Desenvolvimento Desktop, Frameworks, etc. O que utilizar?

19 respostas
T

Fala Galera,

Acho que esse tema já foi abordado por aqui, mas geralmente encontro em tópicos antigos.
Gostaria de saber a experiência de quem já utiliaou o desenvolvimento Desktop para Java.

Estou na grande dúvida. Preciso desenvolver um sistema, que deverá ser Desktop. Gosto muito do Java, gostaria de faze-lo em Java.

Mas não consegui achar nada que seja produtivo, e com bom desenpenho em matérias de Desktop. Gostaria de saber, o que anda sendo utilizado hoje em dia para esse tipo de desenvolvimento em Java.

O Delphi, é muito produtivo em matéria de telas, muito rápido para se fazer, mas estou tentando achar um alternativa para o Java, que é a linguagem que estou mais acostumado.

Obrigado.

19 Respostas

N

Use o MigLayout para a construção de seus formulários. A produtividade com ele é incrível!
Para saber mais, acesse o site do MigLayout aqui!

Grande abraço, fique com Deus!

S

Boa tarde

IDE’s: Eclipse (plugin gráfico: Visual Editor ou WindowBuilder no caso da versão Eclipse Indigo)
NetBeans (um pouco mais pesado que e o Eclipse mas já vem com a parte de “clicar componentes e arrastá-los para a tela”)

Ferramentas para trabalhar com Banco de Dados : Hibernate,JPA ou até mesmo JDBC.

P.S: não sou profissional na área, mas gosto muito de fazer minhas “experiências” usando o Eclipse e o plugin Visual Editor. Muito bom. E a produtividade é muito boa também. Não uso o Netbeans por ele deixar o código um pouco “sujo” e ser meio pesado.

Qualquer dúvida estamos aí.

Abraços.

N

Soruji:
Boa tarde

IDE’s: Eclipse (plugin gráfico: Visual Editor ou WindowBuilder no caso da versão Eclipse Indigo)
NetBeans (um pouco mais pesado que e o Eclipse mas já vem com a parte de “clicar componentes e arrastá-los para a tela”)

Ferramentas para trabalhar com Banco de Dados : Hibernate,JPA ou até mesmo JDBC.

P.S: não sou profissional na área, mas gosto muito de fazer minhas “experiências” usando o Eclipse e o plugin Visual Editor. Muito bom. E a produtividade é muito boa também. Não uso o Netbeans por ele deixar o código um pouco “sujo” e ser meio pesado.

Qualquer dúvida estamos aí.

Abraços.

Concordo com o Soruji para a parte de negócio/persistência do projeto. Faça uso de JPA, você elimina muito trabalho chato com isso!
Agora, eu ainda sou adpeto a escrever os formulários à mão com um gerenciador de layouts potente. Eu posso fazer reuso, herança e polimorfismo com pouco código, aumentando legal a produtividade!

Abraços!

T

Na verdade, eu quero saber mesmo, é a nível de interface, construções de telas.

A parte por traz da coisa, persistência, etc.

É tranquilo. Quero mesmo é alguma coisa que permita construir telas de forma pordutiva e com apelo visual.

Valeu pelas respostas.

E

posso dar um conselho?
POUQUISSIMAS aplicações desktop java prestam. entre elas as IDEs e o JDownloader. mano, parte para web que é melhor para você. apenas uma sugestão.

T

Elizeu_Santos, eu trabalho com desenvolvimento Web também. Mas nesse caso, não cabeira utilizar Web.

Obrigado.

T

SWT não é uma boa ?

Parece que o pessoal não coloca muita fé no desenvolvimento Desktop com Java mesmo.

N

Eu ainda fico com o uso do Swing / MigLayout !

T

Nicolas Fernandes , vc chegou a fazer uma aplicação completa com esse framwork ?

N

Sim. Tanto aplicações para uso próprio quanto aplicações no meu serviço e, inclusive, o meu TCC, na época da faculdade, onde conheci essa maravilha do MigLayout! haha

T

Vou testá-lo.

T

Pessoal, alguém tem mais alguma sugestão ?

V

Se é só para Windows, uma alternativa é usar uma linguagem bem similar ao Java, mas com um framework de telas mais completo, o C#.

Agora, o Swing + MigLayout também é bastante produtivo.

T

ViniGodoy, você jah utilizou eles em alguma projeto ? Acha que ficaria um produto final bom ?

V

Já usei. Dá para fazer aplicações profissionais e até layouts bonitos.

Mas o trabalho é bem maior que usar o C# ou mesmo o Delphi. Será necessário usar look&feels personalizados (como o Nimbus) e aprender a usar bem os componentes.

T

Esse é o “problema”, vira e mexe o Delphi ainda eh mais produtivo e rápido.

N

Boa, Vini! Vale lembrar do .NET para desenvolvimento Desktop, caso o ambiente onde o sistema rodará seja só Windows. Como ele pediu JAVA, eu só indiquei o MigLayout com o Swing, que, para mim, é bem produtivo. Também desenvolvo para .NET, e é ótima a framework visual dele. Você produz telas MUITO rápido, muito mais que com Swing. Tem suas limitações, lógico, mas é uma ótima opção!

T

Eu não desenvolvo em .NET, mas é uma opção, não sou radical.

O problema ai é a curva de aprendizado. E também já tenho todas as classes de modelo, modelada e mapeado para o Hibernate.

N

Na boa, se for usar .NET, é bem parecido. As linguagens até que são bem semelhantes. Agora vai de você. Mas, como você já conhece JAVA, vai fundo em um framework de interface gráfica (como o MigLayout que citei), e seja feliz!

Criado 29 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 29 de fev. de 2012
Respostas 19
Participantes 5