Uma duvida que sempre me fez coçar um pouco a cabeça devido ao meu pouco conhecimento dessa tecnologia. É possivel trabalhar apenas com as anotações e classes do JPA sem o Hibernate?
No unico projeto que já trabalhei com JPA, usei apenas as annotations e as classes do proprio JPA. POREM, inclui no classpath da aplicação os jars do hibernate. Como a coisa funcionou sem problemas, admito que nao me aprofundei mais no assunto e deixei por isso mesmo :lol:. Porem, agora estou começando um projeto grande e ainda estou definindo as tecnologias que vou usar, e como o JBoss está disponivel, pensei no JPA, embora já tenha uma camada JDBC quase pronta para acessar a base. Porem, para usar o JPA entender melhor a relação dele co o Hibernate.
O JPA é uma especificação enquanto que o Hibernate a implementa. Há outros frameworks que implementam JPA, como o TopLink. Mas o Hibernate aparentemente é o mais utilizado.
O
odair.bonin
Claro que tem.
Vc pode escolher:
–TopLink
–OpenJPA
–EclipseLink
Mas, todos eles são filhos do mesmo pai: Hibernate (inclusive a própria especificação JPA) :lol:
[]´s
M
marcosharbs
Como o amigo acima falou JPA é uma especificação e o Hibernate é implementado com base nessa especificação assim como outros frameworks para essa parte de persistência, o que voçê pode fazer é estudar a especificação e então voçê mesmo implementar um framework ou uma camada em seu projeto para fazer essa persistência com base nessa especificação.
R
rubensdemelo
Não precisa reinventar a roda. Use o hibernate e seja feliz
A
alias
Obrigado amigos!
Mas acho que me expressei mal.
O que eu gostaria de saber é se é possivel trabalhar com o JPA apenas usando javax.persistence.*, sem nenhum framework, apenas a api pura.
Agradeço ao marcosharbs pela ajuda, mas nem de longe pretendo criar meu proprio framework :lol: