Dúvida pra incluir arquivo.properties num projeto NetBeans
3 respostas
P
pablo.luduvichack
bom dia pessoal.
Estou fazendo uma aplicação desktop usando o Netbeans 6.8. E pra configurações de banco (driver, url, user, password) estou usando um arquivo .properties. Minha dúvida é na hora de executar esse aplicativo fora do Netbens. Eu sei que quando compilo ele cria a pasta dist, contendo o .jar da aplicação e uma pasta lib com as bibliotecas, até aí blz…mas se eu vou executar na hora que ele vai ler o .properties pra pegar os dados pra acessar o BD não consegue achar o arquivo. Alguém sabe como devo fazer pra executar o aplicativo por fora usando o .properties ??
Bom eu mantenho o .properties junto com meu jar gerado pelo netbeans e utilizo uma função de leitura que eu chamo de lechave
publicStringLeChave(Stringchave){StringwValorChave;FileInputStreamfis=null;//meu arquivo é esse abaixo o "Config.properties" // da forma que está eu não estou especificando o caminho dele logo // entende-se que ele está junto ao .jar (executavel).// se vc quiser coloca-lo em outro caminho deve usar por exemplo:// File arquivo = new File ("c:/teste/Config.properties"); //ou// File arquivo = new File ("c:\\teste\\Config.properties"); Filearquivo=newFile("Config.properties");Propertiesprops=newProperties();try{fis=newFileInputStream(arquivo);props.load(fis);fis.close();}catch(IOExceptione){System.out.println(e.getMessage());e.printStackTrace();}wValorChave=props.getProperty(chave);returnwValorChave;}
Tentei ser o mais claro possivel qualquer duvida posta ai.
P
pablo.luduvichack
steniobh…
vlw pela ajuda. Eu tbm uso um método muito parecido com este teu hehe. Você copia o .properties pra pasta dist(junto com o .jar) depois q vc da um build no projeto?
Eu fiz assim, depois q gerei o build, copiei o .properties pra junto do .jar executável e mesmo assim não conseguiu achar o arquivo. Devo estar fazendo alguma coisa de errado q não percebi. Vou tentar novamente qdo chegar em casa.
[]s
L
leandrovrb
Ola pessoal
gostei do Post.
Tenho uma aplicacao desktop java, e só utilizo a classe conexao para instanciar a conexao com o banco de dados.
Preciso desenvolver uma aplicação que sera acessada por dois computadores, acredito que terei de usar a opção .properties,
como posso faze isto??? tenho abaixo meu codigo
packageBD;importjava.sql.*;importjavax.swing.*;publicclassconexao{finalprivateStringdriver="org.firebirdsql.jdbc.FBDriver";// driver p coneccaofinalprivateStringDATABASE="C:\\photonclin\\BD\\BD.FDB";// caminho feito pela ferramentas adm do painel de controlefinalprivateStringIP="localhost";finalprivateStringSTR_CON="jdbc:firebirdsql://"+IP+":3050/"+DATABASE;finalprivateStringUSER="SYSDBA";//login do BDfinalprivateStringPASSWORD="masterkey";//senha do BDprivateConnectionconexao;// responsavel por efetuar a conexao com o BD o nome "conexao"publicStatementstatement;// Abrir caminho ate o local do BDpublicResultSetresultset;// Armazenar os comandos SQL.publicbooleanconecta(){booleanresult=true;try{Class.forName(driver);conexao=DriverManager.getConnection(STR_CON,"SYSDBA","masterkey");//JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conectou");}catch(ClassNotFoundExceptionDriver){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Driver n�o Localizado"+Driver);result=false;}catch(SQLExceptionFonte){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Deu erro na conexao "+"com a fonte de dados: "+Fonte);result=false;}returnresult;}