Desânimo

64 respostas
J

64 Respostas

U

Engraçado, isso entre em conflito com a uma afirmação que sempre escuto de muitos meios de comunicação: Faltam profissionais qualificados para preencher milhares de vagas…

Isso é o velho problema do “Vai que cola…”.
Pessoal quer um Desenvolvedor super-herói que domine Banco de Dados, três linguagens, faça desde a análise do negócio até a implantação… e por ai vai… por um salário mixuruca… E como tem muita gente que aceita isso acaba virando um padrão…

É como o que acontece com a venda de carros no Brasil. O preço dos carros vendidos aqui segue o padrão de que valor o consumidor paga por eles e não um valor calculado do custo de produção + impostos. Enquanto isso, o mesmo carro produzido aqui é vendido lá fora quase metade do preço menor. Pode pesquisar, é a mais pura verdade.

Bom, melhor você debandar pra outra área. Flw.

M

crise existencial passageira, o mercado esta muito aquecido e pagando muito bem para profissionais menos qualificados do que realmente precisam.

G

Pelo menos 3 vezes por semana surge um tópico desse tipo

J

Já que aqui ta virando um forum de auto ajuda…vou dar uma resposta bem auto ajuda…

Muitas vezes achamos que o culpado pelos nossas derrotas e frustrações são os outros quando na verdade nós somos os únicos culpados.

mas sempre é mais fácil culpar os outros do que nós mesmos.

F

Essa é uma opinião minha… é o que eu acho, então não tomem como verdade absoluta. O que me fez sair do mundo Java, profissionalmente foi justamente a total falta de padronização e o excesso (concorrência sempre é bem vinda, mas no mundo do Java, creio já ter se tornado excesso) de frameworks e ferramentas, sem que a empresa responsável pela linguagem tente por ordem na casa. Como existem muitas ferramentas e frameworks… cada empresa se adapta e usa um desses como padrão. Daí o problema de falta de “profissional qualificado”. Creio que quando se diz falta de profossional qualificado, querem dizer falta de profissional com conhecimentos em x números de frameworks e ferramentas e não da linguagem Java em si.

J

Zueeeera!

Aonde que eu não vejo esses tópicos? E eu pensando que tava chorando sozinho aquí…

guilherme.dio:
Já que aqui ta virando um forum de auto ajuda…vou dar uma resposta bem auto ajuda…

Muitas vezes achamos que o culpado pelos nossas derrotas e frustrações são os outros quando na verdade nós somos os únicos culpados.

Valew, eu não preciso de auto-ajuda. O meu objetivo é colher opniões.

J

Realmente está um pouco confuso.

Estava discutindo com um brother meu… por exemplo, o Spring Security. Antes, era Acegi. Agora integrou tudo.

No 2.x funcionava de uma forma. Veio o 3.0 e mudou. Veio o 3.1 (sim, você não leu errado) e alterou mais coisas, inclusive funcionamento.
Como pode? A mesma ferramenta!

Eu sinto que a desgraça de tudo é a falta de uma padronização. Uma vez eu li aqui (não me recordo o autor):

M

FabricioPJ:
Essa é uma opinião minha… é o que eu acho, então não tomem como verdade absoluta. O que me fez sair do mundo Java, profissionalmente foi justamente a total falta de padronização e o excesso (concorrência sempre é bem vinda, mas no mundo do Java, creio já ter se tornado excesso) de frameworks e ferramentas, sem que a empresa responsável pela linguagem tente por ordem na casa. Como existem muitas ferramentas e frameworks… cada empresa se adapta e usa um desses como padrão. Daí o problema de falta de “profissional qualificado”. Creio que quando se diz falta de profossional qualificado, querem dizer falta de profissional com conhecimentos em x números de frameworks e ferramentas e não da linguagem Java em si.

concordo com que vc disse, existem centenas de soluções para o mesmo problema. menos a parte de sair do mundo java hehehehe

java eh igual a dor de dente, vc reclama dela, tenta se livrar dela, mas quando passa vc vai e cutuca pra voltar a doer

J

jonathan Coelho:

Bota a culpa no computador. Não há coisa mais humana do que isso.

A

Eu acho que a culpa é dos moderadores do GUJ.

R

gente… como ja disseram algumas vezes aqui no fórum… “foco no foco”

algumas coisas simplesmente precisam ser aceitas como verdade…

existem trocentrilhões de frameworks? Sim.
Você vai usar todos? Não.

Que tipo de vaga você quer? qual o seu objetivo?

você vê uma vaga assim:

Necessários conhecimentos com JSF, Hibernate, Spring e EJBs.

suponha que você conhece JSF, Hibernate e EJBs, porém nunca mexeu com Spring…

aí você se pergunta.
Eu quero aprender Spring? É um framework importante para a linha de carreira que pretendo seguir?

Se sim, estude, se não, esqueça a vaga

Acredito que o exemplo siga pra qualquer outro…

você tem que saber o que você quer fazer… não adianta querer abraçar o mundo…

J

digaoneves:

você vê uma vaga assim:

aí você se pergunta.
Eu quero aprender Spring? É um framework importante para a linha de carreira que pretendo seguir?

Bom, digaoneves, e quando o seu foco é arquitetura, que apesar não adiantar querer abraçar o mundo, você precisa pelo menos apertar a mão de 90% da população?

F

O importante não é viver reclamando dos problemas, mas se adaptar a eles para futuramente soluciona-los. Para mim (opinião pessoal) a infinidade de frameworks foi o problema, e como já estava gostando de trabalhar com banco de dados, uni esse problema com minha nova vocação, logo virei DBA. Claro que uma mudança dessas tem seu preço… mas temos que pensar a longo prazo, sempre.

R

Na minha opinião se seu foco é ser arquiteto o buraco é muito mais embaixo…
Claro que você vai ter que conhecer frameworks, e se você ja tem tempo suficiente de java pra querer ser arquiteto, vai conhecer vários…

mas creio que o mais importante aí é o nível mais abaixo…
saber desenhar o sistema, melhorias de performance… estruturas dos dados… tanto o framework quanto a plataforma são coisas que são pensadas depois…

teve um tópico que gerou uma discussão interessante sobre isso… se quiser dê uma lida

P

so falta o mistico trollar…

L

Acho que deveriam criar um tópico só para isso.

