Aos que trabalham na iniciativa privada, já pensaram em ir para o Governo?
Caso sim, o que mais lhe decepcionam na iniciativa privada?
Obrigado.
Aos que trabalham na iniciativa privada, já pensaram em ir para o Governo?
Caso sim, o que mais lhe decepcionam na iniciativa privada?
Obrigado.
A instabilidade.
Sinto que teremos mais um tópico pessimista no GUJ…
Não pensei em ir para o governo, embora o salário seja tentador.
Na iniciativa privata todos são dispensáveis. Ja trabalhei em uma grande multinacional em um setor com + 100 funcionarios.
Quando os diretores resolveram terceirizar todo nosso setor, todos rodaram, desde os peonzões como nós até o gerente geral. Repito, TODOS foram mandados embora.
Além disso, tudo q fazemos é para ontem, raramente temos tempo de para pensar e fazer com calma e bem analisado. Eles demoram meses e meses para decidir se o projeto será iniciado ou não, e quando finalmente decidem que querem o projeto, pedem um protótipo para daqui um mês, o q era inviável para nós.
Resultado: Várias horas extras, até 22, 23 hrs, alguns varando a madrugada. Trabalhar sabado, domingo.
E tem mais. Vc é contratado p/ trabalhar 8 horas por dia, mas se vc trabalha “só” suas 8 horas diárias, o chefe ja olha com maus olhos. P/ ele funcionário bom é aquele q faz hora extra, q “da o sangue” pela empresa, p/ mim é a mais pura babaquice.
Hj sou funcionário público, e aqui trabalho não falta. Mas temos a chance de fazer as coisas com mais calma. Logico q existe pressão as vezes (principalmente por questões políticas), mas não é tão grande como na iniciativa privada. E posso trabalhar as minhas 8 horas por dia sem ninguém ficar fazendo cara feia.
Aqui no meu setor tem pessoas bastante comprometidas com trabalho e qualidade, mas não tem essa de se sacrificar como existe na iniciativa privada.
Na iniciativa privata todos são dispensáveis. Ja trabalhei em uma grande multinacional em um setor com + 100 funcionarios.
Quando os diretores resolveram terceirizar todo nosso setor, todos rodaram, desde os peonzões como nós até o gerente geral. Repito, TODOS foram mandados embora.
Além disso, tudo q fazemos é para ontem, raramente temos tempo de para pensar e fazer com calma e bem analisado. Eles demoram meses e meses para decidir se o projeto será iniciado ou não, e quando finalmente decidem que querem o projeto, pedem um protótipo para daqui um mês, o q era inviável para nós.
Resultado: Várias horas extras, até 22, 23 hrs, alguns varando a madrugada. Trabalhar sabado, domingo.
E tem mais. Vc é contratado p/ trabalhar 8 horas por dia, mas se vc trabalha “só” suas 8 horas diárias, o chefe ja olha com maus olhos. P/ ele funcionário bom é aquele q faz hora extra, q “da o sangue” pela empresa, p/ mim é a mais pura babaquice.Hj sou funcionário público, e aqui trabalho não falta. Mas temos a chance de fazer as coisas com mais calma. Logico q existe pressão as vezes (principalmente por questões políticas), mas não é tão grande como na iniciativa privada. E posso trabalhar as minhas 8 horas por dia sem ninguém ficar fazendo cara feia.
Aqui no meu setor tem pessoas bastante comprometidas com trabalho e qualidade, mas não tem essa de se sacrificar como existe na iniciativa privada.
nao use a sua experiencia como consenso, onde eu trabalho, os prazos são estipulados de acordo com o projeto a ser feito e com os demais em andamento, não podemos parar, o chefe aqui prefere que tenhamos nossas horas de lazer fora da empresa, 8 horas diarias, e finite, podemos ficar mais, mas sem trabalhar, olhando noticias videos, jogando.
Realmente a empresa que você trabalhava devia ser uma droga, que bom que trocastes 
nao use a sua experiencia como consenso, onde eu trabalho, os prazos são estipulados de acordo com o projeto a ser feito e com os demais em andamento, não podemos parar, o chefe aqui prefere que tenhamos nossas horas de lazer fora da empresa, 8 horas diarias, e finite, podemos ficar mais, mas sem trabalhar, olhando noticias videos, jogando.Realmente a empresa que você trabalhava devia ser uma droga, que bom que trocastes :D
A empresa não, as empresas, pq não foi só em um lugar q isso aconteceu. Ja vi muita gente melhor e mais capacidata do q eu ser mandado embora, pessoas q foram demitidas simplesmente pq o salário era um custo alto para empresa.
Apesar de ser formado em Ciência da Computação, atualmente tb estou estudando Direito, e vi como aqui no Brasil as leis trabalhistas são desrespeitadas, e muito, principalmente nesta questão de fazer hora extra, não pagamento de horas in itinere, etc.
A realidade é vivo eu vejo cada vez mais pessoas querendo passar em um concurso público, não apenas por causa do salário, mas principalmente por causa da instabilidade que é trabalhar na iniciativa privada. Como falei somos todos dispensáveis. Na ultima crise economica q teve, teve gente q foi mandada embora na minha empresa, por sorte mantive meu emprego, mas, e qdo vier uma outra crise? (e com certeza virá). Será q vou ter essa sorte.
Além disso, não to falando apenas por experiência minha, mas testemunhando casos vividos por outros colegas.
Eu sou funcionário público, trabalho das 12:00 - 19:00 e pela manha em projetos pessoais ou em freela. No serviço público se você não está nos grandes centros ou nas unidades centrais raramente consegue trabalhar em grandes projetos, para quem gosta de tecnologia e quer sempre estar ligado nas novidades pode ser frustrante.
Abraço,
Fred
Sem falar que:
Eu sempre achei que nosso governo faz uma enorme burrice com os planos de carreira do setor público. Ao invés de oferecer salários muito altos logo de cara, deviam ofecerer um bom salário, mas deixar margem para a progressão de carreira. Sentimos a evolução não pelo valor do nosso salário, mas sim, pelo aumento do nosso poder de compra. É por isso que existem funcionários públicos que ganham mais de 10k por mês que entram em greve. Pq na prática, seus salário estão ficando menores com o passar dos anos, mesmo que evoluam em seus cargos.
Não entendi o:
Não entendi o:
- Você não pode ter empresas em seu nome;
O que você não entendeu? Funcionários públicos não podem comandar empresas. Em alguns estados, nem sequer tem empresas no próprio nome.
Dispositivos da lei 8112/1990 (Lei do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos da União).
Art. 117. Ao servidor é proibido: (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;
III - recusar fé a documentos públicos;
IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;
V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;
VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;
VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;
VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;
IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;
X - participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros, e exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.094, de 2005).
Pelo inciso X notamos que é proibido admnistração de empresa privada para servidores públicos civis da União. Os Estados e Municípios devem ter lei equivalente. Terá de ser consultada lei de cada Estado e Município para saber se há vedação semelhante a dos funcionários da União. A tendencia é que haja.
Então é proibida admnistração de empresa. Podendo no entretanto o funcionário público federal participar de empresa privada como acionista, cotista ou comanditário sem deter no entretanto poderes de admnistração da empresa.
Também já passei por empresas assim, e realmente grande parte é assim, uma coisa que acho absursdo, bom fiquei pouco tempo num emprego assim, lá, quando saiamos as 18 horas realmente o chefe olhava atravessado. Cheguei aqui, na atual empresa, e estou muito contente, é sempre bom saber que existem empresas que não são como a maioria :D.
Não entendi o:
- Você não pode ter empresas em seu nome;
O que você não entendeu? Funcionários públicos não podem comandar empresas. Em alguns estados, nem sequer tem empresas no próprio nome.
Dispositivos da lei 8112/1990 (Lei do Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos da União).
Art. 117. Ao servidor é proibido: (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;
II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;
III - recusar fé a documentos públicos;
IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;
V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;
VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;
VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;
VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;
IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;
X - participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Vide Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)
X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, salvo a participação nos conselhos de administração e fiscal de empresas ou entidades em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedade cooperativa constituída para prestar serviços a seus membros, e exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.094, de 2005).
Pelo inciso X notamos que é proibido admnistração de empresa privada para servidores públicos civis da União. Os Estados e Municípios devem ter lei equivalente. Terá de ser consultada lei de cada Estado e Município para saber se há vedação semelhante a dos funcionários da União. A tendencia é que haja.
Então é proibida admnistração de empresa. Podendo no entretanto o funcionário público federal participar de empresa privada como acionista, cotista ou comanditário sem deter no entretanto poderes de admnistração da empresa.
ah ta… eu nao sabia… oras!
:oops:
e funcionário público estadual celetista, é a mesma regra?
:?:
O salário inicial é tentador mas você pode entrar e ficar muito tempo fazendo o que não gosta, e ainda sempre tem aquela insegurança de seu departamento fechar e ter que ser transferido para lugares muito longe.
Com o passar dos anos seu salário vai ser maior na iniciativa privada. 
Lembrando q esta vedação da lei 8112 é somente para os servidores públicos federais. Cada ente da administração direta tem o seu estatuto, e por ele é regido. Assim se não houver vedação vc pode ter a sua própria empresa.
Além disso vc pode ter sua empresa, em sociedade limitada (a exceção do inciso X, cotista). Então nada impede de vc ter uma empresa com sua esposa com 99% das cotas deixando ela como “administradora”, e vc com 1% de cotas.
No mais, tb na administração pública não é perfeito, como muitos ja exporam os problemas. Mas entre os ônus e bônus de se trabalhar na iniciativa privada ou como funcionário público, eu prefiro a última. Tenho uma colega q ta indo p/ Petrobras, pq la é mais vantajoso do q trabalhar aqui, mas a verdade q nem todos tem a sorte de ir para uma Petrobras da vida trabalhando com inúmeras vantagens.
Amigo, aqui terei q discordar de vc. Insegurança por insegurança, é melhor ser funcionário público e ter a insegurança de ser transferido, do que ser da iniciativa privada e ter a insegurança de ser demitido por motivos aos quais vc nem chegou a contribuir (por motivos de problemas econômicos, cortes de custos, mudança de foco da empresa, ou ingerência do administrador q não soube administra bem a sua empresa).
Com o passar dos anos seu salário vai ser maior na iniciativa privada.![]()
Sim, mas até onde sei, a maioria dos estados tem estatutos similares, baseados nessa lei. Aliás, não lembro de um caso mais leve, só mais rígidos (como aqui no PR).
Sim, esse artifício é muito comum. O problema ocorre se você for solteiro, ou se sua esposa também passar num concurso público.
Exatamente. Só ressaltei as diferenças pois muitos só olham o salário. Mas não imaginam que em uns 2 ou 3 anos podem exercer um cargo administrativo, por exemplo, que nada tem a ver com o cargo inicial escolhido. Ou então, irem para um local praticamente sem trabalho, e ficarem ociosos por meses à fio (afinal, a estabilidade pode até existir, mas nada garante que a necessidade de ter você lá trabalhando também exista).
