Desenvolver sistemas e ganhar dinheiro!

27 respostas
D

Olá galeraaaa, vou ser breve e rápido, que tipo de sistema para uma pessoa que desenvolve em casa sem (‘gerentes’, ‘diretories’, ‘projetistas’)seria mais fácil de se vender para uma empresa.Por que as vezes fico pensando em como o pessoal da nossa área arruma tanto freela, to querendo entrar nessa área de freela e não sei como chegar lá, alguém pode dar uma ajudinha ae xD :smiley:

27 Respostas

L

Geralmente os freelas fazem um sistema conforme o requisito da empresa., aí a resposta para sua pergunta é um depende.

Agora se voce quer fazer um sistema de “pratileira”, você precisa fazer com recursos gerais, que atenda a necessidade geral das empresas.

S

È isso ai, para depende muito, mas muito mesmo.
Mas em principio acho que deves ter uma aplicação feita por ti ( que pode ser de prateleira, ou não), para mostrar porque os clientes vão querer ver qualquer exemplo de como a aplicação deles vai estar se baseando num produto teu.

D

Lucas Emanuel:
Geralmente os freelas fazem um sistema conforme o requisito da empresa., aí a resposta para sua pergunta é um depende.

Agora se voce quer fazer um sistema de “pratileira”, você precisa fazer com recursos gerais, que atenda a necessidade geral das empresas.

Tipo assim… notei que no estado onde morro os hoteis eles não fazem transação pela internet, só reserva o quarto se for feito o depósito na conta do mesmo, pensei eu… vou desenvolver um sistema que suporte o que é feito hoje, pagamentos via internet com cartao de credito, boleto bancário e outras coisas… mais como seria a minha abordagem na empresa se eu não tenho uma pessoa do ‘comercial’ para publicar o sistema,como freela fazer para obeter sucesso nesses tipos de coisa, e como eles conseguem o contato com as empresas…

X

como nosso amigo aí em cima disse, depende da empresa pela qual está prestando serviço,

agora, sistemas de “prateleira” não é tão simples assim de vender, mas o interessante para vc ganhar nome como freelancer, é vc fazer alguns softwares sem cobrar nada para pessoas que tem influência ou vc sabe que vão te indicar para inserir seu nome na praça.

X

Douglas.Mesquita:
Lucas Emanuel:

Tipo assim… notei que no estado onde morro os hoteis eles não fazem transação pela internet, só reserva o quarto se for feito o depósito na conta do mesmo, pensei eu… vou desenvolver um sistema que suporte o que é feito hoje, pagamentos via internet com cartao de credito, boleto bancário e outras coisas… mais como seria a minha abordagem na empresa se eu não tenho uma pessoa do ‘comercial’ para publicar o sistema,como freela fazer para obeter sucesso nesses tipos de coisa, e como eles conseguem o contato com as empresas…

Como eu disse, seu nome tem que estar na praça, pois quem faz seu nome é vc mesmo com sistemas de qualidade, e normalmente os clientes contratam quando pessoas indicam, isso dá segurança.
Outro ponto interessante é vc convencer que o cliente precisa daquilo, tipo, que o seu produto é a melhor coisa do mundo(mesmo que não seja) e que ele precisa imediatamente do produto senão ele vai ter grandes prejuízos, e fornecer benefícios em relação ao seu produto, mas sempre mostrar a qualidade.

L

Douglas.Mesquita:
Lucas Emanuel:

Como você está sozinho, seu a roupagem bonita das empresas, e sem a lábia dos vendedores, você precisa mostrar aos clientes algo concreto, algo que prove que seu sistema é de qualidade e que irá ajuda-los.

S

è exactamente isso que eu quis dizer.
A principio deves ter uma forma de provar aos clientes a qualidade dos teus produtos e a tua capacidade.
deves ter ou sistemas em empresas ou em prateleira para mostrar.
Mas vou ja avisando que essa vida não é facil por vezes ficamos muito tempo sem clientes e por vezes aparece muitos clientes ao mesmo tempo e todos com pressa, o melhor mesmo é ter um emprego fixo e trabalhar como freelancer para começar, depois de ter muitos clientes fixos podes viver apenas disso

D

sulito:

A principio deves ter uma forma de provar aos clientes a qualidade dos teus produtos e a tua capacidade.
Mas vou ja avisando que essa vida não é facil por vezes ficamos muito tempo sem clientes e por vezes aparece muitos clientes ao mesmo tempo e todos com pressa, o melhor mesmo é ter um emprego fixo e trabalhar como freelancer para começar, depois de ter muitos clientes fixos podes viver apenas disso

pow, é exatamente isso que eu prentendo entende… o que eu ganho fixo ainda é pouco, queria ajudar no freela. E sim, eu tenho sistema de prateleira, mais o mais difícillll mesmo é ter clientes…

X

Douglas.Mesquita:
sulito:

pow, é exatamente isso que eu prentendo entende… o que eu ganho fixo ainda é pouco, queria ajudar no freela. E sim, eu tenho sistema de prateleira, mais o mais difícillll mesmo é ter clientes…

Sistema de que vc possui?

D

xjunior:
Douglas.Mesquita:
sulito:

Sistema de que vc possui?

Eu chamo de Delivery Online, é uma praça de alimentação online, onde tem vários restaurentes onde vc pode comprar pela internet.

S

mas os sistemas de prateleira que deves ter, tens que escolher bem antes de começar a desenvolver, deves ver algo que muitas empresas necessitam e não tem uma solução boa no mercado, e de preferencia algo mesmo que muitas empresas vão precisas, mas se não achares algo assim faz algo simples e bonito e funcional, para ser o teu marketing

D

pela sua experiência como freela quais o sistemas que existe no mercado que não tem uma boa solução ?

X

pela sua experiência como freela quais o sistemas que existe no mercado que não tem uma boa solução ?

Bom brother, em tudo vc pode ganhar $$, depende do diferencial dos seus sistemas…
Vc tem um sistema pronto, pq não ganhar $$ com isso, já foi naquela pastelaria da esquina, onde ninguém dá nada por ela em venda de sistemas???

já tentou provar pra ela que ela precisa disso e que as vendas vão aumentar e ainda, ela vai recuperar o investimento e as perdas vão diminuir, assim vai ter maior rentabilidadae???

poxa mano, vc tem que vender seu produto para um nixo escolhido, escolha seu nixo e investe, se o caso é software de “prateleira”…

Receita de bolo vai dar certo para uns, mas para outros a receita tem que ser diferente, vc não deve parametrizar o mercado da sua região com o meu daqui de minas, ou do sulito de angola, vc tem que saber como o mercado está na sua região, assim tudo começa de degrau em degrau…
ok?

S

olha isso é dificil de dizer assim de antemão, mas é o seguinte eu estou a pensar em desenvolver um sistema bom bom bom para o gerenciamento de hoteis, axo que no mercado não tem uns bons (mas mercado angolano), por exemplo o que eu estou a pensar em desenvolver vai fazer mais ou menos o seguinte:
[list]gestão de clientes[/list]
[list]gestão de vendas (restaurante do hotel , com parte financeira e etc)[/list]
[list]gestão dos quartos ( se esta ocupado ou não, data em que estara vago, fotos etc, coisas por fazer em manutenção)[/list]
[list]Gestão financeira[/list]
etc etc.
até que da jeito nos desenvolvermos juntos…???
fica da seguinte forma os requisitos e as funcionalidades todas da aplicação e o modelo relacional da base de dados podemos fazer em conjunto mesmo aqui num topico do guj, e dai vamos desenvolver o codigo para ele separadamente, ou em conjunto.

o que achas???

S

se analisarmos os requisitos e o modelo relacional da base de dados em conjunto com o pessoal do guj, acho que vamos ter uns requisitos bem legais, :idea: :idea:

L

xjunior:
como nosso amigo aí em cima disse, depende da empresa pela qual está prestando serviço,

agora, sistemas de “prateleira” não é tão simples assim de vender, mas o interessante para vc ganhar nome como freelancer, é vc fazer alguns softwares sem cobrar nada para pessoas que tem influência ou vc sabe que vão te indicar para inserir seu nome na praça.

Concordo com você com relação a dificuldade de se conseguir o primeiro cliente, mas acho que nada deve ser de graça, afinal o software vai precisar de manutenção entre outras coisas e se pensarmos bem prestar serviço ao longo de vários anos sem cobrar nada não é uma boa idéia. O negócio é procurar o primeiro cliente e fazer um preço diferenciado (um pouco menor do que será o preço final), e jamais entregar algo de graça, pois isso pode ter um efeito contrário (a pessoa pode espalhar que conseguiu o software sem custo algum, e por conta disso você ser conhecido como amigo da empresa)

D

sulito:
olha isso é dificil de dizer assim de antemão, mas é o seguinte eu estou a pensar em desenvolver um sistema bom bom bom para o gerenciamento de hoteis, axo que no mercado não tem uns bons (mas mercado angolano), por exemplo o que eu estou a pensar em desenvolver vai fazer mais ou menos o seguinte:
[list]gestão de vendas (restaurante do hotel , com parte financeira e etc)[/list]
[list]gestão dos quartos ( se esta ocupado ou não, data em que estara vago, fotos etc, coisas por fazer em manutenção)[/list]
etc etc.
fica da seguinte forma os requisitos e as funcionalidades todas da aplicação e o modelo relacional da base de dados podemos fazer em conjunto mesmo aqui num topico do guj, e dai vamos desenvolver o codigo para ele separadamente, ou em conjunto.

o que achas???

humm cara, muito legal mesmo vamos ver isso. Manda o teu e-mail gtalk ou msn …

D

Exatamente isso mesmo, nada deve ser de graça, mais para aqueles primeiros clientes um discontinho básico, e como o nosso amigo xJunior falou né, procurar aquelas pastelarias que tem pertinho de casa que niguem da nada.