O GUJ daqui apouco vai tá fazendo um trabalho melhor que o CVV.

Isso é o que dá acreditar nos anuncios de falta de profissionais mostrados na TV.

Agora que o jogo virou crime, podemos pedir emprego pro bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Ele garante que não pega ninguem.
Mas não se atreva a abrir seu cassino sem ter comprado nenhum juiz se não eles te pegam.

R

Meu pai era analista de sistemas em uma empresa grande de telecomunicações, bem antes de começar esta “onda” de terceirização. Eu estava conversando com ele sobre estes problemas e ele parecia não entender. Aí eu expliquei pra ele como as coisas funcionam hoje nas consultorias e ele ficou impressionado.
Então ele me respondeu: “Bom, na minha época a empresa mandava a nossa equipe pra fazer treinamento em ferramentas novas e depois desenvolvíamos um projeto piloto, pra depois utilizarmos a tecnologia nova na prática, caso ela se mostrasse realmente boa durante o projeto piloto”
Então a conclusão que eu cheguei é que resolvi trabalhar em TI na época errada. Só valeria a pena se tivesse nascido uns 30 anos antes, quando não existiam consultorias e as equipes existiam nas próprias empresas.

Mas acho que isso que está acontecento não é somente em TI. O problema é que em TI é pior devido às mudanças que ocorrem a todo momento.

Li um livro muito interessante sobre o assunto:

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?sid=11315219014412465425401146&nitem=267652

É por isso que nos três últimos anos antes de aceitar uma vaga eu pergunto se o projeto está começando agora e só aceitei quando me falaram que sim, pois aí eu que ajudava a escolher a tecnologia e utilzava o que queria, e não o que já foi escolhido por alguém.

R

Pela sua experiência em mudar, você acha que é muito difícil conseguir mudar para esta posição tendo apenas experiência como desenvolvedor e não como DBA? Eu estava pensando nesta possibilidade, porém fico com receio de investir no curso de dba e não conseguir uma vaga. Eu conheço bem o oracle como desenvolvedor e também já trabalhei com pl/sql, mas não conheço muito sobre administração.
Pra você foi muito difícil mudar e conseguir uma colocação nesta nova função?

F

Caro rogeriopaguilar, não foi tão dificil, pois no meu caso a mudança ocorreu dentro da mesma empresa. Só que regredi de um cargo de programador pleno para DBA trainee e assim fiquei até adquirir uma boa experiência na area, para procurar algo melhor. Essa experiência foi suficiênte para conseguir um bom emprego em SP (sou de Belém).

O negócio é não ter medo de mudar, de sair da zona de conforto. Para mim foi mais fácil pois não tenho família formada. Para alguns essa mudança é bem difícil, senão impossíve.

A

Outro dia estava dando manutenção em um Software, que é considerado algo completamente NOVO na empresa e o mesmo foi feito por alguns desenvolvedores (tarimbados e novatos) que eram considerados por alguns conhecidos como OS CARAS da empresa. Eram rápidos, atendiam bem e etc. e tal.

Quando comecei a olhar o código, comecei a me perguntar se realmente o apelo do mercado, de que faltam profissionais qualificados no mercado não é verdadeira.

No mesmo momento fiz uma comparação com o futebol brasileiro. Falta PROFISSIONAL no futebol Brasileiro ??? Não, tem pra dar e vender no nosso mercado, isso é um FATO.

Falta profissional qualificado no futebol brasileiro (os chamados craques) ??? Perceberam que nos últimos anos não vemos mais craques em nosso futebol. Todos (ou quase) tratam logo de se mandar daqui quando realmente aparece uma oportunidade ???

Queria um Zé Ruela perna de pau ganhar o mesmo e ser valorizado da mesma forma que um Ronaldinho ou um Romário ??? Fez ele por onde ??? Foi culpa do clube ou mais do próprio jogador ???

Será que ele se concentrou o suficiente e se dedicou ao time o mesmo tanto que aquele jogador que é bem qualificado ???

Não gosto de comparar a nossa área com outras, mas é que realmente essas dúvidas ficaram me incomodando, pois eu era um dos que achava isso, que havia um exagero, até eu chegar a conclusão que eu reclamava, mas EU NÃO ERA um profissional qualificado, tinha um Diploma de Bacharelado em Sistemas de Informação e alguns Sistemas pessoais, mas estava longe de ser um Zidane da TI.

Talvez seja isso, as empresas estão cheias de jogadores, mas está faltando craque… e Haja jogador querendo ganhar o mesmo que craque, não fazendo metade do que os craques fazem.

Voltando a empresa que dei manutenção, percebi que os caras conseguiam se vender MUITO BEM, mas estavam longe de ser craques. Esses caras enganam um ou outro, mas não conseguem enganar quem tem o mínimo de conhecimento.

Não estou dizendo que isso é a batida de martelo do assunto, simplesmente levantei questões, pois meu cérebro as levantou pra mim.