O funcionalismo público tem bons salários, mas nem sempre é um mar de rosas. É por essas e outras que ainda prefiro a iniciativa privada, mesmo com todos os seus problemas.
E somente na iniciativa privada existe a chance real de você ser ultra reconhecido e receber por isso um super salário. No funcionalismo público, por mais que isso aconteça, seu salário será glosado no teto, que é o salário do presidente da república.
Na verdade o teto é o salário do Ministro do STF, não o da República, hehehehe. No mais, o teto do Ministro do STF é suficientemente alto para um padrão de salário do Brasil, seja funcionário público, seja iniciativa privada. Além disso, tb não conheço ninguém da iniciativa privada q receba um salário tão bom assim se não for um diretor de empresa ou algo parecido. Não acredito nessa de super salario tb na iniciativa privada tb, justamente pelo motivo q expus num post anterior (vc se torna muito caro para empresa).
É porque você é funcionário do Judiciário ou do Legislativo. Para funcionários do Executivo é o do presidente.
Agora, eu conheço pessoas na iniciativa privada com super salários. Mesmo aqui no Brasil. Ser caro ou barato depende muito do lucro que você produz, não do salário que você ganha.
E, realmente, o teto é bastante alto. A média salarial é ótima, não é à toa que Brasília tem a melhor renda per-capita do país.
É porque você é funcionário do Judiciário ou do Legislativo. Para funcionários do Executivo é o do presidente.
Agora, eu conheço pessoas na iniciativa privada com super salários. Mesmo aqui no Brasil. Ser caro ou barato depende muito do lucro que você produz, não do salário que você ganha.
E, realmente, o teto é bastante alto. A média salarial é ótima, não é à toa que Brasília tem a melhor renda per-capita do país.
O salário inicial é tentador mas você pode entrar e ficar muito tempo fazendo o que não gosta, e ainda sempre tem aquela insegurança de seu departamento
Com o passar dos anos seu salário vai ser maior na iniciativa privada.![]()
Novamente discordo. Se vc ta em uma empresa a anos e seus salário vai aumentando progressivamente, acho mais fácil eles mandarem vc embora pq se tornou um funcionário “caro” demais para a empresa. A menos q vc seja o guru mágico q sabe tudo e peça chave de todos os projetos, a tendencia vai ser vc rodar.
E novamente a minha experiência de vida mostrou q é assim, pois em uma empresa q trabalhei, justamente um cara foi mandado embora por ser um dos “maiores salários” de la. Ironicamente foi mandado embora por uma pessoa ao qual ele mesmo tinha trago para trabalhar anos antes, e q cresceu na empresa até se tornar seu superior. Só p/ ver como é um “mundo cão” a iniciativa privada as vezes.
Isso é muito comum em empresa boca de porco onde a diretoria enxerga salário como custo indevido.
Mas não dá para generalizar, em multinacionais e empresas decentes isso só acontece em uma época de crise violenta e olhe lá pois normalmente que ganha bem é pq merece, e mandando peças chave embora quem vai reerguer a empresa?
Isso é muito comum em empresa boca de porco onde a diretoria enxerga salário como custo indevido.Mas não dá para generalizar, em multinacionais e empresas decentes isso só acontece em uma época de crise violenta e olhe lá pois normalmente que ganha bem é pq merece, e mandando peças chave embora quem vai reerguer a empresa?
É o q comentei em um tópico anterior. Eu trabalhava na Xerox do Brasil (uma grande multinacional, alguém tem dúvida!?!?) no CDSV (Centro de Desenvolvimento de Software de Vitória) aqui em Vitória, nosso setor tinha mais de 100 funcionários. Quando deu na cabeça deles de fechar todo CDSV, ele fecharam sem dó nem piedade. E la tinha excelentes funcionários, pessoas q vestiram a camisa da empresa por vários anos, funcinários que q mereciam o salário pago, e todos sem exceção foram embora.
E eu to falando da Xerox, que é uma conhecida empresa multinacional, não to falando de uma empresa boca de porco como vc comentou. Confesso q isso abalou muito minha confiança na iniciativa privada.
Eu tenho minhas consideraçoes sempre p/ iniciativa privada. Eu acho uma ótima ideia trabalhar na Petrobras, pro exemplo, mas pode ter certeza q se acontecesse um problema economico e o barril de petroleo caisse muito de preço, inviabilizando por exemplo a exploração do pre-sal, pode ter certeza q cortes acontecerão, e obviamente não vão cortar o salário do presidente da Petrobras…
Sem falar que:
Você não pode ter empresas em seu nome;
Como ja dito, pode, não pode é ser gerente ou socio marjoritario
Você pode ser transferido para um trabalho que não tem nada a ver com TI;
Nunca ouvi falar! Quando voce presta um concurso voce presta para um cargo em especifico, se te mandarem pra outro lugar, é desvio de função. Cabe Processo(e esta cheio de processos por ai).
Você ganha bem, mas em muitas instituições o salário que você entra é o mesmo que você vai sair: o que é muitíssimo pouco estimulante.
Sim existem lugares ruins, mas eu ja penso o contrario, em muitas instituições ja existem o plano de cargos e salarios(PCCS), ou seja todo ano tu sabe que seu salario vai aumenar x%, independentemente, além deste ajuste ainda tem as negociações com o governo(greve em alguns casos) para se reajustar a inflação e etc. Vejam os federais mesmo, quase todo ano tao tendo algum tipo de aumento.
Aumento é ficção científica. E isso inclui correções de dissídio;
idem 3.
Eu sempre achei que nosso governo faz uma enorme burrice com os planos de carreira do setor público. Ao invés de oferecer salários muito altos logo de cara, deviam ofecerer um bom salário, mas deixar margem para a progressão de carreira. Sentimos a evolução não pelo valor do nosso salário, mas sim, pelo aumento do nosso poder de compra. É por isso que existem funcionários públicos que ganham mais de 10k por mês que entram em greve. Pq na prática, seus salário estão ficando menores com o passar dos anos, mesmo que evoluam em seus cargos.
Sem falar que:
Você não pode ter empresas em seu nome;
Como ja dito, pode, não pode é ser gerente ou socio marjoritario
Você pode ser transferido para um trabalho que não tem nada a ver com TI;
Nunca ouvi falar! Quando voce presta um concurso voce presta para um cargo em especifico, se te mandarem pra outro lugar, é desvio de função. Cabe Processo(e esta cheio de processos por ai).
Você ganha bem, mas em muitas instituições o salário que você entra é o mesmo que você vai sair: o que é muitíssimo pouco estimulante.
Sim existem lugares ruins, mas eu ja penso o contrario, em muitas instituições ja existem o plano de cargos e salarios(PCCS), ou seja todo ano tu sabe que seu salario vai aumenar x%, independentemente, além deste ajuste ainda tem as negociações com o governo(greve em alguns casos) para se reajustar a inflação e etc. Vejam os federais mesmo, quase todo ano tao tendo algum tipo de aumento.
Aumento é ficção científica. E isso inclui correções de dissídio;
idem 3.
Plano de cargos e salarios, foi um dos motivos que me fizeram abandonar a Intituição de Ensino que eu trabalhava, era particular, não publica, uma empresa privata. E adivinhem, o Plano não funciona, eles nunca vão reajustar seu salário, seu aumento nunca vem, e mudar de cargo, vai sonhando…
Foi só um pretesto para acabar com os pedidos de aumentos de salário…
Espero que para os funcionarios publicos pelo menos funcione corretamente…
Plano de cargos e salarios, foi um dos motivos que me fizeram abandonar a Intituição de Ensino que eu trabalhava, era particular, não publica, uma empresa privata. E adivinhem, o Plano não funciona, eles nunca vão reajustar seu salário, seu aumento nunca vem, e mudar de cargo, vai sonhando…Foi só um pretesto para acabar com os pedidos de aumentos de salário…
Eu trabalho na Prefeitura de Vitória, aqui foi implantado um sistema de cargos e salários, com regras claras de quem e quando uma pessoa é elegivel para promoção no cargo. Neste caso a vantagem q temos é por ter sido instituido por decreto, existe meios de se cumprir o q foi prometido, diferente da iniciativa privada, que algo totalmente arbitário do seu superior. Mesmo q vc mereça a promoção, se seu superior não quiser, vc não sobe, diferente daqui, q se vc conseguir provar q esta dentro dos requisitos de promoção, vc vai ter sua promoção.
Lógico, aqui foi instituido a pouco tempo então não conseguimos ver até q ponto terá sucesso ou não, mas ja é um avanço.
Plano de cargos e salarios, foi um dos motivos que me fizeram abandonar a Intituição de Ensino que eu trabalhava, era particular, não publica, uma empresa privata. E adivinhem, o Plano não funciona, eles nunca vão reajustar seu salário, seu aumento nunca vem, e mudar de cargo, vai sonhando…
Foi só um pretesto para acabar com os pedidos de aumentos de salário…
É como eu disse, tem lugares e tem lugares. Onde eu trabalho mesmo, o PCCS ja foi reformulado, o antigo nao funcionava. Eu trabalho em uma Empresa Publica(celetista).
O melhores que acho são os tribunais federais, vide TRT, TRE, TRF, etc, o salário é excelente, o PCCS dos caras ja estão bem definidos e etc. Meu amigo trabalha no TRT, alem dos PCCS que aumenta o salario dele todo ano, la ainda tem incentivo se voce fizer pós e mestrado. Se fizer uma PÓS incorpora mais x% no salario, um mestrado mais y% e por ai vai.
Meu pai é funcionário público federal, foi contratado como engenheiro, e trabalhou anos em áreas totalmente fora da profissão. Aliás, não só ele, como praticamente todos os colegas dele.
Cabe processo? Talvez, mas o governo não está lá tão preocupado. Eles já nem dão dissídio mesmo.
Estão é? No caso do meu pai, tiveram amargos 10 anos sem qualquer tipo de aumento. Inclusive correções da inflação.
Meu pai é funcionário público federal, foi contratado como engenheiro, e trabalhou anos em áreas totalmente fora da profissão. Aliás, não só ele, como praticamente todos os colegas dele.
Cabe processo? Talvez, mas o governo não está lá tão preocupado. Eles já nem dão dissídio mesmo.
Estão é? No caso do meu pai, tiveram amargos 10 anos sem qualquer tipo de aumento. Inclusive correções da inflação.
Teu pai teve muito azar
. Como eu disse no ultimo post, sim tem lugares e lugares. E ainda citei os federais como melhor opção. Minha empresa mesmo, é bem ruim esta questao salarial.
É o q comentei em um tópico anterior. Eu trabalhava na Xerox do Brasil (uma grande multinacional, alguém tem dúvida!?!?) no CDSV (Centro de Desenvolvimento de Software de Vitória) aqui em Vitória, nosso setor tinha mais de 100 funcionários. Quando deu na cabeça deles de fechar todo CDSV, ele fecharam sem dó nem piedade. E la tinha excelentes funcionários, pessoas q vestiram a camisa da empresa por vários anos, funcinários que q mereciam o salário pago, e todos sem exceção foram embora.E eu to falando da Xerox, que é uma conhecida empresa multinacional, não to falando de uma empresa boca de porco como vc comentou. Confesso q isso abalou muito minha confiança na iniciativa privada.
