Amigos, não sei mais o que fazer!
Uso Ubuntu 10.04 32 bits sempre atualizado.
Uso o Eclipse Version: 3.5.2. Build id: M20100211-1343 (aquele que baixa direto do repositório Ubuntu). Plugin só o subeclipse e o Hibernate tools.
Toda vez que levando meu tomcat, depois de alguns minutos o elcipse trava demais! fica usando o HD direto (o led do HD fica direto) e o computador fica sem condições dee uso. Trava mesmo. Nem consigo trocar de TTY e quando troco a outroa tb trava! Só posso ficar uns 5 minutos com o tomcat rodando antes de começar a acontecer isso. Se eu perceber logo o inicio do travamento eu uso aquele aplicativo que “fecha na marra” para fechar o eclipse e resolve mas isso reduz imensamente minha produtividade. Se não consegiur fechar o eclipse, só desligando “no dedão” o micro 
Alguém sabe como resolver isso? ESTOU PARA FICAR DOIDO com esta situação 
Deixei de usar Windows pelos travamentos dos virus da rede e agora estou tendo que conviver com os travamentos do linux (o qual me venderam a idéia de que não travava ¬¬’). Troquei 6 por meia dúzia?
Detalhes do hardware: 3GB - HD com 11GB livres ainda. AMD Athlon X2. Partição Linux em ext4.