OFF - Sistemas de Informação X Engenharia da Computação

32 respostas
P

Bom… O título do tópico é autoexplicativo…
Criei ele, com o intuito de fazer minha decisão, e ajudar as pessoas a fazerem a sua própria
Estou no terceiro ano do encino médio, e ainda não decidi…
Talvez por ingnorância, porque não sei o que eu verei, e o que não verei em cada uma delas…

Queria saber:
[color=red]1)[/color] Qual dá + titulação (melhor visto no mercado)?
[color=red]2)[/color] Qual tem melhor salário no mercado de trabalho?
[color=red]3)[/color] Qual dá + base de algoritimos?
[color=red]4)[/color] Qual da + base de programação?
[color=red]5)[/color] Qual da + formação?
[color=red]6)[/color] Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ?

Depois:
[color=red]A)[/color] Qual delas vc fez/quer fazer ?
[color=red]B)[/color] Está feliz com sua profissão?

E finalmente, quero sua opinião no meu caso:
Amo programação, desenvolvimento de algoritimos, entender como as coisas funcionam na informática, e pensar em soluções lógicas e inteligentes para situações/problemas. Eu amo a área de exatas (matemática, física e química), e não estou interessado em dinheiro, pq sei que ele é consequencia do seu trabalho, mas como toda pessoa, sou ambicioso, e quero ter um salário decente.

Obrigado !

32 Respostas

V

[color=red]1)[/color] Qual dá + titulação (melhor visto no mercado)? Engenharia
[color=red]2)[/color] Qual tem melhor salário no mercado de trabalho? Engenharia
[color=red]3)[/color] Qual dá + base de algoritimos? Engenharia
[color=red]4)[/color] Qual da + base de programação? Provavelmente SI
[color=red]5)[/color] Qual da + formação? Depende do que você queira
[color=red]6)[/color] Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ? Ambas dão boa base, mas nenhuma prepara especificamente para a prova

Depois:
[color=red]A)[/color] Qual delas vc fez/quer fazer ? Tecnologia em Informática
[color=red]B)[/color] Está feliz com sua profissão? Sim

Um ótimo perfil. Você provavelmente ficará satisfeito com web, mas dependendo do quanto vc goste de ver como as coisas funcionam, vai gostar muito de trabalhar na indústria ou em centros de pesquisa.

D
  1. Qual dá + titulação (melhor visto no mercado)? Sistemas de Informação
  2. Qual tem melhor salário no mercado de trabalho? Sistemas de Informação
  3. Qual dá + base de algoritimos? Sistemas de Informação
  4. Qual da + base de programação? Sistemas de Informação
  5. Qual da + formação? Provavelmente SI
  6. Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ? Sistemas de Informação
    Depois:
    A) Qual delas vc fez/quer fazer ? Sistemas de Informação
    B) Está feliz com sua profissão? Sim
X

Bom amigo, depende de qual área vc mais gosta, tipo, se vc gosta de lidar com pessoas também e documentação, análise entre outros, é SI, agora se vc é mais área técnica e mais voltado para algoritmos computacionais então é Engenharia.

[color=red]1)[/color] Qual dá + titulação (melhor visto no mercado)? Os dois, Bons profissionais conseguem sempre serem reconhecidos no mercado
[color=red]2)[/color] Qual tem melhor salário no mercado de trabalho? Ambos vc pode alcançar salários privilegiados, Mas existe um porém - Engenheiro tem salário melhor mas não tem tantas vagas para “O que ele formou”, no entanto SI vc tem mais chance de exercer o que vc formou
[color=red]3)[/color] Qual dá + base de algoritimos? Engenharia, o foco de SI é mais administração
[color=red]4)[/color] Qual da + base de programação?Engenharia
[color=red]5)[/color] Qual da + formação?Sistemas de Informação
[color=red]6)[/color] Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ? Nenhuma ao meu ver, pois isso vc que tem que buscar por si mesmo, curso superior de qualidade não enfoca em linguagens ou em uma tecnologia só, e sim essa pergunta é pra cursos técnicos e não bacharelados.

[color=red]A)[/color] Qual delas vc fez/quer fazer ? estou terminando SI
[color=red]B)[/color] Está feliz com sua profissão? sou contratado como desenvolvedor, mas atuo mesmo como analista desenvolvedor, e gosto muito do que faço.

J
  1. Qual dá + titulação (melhor visto no mercado)? Engenharia
  2. Qual tem melhor salário no mercado de trabalho? Engenharia
  3. Qual dá + base de algoritimos? Engenharia
  4. Qual da + base de programação? SI, porque é o foco dela.
  5. Qual da + formação? Depende do que você queira
  6. Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ? Eu imagino que SI, porque prova de certificação não requer nenhum conceito computacional, é apenas saber a linguagem.

A) Qual delas vc fez/quer fazer ? Nenhuma, me formei em Ciência da Computação

Se você gosta de de ver nascer algo, você é um engenheiro nato. Vai achar que suas criações são seus filhos.

X

juliocbq:
1) Qual dá + titulação (melhor visto no mercado)? Engenharia
2) Qual tem melhor salário no mercado de trabalho? Engenharia
3) Qual dá + base de algoritimos? Engenharia
4) Qual da + base de programação? SI, porque é o foco dela.
5) Qual da + formação? Depende do que você queira
6) Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ? Eu imagino que SI, porque prova de certificação não requer nenhum conceito computacional, é apenas saber a linguagem.

A) Qual delas vc fez/quer fazer ? Nenhuma, me formei em Ciência da Computação

Se você gosta de de ver nascer algo, você é um engenheiro nato. Vai achar que suas criações são seus filhos.

Opa amigo, discordo em algumas partes…

Tipo:

De forma alguma, SI não é curso pra formar pessoas com âmbito de programação e sim pessoas voltadas para a área de análise e um pouco de administração, engenharia tem muito mais foco em programação que SI, e o curso em que aborda mais programação é o seu Ciência de Computação

Como eu disse, ambos dão boa titulação no mercado, mas SI é mais comercial que Engenharia

Esses cursos não dão foco em momento algum para certificação ou saber uma única tecnologia, e creio que a maioria dos cursos bacharelados não dão, somente os técnicos e tecnólogos voltados para as linguagens que estão fazendo o curso, mas como ele disse, certificação não requer nenhum conceito, só saber a linguagem.

então é isso… flw

F

Comparar SI com Engenharia de Computacao e sacanagem… de boa mesmo.

Lembrando que SI forma pra sistemas voltados pra Banco de Dados. (Eu faço SI pq precisava de graduacao e era o mais light, em vista de Ciencia ou Engenharia).

E bem simples: manda um formado em SI trabalhar com sistemas GIS. Ou ir trabalhar com automacao programando pra PLC’s

Francamente Engenharia é 100x mais.

X

fabim:
Comparar SI com Engenharia de Computacao e sacanagem… de boa mesmo.

Lembrando que SI forma pra sistemas voltados pra Banco de Dados. (Eu faço SI pq precisava de graduacao e era o mais light, em vista de Ciencia ou Engenharia).

E bem simples: manda um formado em SI trabalhar com sistemas GIS. Ou ir trabalhar com automacao programando pra PLC’s

Francamente Engenharia é 100x mais.

Aqui, qual facul vc fez o curso, só lembrando que não é faculdade que faz o aluno e sim o aluno que faz a faculdade, mas se o curso for ruim, nem adianta…
Depende do aluno, eu programo muito bem PLC e tenho ótimos conhecimentos em GIS (geoprocessamento faz parte da cultura de SI)…

Mas depende também da sua instituição de ensino, pois engenharia de computação tem foco diferente, e SI não é light e sim é adaptável à profissão que irá exercer. entende?
Se eu quero ser analista ou arquiteto de software, não vou fazer engenharia de computação e sim Sistemas de Informação ou Engenharia de Software, entende?

SI é mais voltado pra lidar com pessoas, não é voltado para o técnico como CC, EC e EE, mas tem qualidade como os outros e o curso tem o seu grau de dificuldade…

Lembre-se nenhum profissional é igual aos outros e ainda, não se compara se uma área é mais fácil que a outra, cada uma tem foco diferente.