K

Douglas.Mesquita:

Exatamente isso mesmo, nada deve ser de graça, mais para aqueles primeiros clientes um discontinho básico, e como o nosso amigo xJunior falou né, procurar aquelas pastelarias que tem pertinho de casa que niguem da nada.

Só pra complementar: Um engano que muitos desenvolvedores cometem, é achar que somente conhecer uma linguagem e criar sistemas é o suficiente para se criar softwares, mas não é. Principalmente “software de prateleira”, você tem que conhecer o negócio.

O que eu penso é o seguinte, se você quiser criar algum software pronto, pesquise o mercado, perceba alguma necessidade e estude a respeito do negócio, antes de qualquer coisa, você tem que entender bem o que você quer resolver, e se realmente é algo inovador. Um software tem que ser criado para atender alguma necessidade.

Abraços!

X

realmente, galera, não fazer totalmente de graça, esqueci de comentar em cobrar o suporte e a integração do sistema, mas não o software em si nos primeiros…

D

sulito:
etc etc.

o que achas???

a gente pode desenvolver em conjuto o código também, só assim vamos poder obter informações um do outro. Eu tenho um sistema que ta com uma arquitetura + ou - legal, pode se melhorar mais ta legal, jsf spring hibernate e jpa. Tenho um crud nele que funciona legal.

S

O pulo do gato não é fazer um sistema, mas ter os contatos no mercado para que vc possa chegar na ponta do seu cliente.

Se vc faz um sistema maravilhoso mas não tem os contatos vc dança.

Se eu faço um sistema mais ou menos, mas tenho os contatos eu me dou bem.

É assim que as coisas funcionam, principalmente no Brasil. Bater na porta do cliente engravatado e com um belo sistema no notebook geralmente não leva a lugar nenhum.

Agora se vc tiver um bom relacionamento com o diretor da empresa, ou conhecer alguém que o conhece bem, então vc está com meio caminho andado.

D

saoj:
O pulo do gato não é fazer um sistema, mas ter os contatos no mercado para que vc possa chegar na ponta do seu cliente.

É assim que as coisas funcionam, principalmente no Brasil. Bater na porta do cliente engravatado e com um belo sistema no notebook geralmente não leva a lugar nenhum.

Agora se vc tiver um bom relacionamento com o diretor da empresa, ou conhecer alguém que o conhece bem, então vc está com meio caminho andado.

Exatamente isso velho hehehe, a bronca toda é ter o cliente.

E

Galera,

Lendo o tópico de vocês, achei interessante a “idéia” de um digamos desenvolvimento global de alguma solução especifica, visando algo bom com diferencial e qualidade e ainda que seja barato, mas que seja pago.

Eu tenho disposição de participar.

Abs,

D

edvaldomelo.it:
Galera,

Lendo o tópico de vocês, achei interessante a “idéia” de um digamos desenvolvimento global de alguma solução especifica, visando algo bom com diferencial e qualidade e ainda que seja barato, mas que seja pago.

Eu tenho disposição de participar.

Abs,

Olha ae, mais um para participar, isso seria muito bom. Só assim nós podemos explorar mais ainda o nosso conhecimento

S

Pessoal chega de lenga lenga (conversa fiada), vamos por mão no ataque, :idea: :? :slight_smile:
primeiro devemos decidir que sistema vamos fazer em conjunto, então acho que cada um deve dar as suas ideas de sistemas e vamos analisar em conjunto e depois de decidirmos que aplicação vamos fazer vamos passar a outra fase,.
podem sugerir as ideas aqui no forum???

caso alguem queira bater um papo esta ai o meu messenger
messenger: [email removido]

S

saojO pulo do gato não é fazer um sistema, mas ter os contatos no mercado para que vc possa chegar na ponta do seu cliente.

isto é bem verdade aqui em Angola pelas cunhas nas empresas ha quem consegue vender uma calculadora em java por 3 milhoes de dolares, hihihi exagerei um pouco, mas só um pouco mesmo porque aqui eu ja vi vendas de softwares completamente absurdos a preços absurdos,
e cheguei a conclusão que o importante em angola nem sempre é ter um bom software ou um bom marketing, mas sim ter uma boa cunha, pelo menos essa é a nossa realidade de angola ( corrupção )

Criado 25 de janeiro de 2010
Ultima resposta 26 de jan. de 2010
Respostas 27
Participantes 8