Duvida em um Relacionamento 1:N e N:1

5 respostas
E

Tenho que fazer um trabalho usando JPA, no qual tenho que trabalhar com 3 tabela no banco, a relação da tabela 1 com 2 é 1:N e da tabela 2 com 3 é N:1, a minha duvida naum é com o java. Eu não estou conseguindo visualizar esse relacionamento. Alguem ae poderia me dar um exemplo. Pode ser qualquer exemplo, pois o professor naum especificou.

5 Respostas

G

Pode ser um esquema de pedido:

Tabela Pedido 1 -> N ItemPedido N -> Produto

C

o g4j matou a charada!

1 pedido pode ter N itens pedido

Itens pedidos podem ter N produtos

E

Agora estou com uma pequena duvida ao montar os relacionamentos nas classes.

Minha duvida é: todos meus beans pode ser bidirecional?
Por exemplo: através dos produtos, poder saber todos os ItensPedidos que tem aquele produto.

Ou entaum em outro exemplo que veio na minha cabeça que é: Tabela Venda 1:N Itens Vendas N:1 Produtos

Nesse meu exemplo, o relacionamento entre ItensVendas e produtos pode ser bidirecional? atraves dos produtos saber todos os ItensVenda que tem aquele produto?

C

Nao,

Itens Venda extends Produtos… ou seja Itens Venda tem Produto… nao existe item venda sem haver um produto, entendeu?

nao sei se fui bem claro!

acho que é isso :wink:

V

Entao cara, a implentação do relacionamento entre pedido e itens pode ser feito da seguinte maneira:

public class Pedido{
   private String codigoDoPedido;   
   private List<Item> listaDeItens;
   //metodos get e set´s
}

public class Item{
   private String descricaoDoItem;
   private Pedido pedido;
   //metodos get e set´s
}

Sugiro a voce trabalhar sempre com a java.util.Collection na classe Pedido ao invés de java.util.List, pois em determinado momento voce pode precisar mudar a implementacao, por exemplo, voce pode precisar de um java.util.Set e no exemplo que dei isso voce nao terá essa flexibilidade.

Ate mais

Criado 10 de junho de 2009
Ultima resposta 10 de jun. de 2009
Respostas 5
Participantes 4