ViniGodoy:
aluisiodsv:
Caraaaa … alguém fecha a boca desse cara !!
Ou então ensina pra ele o q é o java e o pq está no top de mercado !!
Tudo o q veio da microsoft foi uma cópia parcial das idéias do java.
Sem noção nenhuma vc. Muuuito alienado !!
Em q empresa vc trabalha ??
Engraçado, e o praticamente toda a API do Java é uma cópia da STL e da Boost, do C++.
O que não é cópia, é adaptação. Isso vale para a Collections, API de sincronização, sockets, etc.
Quanto a parte da divulgação, o immortalSoul está certo.
O Java sempre foi uma plataforma, mas até a introdução do .Net não chamavam assim (ou pelo menos, não com tanta ênfase).
Como o .Net veio com esse conceito muito forte (a MS já chegou introduzindo várias linguagens de cara: C#, J#, VB.Net), a Sun resolveu que seria bom explicar para o público que o Java também se tratava de uma plataforma. Ela não só começou a divulgar mais isso, como também aumentou a integração com outras linguagens sobre a VM, como o Groovy, JavaScript, Ruby, etc.
Até então, o interesse da Sun em promover o uso da VM com outras linguagens era praticamente zero ou, no mínimo, tímido.
Só não concordo com ele dizer que o Java é atrasado. Está certo que o .Net, sob muitos aspectos, é uma evolução do Java. Até nem poderia ser diferente, pois é mais novo que o Java e seria estranho que ele saísse menos evoluído. Agora, de um modo geral, o Java é bastante atualizado quanto à práticas de desenvolvimento e quanto ao que se propõe a fazer.
Não me entenda mal, muito do que precisei aprender foi graças ao Java, principalmente de OO. O Java meio que força a pessoa a aprender a programar de um certo modo ( se é o modo certo, isso é relativo). Também sei que é verdade que ainda assim é comum ver muita coisa escrita em Java que distorcem o modo como as coisas deveriam ser e no lugar de facilitar acabam dificultando. Isso já seria assunto para outro tópico, mas reconheço que esse não é um dos motivos que me fazem achar Java atrasado, apesar de eu pessoalmente considerar que esse problema está diretamente ( apesar de não ser o único e nem o principal) relacionado com a complexidade.
Apesar disso o Java de fato faz o que se propoem a fazer e faz bem feito. Talvez algumas escolhas infeliz, nao sei dizer onde a comunidade errou, ou se foi a sun, que ainda cobram seu preço. Mas ainda assim a linguagem manteve seu objetivo. Ninguém pode reclamar da estabilidade, da compatibilidade entre as versões ( E aqui talvez seja o maior erro do .net ), da robustez e etc. Acho que o Java nunca pretendeu ser simples e realmente ninguém parece ter feito muito esforço nessa direção.
Porém, ao mesmo tempo que manteve firme em seu objetivo, e enquanto outras tecnologias tiveram a oportunidade de surgir foco em necessidades mais atuais, ela não pode acompanhar a nova onda que surgiu ( e, acho, que ela mesma criou).
Mas enfim, não acho que Java vá morrer tão cedo, não acho também que as pessoas devam parar de estudar Java, nem acho que o mercado vai desaquecer de uma hora pra outra. Também não sei se permitir que se programe em outras linguagens na plataforma seja realmente a salvação. Na minha opinião, e não sei se essa seria da comunidade, a nova era é da simplicidade e as tecnologias que estão focando nisso é que eu chamo de mais avançadas. É claro que não estou falando de simplicidade disfarçada como a que a gente via em vb, mas de uma simplicidade de fato.