Abs []

D

digaoneves:

você vê uma vaga assim:

aí você se pergunta.

bem diego, o negócio é o seguinte…

tem uma vaga la…EX: Necessários conhecimentos com JSF, Hibernate, Spring e EJBs.

se o cara não sabe spring, ele pensa…OK…vou aprender…passa 3 mês estudando, fazendo uns testes, e quando vai ver…essa vaga não existe mais…

só que foi aberta outra vaga com esses requisitos:

Necessários conhecimentos com JSF, JPA, Stripes e Play Framework

se o cara não sabe Stripes, nem Play Framework, ele pensa…OK…vou aprender…passa 6 mêses estudando, fazendo testes, e quando vai ver, essa vaga não existe mais…

Necessários conhecimentos com JSF, Stripes,Hibernate, XXXXX

quando o cara vai aprender XXXXX ja não usam mais nem Stripes nem Hibernate

ai o cara fala, poutz, eu sei 15 frameworks, se eu arrumar uma vaga que pede 5 não vale a pena, pois os outros 10 seram apenas diferenciais…

ja vi N vagas assim: Precisamos de alguem com experiencia nesses frameworks, não poderemos ensinar pois ja entrará produzindo.

ou assim: Requisitos Obrigatórios…

até vagas para estagio em boas empresas pedindo: JPA, JSF

Resumindo tudo: Java não existe foco… tanta gente desiste por que simplesmente trabalham com java em alguma empresa e quando saem, tem que voltar a aprender tudo denovo pois as outras empresas mudaram, e ainda não desvalorizados por que ( se você é Pleno mais não conhece XXX, nós teriamos que dar um tempo pra você aprender com nosso analista junior, como trabalhamos aqui)

o problema ai, é que cada empresa tem um produto diferente, com linguagens diferentes, frameworks diferentes, e necessidade de profissionais diferentes para desenvolverem com padrões diferentes, numa plataforma diferente.

por que tudo isso? por que toda empresa tem que ter um diferêncial hahaha

por enquanto estou com .NET e C# e estou contente com a “FALTA” de frameworks diversos

I

Interessante essa comparacao sua com o futebol adriano_si, realmente, as coisas sao bem parecidas… no futebol digo ainda que é mais difícil pq tem menos vagas, e alem da cobranca dos chefes e do time, tem a cobranca de milhoes da torcida e da midia… ou seja, pra eles chegarem onde chegaram (nao estou falando dos craques), nao precisou de talento, mas sim esforco, de varios anos (desde moleque) jogando bola com sonho em ser jogador. Chegarm a ser jogador profissional de times de primeira divisao com esforco, correndo atras de entrar nos clubes maiores

Mesma coisa com a nossa area de TI, nao precisa nascer nato programador, com logica de programacao extraodinaria. Tem esses caras que sao assim, esses sao os craques do futebol, mas tb tem mto espaco pro cara esforcado que focou e com esforco chegou lá.

Imagina o tanto de jogadores de futebol, desses times de segunda ou terceira divisao, que ganham, seila 2mil, e sonham em um dia jogar num time de primeira divisao, mesmo sabendo que as vagas sao MTO poucas

A

Na minha visão o problema esta na formação , por exemplo quem saiu de uma faculdade de SI ou CC e aprendeu a programar , onde me formei em SI o professor que tentou ensinar java mal sabia compilar o código … fora que tinha uma classe com 60 alunos dos mais variados gostos … uns 2 programava , alguns davam suporte , outros nem sabiam o que tavam fazendo e por ai vai …rs…
Enfim o problema não esta com java , o fato de você ter N frameworks é bom , pois foi a chave de crescimento da linguagem em si e o seu entorno (comunidades) … o maior problema esta em saber exatamente o que vc quer como profissional …
Se vc sabe java web , faces , spring e hibernate e oracle por exemplo é neste segmento que vc tem que ir, não adianta vc ver uma vaga java web, framework XXXX, etc, etc…e se candidatar …até pq a maioria destas vagas são para manter sistemas e não cria-los …
Agora se vc concorrer a uma vaga onde mencionam algumas linguagens que vc conhece bem e outras que não … se vc chegar até a entrevista o que vc não sabe se já diz a real e pronto …e se compromete a aprender e já era … a sua dificuldade será bem menor porque vc já tem uma base … o que muda muitas vezes são apenas conceitos e um pouco de modismo aplicado pelo mercado…

A

é… por isso digo que odeio comparações… sempre há brechas…

O que acontece é… Quando as empresas falam Profissional Qualificado, essas falam de Profissionais que são o diferencial. Diploma não diz nada sobre ninguém, projeto sim.

Português todos falamos, Inglês não. Escrever código, creio que todos os que estamos aqui sabemos, mas e programar de forma padronizada correta, com baixo custo e de fácil manutenção ???

Java, a maioria sabe e é fácil de aprender, mas e padrões, melhores práticas, toda a ciência envolvida por baixo disso ???

Faça um comparativo. Pegue os tópicos mais tops daqui do GUJ, e quando digo TOP, digo com mais conteúdo, que agregou valor com uma pesquisa científica, que o cara citou trechos de um artigo em inglês e deu sua opinião. Veja os caras que são formadores de opinião, que conseguem enxergar com visão empreendedora, que são multidisciplinares, etc…

Não vou citar nomes pra não ser injusto com ninguém, mas você consegue enxergar facilmente quem são esses caras. Pergunte quantos deles estão reclamando de salário, de falta de emprego, de empresa que é MIMIMI, etc… ??

Não tem cara, 95% das pessoas desse perfil, não fica sem emprego… Sempre foi assim ??? Claro que não, tiveram que ralar, que ganhar pouco em algum momento da carreira, que mostrar valor todos os dias, que buscar um diferencial sempre, etc…

O que vejo são jogadores querendo só fazer o treino que o treinador manda e depois voltam para a concentração. Esses mesmos estão querendo serem tratados da mesma forma que um jogador que fica 1 hora após o treino treinando cobrança de falta por exemplo…

Jogador existe. O que os times querem são esses caras que ficam mais um tempo após o treino, só praticando uma nova especialidade… Esse cara tá cruel de achar e ele é mais necessário do que se imagina.

