No curso de analise de sistemas que faço no IFRR faz parte do curso uma viagem a algumas empresas e escolas de Manaus que desenvolvem programas. Na fundação desembargador Paulo feitosa nos vimos uma apresentação sobre um programa que eles desenvolveram para gerenciar os historicos medicos: digitalizar toda papelada dos hospitais (prontuario,requisicao de pedidos de exames…) é bacana e já está funcionado.
Nos perguntamos em que linguagem eles fizeram o programa e ele respondeu java. Quando perguntamos por quê ele disse:
“Nos queriamos fazer em C, C++, mas todos os programadores estavam ocupados com outros projetos e nós tinhamos dois programadores java livres, então nois fizemos em java mesmo”.
E completou:
“Java é linguagem mais cara de se desenvolver porque o gasto com pessoal é muito, a curva de aprendizagem é acentuada e se o java não se cuidar vai cair em desuso”.
Em manaus parece que o pessoal não é muito chegado em java. Gostam pacas de C/C++, phyton, php… java só se não tiver outra coisa.
E aí, o que vocês pensam disso?
Em Manaus me disseram que se o java não ficar menos complicado vai "morrer". E ai? [resolvido]
21 Respostas
Na minha cidade as empresas e as universidades estão usando muito o .NET, aqui o JAVA está sendo pouco usado.
Eu pessoalmente penso que Java vai viver muito ainda, e será muito utilizado.
Nao penso que Java seja complicado.
Muita gente tem essa opinião, e vende esse peixe. E sabe porque? Por desconhecer a plataforma.
Você quer usar Java como no PHP? Use então JSP + taglib com direito a conectar no banco direto no JSP. Você pode fazer isso, a plataforma te permite.
Quer usar uma aplicação com mvc simples? ué, faça então seu servlet conectar no banco de dados e redirecionar para o jsp. Você pode até mesmo se dar ao luxo de usar uma classe útil para conectar.
Ahh sim, você quer fazer algo mais robusto e automatizado? Use spring, ou sei lá o que mais sua cabeça sonhar. Ahh, mas você quer então distribuir sua aplicação, é? Então use EJB e seja feliz.
Vejo o pessoal falando que é dificil, que para programar em java precisa de 20 frameworks. E não é verdade .Você pode usar apenas o core da plataforma, mas também pode usar as “facilidades”. Eu já trabalho há 12 anos com Java, e nesse tempo todo já passei por muitos projetos muito mal medidos. Muitas vezes um simples site usa EJB. E porque? Por nada, apenas porque um programador leu um artigo, gostou do nome e resolveu usar, mesmo sem conhecer a tecnologia.
A API do Java é muito extensa, ampla. Ela precisa ser bem estudada, bem entendida… precisa que você entenda bem como funciona as coisas antes de sair tomando decisões. Para mim o forte da plataforma é exatamente permitir que você use o que você quiser, e talvez por isso achem-na complicado.
Enfim, apenas minha opinião.
hahahahahahhaahahahahhahahahahah…
Como podem achar o Java complicado se programam em C ou C++?
Tente programar em uma dessas linguagens… depois me conte o quão simples você achou.
Vamos voltar pra época do malloc(), calloc() então!!! Imagina, ter que colocar ‘/0’ no final de string? Affffff…
PS: antes que alguém retruque, admito que C tem lá suas vantagens.
Cara,
Falar de extinção de linguagem de programação é muito complicado e prematuro .
Uma linguagem “morrer” não é assim (vide Cobol , VB e Delphi que ainda tem mercado e ninguém diz que elas morreram - inclusive já vi gente falando que C/C++ morreu e sabemos que não) e principalmente java que vem evoluindo não só em termos de linguagem como bem mais em termos de plataforma/VM p/ suportar inclusive outras linguagens.
Normalmente quem diz isso é apegado a discussões do tipo “melhor linguagem” sendo que isso varia enormente das necessidades e porte do projeto,disponibilidade de pessoal qualificado, etc ou revista que adora faz previsões - que muitas vezes não acontecem.