Sim, é o risco da empresa privada. Eu trabalhava na Siemens, na área de Telecom. Como vocês sabem, essa área foi vendida e, embora o setor que eu trabalhasse não tenha fechado, muitas pessoas foram sumariamente demitidas quanto a empresa vendeu parte de suas atividades para a Nokia e para a BenQ.
Aliás, é uma das características das empresas privadas. Por outro lado, todos os colegas que eram bons profissionais estão empregados hoje, muitos ganhando melhor do que na Siemens. Eu mesmo, saí antes que meu setor fechasse (o que não acabou não ocorrendo) em troca de uma proposta mais interessante.
Para se dar bem na área privada, você tem que manter seu emprego, sem perder o foco de sua empregabilidade. As pessoas tem que ter consciência que o contrato de trabalho é passível de encerramento dos dois lados. Você também não pensa duas vezes antes de aceitar uma proposta melhor de uma empresa e deixar seu emprego para trás, por que a empresa deveria pensar bem antes de demiti-lo?
Por isso que em qualquer programa de economia que você assista, todos são enfáticos em dizer que é importante manter na sua conta uma poupança, com o valor de pelo menos 5 vezes (ou 12 vezes, pros mais conservadores) o seu salário.
Enfim, não estou falando mal ou bem de área nenhuma. Só acho importante numa discussão como essa todos saberem dos pontos positivos e negativos de cada lado. Até porque, pessoas tem critérios diferentes de avaliar se um emprego é bom ou ruim: uns não vivem sem desafio, outros só pensam no número de zeros do salário. Aí vai de cada um medir o que considera melhor para si.
Aliás, obrigado doc por mostrar a lei. Eu tinha me confundido, na minha cabeça o salário do executivo era nivelado pelo do presidente da republica. Talvez tenha sido assim um dia, pois lembro de meu pai comentar algo à respeito. Em todo caso, ambos são excelentes salários, e sabemos que ainda há chance de comissionamentos, que não são contados no limite.
Não sei se é só questão de azar. Há quantos anos vc trabalha na sua empresa? Será que você vai conseguir se manter trabalhando no cargo por 50 anos, mesmo que ele eventualmente entre em baixa? É aí que a coisa pega.
O ideal é sempre estar preparado, concordo plenamente, não vejo vantagem no “meu emprego é seguro”. (MEU PONTO DE VISTA)
Fico com a primeira opção, o que é o trabalho sem nossos desafios diários?
Sim, é o risco da empresa privada. Eu trabalhava na Siemens, na área de Telecom. Como vocês sabem, essa área foi vendida e, embora o setor que eu trabalhasse não tenha fechado, muitas pessoas foram sumariamente demitidas quanto a empresa vendeu parte de suas atividades para a Nokia e para a BenQ.Aliás, é uma das características das empresas privadas. Por outro lado, todos os colegas que eram bons profissionais estão empregados hoje, muitos ganhando melhor do que na Siemens. Eu mesmo, saí antes que meu setor fechasse (o que não acabou não ocorrendo) em troca de uma proposta mais interessante.
Para se dar bem na área privada, você tem que manter seu emprego, sem perder o foco de sua empregabilidade. As pessoas tem que ter consciência que o contrato de trabalho é passível de encerramento dos dois lados. Você também não pensa duas vezes antes de aceitar uma proposta melhor de uma empresa e deixar seu emprego para trás, por que a empresa deveria pensar bem antes de demiti-lo?
Por isso que em qualquer programa de economia que você assista, todos são enfáticos em dizer que é importante manter na sua conta uma poupança, com o valor de pelo menos 5 vezes (ou 12 vezes, pros mais conservadores) o seu salário.
Enfim, não estou falando mal ou bem de área nenhuma. Só acho importante numa discussão como essa todos saberem dos pontos positivos e negativos de cada lado. Até porque, pessoas tem critérios diferentes de avaliar se um emprego é bom ou ruim: uns não vivem sem desafio, outros só pensam no número de zeros do salário. Aí vai de cada um medir o que considera melhor para si.
Aliás, obrigado doc por mostrar a lei. Eu tinha me confundido, na minha cabeça o salário do executivo era nivelado pelo do presidente da republica. Talvez tenha sido assim um dia, pois lembro de meu pai comentar algo à respeito. Em todo caso, ambos são excelentes salários, e sabemos que ainda há chance de comissionamentos, que não são contados no limite.
Acho q todos tem seus prós e contras. Eu tive um certo receio de vir para Prefeitura de Vitória um pouco, mas depois q vi q aqui é um otimo ambiente de trabalho. Não é perfeito, tanto q recentemente um colega saiu daqui para ir trabalhar no Sul trabalhar na HP, tenho outra amiga q ta quase indo para Petrobras por terem melhores condições de trabalho. No fim, fica caso a caso. O q vejo q muitos procuram a área pública para ter um pouco de segurança nas incertezas futuras pois a estabilidade do funcinário público é um ótimo travesseiro naqueles períodos de incertezas de emprego.
A minha birra, a maior birra do setor privado é o q muitos gerentes e donos de empresas fazem, aquele discurso hipócrita e falácia de q o funcionário tem q vestir a camisa da empresa, dar o suor e sangue. Ja ouvi muito isso na vida, so q p/ mim de nada vale o funcionário vestir a camisa da empresa, se a empresa não veste a camisa do funcionário. Comecei a trabalhar em 2001 e tenho muitas experiencias negativas em empresas privadas, e a situação não muda com aqueles ao meu redor.
Desrespeito à legislação trabalhista, exploração do empregador. Se eu contar cada história aqui, é de rir (para não chorar).
Tenho um amigo q ja me ofereceu um emprego na Accenture aqui em Vitória, mas recusei justamente pelo excesso de cobranças por parte da empresa.
Como falei, são muitas histórias q conheço, da p/ fazer uns 10 tópicos so com isso.
Ser funcionario publico é ter estabilidade: seu trabalho sempre será chato do mesmo jeito.
Não sei se é só questão de azar. Há quantos anos vc trabalha na sua empresa? Será que você vai conseguir se manter trabalhando no cargo por 50 anos, mesmo que ele eventualmente entre em baixa? É aí que a coisa pega.
Como eu disse na minha empresa essa questão de salario é bem fraca.
Estou a pouco tempo e doido pra sair, apesar de estar na TI, não estou fazendo o que gosto, que é trabalhar com desenvolvimento.
Não por acaso, esta ocorrendo uma grande reestruturação em minha empresa, toda a TI sera centralizada, havera uns 9 centros, atualmente todo estado tem TI, ou seja se estiver num estado que ficará sem TI tu tem 2 opções: Se mudar para um centro, ou ai sim, o caso do teu pai, ficar no estado, mas ir trabalhar em outra área, mas ninguem é obrigado, fica a par do empregado.
Existem trabalhos e trabalhos. Trabalho na T.I. da Prefeitura de Vitória, e aqui o trabalho é como qualquer empresa de desenvolvimento de software q trabalhei anteriormente, com a vantagem de não precisarmos entregar as coisas para ontem (comum qdo eu trabalhava na área privada), podemos antes de iniciar um projeto, ver quais metodologias e tecnologias seriam interessantes de se utilizar. De chato tem nada, e com a vantagem de termos a estabilidade.
Agora se for trabalhar fazendo atendimento ao público (q considero chato p/ caramba), isso pode acontecer tanto na área privada como na pública. Pelo menos sabemos q a pública pode dormir a noite sabendo q não vai ser mandada embora arbitrariamente, ja a atendente da área privada… (e o trabalho vai continuar sendo chato).
Fazendo um paralelo com investimentos:
Serviço público = Previdência Privada
Iniciativa privada = Ações
É muito mais arriscado investir em ações, porém quem domina essa modalidade de investimento consegue fazer dinheiro em menos tempo.
Tbm acho uma ótima, porque pra cada concursado, tem 3 terceiros pra fazer o trabalho dele, é um ótimo lugar pra quem não gosta de fazer nada o dia inteiro.
EU ACHO, ninguém precisa concordar, mas acho que estabilidade deixa as pessoas “vagabundas” ou acomodados, como queiram.
Minha opinião apenas.
[]s
Tbm acho uma ótima, porque pra cada concursado, tem 3 terceiros pra fazer o trabalho dele, é um ótimo lugar pra quem não gosta de fazer nada o dia inteiro.
EU ACHO, ninguém precisa concordar, mas acho que estabilidade deixa as pessoas “vagabundas” ou acomodados, como queiram.
Minha opinião apenas.
[]s
Se eu fosse concursado acho que não gostaria de ler esse comentário.
Tbm acho uma ótima, porque pra cada concursado, tem 3 terceiros pra fazer o trabalho dele, é um ótimo lugar pra quem não gosta de fazer nada o dia inteiro.EU ACHO, ninguém precisa concordar, mas acho que estabilidade deixa as pessoas “vagabundas” ou acomodados, como queiram.
Minha opinião apenas.[]s
Parte do q diz é verdade, parte não.
Infelizmente para muitos, a estabilidade é uma forma de pendurar as chuteiras, desviando a real finalidade. Um fiscal sanitário por exemplo, tem q ter a estabilidade, para q possa fazer o seu trabalho sem sofrer pressões políticas. Imagina ele fazendo a inspeção no estabelecimento de certa pessoa, mas não pode multa-la simplesmente pq ele é um “peixe” do prefeito ou governador?
Então a estabilidade é feita para o funcionário poder exercer as suas atividades, intependente de que esteja no governo. O problema nosso esta na nossa cultura ruim e patrimonialista, q acaba desviando a estabilidade para outro fim.
Nada impede tb e um funcionário na iniciativa privada, puxa-saco do patrão, consiga um bom cargo trabalhando quase nada enquanto três outros fazem o seu trabalho.
Quando se tem um problema cultural como nós brasileiros temos, não interessa onde estejamos. Vagabundo sempre vai ser vagabundo, seja na área privada ou não.
Existem fatos e fatos.
Conheço uma pessoa que está há 15 anos trabalhando na Uerj, com nível superior, e o salário dela é algo em torno de 3 mil reais e vive reclamando disso. Você passar 15 anos em uma instituição e ganhar 3 mil?
Em contrapartida, tenho outro conhecido que trabalha em outra empresa pública e não tem do que reclamar, ele diz que não se estressa no trabalho, não trabalha fim de semana e etc.
Tem haver com seus planos também: você quer ter um padrão de vida mais elevado ou menos estressante? Essa resposta é muito pessoal, por isso essa discussão nunca chegará ao fim.
Minha opinião apenas.
[]s
Cara… de fato… trabalhei varias vezes com concursados, e 99% do que voce disse eh uma verdade absoluta, conheci somente 2 servidores que nao esperavam por terceiros e faziam seu trabalho com paixao… a grande maioria quando dava 17:55 ja estava arrumando suas coisinhas e vazando, nao importando o quanto tivesse pegando fogo.
