dúvida - qual linguagem de programacao é usada para programar em tornos CNC/máquinas robóticas?

4 respostas
K

Pessoal tenho uma dúvida se algueim souber fico agradecido, nao tem nada a ve com java(acho), qual linguagem de programacao é usado para programar em tornos CNC e outras maquinas robóticas, vlw!

4 Respostas

A

Se é a nível de hardware, acredito que seja C ou C++ com um tanto de asm.
Mas hoje em dia você vê de tudo… Até gente programando em Java pra essas coisas.

Abraço.

D

Olá
Usamos Java, porém utilizamos recursos do JNI ou JNA… dai podemos fazer
comunicação entre as linguagem, porque java não chega a tão baixo nivel assim como
C/C++ ou delphi…

Usamos java, somente para interface visual… “coisa que C/C++ não é possivel fazer”
falando assim… pode criar polêmica, consegue sim fazer, porém não é tão rica assim…
e tão portável, precisa ser recompilado e adaptado. Quanto que java basta apenas ter a máquina virtual.
Cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens… o bom que podemos tirar o melhor das linguagem e juntar elas.

Espero ter ajudado
Flwssss

D

Em CNC se usa uma liguagem proprietária, se não me engano o nome é MACH9, ou o padrão é MACH9, algo assim…existem tabelas de comandos sequenciais que ditam oque a máquina irá fazer sequencialmente, é bastante símples e intuitivo. Softwares de cam como o CATIAV5, ou Solidworks conseguem gerar esses códigos tb…segue uma referência…

http://cnc-senai.blogspot.com/2008/07/cdigos-padro-iso.html

Porém se vc quer saber ql a linguagem interna da máquina msm…se não me engano é C++.

J

Pode usar qlqr linguagem nativa do so da máquina. Ou se for microcontrolada, c ou assembly

Criado 4 de janeiro de 2009
Ultima resposta 5 de jan. de 2009
Respostas 4
Participantes 5