Na boa - sem desmerecer - mas não dá pra pensar em extinção de “algo” como o java baseado na opinião (ou tendência ) de uma instituição lááá de Manaus (que inclusive usa) , sendo que os maiores centros de tecnologia no país - e no mundo - usam largamente.
Facilidade? Java não é só linguagem. Vide JavaFX que em termos de linguagem é bem mais fácil. Evolução dos framework’s/especificações/ferramentas e um monte de outras coisas como JSF pra Web (só pra citar um ) e IDE’s como o NetBeans que facilita me muito a criação de aplicações desktop (o Swing não morreu).
Enfim se vc quizer - é ótimo e obrigatório - aprender outras tecnologias , mas o java ainda é um padrão fortíssimo no mercado de TI.
Tô animado de novo com o java. 
karh-el whote .: Na fundação desembargador Paulo feitosa nos vimos uma apresentação sobre um programa que eles desenvolveram para gerenciar os historicos medicos: digitalizar toda papelada dos hospitais (prontuario,requisicao de pedidos de exames…) é bacana e já está funcionado.Customizo alguns projetos para a área médica -Prontuário Eletrônico-PEP,RES,PAC, etc. - e, esses processos (GED/ECM/BPM) são todos feitos em ferramentas baseadas em java.Em projetos que implementei o sucesso somente aconteceu devido a liberdade, compatibilidade e padronização da linguagem/JVM com outras ferramentas de apoio.
Conhecimento e informação valem mais que 1000 palavras:
http://www.cesar.org.br/
http://www.rossicomunicacao.com.br/br/release_detalhe.asp?cod_release=134&cod_cliente=50
http://extranet.saude.prefeitura.sp.gov.br/biblioteca/informatica/manuais-de-sistemas/siga/Manual_Siga_v3.0a_Tabela.pdf
http://tutorial.saude.prefeitura.sp.gov.br/equipe.html
http://www.campinas.sp.gov.br/saude/sistemas/siga/manualTreinamentoCadastroFamilia_V02.pdf
sds.
Alguém diz que o C e o C++ morreram? As duas linguagens estão entre as mais usadas do mundo!
Exemplos?
C - Praticamente todo e qualquer hardware, praticamente todos os SOs.
C++ - Praticamente todos os jogos de computador e console, praticamente todos os navegadores, editores de imagem, reprodutores de vídeo, e diversas outras aplicações de desktop.
Eu programo em Cobol…Se java tah pra morrer, Cobol já deveria ter virado cinza a tempos.
Eu sou programador C/C++ e Java. Mas mexo bem mais com C/C++… e pelo que venho percebendo… de cada 100 vagas de Java deve ter 2 ou 3 de C/C++… e as vagas de Java pagam bem mais que C/C++.
Outra coisa que venho percebendo é que o .Net da Microsoft está crescendo “MUITO RÁPIDO”… 2 ou 3 anos atrás eu quase não escutava de C# e VB.net e tal. Hoje o mercado está pagando para os programadores .Net igual ou mais que Java.
O problema não é a linguagem em si… na verdade aprender qualquer linguagem é fácil… o difícil é usar trocentos frameworks/bibliotecas e adaptá-los e integrá-los… com C/C++ isso se multiplica por 200… pois no C/C++ não existe algo padrão, e a maioria das coisas são bem toscas e cheias de bugs. O STL do C++ é super genérico e até hoje não é muito usado… sendo que o mesmo já existe desde 1997/1998… e o Boost ninguém quer instalar e mesmo assim é super genérico também o mercado não está usando muito ela.
Em Java por exemplo existem poucas classes de Strings… em C/C++ eu por exemplo já mexi com mais de 15 implementações(MFC, C++ padrão, C, QT, ATL, APIWIN32, e N implementações desconhecidas e claro já inventei a minha também… e o mais tosco é que coloquei no sistema da empresa :lol: :lol: :lol: outras pessoas vão falar, mais uma para aprender… :lol: :lol: :lol:) delas… todas sendo incompatíveis… e com nomes de métodos distintos… e claro, com bugs desconhecidos e problemas de performance… e o saco de por a lib no sistema… “LEMBRANDO QUE TUDO ISSO SOMENTE PARA FAZER LTRIM RTRIM TOKEN CONCAT ADD SPLIT SIZE POOL FORMATACOES E ALGUMAS COISINHA MAIS”. Resumindo: perda de tempo total.