Abs []

R

Legal a comparação com os jogadores, porém o Zidane não aceitaria ganhar o mesmo que o zagueiro Domingos e, além disso, ele ia jogar armando as jogadas, que é o que ele faz bem, não pediriam pra ele ir defender no gol, por exemplo. Na nossa área é comum isso acontecer, você ter que fazer função de 2 ou 3 profissionais diferentes.
Com relação ao que você disse sobre a manutenção do código que foi feito pelos “feras” eu tenho a opinião de que, para uma empresa, o cara bom é o que entrega algo funcionando no menor tempo possível, independente da estrutura interna do código. Eu me lembro de um projeto uma vez que a base do código começou a ficar muito grande. Na época eu estava lendo o livro effective java e aprendi algumas formas legais de melhorar o código. Alguns dos conselhos que eu vi no livro resolvi aplicar na prática, e também comecei a refatorar umas coisas para facilitar a manutenção, porém a minha produtividade ficou um pouco mais baixa que antes, porque eu tinha que pensar um pouco mais antes de fazer algo, tinha que pensar sobre como organizar melhor o código segundo aqueles princípios e não simplesmente digitar o código da forma bagunçada que estava antes. Eu estava gostando de fazer assim, até um dia que o gerente do projetos me chamou pra saber porque minha produtividade estava menor. Apesar de eu explicar a ele sobre melhorar o código, facilitar a manutenção e tal, o que tive como resposta foi: “Esse negócio de manutenção nós vemos depois, eu quero que você volte a fazer como antes”
Então sei lá, não sei até que ponto vale a pena ficar se preocupando com tudo isso se quem estpá no comando não dá a mínima pra essas coisas.

J

Luiz Augusto Prado:

Isso é o que dá acreditar nos anuncios de falta de profissionais mostrados na TV.

Agora que o jogo virou crime, podemos pedir emprego pro bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Mas não se atreva a abrir seu cassino sem ter comprado nenhum juiz se não eles te pegam.

Pra mim isso é pura hipocrisia esse papo de CVV, ficar chorando, e não é porque o post é meu.

O problema é o mercado, que prefere pegar um corno que sabe mais de JPA do que do modelo relacional em si. O bom profissional é aquele que tem base para administrar qualquer tecnologia, assim como escrevi um tempo atrás no meu blog:

Se a maioria reclama disso, como veem dizendo, é porque existe razão no meu argumento.

O jeito é dar foco na base.

J

O bom de ver um bando de gente frustrado com a profissão e reclamando é que se abrem mais janelas ainda pra quem é otimista e procura fazer algo diferente.

Todo mundo que eu conheço que realmente ganha grana com Java são pessoas que foram além de ter um emprego. Dão cursos gratuitos em congressos para pegar nome, participam de GUJ’s Locais, dão aulas e consequentemente dão consultorias e criam projetos próprios ousados e diferenciados quem dão muito retorno financeiro.
Fora isso ainda trabalham muitas vezes em 2 empregos, porem tem uma conta bancária bem gorda.
Muitas dessas pessoas são aqui do fórum e sabem disso.
Então enquanto vocês estão aí reclamando tem muito gente ganhando grana com java ainda e vão ganhar por muito tempo.
Se não está satisfeito com seu emprego peça demissão e vai montar a sua própria empresa. Ainda estamos no meio de uma revolução digital e não é difícil ganhar grana
com um pouco de esforço e inteligência.
Gente pra reclamar tem demais agora pessoas diferenciadas que saem do comum são poucas,
e é deste tipo de pessoa que o mercado precisa.

A

rogeriopaguilar:
Legal a comparação com os jogadores, porém o Zidane não aceitaria ganhar o mesmo que o zagueiro Domingos e, além disso, ele ia jogar armando as jogadas, que é o que ele faz bem, não pediriam pra ele ir defender no gol, por exemplo. Na nossa área é comum isso acontecer, você ter que fazer função de 2 ou 3 profissionais diferentes.
Com relação ao que você disse sobre a manutenção do código que foi feito pelos “feras” eu tenho a opinião de que, para uma empresa, o cara bom é o que entrega algo funcionando no menor tempo possível, independente da estrutura interna do código. Eu me lembro de um projeto uma vez que a base do código começou a ficar muito grande. Na época eu estava lendo o livro effective java e aprendi algumas formas legais de melhorar o código. Alguns dos conselhos que eu vi no livro resolvi aplicar na prática, e também comecei a refatorar umas coisas para facilitar a manutenção, porém a minha produtividade ficou um pouco mais baixa que antes, porque eu tinha que pensar um pouco mais antes de fazer algo, tinha que pensar sobre como organizar melhor o código segundo aqueles princípios e não simplesmente digitar o código da forma bagunçada que estava antes. Eu estava gostando de fazer assim, até um dia que o gerente do projetos me chamou pra saber porque minha produtividade estava menor. Apesar de eu explicar a ele sobre melhorar o código, facilitar a manutenção e tal, o que tive como resposta foi: “Esse negócio de manutenção nós vemos depois, eu quero que você volte a fazer como antes”
Então sei lá, não sei até que ponto vale a pena ficar se preocupando com tudo isso se quem estpá no comando não dá a mínima pra essas coisas.

Rogerio… entendo totalmente sua colocação… porém não concordo quando você diz que o cara bom é o que entrega algo funcionando no menor tempo possível… Na verdade, pensando bem eu concordo, desde que funcionando esteja dentro do real contexto da palavra.

Se funcionar for:

• Está atendendo aos requisitos ??
  • Está sendo executado da melhor forma possível de forma que quando o o Sistema crescer, o tempo não gasto na primeira refatoração não será pago com a manutenção ??
  • Está mantendo a legibilidade e desacoplamento de tal forma que quando aquilo for alterado não se tenha que primeiro parir um filho pra depois conseguir fazer funcionar ???

Se 3 das 3 anteriores forem sim, concordo com você, se alguma delas for não, pra mim não está funcionando e você não conseguiu explicar para o gestor por que realmente é necessário essa demora.

Uma dica que dou é pra conversar francamente com seu gestor sobre o código. Boas práticas foram definidas por pessoas que fracassaram projetos e aprenderam formas de não fracassarem mais… Se ele antes fracassava entregando “rápido e funcionando” e passou a ter sucesso entregando um pouco mais demorado e REALMENTE funcionando, é porque isso deve ter algum valor muito grande, incluindo as finanças da empresa do seu chefe.

Outra dica, se a primeira falhar, é sair da empresa, pois uma empresa que quer rápido e não conversa com você antes da entrega pra saber quando você pode entregar e porque, isso vai lhe complicar lá na frente.