Abrindo um parenteses aqui. Eu tbm nao concordo com pessoas olhando torto porque voce sai no seu horario normal de trabalho, mas, por mais organizado e sem pressa que seu trabalho seja, sempre tem AQUELE dia, soh aquele, aquele que se vc sair agora, perde o raciocinio… eh ai que se separa o Joio do Trigo…
Abs 
Acho que trabalhar como concursado ou na iniciativa privada vai muito de gosto mesmo.
A unica coisa que acho ruim da iniciativa privada é que em geral pra arrumar um aumento você precisa trocar de emprego
(claro q nao é sempre)
Aliais vi alguem comentar que na iniciativa publica não tem aumento, mas tem sim e o plano de carreira é bem melhor na pratica do que aquela empresas q tem programador
Jr A1 Jr A2 … Jr T1… Jr ZZ Pl A1
em compensação acho que paga pouco :(, mas isso é ponto de vista
Agora o que me impressionou nos concursos que fiz (e acabei recusando na hr de ser chamado) é como a prova é facil, alguem aqui ja fez alguma?
Agora quanto ao cara sair as 17:55, acho que ele ta certo, ele não ganha nada se ficar mais tempo la, agora os terceiros em geral ganham, hr extra ou tem hr aberta (no caso PJ)
Nosso salario é a primeira relação que temos com nossos empregadores
TRT, agora tem horario corrido das 7:30 as 14:30 ou tu escolhe as 11:00 as 18:00 algo assim, salario inicial 7000,00 arredondando, me falem ae os privados, com quanto tempo chegam nesse patamar??
E não me venham com xurumelas, dizendo que o cara vai trabalhar com tecnologia velha, conversa, aqui mesmo na minha cidade todos os analistas do trt ganharam treinamento in company da Caelum 3 ou 4 treinamentos, vao passar tudo pra java. Quer melhor que isso?? Ganhar bem, receber treinamento de ponta, trabalhar sem escravidão. Essa nem o mastercard faz por voce. :lol:
Esse é o grande chamativo no setor publico, mas como ja discutivo aqui, isso nao se aplica a todos os orgao publicos, tem que selecionar direitinho, tem muito órgao pagando mal por ae.
Hoje eu tenho 25 anos, então é até incoerente estar preocupado com estabilidade. Mesmo que a empresa atual que eu estou fechasse ou senão me mandasse embora, eu acredito que não teria muitas dificuldades de arrumar um novo emprego.
Mas não vou negar que me preocupo com isso quando chegar aos 40, 45, 50 anos. E daí sim, acredito que concurso público é uma alternativa interessante. Principalmente pq um concursado que se aposenta ganhando 14k por mês, continuará ganhando esses 14k pelo resto da vida, já na iniciativa privada, se depender do INSS você vai de 14k para uma miséria, ou seja, se durante a vida você não poupar e/ou fizer uma previdência privada, você estará perdido, e vai passar fome na velhice.
Acho que o ideal mesmo, como diz o Kenobi, é tentar empreender, porem esse é um desafio bem difícil, tanto que a maioria das novas empresas fecham.
Eu acho que é realmente mais por medo do futuro que as pessoas acabam optando por ser funcionário público, e é um ponto importante, porque com 30 anos ou menos é fácil falar “Ah, se me mandar embora eu arrumo outro emprego melhor”, mas não podemos esquecer que os anos passam. Será que com 50 ou até mais isso ainda continua sendo verdade? Se te mandarem embora você vai continuar arrumando emprego fácil?
É uma questão difícil! Por isso que não dá pra criticar nenhum dos lados…
TRT, agora tem horario corrido das 7:30 as 14:30 ou tu escolhe as 11:00 as 18:00 algo assim, salario inicial 7000,00 arredondando, me falem ae os privados, com quanto tempo chegam nesse patamar??E não me venham com xurumelas, dizendo que o cara vai trabalhar com tecnologia velha, conversa, aqui mesmo na minha cidade todos os analistas do trt ganharam treinamento in company da Caelum 3 ou 4 treinamentos, vao passar tudo pra java. Quer melhor que isso?? Ganhar bem, receber treinamento de ponta, trabalhar sem escravidão. Essa nem o mastercard faz por voce. :lol:
Esse é o grande chamativo no setor publico, mas como ja discutivo aqui, isso nao se aplica a todos os orgao publicos, tem que selecionar direitinho, tem muito órgao pagando mal por ae.
Deixando o lado político de lado, uma coisa é inegável, concurso público tem o melhor salário inicial e esse papo de “comodismo” está acabando, acredito que isso mais seja um traço (cultural) das gerações passadas do que do próprio funcionalismo público.
TRT, agora tem horario corrido das 7:30 as 14:30 ou tu escolhe as 11:00 as 18:00 algo assim, salario inicial 7000,00 arredondando, me falem ae os privados, com quanto tempo chegam nesse patamar??E não me venham com xurumelas, dizendo que o cara vai trabalhar com tecnologia velha, conversa, aqui mesmo na minha cidade todos os analistas do trt ganharam treinamento in company da Caelum 3 ou 4 treinamentos, vao passar tudo pra java. Quer melhor que isso?? Ganhar bem, receber treinamento de ponta, trabalhar sem escravidão. Essa nem o mastercard faz por voce. :lol:
Espero que esses concursos “durem” até eu me formar, vejo uma mudança de governo turbulenta pela frente.![]()
Deixando o lado político de lado, uma coisa é inegável, concurso público tem o melhor salário inicial e esse papo de “comodismo” está acabando, acredito que isso mais seja um traço (cultural) das gerações passadas do que do próprio funcionalismo público.
É, de fato o funcionalismo público ficou marcado como os “enrolados”, os que nao querem saber de nada só enrolar, e por isso muitas respostas aqui são equivocadas e PRE-conceituosas. Bom eu na minha experiência em orgãos publicos devo ter tido sorte.
Quando trabalhei a SEFAZ do meu estado eramos em uns 20 programadores, e toda a TI estava em nossas mão, e mantinha-mos toda a arrecadação do estado, nao tinha como ficar enrolando não(claro que sempre tem umas maçãs podres no pacote). Agora no meu atual emprego a mesma coisa, somos mais de 700 analistas, e a imensa maioria dos softwares da empresa(são centenas) foram desenvolvidos pelos seus funcioanrios, porem temos algums que foram tereceirizados tambem.
O que vejo aqui nesta discussao por parte de alguns é o seguinte:
1 - PRE-conceito
2 - GENERALIZAÇAO - Esse domina
Só pra constar, o maior salário em um cargo público do Brasil é pago pelo contribuinte do Estado de SP (eu), o do maestro da OSESP, 150k/mês.
Isso é muito comum em empresa boca de porco onde a diretoria enxerga salário como custo indevido.Mas não dá para generalizar, em multinacionais e empresas decentes isso só acontece em uma época de crise violenta e olhe lá pois normalmente que ganha bem é pq merece, e mandando peças chave embora quem vai reerguer a empresa?
É o q comentei em um tópico anterior. Eu trabalhava na Xerox do Brasil (uma grande multinacional, alguém tem dúvida!?!?) no CDSV (Centro de Desenvolvimento de Software de Vitória) aqui em Vitória, nosso setor tinha mais de 100 funcionários. Quando deu na cabeça deles de fechar todo CDSV, ele fecharam sem dó nem piedade. E la tinha excelentes funcionários, pessoas q vestiram a camisa da empresa por vários anos, funcinários que q mereciam o salário pago, e todos sem exceção foram embora.
E eu to falando da Xerox, que é uma conhecida empresa multinacional, não to falando de uma empresa boca de porco como vc comentou. Confesso q isso abalou muito minha confiança na iniciativa privada.Eu tenho minhas consideraçoes sempre p/ iniciativa privada. Eu acho uma ótima ideia trabalhar na Petrobras, pro exemplo, mas pode ter certeza q se acontecesse um problema economico e o barril de petroleo caisse muito de preço, inviabilizando por exemplo a exploração do pre-sal, pode ter certeza q cortes acontecerão, e obviamente não vão cortar o salário do presidente da Petrobras…
Acho que a Xerox e a IBM não são bons exemplos de empresas que acreditam no potencial de funcionarios
Vide Inicio do Vale do Slicio hehehhe :twisted:
Opa ! Aproveitando pra perguntar:
Tem alguma maneira de eu trabalhar com programação no setor publico ?
Porque as unicas vagas que vejo de informatica são de infra-estrutura
Como eu disse na minha empresa essa questão de salario é bem fraca.Estou a pouco tempo e doido pra sair, apesar de estar na TI, não estou fazendo o que gosto, que é trabalhar com desenvolvimento.
Não por acaso, esta ocorrendo uma grande reestruturação em minha empresa, toda a TI sera centralizada, havera uns 9 centros, atualmente todo estado tem TI, ou seja se estiver num estado que ficará sem TI tu tem 2 opções: Se mudar para um centro, ou ai sim, o caso do teu pai, ficar no estado, mas ir trabalhar em outra área, mas ninguem é obrigado, fica a par do empregado.
PS: E isso não é totalmente ruim também. Pelo menos você tem a escolha. E acho mais válido ainda próximo da aposentadoria. No funcionalismo público, é muito comum as empresas estarem preparadas para ter um funcionário próximo de se aposentar e ofertarem cargos mais “sossegados” para esses profissionais.
E, na verdade, muitos até preferem. Nem todo mundo tem o fôlego para se manter no frenesi da informática depois dos 55… 60…
Minha opinião apenas.
[]s
Vai muito da política do setor público que você trabalhe. Em toda minha vida, prestei serviços para dois setores públicos, um no TJ outro o TCE. Ambos na verdade eram autarquias desses órgãos. No primeiro, funcionário público vestia a camisa que todos conhecem e projetou de um funcionário público. Aquele cara cansado do serviço, que trabalha menos, faz pouca coisa (quando faz), que falta vários dias, etc. No outro, o esquema parecia de empresa privada (claro que não igual), só que diferente de uma empresa privada, havia incentivos para os funcionários, vários cursos e plano real de cargos e salários. Portanto estes funcionários, trabalhavam motivados, se atualizam, fazem cursos, fazem propostas de projetos, de tecnologia, de metodologias, e vários metiam a mão na massa.
Claro que não se compara a pressão e cobrança de uma empresa privada, porém mesmo com a pressão obtida, havia um retorno do local (melhorar os conhecimentos, incentivo financeiro, estabilidade, etc.). Se tornando uma autarquia produtiva.
Agora ainda acho que é uma realidade lamentável, existe ainda essa imagem enraizada do funcionário público preguiçoso e mamador das tetas públicas, e digamos a verdade, muitas vezes, com razão.
Você falando de curso me fez lembrar da minha situação atual numa empresa onde estou negociando um curso com a mesma para tirar uma certificação que será válida para ela também.
