Boa noite, gostaria de saber se alguem poderia me ajudar a acessar a agenda do celular fazendo o uso da java.comm.*
Desde já agradeço!
Boa noite, gostaria de saber se alguem poderia me ajudar a acessar a agenda do celular fazendo o uso da java.comm.*
Desde já agradeço!
Que raio de celular é esse que usa comunicação serial?
Nunca vi um celular desses.
A maior parte usa USB e requer o uso de um programa especial do fabricante que faz esse sincronismo com a agenda, e o protocolo de sincronização normalmente não é público.
Concordo que antigos Palms (e põe antigo nisso) tinham método de sincronismo de agenda que usavam comunicação serial, mas então você pode tentar usar um programa desses antigos que fazem o sincronismo.
Que raio de celular é esse que usa comunicação serial?
Nunca vi um celular desses.
A maior parte usa USB e requer o uso de um programa especial do fabricante que faz esse sincronismo com a agenda, e o protocolo de sincronização normalmente não é público.
Concordo que antigos Palms (e põe antigo nisso) tinham método de sincronismo de agenda que usavam comunicação serial, mas então você pode tentar usar um programa desses antigos que fazem o sincronismo.
CARO ENTAN… É O SEGUINTE: OS CELULARES, PARA SEREM UTILIZADOS E RECONHECIDOS PELO COMPUTADOR COMO MODEM, CRIAM UMA COMUNICAÇÃO LÓGICA SERIAL TIPO “COM3”, “COM6”, ETC.
FAZENDO USO DESSA COMUNICAÇÃO SERIAL SE PODE FAZER MUITA COISA COM VÁRIOS EQUIPAMENTOS, TAIS COMO: CELULARES, BALANÇAS, PABX, CALCULADORAS, ETC… EU ESTOU USANDO PARA ENVIAR SMS PELO COMPUTADOR, FAZENDO USO DO CELULAR, E DE FORMA QUE, PARA PODER ENVIAR VÁRIAS MENSAGENS SEM CADASTRAR NÚMERO A NÚMERO DA AGENDA DO CELULAR NO BANCO DE DADOS EU GOSTARIA DE FAZER ISSO PUXANDO OS DADOS DE AGENDA DO CHIP E DA MEMÓRIA INTERNA DO CELULAR ATRAVÉS DA PORTA DE COMUNICAÇÃO SERIAL DELE…
OBS.: MEU CELULAR NEM É TÃO VELHO, TEM APENAS 2 ANOS!
Ah, entendi. Não precisa pôr tudo em maiúsculas.
Acontece o seguinte: mandar um SMS pelo celular é bem diferente de pegar os dados da agenda. É que ele usa um perfil USB diferente.
Para mandar o SMS pelo celular, ele aparece para o computador como se fosse um antigo modem serial, e você manda aqueles antigos comandos “AT”.
Se você quer usar o seu celular como um pen-drive, ele pode estar conectado com um outro perfil USB (que pode ser o de “reprodutor de mídia” ou o de “drive externo”). No primeiro caso, você não consegue copiar qualquer coisa, basicamente só músicas ou vídeos. No segundo modo, pode puxar qualquer coisa, dependendo obviamente de que tipo de bloqueio tem o seu celular. Por exemplo, eu não consigo pegar aqueles arquivos que representam aqueles programas Java (normalmente joguinhos) que os celulares já têm instalados de fábrica.
Para puxar os dados da agenda, é necessário um outro tipo de perfil USB, que seu celular pode ou não ter. Por exemplo, em celulares Nokia, há um perfil USB específico para falar com o programa “OVI” que eles usam para você poder atualizar sua agenda a partir do computador.
Nesse caso, a comunicação entre o aparelho e o computador depende muito do fabricante - não é padrão e nunca vi isso documentado, portanto é necessário contactar o fabricante e provavelmente assinar um contrato com ele se você realmente deseja desenvolver um programa que leia os dados da agenda.
Outra maneira, que é muito mais simples, é pegar o tal programa do fabricante que consegue ler os dados da agenda, exportar os dados para algum arquivo (CSV, provavelmente), trabalhar os dados etc.
Ah, entendi. Não precisa pôr tudo em maiúsculas.Acontece o seguinte: mandar um SMS pelo celular é bem diferente de pegar os dados da agenda. É que ele usa um perfil USB diferente.
Para mandar o SMS pelo celular, ele aparece para o computador como se fosse um antigo modem serial, e você manda aqueles antigos comandos “AT”.
Se você quer usar o seu celular como um pen-drive, ele pode estar conectado com um outro perfil USB (que pode ser o de “reprodutor de mídia” ou o de “drive externo”). No primeiro caso, você não consegue copiar qualquer coisa, basicamente só músicas ou vídeos. No segundo modo, pode puxar qualquer coisa, dependendo obviamente de que tipo de bloqueio tem o seu celular. Por exemplo, eu não consigo pegar aqueles arquivos que representam aqueles programas Java (normalmente joguinhos) que os celulares já têm instalados de fábrica.