V
A titulação de engenharia é melhor pelos seguintes motivos:

a) É uma profissão regulamentada.  piso salarial, e  empresas que dão preferência a contratação de engenheiros;

b) É uma profissão respeitada;

c) É um curso de mais longa duração, o que é importante no meio acadêmico.

Quando se fala em titulação, se fala justamente nisso “título”, e não no quão bom o profissional é frente ao mercado. O título é algo que você pode mostrar numa instituição, e será reconhecido por isso, sem que te conheçam. Obviamente um profissional pode se tornar famoso na sua área, e ser reconhecido em qualquer curso, mas mais portas abrirão para você se você for um engenheiro desconhecido do que um profissional de SI desconhecido, especialmente na indústria.

A engenharia dá mais base em algoritmos, com certeza. Além de ter muito mais fundamentação matemática, o que é essencial para algoritmos, o curso ainda dá um entendimento melhor do hardware, das estruturas de dados básicas e de fundamentos digitais.

R
<blockquote><div class="quote-author">ViniGodoy:</div>A titulação de engenharia é melhor pelos seguintes motivos:

a) É uma profissão regulamentada.  piso salarial, e  empresas que dão preferência a contratação de engenheiros;

Quando se fala em titulação, se fala justamente nisso “título”, e não no quão bom o profissional é frente ao mercado. O título é algo que você pode mostrar numa instituição, e será reconhecido por isso, sem que te conheçam. Obviamente um profissional pode se tornar famoso na sua área, e ser reconhecido em qualquer curso, mas mais portas abrirão para você se você for um engenheiro desconhecido do que um profissional de SI desconhecido.

A engenharia dá mais base em algoritmos, com certeza. Além de ter muito mais fundamentação matemática, o que é essencial para algoritmos, o curso ainda dá um entendimento melhor do hardware, das estruturas de dados básicas e de fundamentos digitais.

Agora fiquei na dúvida também…

Estava procurando cursos de Sistemas de Informação, mas aqui só teria: Ciências da Computação ou Engenharia da Computação

Sempre pensei que Engenharia fosse mais focada no Hardware, então como pretendo seguir como programador iria fazer Ciências da Computação.

Qual vocês optariam Ciências da Computação ou Engenharia da Computação?

V

RafaelViana:

Sempre pensei que Engenharia fosse mais focada no Hardware, então como pretendo seguir como programador iria fazer Ciências da Computação.

Qual vocês optariam Ciências da Computação ou Engenharia da Computação?

É importante conhecer o enfoque da sua faculdade. Muitas focam realmente engenharia para hardware, mas essa tendência está começando a mudar hoje em dia, já que o hardware é cada vez mais “playmobil”. Em algumas faculdades, como a PUC/PR, a grade dos cursos é muito similar, e o enfoque de hardware da engenharia já não é mais como antigamente. O curso lembra muito um de ciência com física e um pouco mais de hardware.

De qualquer forma, ambos os cursos costumam a ser excelentes. Se seu enfoque é mesmo software, e se você pretende entrar um pouco antes no mercado de trabalho, pegue ciência.

Se seu enfoque é software de tempo real, software para engenharia, software para indústria, processamento de imagens, sinais, jogos de computadores, etc… pegue engenharia. A base matemática e física do curso vai te ajudar muito, e a maior parte das indústrias e centros de pesquisa preferem profissionais com ela.

Agora, ambos os cursos vão te dar a formação necessária para desenvolver aplicações web. Claro, você terá que sair da faculdade e aprender uma tecnologia web específica, já que nenhuma enfocará uma determinada tecnologia, porém, as bases para isso estão em ambas.