Eles jogaram para mim que pagarão a minha prova, e como contrapartida, tenho que assinar um termo de fidelidade de um ano para ficar na empresa. Se eu sair antes desse período terei que pagar o custo da prova. Então eu argumentei dizendo: “terei eu que assinar um plano de fidelidade com vocês por causa de 300 reais? Eu nem quero que vocês paguem a minha prova, quero que paguem o curso oficial, então dessa forma, eu assinarei o plano de fidelidade”. Isso é realmente um incentivo?
isso é uma merda mesmo…
isso parece tentador… mas não tenho ‘perfil’ para funcionário público…
Se eu não me engano, isso não é sequer legal.
Meus 2 centavos…
Sou funcionário concursado do Banco do Brasil, com 10 anos de estrada. Aqui existem muitos colegas (a maioria) que correm atrás, ralam, se entregam mesmo. Mas existem outros (principalmente os mais velhos), que estão só marcando passo pra se aposentar. E olha que nós somos CLT! Existem também os apadrinhados que caem de pára-quedas (ainda tem hífen essa porcaria?) em setores para os quais eles não têm (ainda tem circunflexo isso? maldita revisão ortográfica!) o menor preparo.
E também já prestei serviço para a prefeitura do Rio de Janeiro, onde via várias repartições que pareciam aquelas descritas pelo Nélson Rodrigues: dois coroas tomando cafezinho, outro lendo jornal, uma coroinha fazendo as unhas e uma gostosona burra feito uma porta.
Mas eu acho que essa mentalidade está mudando com a entrada de pessoas mais jovens e bem preparadas. Aliás, este é um dos motivos pelos quais eu defendo os salários pagos pelos órgãos publicos: se você quer ter os melhores profissionais, precisa pagar os melhores salários.
E aproveitando para corrigir o que alguém (não lembro quem) disse aí: quem entra hoje no serviço público não tem mais aposentadoria integral. Vale o teto do INSS. Se quiser ganhar um pouquinho mais, tem que contribuir para um plano de previdência complementar (a maioria dos órgãos publicos tem o seu).
E aproveitando para corrigir o que alguém (não lembro quem) disse aí: quem entra hoje no serviço público não tem mais aposentadoria integral. Vale o teto do INSS. Se quiser ganhar um pouquinho mais, tem que contribuir para um plano de previdência complementar (a maioria dos órgãos publicos tem o seu).
Cara, vc acabou de matar o meu plano B!!
Pq se tudo que planejo der errado, o meu plano B era virar funcionário público quando eu estiver próximo de me aposentar para jutamente ter uma aposentadoria Integral, agora vou ter de voltar a prancheta.
Cara, vc acabou de matar o meu plano B!!
Pq se tudo que planejo der errado, o meu plano B era virar funcionário público quando eu estiver próximo de me aposentar para jutamente ter uma aposentadoria Integral, agora vou ter de voltar a prancheta.
Pra matar de vez o seu plano B: pra se aposentar, o servidor público precisa ter pelo menos dez anos de serviço e cinco anos no cargo atual.
Que a carreira pública é 100x melhor q a privada isso todo mundo sabe. Bom, nem todo mundo, pq senão iriam lotar os concursos públicos.
Por melhor que vc esteja numa empresa privada, nada paga a estabilidade e os altos(em alguns cargos) salários na área pública.
Que a carreira pública é 100x melhor q a privada isso todo mundo sabe. Bom, nem todo mundo, pq senão iriam lotar os concursos públicos.
Por melhor que vc esteja numa empresa privada, nada paga a estabilidade e os altos(em alguns cargos) salários na área pública.
Bom, eu sou um dos que não sei disso não.
Eu trabalho em uma empresa privada prestando serviço para uma empresa pública, no cliente, e o que vejo aqui está bem, bem, bem distante de altos salários.
Além disso, vejo gente que está estagnado há quinze anos e não tem coragem de tentar algo em outro lugar por causa da “incerteza do mercado”.
Isso me fez desistir de vez de concurso público.
Há um tempo atras trabalhei num orgão público como estagiário(sem citar nomes). Realmente quem queria trabalhar mesmo, mostrar serviço e vestir a camisa muitas vezes desanimava por nadar contra a correnteza ou era mandado para setor de licitações onde era muito fácil arrumarem uma merda e você ser mandado embora e de quebra ser preso!
Eu me lembro uma vez que havia uma companhia aérea iniciando as atividades, acho q era a Azul ,não me lembro, e um funcionário do lugar era piloto comercial.O salario dele era em torno d 7k e chamaram ele para a azul com salario quase 3X ele não foi por causa da instabilidade. Resumo da ópera hoje a Azul tá ai bombando.
Minha opnião: Eu tenho medo de ter esse " medo da instabilidade ".
[]s!
Leonardo Gloria
Por melhor que vc esteja numa empresa privada, nada paga a estabilidade e os altos(em alguns cargos) salários na área pública.Bom, eu sou um dos que não sei disso não.
Eu trabalho em uma empresa privada prestando serviço para uma empresa pública, no cliente, e o que vejo aqui está bem, bem, bem distante de altos salários.
Além disso, vejo gente que está estagnado há quinze anos e não tem coragem de tentar algo em outro lugar por causa da “incerteza do mercado”.
Isso me fez desistir de vez de concurso público.
Como eu disse os altos salários são em alguns cargos. E esses cargos tem um alto número de candidatos.
Opa ! Aproveitando pra perguntar:
Porque as unicas vagas que vejo de informatica são de infra-estrutura
Bem, só posso falar daqui q conheço. Aqui na Prefeitura de Vitória a TI é dividida em infra-estrutura, geoprocessamento e desenvolvimento.
A parte de desenvolvimento, obviamente, acaba atendendo as demandas de outras secretarias, e trabalho é o q não falta.
Trabalhamos principalmente com .NET, um pouco de ColdFusion, e a aos pouco, vamos migrando as aplicações desktop para sistemas web.
Aqui sempre q possivel temos treinamento e reciclagem. Nos 10 meses q trabalho aqui, ja tivemos curso de Padrões de Projeto, Boas práticas de programação e atualmente temos um curso de Integração Continuada.
Eh inevitavel que esse carma de funcionalismo Publico no Brasil va aos poucos mudando com a chegada de gente nova… Mas eh preciso bem mais do que isso, porque enquanto as pessoas tiverem essa ideia de que vida Publica traz “Estabilidade” ainda corremos um grande risco…Opa ! Aproveitando pra perguntar:
Porque as unicas vagas que vejo de informatica são de infra-estruturaBem, só posso falar daqui q conheço. Aqui na Prefeitura de Vitória a TI é dividida em infra-estrutura, geoprocessamento e desenvolvimento.
A parte de desenvolvimento, obviamente, acaba atendendo as demandas de outras secretarias, e trabalho é o q não falta.
Trabalhamos principalmente com .NET, um pouco de ColdFusion, e a aos pouco, vamos migrando as aplicações desktop para sistemas web.Aqui sempre q possivel temos treinamento e reciclagem. Nos 10 meses q trabalho aqui, ja tivemos curso de Padrões de Projeto, Boas práticas de programação e atualmente temos um curso de Integração Continuada.
O que eu vejo eh que essa raca esta diminuindo aos poucos…
Quanto ao cargo Publico, tambem nao faco questao… Acho essa historiade estabilidade muito relativa… cai na questao do que eh - ou + arriscado no final das contas… e Pra um cara que investe na bolsa de valores, risco nao eh problema…
Abs 
Meus 2 centavos…E aproveitando para corrigir o que alguém (não lembro quem) disse aí: quem entra hoje no serviço público não tem mais aposentadoria integral. Vale o teto do INSS. Se quiser ganhar um pouquinho mais, tem que contribuir para um plano de previdência complementar (a maioria dos órgãos publicos tem o seu).
Para servidores estatutários a aposentadoria é integral ou proporcional ao tempo de serviço, não houve nenhuma mudança quanto a isso!
A maioria dos usuários do GUJ são jovens(assim como eu) e a falta de estabilidade não é tão assustadora como para um pai/mãe de família, onde as pessoas de sua casa dependem da sua renda.
“My opinion”.
A maioria dos usuários do GUJ são jovens(assim como eu) e a falta de estabilidade não é tão assustadora como para um pai/mãe de família, onde as pessoas de sua casa dependem da sua renda.“My opinion”.
Vc tocou num ponto muito importante mesmo. Quando se é novo não é tão problematico a falta de estabilidade, vc pode arriscar e ousar mais, mas depois q se casa, tem filhos e tudo mais vc não pode correr mais esses riscos
A maioria dos usuários do GUJ são jovens(assim como eu) e a falta de estabilidade não é tão assustadora como para um pai/mãe de família, onde as pessoas de sua casa dependem da sua renda.“My opinion”.
Mas realmente, isso que voce falou eh uma verdade absoluta, quem nao tem quem dependa geralmente arrisca mais…
Falows 
Meus 2 centavos…E aproveitando para corrigir o que alguém (não lembro quem) disse aí: quem entra hoje no serviço público não tem mais aposentadoria integral. Vale o teto do INSS. Se quiser ganhar um pouquinho mais, tem que contribuir para um plano de previdência complementar (a maioria dos órgãos publicos tem o seu).
Para servidores estatutários a aposentadoria é integral ou proporcional ao tempo de serviço, não houve nenhuma mudança quanto a isso!
Olá, bitjesse.
A Emenda Constitucional 41 alterou essas regras. Para mais informações: http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1756.
po… querem algo melhor do que ter um bom salario garantido sua vida inteira… sem precisar se preucupar no amanha se estara empregado ou não sera tera seu pau ou não? o que e melhor em trabalhar pro governo é isto…
a estabilidade… e ainda vc não precisa se matar em fazer extra… tem tempo para outras coisas… e ate para freelas…
concurso e a melhor coisa que tem…
é obivio que tem coisas muito frustantes… como por exemplo seu chefe ser um bossal que não serve pra porra nenhuma… e nem concursado é e esta la por padrinhagem politica… e te aporranhar pq vc não faz parte da panelinha dele… porem isto passa… e só mudar o partido que governa e este cara não estará mais la te aporranhando a vida…
não sou funcionario publico porem minha mãe é então sei como funcionam as coisas no setor publico…
Depois de 5 anos de prefeitura, acho que voltaria apenas se fosse pra uma empresa de economia mista, nunca para prefeituras, estados, união. O salário pode até ser bom, mas pra mim não é o fator principal que me atrairia pra uma vaga.
Em empresas mistas pelo menos tem um nível de profissionalismo muito maior que em uma 100% público. Não vai ter tanto nego o dia todo sem fazer nada,já que apesar de tudo tem que dar algum lucro.
A única que hoje me faria tentar um concurso novamente seria a Petrobras, considero que oferece bons salários/benefícios e é uma empresa que passa a imagem de inovação/renovação constante.
[]'s
Perfeito. Quando outras vidas dependem de você o “buraco é mais em baixo”.