Outra dica, quando pegar a primeira manutenção desse software “funcionando”, desmarque todos seus compromissos de final de semana e veja a grande possibilidade de mostrar ao seu gestor, o prejuízo que é entregar “produtivamente funcional” o seu software. Mostre o quanto de tempo será perdido agora consertando o que foi feito de errado lá atrás.

Outra dica, não remende e deixe pra estourar na mão de outro, afinal isso é um sinal de egoísmo e você pode ter um psicopata querendo lhe perseguir para o resto da vida.

Brincadeiras a parte, tudo isso apresentado até o trecho do psicopata, eu aprendi de forma muito traumática, motivo pelo qual a qualidade do meu código produzido é inegociável, posso até fazer rápido, mas o cliente assumirá a responsabilidade de manutenção, inclusive hoje para essas decisões, faço questão de preparar um e-mail.

Sei que é difícil mudar esse paradigma cara e no início até assusta, ma comece a ver a mudança com bons olhos e pseudo-profissionais que dizem que isso é balela, com um olhar desconfiado.

Esse é o nosso trabalho… Gestor nenhum sabe dizer porque um código limpo é melhor do que um “rapidamente funcional”, cabe a nós instruirmos e não deixa passar essa.

Pense que se um dia você receber a oportunidade de ir para um projeto onde esses requisitos são necessários, você estará muito bem preparado.

Abs [] e valeu pela resposta cara.

G

rogeriopaguilar:

só vc se impor.

não aceite.

ahhh! mas aí eles me dispensam!
pq será q não dispensavam o zidane? bonito ele não é! rsrs!

R

Sinceramente…

eu acredito que tudo isso acontece muito porque tem gente que não programa porque gosta… e sim porque alguém falou que paga bem…

eu sempre vejo essa salada de frameworks, mas nunca me assustei… estou a um pouco mais de 2 anos na área, sei que sou novinho ainda.
Mas até hoje nunca tive problemas… porque sempre tento me manter atualizado e estudando…

e tem uns detalhes importantes. como eu tinha uma base forte de banco de dados, aprender JDBC foi fácil
como criei uma base boa com JDBC, JPA foi fácil… e Hibernate consequentemente…

não vou dizer que sou expert em nada… mas estudo aquilo que preciso, e procuro entender… não é funcionou e ta pronto, não rela mais a mão…

e não vejo por que mudaria de área, porque mesmo sendo mais “fácil”, não estaria fazendo aquilo que eu gosto de fazer…

agora sobre mudar de plataforma, se um dia for necessário… não seria um problema pra mim

A

Apenas duas observações sobre esse ponto:

• Ninguém ofereceria ao Zidane o mesmo salário do Domingos. Os clubes disputariam o passe dele pelo maior valor.
    Assim como grandes profissionais são disputados por empresa. (Claro que sem salários milionários…mas bons salários ainda assim).

• O melhor time do mundo hoje (e talvez DESTE século), é conhecido por todos seus jogadores marcarem e atacarem ao mesmo tempo.

R

Não dá pra fazer isso ao mesmo tempo, ou você ataca ou defende. Você até pode fazer as duas coisas, mas não ao mesmo tempo. E mesmo se você for um atacante que ajuda a defesa, você nunca será tão bom quanto um zagueiro, e o contrário também é verdade. Se isso fosse verdade, então poderíamos colocar o messi no gol e o goleiro no ataque que o rendimento do time seria o mesmo.
E outra coisa, se você procurar a história do barcelona vai ver que esse time aí é o mesmo desde a época da categoria de base. Queria ver eles jogarem como jogam se trocassem os jogadores do elenco a todo momento.

A

rogeriopaguilar:

E outra coisa, se você procurar a história do barcelona vai ver que esse time aí é o mesmo desde a época da categoria de base. Queria ver eles jogarem como jogam se trocassem os jogadores do elenco a todo momento.

Perfeito Rogerio… Normalmente equipes de TI duradouras, existem a partir de locais onde o time é entrosado…

Se eu sou da sua equipe e pego um código feito por você e que vai me dar muita dor de cabeça, a harmonia é quebrada…

Gente, entendam… Qualidade deve ser inegociável… Nada é mais importante que a qualidade para um cliente…

Toda e qualquer satisfação de produtividade em uma entrega, pode ser jogada no lixo na hora de fazer a manutenção…

Já ví cliente aplaudir empresas prestadoras de serviços e oferecer coquetel de lançamento de sistema, e 1 mês depois o cliente prometer socar a cara do gerente por se sentir enganado… Isso é sério gente, presenciei isso na segunda empresa que prestei serviço…

Abs []

A

rogeriopaguilar:

Não dá pra fazer isso ao mesmo tempo, ou você ataca ou defende. Você até pode fazer as duas coisas, mas não ao mesmo tempo. E mesmo se você for um atacante que ajuda a defesa, você nunca será tão bom quanto um zagueiro, e o contrário também é verdade. Se isso fosse verdade, então poderíamos colocar o messi no gol e o goleiro no ataque que o rendimento do time seria o mesmo.

Desculpe, me expressei mal. Não fazem ao mesmo tempo. Mas o time todo ataca e o time todo defende.
(O goleiro, claro, até pelas regras, não se encaixa nesse ciclo)

O entrosamento com certeza ajuda muito na qualidade, mas a falta de posições fixas é um grande diferencial.
Talvez esse modo de jogo só dê certo, por conta desse entrosamento, mas o modo de jogo em si é o destaque

Voltando ao mundo de TI, considero uma grande qualidade quando um desenvolvedor não se foca em apenas um aspecto ou função e esquece do resto:
não liga para a implantação, não se preocupa com o suporte, não liga para usabilidade, etc.

A metáfora do ataque e defesa era nessa linha.