X
<blockquote><div class="quote-author">ViniGodoy:</div>A titulação de engenharia é melhor pelos seguintes motivos:

Quando se fala em titulação, se fala justamente nisso “título”, e não no quão bom o profissional é frente ao mercado. O título é algo que você pode mostrar numa instituição, e será reconhecido por isso, sem que te conheçam. Obviamente um profissional pode se tornar famoso na sua área, e ser reconhecido em qualquer curso, mas mais portas abrirão para você se você for um engenheiro desconhecido do que um profissional de SI desconhecido, especialmente na indústria.

Bom Vini, vc deu uma resposta boa, foi a melhor que vi até agora, mas em partes vc está certo em outras eu discordo, mas o curso de Engenharia por ser regulamentado dá oportunidades melhores, embora sabemos que em breve SI será regulamentado também, agora, os focos são diferentes, Engenharia tem um foco e SI tem outro foco, são duas direções e não uma só, tipo, SI é voltado pra lidar com pessoas não é???

SI tem muito de administração, e os dois tem seu lugar no mercado, e ainda, não se compara engenheiro com um analista, pois como disse, a área de analista é voltado para sua formação e não pra formação de um engenheiro, lógico que isso não impede de se tornar um, mas o certo é isso.

agora, em comun para cargos, na minha opinião é o cargo de arquiteto, que pode ser ambos.

Se fosse pra comparar, pq então haveria tanta dismebração da área, senão haveria só engenheiros…

G

Faço Engenharia da Computação, estou no 5º ano… de 6!

Queria saber:

1. Qual dá + titulação (melhor visto no mercado)?
    Engenharia

2. Qual tem melhor salário no mercado de trabalho?
    Engenharia

3. Qual dá + base de algoritimos?
    Engenharia

4. Qual da + base de programação?
    Acredito que SI, Engenharia você tem uma base de programação, apenas base.

5. Qual da + formação?
    Engenharia, visto que você aprende um pouco de tudo desde algoritmos, passando por hardware/eletrônica até resistênica dos materiais e fenomenos dos transportes.

6. Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ?
    Não sei em SI, mas Engenharia não dá!
    Eu tenho a SCJP, mas estudei tudo por fora…
    A faculdade/universidade te dá uma base de programação em uma determinada linguagem…

Depois:
A) Qual delas vc fez/quer fazer ?
Faço Engenharia da Computação, estou no 5º ano… de 6!

B) Está feliz com sua profissão?
Não muito pois não trabalho com desenvolvimento, estou mais em telecom hoje.

Acho que Engenharia dá maior presença para cargos gerenciais…

Engenharia da Computação é um curso entre Ciências da Computação e Engenharia Elétrica.
CC desenvolve o software… Eng Eletrica desenvolve o hardware… e o Eng da Computação interliga esses 2 mundos.

V

Bem, eu ouço essa história de “em breve será regulamentado” há mais ou menos uns 10 anos. E desde então, não avançou muito. Eu mesmo sou contra uma regulamentação que defina bases salariais ou restrições a entrada de não diplomados no mercado.

Ainda que seja, levará outros bons anos até que SI e Ciência tenham o mesmo reconhecimento das engenharias. A engenharia é uma área de alguns milhares de anos e bastante respeitada por causa disso.

É claro que ambos os cursos são diferentes, e os profissionais tendem a ocupar lugares difentes no mercado. Creio que SI deva dar uma possibilidade melhor de migração da carreira para a área administrativa, já que tem o enfoque que você falou. Isso permite ocupar cargos de gerência no futuro mas, se o curso tem esse enfoque, então é melhor você ter afinidade em lidar com pessoas. E isso, para muitos de exatas, é um martírio.