Eu complementaria que até os 40 anos de idade, tudo é festa, tudo é possível, tudo é viável. Depois, para o mercado, você é “velho”. E se não estiver numa posição de chefia/controle é pior ainda.
po… querem algo melhor do que ter um bom salario garantido sua vida inteira… sem precisar se preucupar no amanha se estara empregado ou não sera tera seu pau ou não? o que e melhor em trabalhar pro governo é isto…
a estabilidade… e ainda vc não precisa se matar em fazer extra… tem tempo para outras coisas… e ate para freelas…
concurso e a melhor coisa que tem…
é obivio que tem coisas muito frustantes… como por exemplo seu chefe ser um bossal que não serve pra porra nenhuma… e nem concursado é e esta la por padrinhagem politica… e te aporranhar pq vc não faz parte da panelinha dele… porem isto passa… e só mudar o partido que governa e este cara não estará mais la te aporranhando a vida…não sou funcionario publico porem minha mãe é então sei como funcionam as coisas no setor publico…
Cara… isso depende do cargo e do orgao… assim como empresa privada… Mas eu vejo as oportunidades na Iniciativa privada MUUUUITTTTOOOOO maiores… Acho que entraria num cargo publico somente se fosse um Orgao Federal, como sera o MPU agora e farei o concurso… No mais… prefiro estar onde estou e tambem nao me preocupo se amanha estarei desempregado ou nao… Por isso, vai de cada um… e ainda tem mais… ateh o salario do MPU eh menor do que ganho atualmente…
Quanto ao fato de dormir despreocupado… nao sei se continua bem assim nao… me corrijam se estiver errado, mas agora quem nao mostra servico, pode ser “DEMITIDO”… Talvez, ai esteja o motivo do porque a nova geracao entrar no funcionalismo mais “ligada”…
Lembrando galera, como eu disse num POST anterior, isso vai de caso pra caso… talvez se eu passar no MPU, dessa vez eu me aquiete e fique soh preocupado com as acoes no mercado (rsrrs :D)
Abracos
Cara,
Aí é que está: você pode ser demitido se não mostrar serviço… Já nas empresas privadas, você pode ser demitido até mesmo mostrando serviço…
Cara,
Aí é que está: você pode ser demitido se não mostrar serviço… Já nas empresas privadas, você pode ser demitido até mesmo mostrando serviço…
Eu sei disso cara… eh o que eu chamo de Risco… Alguns correm, outros nao… vai de caso pra caso… Se eu for demitido a qualquer hora eu tenho um mercado gigante pra correr atras, basta que para isso eu nao pare de estudar e me atualizar… Eu sei disso de verdade… E mais… se voce for um Profissional que colabora de verdade, a empresa pensa 2 vezes antes de te mandar embora, ainda mais se voce gera lucro de fato pra ela… Eu sei que isso nao eh regra geral, como no Post recente da Fujitsu que esta rolando aqui no forum… Mas enfim, o mercado eh grande e esta bastante aquecido, resta saber correr atras e aparecer…
Quanto ao servico publico, soh comentei porque esse fato da “DEMISSAO” pode estar influenciando de forma positiva a mudanca de clima nos orgaos… eh soh pra dizer que se tiveres um Superior afim de te F… podes tbm ser mandado embora sob queixa de “nao mostrar servico”…
POor isso que eu digo que eh relativo…
Olá, bitjesse.
A Emenda Constitucional 41 alterou essas regras. Para mais informações: http://www.vemconcursos.com/opiniao/index.phtml?page_id=1756.
É preciso diferenciar servidor público de empregado público, para o servidor público regido pelo regime estatutário (lei 8112) não se aplica o disposto na Emenda Constitucional 41.
Da Aposentadoria
Art. 186. O servidor será aposentado: (Vide art. 40 da Constituição)
I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;
II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;
III - voluntariamente:
a) aos 35 (trinta e cinco) anos de serviço, se homem, e aos 30 (trinta) se mulher, com proventos integrais;
b) aos 30 (trinta) anos de efetivo exercício em funções de magistério se professor, e 25 (vinte e cinco) se professora, com proventos integrais;
c) aos 30 (trinta) anos de serviço, se homem, e aos 25 (vinte e cinco) se mulher, com proventos proporcionais a esse tempo;
d) aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, se homem, e aos 60 (sessenta) se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.
Olha, já trabalhei como estatutario e clt publico, e não gostei, prefiro ser pj, ganho mt mais com isso.
Acho que melhor ou pior depende muito da pessoa, do tipo de serviço e da estrutura organizacional do órgão público. Tem muita gente em órgão público que trabalha mais do que em empresa privada e tem muita empresa privada que você fica estagnado naqueles programas defasados, políticas antigas e burocracia interna. Cabe a você escolher se vai se aliar com os que trabalham ou se vai se juntar à turma do ‘sempre foi assim’.
Trabalho em um hospital universitário público com uma meta: quero revolucionar o lugar! Quero ser o mais eficiente e corrigir tudo que acho errado e que mau administrado. Consegui implantar um sistema em dois anos que o coordenador antigo tentou por 8 sem sucesso. E agora peguei o maior projeto da área de TI e sou o principal contato com o MEC pra implantar. Até o final do mês vamos contratar 3 novos funcionários e vamos conseguir desonerar os três menos eficientes do departamento e que tem salário muito maior do que o que vamos pagar aos novos (não que vão ganhar pouco).
Serviço público tem de ser pra quem quer trabalhar e não pra quem quer “estabilidade”.
Acho que melhor ou pior depende muito da pessoa, do tipo de serviço e da estrutura organizacional do órgão público. Tem muita gente em órgão público que trabalha mais do que em empresa privada e tem muita empresa privada que você fica estagnado naqueles programas defasados, políticas antigas e burocracia interna. Cabe a você escolher se vai se aliar com os que trabalham ou se vai se juntar à turma do ‘sempre foi assim’.Trabalho em um hospital universitário público com uma meta: quero revolucionar o lugar! Quero ser o mais eficiente e corrigir tudo que acho errado e que mau administrado. Consegui implantar um sistema em dois anos que o coordenador antigo tentou por 8 sem sucesso. E agora peguei o maior projeto da área de TI e sou o principal contato com o MEC pra implantar. Até o final do mês vamos contratar 3 novos funcionários e vamos conseguir desonerar os três menos eficientes do departamento e que tem salário muito maior do que o que vamos pagar aos novos (não que vão ganhar pouco).
Serviço público tem de ser pra quem quer trabalhar e não pra quem quer “estabilidade”.
YESSSSS… cara eh isso ai… o Brasil precisa urgente desse tipo de pensamento… MUITO BOA SORTE meu amigo…
Perfeito!
Até o final do mês vamos contratar 3 novos funcionários e vamos conseguir desonerar os três menos eficientes do departamento e que tem salário muito maior do que o que vamos pagar aos novos (não que vão ganhar pouco).
.
Leia-se, se livrar dos antigos e contratar novos por preço de banana, eitta brasilsão…
Nao concordo… Tem um monte de tio em orgao publico que so se encosta… isso pra mim eh onerar e acho que foi o que o Marcos quis dizer… nao pelo valor do salario pura e simplesmente, ma pelo Valor do Salario + Atual Situacao Funcional…Até o final do mês vamos contratar 3 novos funcionários e vamos conseguir desonerar os três menos eficientes do departamento e que tem salário muito maior do que o que vamos pagar aos novos (não que vão ganhar pouco).
.Leia-se, se livrar dos antigos e contratar novos por preço de banana, eitta brasilsão…
Trabalhas em orgao publico cara… ?? coloque sua opniao ai tbm…
Se vc lesse o q os outros escrevem e não ficasse só jogando essas idéias veria q eu já escrevi.
– Por favor, mantenha o respeito –
Acho qu…Serviço público tem de ser pra quem quer trabalhar e não pra quem quer “estabilidade”.
Cara acho melhor vc rever seus conceitos sobre pessoas, essa idéia típica dos novos “joguem fora os velhos” e q entre os novos pela metade do preço não faz bem pra ninguém cara, quero ver quando vc for “velho” e n tiver mais esse gás todo q vc tem agora q é jovem, lá pelos seus 45~50 anos, eu iria adorar ver vc sendo jogado fora como lixo e colocarem um jovem recém saído das fraldas no seu lugar.
Seres humanos não são “coisas” q vc joga fora quando velhos.
– Por favor, mantenha o respeito –
Cara acho melhor vc rever seus conceitos sobre pessoas, essa idéia típica dos novos “joguem fora os velhos” e q entre os novos pela metade do preço não faz bem pra ninguém cara, quero ver quando vc for “velho” e n tiver mais esse gás todo q vc tem agora q é jovem, lá pelos seus 45~50 anos, eu iria adorar ver vc sendo jogado fora como lixo e colocarem um jovem recém saído das fraldas no seu lugar.Seres humanos não são “coisas” q vc joga fora quando velhos.
– Por favor, mantenha o respeito --
Se quando eu estiver meus 45-50 anos querer ficar somente encostado num canto da empresa ganhando bem sem trabalhar e ainda dando mal exemplo pra quem chega, você vai me fazer um favor de me mandar embora pra que eu lembre que cheguei lá por ser honesto, ter feito trabalho suor e esforço e em algum momento meus valores morais se perderam. Nem uma empresa do mundo vai ficar com alguém encostado e ganhando bem só porque tá velho e não produz.
Quero chegar nos 50 produtivo e fazendo o que eu consiga da melhor forma possível. Se não conseguir ou não tiver saúde pra tal, desde já tenho meu “pé de meia”. Conheço muita gente com 50, 60 e até 70 anos que produz muito nas empresas e que estão em cargos onde possam contribuir com sua experiência, fazendo valer seus altos salários. E são nessas pessoas que me espelho e não nos que acham que por terem trabalhado muito 30 anos atrás, tem de mamar nas tetas do governo até aposentar.
Mas como disse antes, vai de cada pessoa. Minha meta é essa, a sua já imagino qual seja…
Se vc lesse o q os outros escrevem e não ficasse só jogando essas idéias veria q eu já escrevi.– Por favor, mantenha o respeito –
Falows 
Perfeito!
Hahahah sou funcionário público e estou me programando pra pular fora justamente por concordar com essa frase. Porém, pelo menos na minha experiência, tenho notado que o suor dos que trabalham não tem reconhecimento algum, apenas se ganha mais trabalho enquanto os encostados continuam na boa e trabalham até menos do que deveriam pois os gestores passam o serviço pra quem produz mais e melhor. Ou seja, vsf, né? Hahah
Perfeito!
Hahahah sou funcionário público e estou me programando pra pular fora justamente por concordar com essa frase. Porém, pelo menos na minha experiência, tenho notado que o suor dos que trabalham não tem reconhecimento algum, apenas se ganha mais trabalho enquanto os encostados continuam na boa e trabalham até menos do que deveriam pois os gestores passam o serviço pra quem produz mais e melhor. Ou seja, vsf, né? Hahah
Passei por quase isso… Nunca fui concursado, mas trabalhei como terceiro em 2 Orgaos publicos… Muita coisa que era de competencia dos servidores, recaiam sobre nos… eu especificamente dei um azar do KCTi nesse quesito…
Att.
