Olá! Estou com uma dúvida. Queria saber o que se usa para criar uma lista com opções (Opção, Opção2 embaixo de Opção1 etc.) e quando for selecionada uma opção, ele executa um bloco do IF.
Dúvida
10 Respostas
Que tipo de lista de Opções, cara seja mais específico, caso contrario a resposta seria assim:
- RadioButton
- CheckBox
- ComboBox
- List
- PopUp
- MenuBar
- MenuBar c/ RadioButton
- MenuBar c/ CheckBox
- Table
- Label
- etc…
Qualquer componente basicamente vc poderá usar para listar opções, basta colocar um evento e saber utiliza-las.
Talvez o que vc procure seja JList’s, mas repito em citar q sua pergunta abrange muitos métodos.
Quero que exiba uma lista.
Exe: Opção1
Opção2
Opção3
etc.
Como você não especificou: http://docs.oracle.com/javafx/2/ui_controls/list-view.htm
Pesquise RadioButton e vai na fé, pois ao dar enfase a uma pergunta sem aprofundamento, a unica resposta seria “Use qualquer um”. Vc deveria especificar a aparência que que deseja que o sistema possua ao invés de ficar repetindo que quer uma lista com opções, que por sinal ja foi descrito na primeira pergunta.
Me responda: Como vc quer quer seja a APARÊNCIA do seu sistema? Volto a repetir pela segunda vez, só para deixar claro, que muitos componentes podem ser usado para trazer uma lista de opções.
Como se usa o ComboBox? De acordo com minha pergunta
Aqui jovem, fique com este exemplo. Para construção de interfaces swing, use o Netbeans, vai acelerar a construção da interface ja que vc só arrasta e solta componentes.
public class NomeDaInterface extends javax.swing.JFrame {
private javax.swing.JComboBox<String> jComboBox1;
public NomeDaInterface () {
initComponents();
jComboBox1.addItem("opção1");
jComboBox1.addItem("opção2");
jComboBox1.addItem("opção3");
}
private void initComponents() {
jComboBox1 = new javax.swing.JComboBox<>();
setDefaultCloseOperation(javax.swing.WindowConstants.EXIT_ON_CLOSE);
javax.swing.GroupLayout layout = new javax.swing.GroupLayout(getContentPane());
getContentPane().setLayout(layout);
layout.setHorizontalGroup(
layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING)
.addGroup(layout.createSequentialGroup()
.addContainerGap()
.addComponent(jComboBox1, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, 151, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)
.addContainerGap(javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE))
);
layout.setVerticalGroup(
layout.createParallelGroup(javax.swing.GroupLayout.Alignment.LEADING)
.addGroup(layout.createSequentialGroup()
.addContainerGap()
.addComponent(jComboBox1, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE, javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, javax.swing.GroupLayout.PREFERRED_SIZE)
.addContainerGap(javax.swing.GroupLayout.DEFAULT_SIZE, Short.MAX_VALUE))
);
setSize(new java.awt.Dimension(187, 81));
setLocationRelativeTo(null);
}
public static void main(String args[]) {
try {
for (javax.swing.UIManager.LookAndFeelInfo info : javax.swing.UIManager.getInstalledLookAndFeels()) {
if ("Nimbus".equals(info.getName())) {
javax.swing.UIManager.setLookAndFeel(info.getClassName());
break;
}
}
} catch (ClassNotFoundException ex) {
java.util.logging.Logger.getLogger(ComboBox.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
} catch (InstantiationException ex) {
java.util.logging.Logger.getLogger(ComboBox.class.getName()).log(java.util.logging.Level.SEVERE, null, ex);
} catch (IllegalAccessException ex) {
} catch (javax.swing.UnsupportedLookAndFeelException ex) {
}
java.awt.EventQueue.invokeLater(new Runnable() {
public void run() {
new NomeDaInterface().setVisible(true);
}
});
}
}
Se estiver programando em web de uma olhada no site do primeFaces, esses exemplos você pode tirar base para qualquer frame web.
http://www.primefaces.org/showcase/ui/input/oneRadio.xhtml
até.
Teria algum problema eu programar usando NetBeans sempre? Você usa? Eu uso, mas eu penso outros mais avançados não usa estou certo?
Obrigado a todos
@Adangerb Realmente n é muito recomendado, pois ele esconde muito código e te dá quase tudo pronto, porém é importante conhecer e entender os componentes antes, e o netbeans pode ser útil neste quesito.