B

douglaskd:

tem uma vaga la…EX: Necessários conhecimentos com JSF, Hibernate, Spring e EJBs.

se o cara não sabe spring, ele pensa…OK…vou aprender…passa 3 mês estudando, fazendo uns testes, e quando vai ver…essa vaga não existe mais…

se o cara não sabe Stripes, nem Play Framework, ele pensa…OK…vou aprender…passa 6 mêses estudando, fazendo testes, e quando vai ver, essa vaga não existe mais…

ai o cara fala, poutz, eu sei 15 frameworks, se eu arrumar uma vaga que pede 5 não vale a pena, pois os outros 10 seram apenas diferenciais…

ja vi N vagas assim: Precisamos de alguem com experiencia nesses frameworks, não poderemos ensinar pois ja entrará produzindo.

Resumindo tudo: Java não existe foco… tanta gente desiste por que simplesmente trabalham com java em alguma empresa e quando saem, tem que voltar a aprender tudo denovo pois as outras empresas mudaram, e ainda não desvalorizados por que ( se você é Pleno mais não conhece XXX, nós teriamos que dar um tempo pra você aprender com nosso analista junior, como trabalhamos aqui)

o problema ai, é que cada empresa tem um produto diferente, com linguagens diferentes, frameworks diferentes, e necessidade de profissionais diferentes para desenvolverem com padrões diferentes, numa plataforma diferente.

por enquanto estou com .NET e C# e estou contente com a “FALTA” de frameworks diversos

Aprender 15 frameworks pelo único motivo que viu no anúncio de emprego é a epítome da falta de foco na minha opinião.

L

Botocudo:
douglaskd:

Aprender 15 frameworks pelo único motivo que viu no anúncio de emprego é a epítome da falta de foco na minha opinião.

Mas não deixa de ser uma realidade…existem ofertas de emprego para programador…em que as empresas desejam que o candidato seja uma biblioteca ambulande de frameworks , linguagens de programação, etc… e se facilitar… no final do expediente ainda tem que varrer o chão da sala antes de sair…

Isso para ser programador…

B

Jaba:
Será desânimo ou eu realmente tenho razão?

Ultimamente, a incerteza do mercado anda tão grande que parece que não temos mais uma direção exata a seguir. Está dificil de achar um nicho no mercado e quase todo mundo está brigando por osso de galinha.

São tantas ferramentas, tantas exigências, e ainda por cima sempre tem alguém pra dizer que é pouco, pra dizer que você é um mal profissional, pra questionar seus métodos… Além de nunca valorizarem o seu salário.

Parece que quanto mais você estuda, mais você se certifica, menos você sabe.

Qualé, crise existencial passageira ou existe um pingo de verdade nisso tudo?

O que tem de dificil em achar um nicho de mercado?

J

Tem razão, o dificil é ouvir você falar besteira.

A

Calma cara, ele te fez uma pergunta e você tem 2 opções:

1 - responder com a sua opinião;

2 - Ignorar se achar que ele é troll e não vale a pena o esforço;

Abs []

H

2

A

Calma cara, ele te fez uma pergunta e você tem 2 opções:

1 - responder com a sua opinião;

2 - Ignorar se achar que ele é troll e não vale a pena o esforço;

Abs []

Pessoalmente, até acho bem fundamentada a questão. Um bom desenvolvedor sabe onde estão os nichos de mercado. Penetrar nesses nichos é outra história :wink:

[]'s

F

Nicho de mercado tem, o problema que já percebi é que algumas empresas, pra não dizer a maioria não conhecem esses nichos. Para elas existe só um nicho: o de que o cara deve saber tudo de java, seus frameworks e como preparar explosivos. Por exemplo, recentemente vi uma vaga de analista de sistemas que pedia Java, alguns frameworks como Struts e etc., mas também pedia sólidos conhecimentos em ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS SQL SERVER E ORACLE. Pra que isso? O cara vai ser analista de sistemas ou DBA? Muitas empresas não sabem o que querem, não possuem uma estrutura de cargos formada e isso se reflete na especialização dos profissionais.

B

ul1sses:

É como o que acontece com a venda de carros no Brasil. O preço dos carros vendidos aqui segue o padrão de que valor o consumidor paga por eles e não um valor calculado do custo de produção + impostos. Enquanto isso, o mesmo carro produzido aqui é vendido lá fora quase metade do preço menor. Pode pesquisar, é a mais pura verdade.

Bom, melhor você debandar pra outra área. Flw.

Bom, não existe montadoras FREE dando carro a custo de produção em nenhum lugar do mundo, quanto a isso pode ficar tranquilo, talvez seja os impostos.

B

asaudate:

Pessoalmente, até acho bem fundamentada a questão. Um bom desenvolvedor sabe onde estão os nichos de mercado. Penetrar nesses nichos é outra história :wink:

[]'s

Sim, mas ele falou achar… achei estranho. Vai ver ele quis dizer outra coisa, não pode ser possível que eu li isso.

A

asaudate:

[]'s

Também achei… só pedi pra ele ignorar caso tenha ficado chateado… é simples e não gera flame no tópico…
Só que respostas com base em perguntas normalmente colocam um ar de superioridade, como se quem tivesse que responder fosse um ignorante que não tivesse pensado no assunto.

Mesmo não sendo esse o objetivo, é o que dá a entender.

Enfim, voltando ao tópico…

Percebi que o mercado passa uma transição onde temos que nos adaptar. Acho que essas discussões são válidas pois nos ajudará a mostrar esse novo perfil, àqueles que tem dúvidas. realmente achar o nicho e entrar nele é que é complicado e como temos tantas opções, existem profissionais que se perdem em meio à babilônia.

Abs []

A

adriano_si:
asaudate:

[]'s

Também achei… só pedi pra ele ignorar caso tenha ficado chateado… é simples e não gera flame no tópico…
Só que respostas com base em perguntas normalmente colocam um ar de superioridade, como se quem tivesse que responder fosse um ignorante que não tivesse pensado no assunto.

Percebi que o mercado passa uma transição onde temos que nos adaptar. Acho que essas discussões são válidas pois nos ajudará a mostrar esse novo perfil, àqueles que tem dúvidas. realmente achar o nicho e entrar nele é que é complicado e como temos tantas opções, existem profissionais que se perdem em meio à babilônia.