G

Engenharia você aprenderá física, quimica tecnológica, eletonica e eletrônica digital, processamento de sinais digital, instrumentação eletrônica, etc.
Eu particularmente não tive JAVA no meu curso. Aprendi Java no estágio. A programação na engenharia é bem superficial, eles te ensinam como pensar, como estuturar, como a máquina funciona, como o processador executa os calculos pela ULA, como o sistema operacional funciona, como ele controla os processos. Efim… muita coisa… eu diria que 65% do curso é hardware, enquanto o resto é programação (software e firmware). Firmware desde assember até HDL, enquanto software voltado para sistemas, algo BEM superficial, de forma que você possa partir para a linguagem que for.
Se a preocuação é prova da SUN, programação, faz um SI que vai te encaminhar melhor.
Se a preocupação é “titulação”, melhor salário, vai de engenharia e se prepara pra estudar muuuuiiiiitoooo, porque só ser engenheiro não vai te especializar em nada, só te abrir a cabeça para aprender qualquer coisa!!!
Obs.: Após as matérias básicas de engenharia (Cálculo, Física, química, sua forma de pensar no geral muda muito, difícil de explicar, mas é uma experiência muito valiosa… Tudo faz sentido, nada é inexplicável, hehe!!!

V

O curso de informática da Federal do Paraná também não tem a disciplina de Java. E é Bacharelado.

Esqueçam essa história da faculdade te ensinar uma linguagem. Uma faculdade até pode adotar uma linguagem durante todo o curso, mas ela será apenas um apoio, não o foco do que será ensinado. Se você quer aprender linguagem, talvez seja melhor buscar um curso técnico, ou uma escola de certificação.

E as faculdades, na minha opinião, estão certas. Linguagem você aprende facilmente, mas só se é um bom programador se você tiver base. Caso contrário, você vira escravo de IDEs, APIs ou começa a achar que determinados erros são místicos.

M
  2. Qual tem melhor salário no mercado de trabalho? Engenharia, mas SI tem muito mais vagas com bons salarios tbm
  3. Qual dá + base de algoritimos? Igual
  4. Qual da + base de programação? SI
  5. Qual da + formação? Engenharia
  6. Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ? nenhuma

Depois:
A) Qual delas vc fez/quer fazer ? SI
B) Está feliz com sua profissão? muito.

Minha opnião:

Dane-se o curso que vc fez. No final do curso de engenharia vc sai mais próximo de ser um engenheiro do que o pessoal que faz SI sai de ser um desenvolvedor. Agora acho que pra ser um desenvolvedor, acho que o curso de SI te deixa mais próximo do resultado final que o de engenharia. Ambos os cursos são apenas um pequeno passo, já que sua formação vai depender muito mais de fatores externo que do que vc apreendeu na faculdade.

Não vou falar de engenharia pq não fiz, mas posso falar de SI. SI NÃO é um curso de ADM com enfase em programação. É um curso de práticas de desenvolvimento e programação com alguma coisa de administração no meio.

X

ViniGodoy:
Bem, eu ouço essa história de “em breve será regulamentado” há mais ou menos uns 10 anos. E desde então, não avançou muito. Eu mesmo sou contra uma regulamentação que defina bases salariais ou restrições a entrada de não diplomados no mercado.

Ainda que seja, levará outros bons anos até que SI e Ciência tenham o mesmo reconhecimento das engenharias. A engenharia é uma área de alguns milhares de anos e bastante respeitada por causa disso.

É claro que ambos os cursos são diferentes, e os profissionais tendem a ocupar lugares difentes no mercado. Creio que SI deva dar uma possibilidade melhor de migração da carreira para a área administrativa, já que tem o enfoque que você falou. Isso permite ocupar cargos de gerência no futuro mas, se o curso tem esse enfoque, então é melhor você ter afinidade em lidar com pessoas. E isso, para muitos de exatas, é um martírio.

Bom Viny, o curso tem enfoque tanto na área computacional quanto possui um pouco de administração, como fundamentos da administração, gestão de negócios, gestão de processos, empreendedorismo, entre outras disciplinas, mas possui muitas disciplinas voltadas para projetos de software, que é o principal foco, e também para a área de desenvolvimento, que vemos até um pouco mais da metade do curso (embora a linguagem adotada não seja tão comercial que é o C e o C++ no qual fui monitor do segundo ao quarto período) que envolve ATP, Algoritmos e estrutura de Dados e Projetos de Algoritmos, possui menos cálculo que os outros cursos da área, só calculo 1 e calculo 2, mas é um curso bem completo, e VOLTADO PARA ÁREAS GERÊNCIAIS…