[color=red]Quem nunca foi concursado, fuja dessa roubada ![/color]
Aquele ambiente tranquilo, sem pressões, cobranças, prazos esticadíssioms, etc. Deixam qualquer um sentindo-se realizado. Mesmo sendo um ótimo profissional, não tem como não se contaminar. Sendo vc a maçã boa em um cesto de maças podres, já sabe o resultado. Ficará acomodadíssimo
Fui concursado em TI por 4 anos, os projetos eram de longos meses, e nada de progresso, mesmo eu pedindo serviço ao gerente, pois anteriormente atuava na iniciativa privada e acostumado a trabalhar aos fins de semana e feriados até 23Hs as vezes virando a noite.
Não durei nem 6 meses e já estava “azeitado” com o “sistema”. Foi meu fim como “profissional”, meus prazos elásticos de meses foram prorrogados pra anos.
Um colega da faculdade abriu uma empresa que fazia aniversário de 5 anos me convenceu com um salario de 3X e fiquei igual crise de abstinência. Parecia que as horas não passavam, o serviço era enorme. Que nada, era apenas minha resistência a mudanças e a perda de minha acomodação no serviço público.
Vcs tem duas opções:
[list]Fazer concurso sempre, nunca “acomodar-se”, estar sempre de mudança.[/list][list]Procurar sempre novas oportunidades em outras empresas, estar sempre de mudança.[/list]
Não espere que mudem seu destino, as vezes te demitem, as vezes te perseguem, mas se vc estiver um passo a frente, seu sucesso será sua antecipação.
O povo desse forum diz que eh pra fugir de concursos mas o que vejo por ai eh bem diferente, tenho um amigo da faculdade, o cara era o mais vagabundo de TODOS da facul, nunca fez um trabalho, se formou meio ano atrasado, enfim, o cara nunca foi exemplo a ser seguido.
O que ele fez, passou num concurso e ta trampando no interior ganhando 3k+beneficios e e diz que se ele nao passar em nada melhor, vai estar em 4 anos tirando 7k + beneficios no interior, onde o custo de vida eh baixo, e ele tava falando comigo que so trabalha em capitais hoje caso queiram pagar mais de 5k iniciais, pois se nao ele nem perde o tempo indo ja que nem compensa, e que em 5 anos so vai se ofertarem mais de 12k se nao nem vai.
Ate eu andei pensando em fazer concursos, pois acho mais vantajoso, aqui no interior com um salario desse esta MUITO bem, e nenhuma empresa daqui paga nem perto disso.
Outra coisa que andei vendo, o povo fala que concurso anda pagando muito pouco, mas quanto uma pessoa inexperiente ganharia em sampa,e demoraria quanto tempo pruma pessoa ganhar 5k em capitais? uns 5 anos?
abracos e espero respostas, desculpem a falta de acentuacao, meu teclado esta com problemas.
Perfeito!
Em tese sim,mas não sejamos hipócritas…
Pois é,
A verdade é que todo mundo quer estabilidade, quer ganhar bem, quer ter uma boa qualidade de vida. E não vejo qual seria o problema em trabalhar para viver no lugar de viver para trabalhar.
Serviço público tem que ser pra quem passa em concurso público, pois assim todos ( infelizmente, isso em teoria ) tem a mesma possibilidade de entrar.
Se alguém acha que o serviço público tem que ser pra quem quer trabalhar, e se julga capaz de fazer um bom trabalho nesse sentido, as portas estão abertas. É só concorrer com algumas centenas de candidatos e mostrar que faz mais do que fala.
Um concursado pode crescer muito na carreira, e de brinde vai ter acesso a muitos cursos que podem ajudar nessa tarefa.
Fala sério, atualmente no Brasil não é vantagem nenhuma abrir sua própria empresa e muito menos trabalhar para outra. A quantidade de impostos, principalmente de onde eu venho, é tão absurda que chega a parecer piada. Os patrões tem que pagar quase o dobro do salário de cada funcionário. Para cada produto vendido vem junto uma chuva de impostos. Mesmo as politicas que existem hoje não são o suficiente para tornar o empreendimento mais vantajoso que um concurso público.
O que tem que existir é uma politica mais forte de incentivo aos pequenos empreendedores ou empresario, pois na verdade são eles quem pagam o salário dos funcionários público. As pessoas esquecem disso as vezes.
Ser concursado é muito bom, mas ser empreendedor deveria ser melhor ainda. Infelizmente essa não é nossa condição atual.
Pois é,
A verdade é que todo mundo quer estabilidade, quer ganhar bem, quer ter uma boa qualidade de vida. E não vejo qual seria o problema em trabalhar para viver no lugar de viver para trabalhar.Serviço público tem que ser pra quem passa em concurso público, pois assim todos ( infelizmente, isso em teoria ) tem a mesma possibilidade de entrar.
Se alguém acha que o serviço público tem que ser pra quem quer trabalhar, e se julga capaz de fazer um bom trabalho nesse sentido, as portas estão abertas. É só concorrer com algumas centenas de candidatos e mostrar que faz mais do que fala.Um concursado pode crescer muito na carreira, e de brinde vai ter acesso a muitos cursos que podem ajudar nessa tarefa.
Fala sério, atualmente no Brasil não é vantagem nenhuma abrir sua própria empresa e muito menos trabalhar para outra. A quantidade de impostos, principalmente de onde eu venho, é tão absurda que chega a parecer piada. Os patrões tem que pagar quase o dobro do salário de cada funcionário. Para cada produto vendido vem junto uma chuva de impostos. Mesmo as politicas que existem hoje não são o suficiente para tornar o empreendimento mais vantajoso que um concurso público.
O que tem que existir é uma politica mais forte de incentivo aos pequenos empreendedores ou empresario, pois na verdade são eles quem pagam o salário dos funcionários público. As pessoas esquecem disso as vezes.
Ser concursado é muito bom, mas ser empreendedor deveria ser melhor ainda. Infelizmente essa não é nossa condição atual.
Concordo plenamente.
Pois é,
A verdade é que todo mundo quer estabilidade, quer ganhar bem, quer ter uma boa qualidade de vida. E não vejo qual seria o problema em trabalhar para viver no lugar de viver para trabalhar.Serviço público tem que ser pra quem passa em concurso público, pois assim todos ( infelizmente, isso em teoria ) tem a mesma possibilidade de entrar.
Se alguém acha que o serviço público tem que ser pra quem quer trabalhar, e se julga capaz de fazer um bom trabalho nesse sentido, as portas estão abertas. É só concorrer com algumas centenas de candidatos e mostrar que faz mais do que fala.Um concursado pode crescer muito na carreira, e de brinde vai ter acesso a muitos cursos que podem ajudar nessa tarefa.
Ser concursado é muito bom, mas ser empreendedor deveria ser melhor ainda. Infelizmente essa não é nossa condição atual.Concordo plenamente.
Eu concordo quase plenamente… rsrsrsrsrs…
De fato, quem tá afim de trabalhar de verdade, pode chegar lá e tentar fazer sua revolução… Só que é sério, uma hora cansa… Sei disso porque quando trabalhei em empresa Pública, trabalhei com os 2 tipos de Servidor Público. Conhecí um cara do Financeiro que virava a madrugada com seu trabalho, tudo pra deixar as finanças da secretaria tinindo, pro cara, não tinha hora nem lugar, fazia o seu trabalho honesto e estava sempre solícito a nos atender… o Cara era simplesmente o “CHATO” do departamento, eleito pelos seus cordiais 30 colegas, tudo porque queria fazer as coisas certas, eram os caras que pra nos atender tinham toda uma frescura e quando atendiam ainda er ade mal gosto.
Perceba, 30 contra 1… E não eram as TIAS VELHINHAS do órgão não, eram pessoas novas e cheias de gás… Conheci também o pessoal da Comunicação, trabalhei direto com eles… Lá, o departamento todo é excelente pra trabalhar, uns 10 funcionários numa sala com uma visão de trabalho e futuro impressionantes, sempre que tentavam inovar, eram barrados por algum problema político mais acima… Da última vez que soube só tem 6 dos 10 ainda trabalhando lá…
Enfim… Sei que esse cenário vai reverter em breve e nem tenho conhecimento de vários órgãos pra poder opinar com 100% de certeza, mas, minha vivência não foi das melhores…
Abraços 
A melhor coisa que pode acnotecer é passar em um concurso público, não precisa mais ficar preocupado em ser demitido de uma hora para outra só por causa do humor do gerente ou gestor da área.
O problema de ser funcionário público e ficar com o estigma de que não quer nada com o trabalho, coloca a paletó na cadeira e volta para casa. 
Pois é,
Ser concursado é muito bom, mas ser empreendedor deveria ser melhor ainda. Infelizmente essa não é nossa condição atual.Concordo plenamente.
De fato, quem tá afim de trabalhar de verdade, pode chegar lá e tentar fazer sua revolução… Só que é sério, uma hora cansa… Sei disso porque quando trabalhei em empresa Pública, trabalhei com os 2 tipos de Servidor Público. Conhecí um cara do Financeiro que virava a madrugada com seu trabalho, tudo pra deixar as finanças da secretaria tinindo, pro cara, não tinha hora nem lugar, fazia o seu trabalho honesto e estava sempre solícito a nos atender… o Cara era simplesmente o “CHATO” do departamento, eleito pelos seus cordiais 30 colegas, tudo porque queria fazer as coisas certas, eram os caras que pra nos atender tinham toda uma frescura e quando atendiam ainda er ade mal gosto.
Perceba, 30 contra 1… E não eram as TIAS VELHINHAS do órgão não, eram pessoas novas e cheias de gás… Conheci também o pessoal da Comunicação, trabalhei direto com eles… Lá, o departamento todo é excelente pra trabalhar, uns 10 funcionários numa sala com uma visão de trabalho e futuro impressionantes, sempre que tentavam inovar, eram barrados por algum problema político mais acima… Da última vez que soube só tem 6 dos 10 ainda trabalhando lá…
Enfim… Sei que esse cenário vai reverter em breve e nem tenho conhecimento de vários órgãos pra poder opinar com 100% de certeza, mas, minha vivência não foi das melhores…
Abraços ;)
Bom, vou dividir a minha posição sobre o que foi dito em algumas partes.
Primeiro:
Em orgão público, empresa publica ou particular ou em qualquer lugar sempre vai existir gente de todo tipo e com todo tipo de modo de ver as coisas.
Uma coisa que acho curiosa é que um programador, mais do que ninguém, deveria saber como é complicado julgar uma situação e como se torna infinitamente pior julgar uma pessoa.
Estamos acostumados a ver em nossa rotina todo tipo de bizarrice, seja no código ou seja em qualquer outro local. Gostamos de criticar um “if cnpj == ‘x’” quando vemos um, sem nem se importar com causa. Em pouco tempo estaremos escrevendo nossos próprios “if cnpj==x” mas com uma boa dose de justificativa (diriamos: “ahh, mas naquele caso, para aquela situação, nao tinhamos outra opção…”).
Isso acontece quando julgamos coisas, agora imagina a complicação que não é para fazer o mesmo com pessoas?