Abs []

Ah… ultimamente nem está tão difícil assim, vai… É só ir num QCon da vida e ver quais assuntos estão bombando. Por enquanto, continua sendo cloud computing, NoSQL, desenvolvimento iOS e Android, e interfaces ricas com HTML5 e CSS3. Esquecí algo?

Acho que nosso amigo criador do tópico está com uma visão um tanto quanto limitada. Quando você se mantém na crista da onda, o salário sempre tende a ser alto. O único problema é que pra estar na crista da onda você tem que gostar muito do que faz (e é aí que entram aqueles caras que vivem de mimimi, como um conhecido troll aqui do GUJ, que vêm pra cá reclamar que o salário está baixo, mas não quer se reciclar).

[]'s

D

adriano_si:
asaudate:

[]'s

Abs []

também acho que esse tipo de assunto não pode ser ignorado…

mas uma coisa é certa…da mesma maneira que estamos pensando nesse lance dos frameworks… as empresas pensam o mesmo… tem problemas para encontrar profissionais…

quando foi esse boom dos frameworks…? há uns 7 anos ± ? é muito pouco tempo para se ter alguma idéia do que é melhor ou pior…algumas empresas e profissionais tem tanto medo dessas aventuras que ainda continuam no jsp x servlets x jdbc…não são poucas não…

espero estar certo de que estamos em “fase de testes e experimentações” para que o mercado todo se consolide para encontrar as melhores opções.

N

tópico errado, mals pessoal!

G

naomeencontro:
eu acho que mtos profissionais de informática tem uma certa síndrome de miserável…

Qual o piso de um engenheiro? Muito maior que a maior parte dos programadores, além disso, é salário piso, ou seja, para juniores, aqueles caras que só tem o diploma, e talvez a experiência de um estágio.
Para conseguirmos ganhar esse salário (que é baixo), são exigidas uma infinidade de conhecimentos específicos que são adquiridos apenas com experiência e estudo.
Enquanto não houver um conselho de classe, que regulamente salários dignos e condizentes com nossas atribuições, e também filtre quem possa ou não trabalhar em determinados tipos de serviços, nada mudará e continuaremos sendo explorados.

Oi Mistico.

A

naomeencontro:
eu acho que mtos profissionais de informática tem uma certa síndrome de miserável…

Qual o piso de um engenheiro? Muito maior que a maior parte dos programadores, além disso, é salário piso, ou seja, para juniores, aqueles caras que só tem o diploma, e talvez a experiência de um estágio.
Para conseguirmos ganhar esse salário (que é baixo), são exigidas uma infinidade de conhecimentos específicos que são adquiridos apenas com experiência e estudo.
Enquanto não houver um conselho de classe, que regulamente salários dignos e condizentes com nossas atribuições, e também filtre quem possa ou não trabalhar em determinados tipos de serviços, nada mudará e continuaremos sendo explorados.

Ai meu saquinho… de novo??? Por que que ultimamente toda hora vem alguém reclamar da profissão e sempre (SEMPRE!) tem alguém que vem falar do piso do engenheiro? Se está com inveja, porque você não vira engenheiro? Se for pelo salário, eu preferiria virar deputado federal.

J

asaudate:
Acho que nosso amigo criador do tópico está com uma visão um tanto quanto limitada. Quando você se mantém na crista da onda, o salário sempre tende a ser alto. O único problema é que pra estar na crista da onda você tem que gostar muito do que faz (e é aí que entram aqueles caras que vivem de mimimi, como um conhecido troll aqui do GUJ, que vêm pra cá reclamar que o salário está baixo, mas não quer se reciclar).

[]'s

Não, não estou com uma visão limitada, Alexandre.

Quando eu citei nicho de mercado, estava falando sobre oportunidades de negócio, como uma aplicação aonde você pode alugar um lugar em qualquer lugar do mundo ou um site de trocas, etc.

A verdade é que, se eu soubesse que levantar esse tipo de assunto ia resultar em tanta besteira, eu não teria postado.

Meu objetivo aqui não era fazer mimimi, chorar por causa do meu trabalho, ou coisa do tipo. Eu só queria saber se as pessoas tem a mesma sensação de vez enquando, não ficar lendo esse tipo de merda de cvv, mimimi, que eu preciso de um abraço (beleza, nessa eu rachei o bico)…

Eu estou abandonando essa discussão.

Pra mim, nada mais que possa agregar um valor pode sair desse post.

A

Jaba:
asaudate:

[]'s

Não, não estou com uma visão limitada, Alexandre.

Quando eu citei nicho de mercado, estava falando sobre oportunidades de negócio, como uma aplicação aonde você pode alugar um lugar em qualquer lugar do mundo ou um site de trocas, etc.

A verdade é que, se eu soubesse que levantar esse tipo de assunto ia resultar em tanta besteira, eu não teria postado.

Meu objetivo aqui não era fazer mimimi, chorar por causa do meu trabalho, ou coisa do tipo. Eu só queria saber se as pessoas tem a mesma sensação de vez enquando, não ficar lendo esse tipo de merda de cvv, mimimi, que eu preciso de um abraço (beleza, nessa eu rachei o bico)…

Eu estou abandonando essa discussão.

Pra mim, nada mais que possa agregar um valor pode sair desse post.

Ahhhh… blz. Aparentemente, eu não tinha entendido a dúvida mesmo. Aliás, peço desculpas se te pareceu que estou te criticando, mas é que, realmente, só no último mês apareceram vários questionamentos parecidos com esse.

Quanto aos nichos de mercado a que você se refere, sim, o sentimento geral é de que eles acabaram, mesmo. São poucas as coisas onde você pode ser pioneiro, mas para inovar, basta fazer diferente (e, de preferência, melhor) algo que já é feito atualmente. Vide facebook, dropbox, instagram, etc.

[]'s

J

Sem problemas.

Até a próxima!

A

Bom, ainda acredito em uma mudança do mercado, porém temos que nos adaptar a ela…

Essas transformações a partir de agora serão constantes. Se toda vez que o mercado for dar reviravoltas nós deixarmos a peteca cair, vai bater o desânimo sempre.

