelo funcionário se recusar a fazer algo ordenado, porém, não escrito em contrato?
grato
Carlao, nos temos programa pra RH rodando a cerca de 16 anos, e ateh hoje um unico caso onse se configurou Justa Causa, foi um caso “comprovado” o resto ‘Todos’, na Justica do Trabalho, eh claro nem um passou.
Opa se me se esqueci o caso infelizmente foi de “roubo”.
Sim, eu li. E repito: o problema está mais na comunicação com o superior do que com o telefone.
Pelo que já foi discutido, acredito que, no seu trabalho, você faz uma gestão com estas políticas (priorizar comunicação), que ao meu modo de ver estão corretas. Porém, não acredite que em todo lugar é assim. Este problema já foi conversado e discutido de todas as formas que você pode imaginar, mas não há opção para o gestor, a não ser que o mesmo abra mão de uma parte do seu salário para contratar pelo menos 2 pessoas para suporte, porque não há verba, segundo este.
Mas existe uma maneira eficaz de resolver isso. Dar o suporte de dia e desenvolver os projetos à noite. Esse seria o ideal, segundo à empresa, é claro :roll:
Bem, parece que você já esclareceu isso com seu superior, mas voltando um pouco o início da questão… Não sou perito em leis trabalhistas nem nada, talvez alguém com alguma formação de Direito tenha mais bagagem de conheicmento para falar disso, mas eu acho que é difícil uma empresa demitir por justa causa… aqui na empresa mesmo tinha um cara que apesar de ser muito bom técnicamente, não cumpria os horários, toda segunda feira ele faltava ou chegava só depois do almoço, e a empresa não o demitiu por justa causa… (na verdade no dia que eles iam o demitir ele pediu demissão, foi muita coincidencia). Acho que você não atender o telefone, enquanto seus patrões esperam que você atenda, pode causar demissão, mas não por justa causa 
Teoricamente, qualquer demissão motivada pelo fato de o funcionário se recusar a cumprir uma regra ou norma (desrespeitar os horários estabelecidos pela empresa, não atender alguma ordem de seu superior, etc) pode ser considerada como justa causa. Na prática, o que acontece é que, como a comprovação da justa causa é complicada e geralmente acaba parando na Justiça, a empresa prefere demitir sem justa causa e arcar com os custos disso, como a multa do FGTS, por exemplo.
Quanto ao que está sendo discutido, eu acho que seria motivo para demissão por justa causa, já que, pelo que entendi, foi uma ordem expressa do chefe. O funcionário pode até argumentar, mostrar que isto vai prejudicar o cumprimento das outras obrigações dele, mas se o chefe insistir nisso, paciência. Tem que cumprir. Por outro lado, se eu fosse o chefe, não demitiria por justa causa, pelos problemas que eu citei lá em cima, mas na primeira oportunidade que tivesse, mandaria o funcionário embora.
PS: Não, não sou patrão nem sou o Lobo Mau. Mas se eu contratasse alguém para fazer uma tarefa e essa pessoa não fizesse o que mandei, eu a demitiria sem o menor remorso. Only bussiness.
PS 2: Claro que estou dizendo isso para o caso que estamos discutindo. Se a pessoa é contratada como Analista de Sistemas e o chefe manda ela limpar o banheiro da empresa, isso não faz nenhum sentido, e ela pode muito bem se recusar a cumprir a tarefa. Mas atender telefone é uma coisa que 90% de nós fazemos na empresa, eventualmente ou não.
Acho q no seu caso como vc já fez o possivel… vc poderia trampar sossegado quando te ligarem atenda normalmente
de suporte e atenda o tempo de suporte dado a cada atendimento… caso o projeto atrase e alguem venha lhe cobrar isto, pegue e mostre o pq atrasou… mostre as horas de suporte que vc deu… dai com isto pode ser que seus superiores vejam de fato isto…
Concordo com seu texto, mas talvez você não tenha entendido a dimensão deste problema em específico, o exemplo do café que respondi para o Luiz Aguiar mostra a situação.
vc poderia trampar sossegado quando te ligarem atenda normalmente
de suporte e atenda o tempo de suporte dado a cada atendimento… caso o projeto atrase e alguem venha lhe cobrar isto, pegue e mostre o pq atrasou… mostre as horas de suporte que vc deu… dai com isto pode ser que seus superiores vejam de fato isto…
É o que eu venho fazendo de 2 anos pra cá. Porém, sempre cai em loop. O suporte aperta, o projeto atrasa, eu levo um “sabão”, mostro, argumento as horas apontadas, problemas de 1o nível q um júnior poderia fazer, sugiro soluções e por fim não resolve, porque alegam “se você marcou esta data, tinha que entregar nela, faça sol ou faça chuva”. Muitas vezes jogo as datas mais para frente, mas mesmo assim é imprevisível, porque nunca sei se vou gastar 2, 4 ou 8 hrs por dia com suporte. Talvez pensem que se o suporte apertou de dia, eu deveria terminar os projetos a noite ou fds. Daí na última vez o “sabão” foi mais forte, por isso resolvi desligar o telefone e expus o problema aqui porque nunca tinha visto nada parecido nos meus 5 anos de experiência.
Acho que não vou responder mais, já sanei as dúvidas nesta thread e agradeço aos colegas pelos comentários e críticas construtivas.
Carlos, por tudo que vc descreveu, eu entendo o que vc tá passando, e sei que deve estar sendo um tormento o seu dia-a-dia.
Citei eu mesmo aí acima pra reforçar: tá na cara que não vale a pena continuar nesta empresa.
Imagino que o que vc mais quer é sair, mas pedindo demissão vc perde uma grande parte das verbas trabalhistas que podem fazer muita falta se demorar um pouco pra conseguir outra colocação. Ao mesmo tempo, fica o medo da demissão por justa causa.
Eu sugiro (se é que vc ainda não fez isto) que vc tenha uma conversa definitiva com o seu chefe, deixando bem claro que vc desistiu de tentar resolver o problema, e está procurando outro trabalho.
É vai ou racha, ele vai ter que resolver o problema ou procurar outra pessoa para o seu lugar.
Enquanto isto, se vc conseguir outro emprego, sai, ou se a empresa te demitir, siga a sua vida.
Eu no seu lugar preferiria que a solução que for dada levasse à minha saída, pq se a empresa tem esta mentalidade, mesmo que resolva a situação agora, mais cedo ou mais tarde vai voltar a aprontar.
Abraço e boa sorte.
Pelo que já foi discutido, acredito que, no seu trabalho, você faz uma gestão com estas políticas (priorizar comunicação), que ao meu modo de ver estão corretas. Porém, não acredite que em todo lugar é assim. Este problema já foi conversado e discutido de todas as formas que você pode imaginar, mas não há opção para o gestor, a não ser que o mesmo abra mão de uma parte do seu salário para contratar pelo menos 2 pessoas para suporte, porque não há verba, segundo este.
Mas existe uma maneira eficaz de resolver isso. Dar o suporte de dia e desenvolver os projetos à noite. Esse seria o ideal, segundo à empresa, é claro :roll:
Claras práticas de gerenciamento Go Horse.
Infelizmente você é o horse.
Cara se eu fosse tu, simplesmente continuaria atrasando o projeto mesmo. Se eles não querem te enteder eles que se ferrem, quando te perguntarem o pq do atraso não mude o disco e continue dizendo que o problema é o telefone. Atrasar projeto não da justa causa
sendo que pelo menos nesse caso tu sai com todos os teus direitos.
Além do mais ninguém vai por pra rua fácil o funcionario com o know-how de negócio para por outro que vai quebrar a cara até aprender tudo.