Luca:
Olá
Sérgio, me desculpe. Mas não conheço nenhum método mais ou menos exato de encontrar o norte se não for usando uma bússola.
O ponto é : ninguem falou que precisa achar o norte.
Quando o enunciado fala que houve movimentação para sul,oeste e norte isso é um referencial do observador externo e não do urso. O urso apenas se movimentou como ele quiz. Aconteceu que ele quiz dessa forma. O urso não usa bussola e não ficou procurando a tenta de propósito. Aconteceu naturalmente que depois dele ter precorrido aquela trajetória ele chegou no mesmo ponto de onde partiu. Se conclui que é o mesmo ponto porque o dono da tenta a reconstruir. Infere-se que no mesmo local onde estava.
Se o urso chegou de onde partiu e usou três direções de movimentação, conclui-se que a sua trajetória é fechada e é um tirangulo (tem três lados)
O problema é: como pode ser possivel movimentar-se me direções “perpendiculares” como sejam sul,oeste e norte e formar um triangulo?
No plano euclidiano - num papel, por exemplo - isso simplesmente não é possivel. (dai o nosso amigo lá atrás ter concluido que o movimento para sul anula o do norte e concluir que o urso apenas se movimentou para oeste - o que não faz sentido porque a tenda não mudou de lugar).
A unica forma de fazer sentido é lembram que a terra é redonda e o urso está andando na sua superficie. nesta condições sim é possivel traçar um triangulo , mas apenas se o ponto de origem for um dos polos. Logo, o urso tem que viver no polo, e como já foi dito, só existem ursos no polo norte.
Não precisamos de incluir uma hipotese sobre polos magnéticos e bussolas.
eu tinha duvida se a mesma logica topologica não se aplicaria fora do polo. Mas realmente só se aplica nos polos por causa da convergencia das paralelas com os meridianos.