Entendo sua posição Jaba, espero que isso tenha ficado claro. Achar o lado bom no meio das coisas é que precisa ser o nosso Plus…

Para o nosso amigo “naomeencontro”, já deu pra ver que você não se encontra mesmo… Estude engenharia cara e vá bater na porta de uma empresa de engenharia com seu diploma embaixo do braço e peça pra trabalhar ganhando o PISO salarial estipulado ´pelo CREA.

Abs [] e boa sorte.

PS: Se o autor já saiu do tópico, então acho que tá na hora de fechar o mesmo.

N

simples, porque são profissões afins, você queria que eu comparasse com farmácia? todo mundo reclama porque é muito gritante a diferença de salários para exigência que temos.

Na boa, só reclama desse assunto quem não tem diploma e não tem capacidade para tirar ou donos de empresa que pagam 1250 reais para seu recém formado.

Quanto a ser deputado, você não consegue nem se candidatar, porque é algo que não depende só de você.

Hipocrisia é dizer que não se trabalha por dinheiro, senão fosse por ele, ninguém cumpriria horário numa empresa, ninguém faz isso por prazer, mas sim por necessidade.

E quanto a engenharia, já estou buscando o curso msm, vlw!

A

naomeencontro:
simples, porque são profissões afins, você queria que eu comparasse com farmácia? todo mundo reclama porque é muito gritante a diferença de salários para exigência que temos.

Na boa, só reclama desse assunto quem não tem diploma e não tem capacidade para tirar ou donos de empresa que pagam 1250 reais para seu recém formado.

Quanto a ser deputado, você não consegue nem se candidatar, porque é algo que não depende só de você.

Hipocrisia é dizer que não se trabalha por dinheiro, senão fosse por ele, ninguém cumpriria horário numa empresa, ninguém faz isso por prazer, mas sim por necessidade.

Boa sorte com sua nova profissão :wink:

P.S: De fato, está na hora de trancar o tópico, né?

N

asaudate:
naomeencontro:

Trancar por qual motivo? houve desrespeito? não gosta do assunto, não comenta…

A

naomeencontro:
asaudate:
naomeencontro:

Porque, de acordo com histórico, esse tópico acabou de entrar em início de flamewar. Caso você não tenha percebido, sim, você está começando um flamewar aqui. Portanto, antes que alguém ponha a mãe no meio e fale que ela é engenheira, melhor trancar o tópico. Até porque o próprio autor já declarou que se retirou, além de ter editado a mensagem inicial.

G

Esse tópico deu tanta volta, até esbarrou em assuntos interessantes (tendências de nicho de mercado, profissionais de qualidade, etc) mas juntando tudo não entendi nada, virou um monte de posts soltos. Esquisito…

N

asaudate:
naomeencontro:
asaudate:
naomeencontro:

Porque, de acordo com histórico, esse tópico acabou de entrar em início de flamewar. Caso você não tenha percebido, sim, você está começando um flamewar aqui. Portanto, antes que alguém ponha a mãe no meio e fale que ela é engenheira, melhor trancar o tópico. Até porque o próprio autor já declarou que se retirou, além de ter editado a mensagem inicial.

Bom você comentou em um tópico que já tinha editado, só comentei porque você me citou.
Eu não vejo nada de flamewar ou coisa aparecida, para mim isso é coisa de fanático que não aceita que sua opinião seja questionada, a partir do momento que me cita, eu respondo, simples assim.

E se cita e foge do assunto, o que posso fazer?

Lamentável, isso é atitude de moleque mimado…

Boa Sorte, quem se retira do tópico sou eu agora…

B

naomeencontro:
simples, porque são profissões afins

Espero nunca precisar passar numa ponte sua!

A

Vocês ficariam bonitos brigando se fossem mulheres em uma banheira, brincando de quem pega mais sabão, no estilo banheira do Gugu.

Mas como todo mundo aqui que tá brigando tem barba, é velho, ranzinza, e não leva jeito pra brigar, pelo amor de deus: larguem de ser crianças e parem com essa discussão idiota de egos.

H

AUser:
Vocês ficariam bonitos brigando se fossem mulheres em uma banheira, brincando de quem pega mais sabão, no estilo banheira do Gugu.

Mas como todo mundo aqui que tá brigando tem barba, é velho, ranzinza, e não leva jeito pra brigar, pelo amor de deus: larguem de ser crianças e parem com essa discussão idiota de egos.

MAhuahuahuahuahuahuhauhuahua (rindo rios aqui)
Depois dessa, o tópico poderia ser fechado! =D

L

Jaba:
Luiz Augusto Prado:

Pra mim isso é pura hipocrisia esse papo de CVV, ficar chorando, e não é porque o post é meu.

O problema é o mercado, que prefere pegar um corno que sabe mais de JPA do que do modelo relacional em si. O bom profissional é aquele que tem base para administrar qualquer tecnologia, assim como escrevi um tempo atrás no meu blog:

Se a maioria reclama disso, como veem dizendo, é porque existe razão no meu argumento.

O jeito é dar foco na base.

Concordo com vc. Tem muita gente boa por ai que tá parado enquanto tem uma galerinha muito ruim fazendo porcaria na empresa do titio.
Só falei isso porque tá cheio de post assim aqui no GUJ.
Não adianta muito vir aqui e criar outro post. Todo mundo sabe.
Acho que nós temos é que ficar espertos com o que vemos na TV. Alertar os amigos para não se iludirem a não ser que tenham costas quentes.
Vc ainda acredita quando falam que faltam profissionais qualificados?
Bem, se falta é localizado em alguma cidade, algo que deveria ser noticiado apenas pelos jornais locais e não em rede nacional.
Sei que existem excelentes propostas no do Rio de Janeiro e São Paulo, mas eu não teria coragem de deixar minha mulher e filha por uma “certeza” muito menos por um “talvez”.

Criado 12 de abril de 2012
Ultima resposta 13 de abr. de 2012
Respostas 64
Participantes 25