Para puxar os dados da agenda, é necessário um outro tipo de perfil USB, que seu celular pode ou não ter. Por exemplo, em celulares Nokia, há um perfil USB específico para falar com o programa “OVI” que eles usam para você poder atualizar sua agenda a partir do computador.
Nesse caso, a comunicação entre o aparelho e o computador depende muito do fabricante - não é padrão e nunca vi isso documentado, portanto é necessário contactar o fabricante e provavelmente assinar um contrato com ele se você realmente deseja desenvolver um programa que leia os dados da agenda.
Outra maneira, que é muito mais simples, é pegar o tal programa do fabricante que consegue ler os dados da agenda, exportar os dados para algum arquivo (CSV, provavelmente), trabalhar os dados etc.
OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES, EU VOU PROCURAR ENTRAR EM CONTATO COM O FABRICANTE, DE QUALQUER FORMA ACREDITO TER VISTO A UM TEMPO ATRÁS UM CÓDIGO QUE FAZIA ISSO AQUI MESMO NO GUJ, POREM EU FUI ATRÁS DESSE CÓDIGO E NÃO ENCONTREI…
ABUSANDO DE SUA BOA VONTADE GOSTARIA DE SABER O QUE É EXPORTAR DADOS PARA UM ARQUIVO CSV?
E SE MAIS ALGUEM DO FORUM PUDER NOS AJUDAR, DESDE JÁ AGRADECEMOS!
POR FAVOR DESLIGUE A TECLA CAPS LOCK DO SEU TECLADO.
Depois da bronca de sempre, vamos lá.
É assim. Digamos que você esteja usando aquele programa da Nokia que permite você visualizar sua agenda. Deve haver algum comando que permite copiar o conteúdo da sua agenda para um arquivo que pode ser lido por outra aplicação. Normalmente, para facilitar (por exemplo, poder ler esse arquivo no Excel ou no MS-Outlook) esse formato é bem simples (um arquivo texto separado por vírgulas, também chamado de CSV).
Oi,
Só um detalhe. Se a Agenda está na memoria do celular, dá para acessar via AT Command. Só não me lembro bem qual é o comando, se pá é algo do tipo AT+CPBF ou AT+CPBR :shock:
Tchauzin!
Que legal, não sabia isso.
Que legal, não sabia isso.
Oi,
Pois é! Eu sei disso pois estava fazendo um projeto que envolvia comunicação com um modem GSM/GPRS. De inicio, dava muito problema, como travamento do modem, ter que desligar e ligar novamente na maquina… Só que depois de um suorzinho, deu tudo certo! 
Tchauzin!
POR FAVOR DESLIGUE A TECLA CAPS LOCK DO SEU TECLADO.Depois da bronca de sempre, vamos lá.
É assim. Digamos que você esteja usando aquele programa da Nokia que permite você visualizar sua agenda. Deve haver algum comando que permite copiar o conteúdo da sua agenda para um arquivo que pode ser lido por outra aplicação. Normalmente, para facilitar (por exemplo, poder ler esse arquivo no Excel ou no MS-Outlook) esse formato é bem simples (um arquivo texto separado por vírgulas, também chamado de CSV).
(Desta vez em minúsculo)
Mais uma vez, muito obrigado pela dica, vou pesquisar mais a respeito! E de fato será muito interessante se eu conseguir este arquivo uma vez que, simplesmente necessitarei de criar um programa que leia esse arquivo de texto e copie o interessante para um banco de dados para fazer o que eu preciso! 
Oi,Só um detalhe. Se a Agenda está na memoria do celular, dá para acessar via AT Command. Só não me lembro bem qual é o comando, se pá é algo do tipo AT+CPBF ou AT+CPBR :shock:
Tchauzin!
OI LINA, OBRIGADO PELA VALIOSA DICA, SE POSSÍVEL QUEIRA FAZER O FAVOR DE POSTAR ALGUM MATERIAL QUE VOCÊ USOU PRA ESTUDAR PRA APRENDER A FAZER ISSO E/OU ATÉ MESMO O CÓDIGO FONTE QUE VOCÊ USOU PRA FAZER ISSO…
DESDE JÁ AGRADEÇO!
Oi,Só um detalhe. Se a Agenda está na memoria do celular, dá para acessar via AT Command. Só não me lembro bem qual é o comando, se pá é algo do tipo AT+CPBF ou AT+CPBR :shock:
Tchauzin!
OI LINA, OBRIGADO PELA VALIOSA DICA, SE POSSÍVEL QUEIRA FAZER O FAVOR DE POSTAR ALGUM MATERIAL QUE VOCÊ USOU PRA ESTUDAR PRA APRENDER A FAZER ISSO E/OU ATÉ MESMO O CÓDIGO FONTE QUE VOCÊ USOU PRA FAZER ISSO…
DESDE JÁ AGRADEÇO!
Oi,
Na verdade, a minha programação foi voltada a enviar e receber SMS via modem. Em nenhum momento utilizei os contatos da agenda… O meu material de pesquisa esta todo no google, busque por AT Command.
Tchauzin!
OLHA SÓ!