Quem chegar lá e tentar fazer uma revolução teria que antes provar que sua forma de ver as coisas é de fato melhor do que a dos outros e tentar convencer também que fazendo da sua forma teremos um melhor resultado. Isso não acontece só em orgão público, mas em qualquer lugar, seja em ambiente familiar ou empresarial, variando somente os objetivos que pretendem atingir.
Para voce o cara chato era um cara que queria as coisas bem feitas, mas 30 diziam que o cara era chato de fato. Eu deveria crer que o cara é chato de fato e que talvez fizesse algumas coisas que estavam de acordo com sua ( e somente sua) forma de ver o mundo, mas é impossível dizer qualquer coisa.
Segundo:
Empresa privada tem os mesmos defeitos, principalmente empresas muito grande ou empresas familiares. Isso acontece pq tanto empresas quanto orgãos são formado por pessoas e cada uma possui sua própria cultura e forma de seguir em frente. Sei que alguns modelos podem parecer muito atrasado, mas mesmo na natureza ainda vemos criaturas que parecem que esqueceram de evoluir, mas continuam na luta pela sobrevivencia até hoje do mesmo modo que outras mais elegantes, veja um onitorrinco, por exemplo. Parece que a sobrevivencia é tanto questão de acaso quanto questão de planejamento e sorte.
Terceiro:
Se alguém é incomodado com a forma que os orgãos e empresas públicas funcionam, então tem um ótimo motivo para tentar fazer alguma coisa para mudar. Se 30 não trabalham, mas 1 trabalha, ainda assim é melhor 1 trabalhando do que nenhum. Se isso não for suficiente, todos ( ou a maioria) que entraram alí tiveram competência suficiente para ficar na frente de muitos candidatos, não da pra menosprezar a capacidade de cada um. Talvez seja necessário um lider bom o suficiente para direcionar toda essa capacidade para beneficio deles mesmo e de outros.
Achar que vai ser contaminado por pessoas que fazem as coisas de um modo diferente ou mesmo que não quer fazer um bom trabalho não faz o menor sentido pois preguiça não é e nem nunca foi um vírus. Ficar desmotivado por que os outros não querem trabalhar também não faz.
Para quem se acha capaz, não existe motivo para não querer aceitar o desafio. Ele vai ter garantido a estabilidade, um bom salário, vários beneficios, cursos de todo tipo, incentivo para seu crescimento profissional e pessoal e etc.
Isso varia muito da pessoa, conheço gente há anos no serviço público e não só trabalham por 8 como conseguiram agregar valor em outros que pensam da mesma forma. São nesses que me espelho aqui e também consegui montar uma boa equipe.
Tem serviços e serviços, chefes e chefes. Tem empresas públicas que se realmente não tem jeito, melhor é cair fora ou partir pra outra.
Mas não se deve ficar esperando a alegria do chefe ou um reconhecimento, não são somente as habilidades tecnicas que fazem subir na carreira, o serviço tem de aparecer pras pessoas certas e fazer por onde. Isso não somente no serviço público, como nas empresas privadas. Senão, vai ter muito gente ótima tecnicamente mas ganhando salários indianos.
Claro, que não é fácil, por isso que poucos ganham dinheiro e muitos trabalham muito mas não conseguem progredir, seja em serviço público, particular ou consultorias de 3 letrinhas.
Pois é,
Abraços ;)
Primeiro:
Em orgão público, empresa publica ou particular ou em qualquer lugar sempre vai existir gente de todo tipo e com todo tipo de modo de ver as coisas.
Uma coisa que acho curiosa é que um programador, mais do que ninguém, deveria saber como é complicado julgar uma situação e como se torna infinitamente pior julgar uma pessoa.
Estamos acostumados a ver em nossa rotina todo tipo de bizarrice, seja no código ou seja em qualquer outro local. Gostamos de criticar um “if cnpj == ‘x’” quando vemos um, sem nem se importar com causa. Em pouco tempo estaremos escrevendo nossos próprios “if cnpj==x” mas com uma boa dose de justificativa (diriamos: “ahh, mas naquele caso, para aquela situação, nao tinhamos outra opção…”).
Isso acontece quando julgamos coisas, agora imagina a complicação que não é para fazer o mesmo com pessoas?
Quem chegar lá e tentar fazer uma revolução teria que antes provar que sua forma de ver as coisas é de fato melhor do que a dos outros e tentar convencer também que fazendo da sua forma teremos um melhor resultado. Isso não acontece só em orgão público, mas em qualquer lugar, seja em ambiente familiar ou empresarial, variando somente os objetivos que pretendem atingir.Para voce o cara chato era um cara que queria as coisas bem feitas, mas 30 diziam que o cara era chato de fato. Eu deveria crer que o cara é chato de fato e que talvez fizesse algumas coisas que estavam de acordo com sua ( e somente sua) forma de ver o mundo, mas é impossível dizer qualquer coisa.
Segundo:
Empresa privada tem os mesmos defeitos, principalmente empresas muito grande ou empresas familiares. Isso acontece pq tanto empresas quanto orgãos são formado por pessoas e cada uma possui sua própria cultura e forma de seguir em frente. Sei que alguns modelos podem parecer muito atrasado, mas mesmo na natureza ainda vemos criaturas que parecem que esqueceram de evoluir, mas continuam na luta pela sobrevivencia até hoje do mesmo modo que outras mais elegantes, veja um onitorrinco, por exemplo. Parece que a sobrevivencia é tanto questão de acaso quanto questão de planejamento e sorte.
Terceiro:
Se alguém é incomodado com a forma que os orgãos e empresas públicas funcionam, então tem um ótimo motivo para tentar fazer alguma coisa para mudar. Se 30 não trabalham, mas 1 trabalha, ainda assim é melhor 1 trabalhando do que nenhum. Se isso não for suficiente, todos ( ou a maioria) que entraram alí tiveram competência suficiente para ficar na frente de muitos candidatos, não da pra menosprezar a capacidade de cada um. Talvez seja necessário um lider bom o suficiente para direcionar toda essa capacidade para beneficio deles mesmo e de outros.
Achar que vai ser contaminado por pessoas que fazem as coisas de um modo diferente ou mesmo que não quer fazer um bom trabalho não faz o menor sentido pois preguiça não é e nem nunca foi um vírus. Ficar desmotivado por que os outros não querem trabalhar também não faz.
Para quem se acha capaz, não existe motivo para não querer aceitar o desafio. Ele vai ter garantido a estabilidade, um bom salário, vários beneficios, cursos de todo tipo, incentivo para seu crescimento profissional e pessoal e etc.
É por isso que eu disse que concordo, mas não plenamente…
Creio que ambos estamos tendo visões pessoais por causa de experiências pessoais… A minha foi péssima, ver um órgão vital pro meu estado, ficar travado por causa de capricho político… e isso não é só o meu pensamento, é de quem mais queria trabalhar lá…
Hoje estou na iniciativa privada, pior, em Banco, tem muita bizarrice mesmo mas… aqui, quando o cara trava, a gente escala, mostra que estão perdendo dinheiro e logo tudo anda… Lá no público não, quanto mais ficasse mascarado, melhor… Enfim, talvez tenha exagerado na opinião mesmo, mas foi a minha experiência…
Quanto a questão de Concurso Público provar que os aprovados são excelentes profissionmais por terem passado em uma “prova”… Já pus minha opinião sobre isso e nem vem ao caso colocar aqui…
Abraços 
Pois é,
Abraços ;)
Primeiro:
Quem chegar lá e tentar fazer uma revolução teria que antes provar que sua forma de ver as coisas é de fato melhor do que a dos outros e tentar convencer também que fazendo da sua forma teremos um melhor resultado. Isso não acontece só em orgão público, mas em qualquer lugar, seja em ambiente familiar ou empresarial, variando somente os objetivos que pretendem atingir.Para voce o cara chato era um cara que queria as coisas bem feitas, mas 30 diziam que o cara era chato de fato. Eu deveria crer que o cara é chato de fato e que talvez fizesse algumas coisas que estavam de acordo com sua ( e somente sua) forma de ver o mundo, mas é impossível dizer qualquer coisa.
Segundo:
Terceiro:
É por isso que eu disse que concordo, mas não plenamente…
Creio que ambos estamos tendo visões pessoais por causa de experiências pessoais… A minha foi péssima, ver um órgão vital pro meu estado, ficar travado por causa de capricho político… e isso não é só o meu pensamento, é de quem mais queria trabalhar lá…
Hoje estou na iniciativa privada, pior, em Banco, tem muita bizarrice mesmo mas… aqui, quando o cara trava, a gente escala, mostra que estão perdendo dinheiro e logo tudo anda… Lá no público não, quanto mais ficasse mascarado, melhor… Enfim, talvez tenha exagerado na opinião mesmo, mas foi a minha experiência…
Quanto a questão de Concurso Público provar que os aprovados são excelentes profissionmais por terem passado em uma “prova”… Já pus minha opinião sobre isso e nem vem ao caso colocar aqui…
Abraços ;)
Olha só , respeito tua opinião, acho que cada um deve procurar o ambiente que mais lhe agrada, assim como fazer aquilo que acredito ser certo ( E é estranho como essa posição é ao mesmo tempo contraditória, mas é principalmente quando não estamos dispostos a entender o outro lado). Por isso logo no inicio falei que se tratava da minha posição sobre o assunto. Não ia mais postar para não deixar o post muito cansativo, mas tem mais um ponto que acho bom complementar com minha forma de pensar.
Concurso público é uma provinha que não mede precisamente o conhecimento de ninguém, mas essa mesma provinha inútil e cheio de questões que parecem ter sido digitadas por um macaco de calças é igual para todos e isso é o mais importante. Cada um tem as mesmas chances de acertar o maior número de questões, cada um deve passar pelo mesmo teste. E se alguém teve mais sorte do que outro por conhecer somente e exatamente o que caiu no teste, temos que entender que essas coisas acontecem. Faz parte do mundo que as forças do acaso façam coisas inesperadas o tempo todo, não podemos controlar isso.
Além disso, é muito importante que profissionais treinados técnicamente, economicamente e legalmente façam cada vez mais parte do nosso quadro de funcionários público. Quanto mais gente qualificada e bem preparada, melhor é para a população do país e menos teremos do que reclamar.
Concursos como o do TCU, MPU, ABIN, PF e etc. exigem muito conhecimento e não é qualquer um que consegue entrar. Seria ridiculo dizer que não sente vontade de ganhar um salário inicial de cerca de 10.000 R$, e graças a isso temos muita gente especialmente qualificada fazendo esses concursos.Isso é muito bom.
Acho que para quebrar o ciclo é preciso inicialmente preparar melhor nossos funcionários públicos, em seguida eles poderiam preparar o caminho para o surgimento dos grandes empreendedores. Se o funcionalismo público continuar cheio de gente interessada em tirar somente vantagem pessoal (e que talvez nem mesmo entenda isso) a população em geral (incluindo empresarios e empreendedores) continuará caminhando a passos de tartaruga em termos de progresso.