Este curso é voltado além de analistas, arquitetos, desenvolvedores( não muito, mas dá base), geoprocessamento ( dá uma base, mesmo que pequena), algoritmos( dá uma base, mas poderia ser melhor), é voltado “também” para o empreendedorismo e Gestão de Negócios, ao meu ver é um curso muito bom e para mim, que também possuo outro conhecimentos da área, como disse, o foco do curso não é somente projetar e desenvolver, aborda também outras áreas que são deficientes nos outros cursos, mas aqui, não se discute que curso é melhor e sim do que vc gosta, se gosta de projetar software então é SI ou ES, se gosta de desenvolver é CC ou ES, se gosta de hardware é EC, se gosta de análise é SI, se quer ser empreendedor ou ser um gestor na área de TI é com certeza SI.

pelo menos a minha facul dá muita enfâse nisso…

valeu Viny, a conversa tá boa…

L

Oi,

2. Qual tem melhor salário no mercado de trabalho? Engenharia
  3. Qual dá + base de algorítimos? Engenharia
  4. Qual da + base de programação? Ciências da Computação.
  5. Qual da + formação? Depende do que você queira
  6. Qual delas da + base para uma prova de certificação java (como a da SUN) ? Ambas dão boa base, mas nenhuma prepara especificamente para a prova

Depois:
A) Qual delas vc fez/quer fazer ? Automação industrial e Ciencias da Computação.

Cuidado. Não leve preocupações do seu trabalho para a sua casa. Não pense 24hrs em trabalho. Não utilize seu tempo livre para tentar solucionar um problema encontrado no trabalho.

Acontece muito isso nas pessoas com este seu perfil. Sou uma prova disso.

Tchauzin!

X

mario.fts:
1)
Não vou falar de engenharia pq não fiz, mas posso falar de SI. SI NÃO é um curso de ADM com enfase em programação. É um curso de práticas de desenvolvimento e programação com alguma coisa de administração no meio.

Isso meu brother, to tentando dizer isso à muito tempo…

isso mesmo que to querendo dizer…

X

ViniGodoy:
O curso de informática da Federal do Paraná também não tem a disciplina de Java. E é Bacharelado.

Esqueçam essa história da faculdade te ensinar uma linguagem. Uma faculdade até pode adotar uma linguagem durante todo o curso, mas ela será apenas um apoio, não o foco do que será ensinado. Se você quer aprender linguagem, talvez seja melhor buscar um curso técnico, ou uma escola de certificação.

E as faculdades, na minha opinião, estão certas. Linguagem você aprende facilmente, mas só se é um bom programador se você tiver base. Caso contrário, você vira escravo de IDEs, APIs ou começa a achar que determinados erros são místicos.

Neste ponto concordo plenamente com o ViniGodoy, realmente a faculdade não vai te ensinar isso, eu por exemplo, aprendi a desenvolver estudando.

V

Sim, e eu nem quis dizer isso. Mas, evidentemente, você estará mais próximo do cliente, do gerente e dos administradores. E isso aumenta muito a necessidade de ser bom em relações humanas, e de uma futura carreira gerencial.

M

Sim, e eu nem quis dizer isso. Mas, evidentemente, você estará mais próximo do cliente, do gerente e dos administradores. E isso aumenta muito a necessidade de ser bom em relações humanas, e de uma futura carreira gerencial.

Não, de modo algum direcionei isso a vc. É que muita gente aqui tem essa postura, foi mais um desabafo! :wink:

[]'s

V

O fato é que, na prática, o mais provável é que todos, sem exceção, comecem numa carreira como programador web em alguma empresinha mercenária.
Outra opção é pegar bolsa de mestrado e doutorado, para virar professor.

