Derby banco de dados é embarcado?

6 respostas
M

Este banco de dados Derby, que vem no netbeans.
se eu quizer distribuir ele junto com a minha aplicação, como eu faço? eh possivel?
Senão, qual seria possivel, mandar embarcado?

Abraços

6 Respostas

M

Não entendi direito a tua pergunta… tb n sei c ele vem com o netbeans… o que tnho de informação é o seguinte… no JDK 1.6 esta junto no pacote o Java DB q eh uma versão da Sun MicroSystems do derby. Porém se você qr compatibilidade com JDK 1.5 vc tem que baixar o jar no site da sun e adicioná-lo ao seu classpath (recomendado). Já quanto ao derby puro… já utilizei ele e ele pode rodar embarcado na aplicação ou como BD server (com vários clientes). Ele é bom para pequenas aplicações. Ele não tem em JDK nenhum portanto deve ser adicionado ao classpath. Não sei se era ± isso que você queria saber… Qlqr coisa manda um novo post.

M

eu gostaria de saber, informações sobre ele
é robusto?
rapido?
vantagens?
desvantagens?

obrigadíssimo!

D

Opa…

é possivel sim.

Existem duas maneiras de se instalar o Derby: uma como serviço onde terá que configurar portas e talz e a outra de forma local subindo junto a aplicação, onde somente uma instancia de acesso será possivel ao banco.

Se voce baixarhttp://db.apache.org/derby/derby_downloads.html o banco no site do fabricante junto aos arquivos vem uma pasta docs com PDFs inclusive em portugues que te ajudarão a criar o banco passo a passo tanto no modo server como no modo local.

Dê tambem uma olhada no hypersonic db http://hsqldb.sourceforge.net/ o esquema dele é semelhante ao Derby, mas eu particularmente prefiro o Derby mesmo.

falow, abs

J

Então mas como é que eu uso o hibernate com ele???

É por que adoro o hibernate, e estou interesssado em usa-lo!!

Como fazer isso, é igual o mySql??? :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :?: :shock: :shock:

Valeu a todos :smiley: :smiley: :smiley:

A

Teoricamente, basta você trocar os drivers e o direcionamento do banco. Já fiz isso uma vez quando queria fazer testes de performance usando MySql, PostGre e Firebird. Digo teoricamente porque nunca testei com o Derby.

G

Respondendo ao foco inicial do tópico, praticamente todos os bancos de dados embarcados feitos em Java possuem uma licença que pode ser distribuído na tua aplicação. Destaco entre eles o HyperSQL (que a versão 2.0 está excelente), o Derby (conhecido também por JavaDB) e o H2.

Todos são excelentes bancos e podem ser distribuídos sem limitações junto com a aplicação.

Criado 23 de agosto de 2007
Ultima resposta 18 de jul. de 2010
Respostas 6
Participantes 6