S

Difference between Software Engineering and Computer Science with Chuck Connell

em inglês

P

Eh…
Realmente acho que meu perfil é engenharia mesmo…
Gosto de algoritimos, criar coisas… e sou realmente fascinado por matemática…
Vou seguir nessa área mesmo…
Eu estava com dúvida, que pelo que eu fiquei sabendo, a engenharia ela encina bastante o algorítmo (e no caso da que eu qro fazer, encima bastante C), mas vê menos de java do que o Sistema de Informação…

Mas agora passei a enchergar com outros olhos, pelo que o vinigodoy falou:

ViniGodoy:

Vou fazer engenharia da computação mesmo… E por eu ter 1 base boa de algoritimos, vou tentar pegar a monitoria dele… E no meio do curso, ou talvez no final, eu faço um curso de Java mesmo…

W

xjunior:
ViniGodoy:

Neste ponto concordo plenamente com o ViniGodoy, realmente a faculdade não vai te ensinar isso, eu por exemplo, aprendi a desenvolver estudando.

Assino embaixo.

P

Eu deveria fazer um curso de java (quero fazer no caelum msmo) antes, durante, ou depois da faculdade?
Vlws !

W

pedroroxd:
Eu deveria fazer um curso de java (quero fazer no caelum msmo) antes, durante, ou depois da faculdade?
Vlws !

o quanto antes melhor.

G

Esqueci de comentar…
No primeiro ano (Eng Comp), a sala tinha uns 77 alunos. Mas a partir do terceiro mês, os caras começaram a largar o curso porque não aguentaram a pressão.
A maioria deles foi para SI nos anos seguinte, ou outros cursos não ligados a engenharia. Arranjaram emprego antes e se formaram antes também, heheh!!!

É comum no meu curso, 18 a 25 alunos se formar somando as turmas da manhã e da noite, hehe. Nem festa de formatura os caras curtem fazer porque o custo é muito alto com tão poucos alunos.
Mas não nego, valeu a pena aguentar firme.

P

gr_marco:
Esqueci de comentar…
No primeiro ano (Eng Comp), a sala tinha uns 77 alunos. Mas a partir do terceiro mês, os caras começaram a largar o curso porque não aguentaram a pressão.
A maioria deles foi para SI nos anos seguinte, ou outros cursos não ligados a engenharia. Arranjaram emprego antes e se formaram antes também, heheh!!!

É comum no meu curso, 18 a 25 alunos se formar somando as turmas da manhã e da noite, hehe. Nem festa de formatura os caras curtem fazer porque o custo é muito alto com tão poucos alunos.
Mas não nego, valeu a pena aguentar firme.

Foi o que me disseram…
Tem muita pressão, mas vale a pena aguentar…
A forma de pensar da pessoa muda, você ve as coisas com outros olhos…

L

Bom, sou suspeito para responder aos questionamentos porque fiz Engenharia da Computação.
O que posso dizer é que o curso de Engenharia abre um leque muito grande de possibilidades de trabalho, o que acontece menos com os outros cursos da área. Isso porque, como já escrito por outras pessoas, esse curso junta Ciência da Computação com Engenharia Elétrica.
O meu caso é um bom exemplo disso. Depois que terminei a graduação, consegui fazer mestrado em Mecatrônica, coisa que dificilmente aconteceria se tivesse feito outro curso e não tivesse tido a base que tive.

Mas tudo depende do que vc quer. Só tenha certeza de uma coisa:

O curso mais difícil dessa área chama-se Engenharia da Computação! :wink:

P

leo.junior:
Bom, sou suspeito para responder aos questionamentos porque fiz Engenharia da Computação.
O que posso dizer é que o curso de Engenharia abre um leque muito grande de possibilidades de trabalho, o que acontece menos com os outros cursos da área. Isso porque, como já escrito por outras pessoas, esse curso junta Ciência da Computação com Engenharia Elétrica.
O meu caso é um bom exemplo disso. Depois que terminei a graduação, consegui fazer mestrado em Mecatrônica, coisa que dificilmente aconteceria se tivesse feito outro curso e não tivesse tido a base que tive.

Mas tudo depende do que vc quer. Só tenha certeza de uma coisa:

O curso mais difícil dessa área chama-se Engenharia da Computação! :wink:

O que me deixa muito feliz, por ter feito essa escolha =)

Criado 4 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 11 de fev. de 2010
Respostas 32
Participantes 14