Se o pessoal de Java reclama que existem muitos framework e bibliotecas, estão reclamando de barriga cheia… rs… em C/C++ é muito pior…
Talvez a filosofia de existir uma coisa única é bom para a humanidade… ninguém reclama do teclado, pois é único e padronizado. Talvez este seja o segredo do .Net estar crescendo tanto… pois deve ser algo único e padronizado. Mas sempre vai ter os reclamões de plantão para falar que isso é ruim e tal pois vc fica preso e manda bla bla bla nisso. A mesma coisa com os alimentos geneticamente modificados… e as células tronco e etc!
Porque com os teclado ninguém reclado de todo mundo usar o mesmo padrão??? Porque o pessoal não fica falando… inventei um layout de teclado que vai fazer os ABNT2 comer poeira… :lol: :lol: :lol: :lol:
implementações(MFC, C++ padrão, C, QT, ATL, APIWIN32, e N implementações desconhecidas e claro já inventei a minha também... e o mais tosco é que coloquei no sistema da empresa :lol: :lol: :lol: outras pessoas vão falar, mais uma para aprender... :lol: :lol: :lol:) delas...
Olha… rs… o fórum entendeu o “:lol:)” como um emoticons(duh meio obvio né tem um 2 pontos)… rs… mas esse JForum por exemplo as vezes dá uns pau estranho(aparece pela metade o conteúdo, manda enviar e perde o conteudo, abre uns popup estranho e etc) aqui… nos fóruns phpbb vbulletion nunca dá essas coisas… rs… aquela velha história… quanto mais gente usar e mais padronizado, melhor é… por isso que esses foruns phpbb tão dominando… tudo quanto é fórum usa phpbb… acho que o php só sobrevive devido esses fóruns phpbb… :lol: :lol: :lol: nunca ví uma empresa de grande porte usar php… geralmente a maioria só usa .Net ou Java…
Daqui a pouco a Microsoft vai lançar o pacote MegaFórumDotNet e vai atachar no IIS… aí vai ser a velha história do icq, dos, netscape, lotus123, winamp, sega, zonealarm, yahoomail, etc.
Prezados,
primeiramente a linguagem de programação Java nunca, nem é e nem nunca será complicada. Apenas as pessoas que pensam que aprendem Java se complicam e acabam pensando que é complicado.
Simplesmente a essência do Java desde sua concepção que deriva do SmallTalk e do C/C++. Seria uma linguagem robusta de alto nível, com consequências de ser um linguagem interpretada (as vezes um ponto fraco para o Java, mas é a vida, alguma coisa tem q falhar ou não dar certo).
Não vejo nada de complicado de uma linguagem, na verdade as pessoas gostam muito de fazer comparativos. Pessoal acho q não existe linguagem difícil ou fácil, apenas a maneira correta da pessoa assimilar o conceito e fazer suas devidas adaptações.
Na teoria dos algoritmos vcs devem saber que nenhum código fabricado ou feito por uma pessoa nunca pode ser igual a de outra. Isso é fato, a não ser que vc copie e use de forma discriminada.
Acho que algumas pessoas se complicam por saber que a linguagem Java a cada dia ganha mais adeptos e com isso necessita ser atualizada. Acho que isso faz as pessoas mais novas na parte de desenvolvimento em Java ficarem de “cabelo em pé” em saber que a linguagem ganha um “tunning” diário. Pois isso deve ser feito, pois é uma linguagem que se adequa ao contexto real e isso é que é a grande sacada do Java.
Assim seria muito fácil o povo querer aprender Pascal e mesmo assim ficar usando todos os recursos até se extinguir. Uma linguagem que se preze, sempre deve estar em constante atualização pois a cada dia uma pessoa aprende algo novo, um algoritmo novo, uma ameaça nova, uma metodologia nova, uma ideia nova e etc.
Java ganha diariamente uma nova diretiva com linguagens que podem ser rodadas em cima da JVM como o Scala, JRuby e etc.
Vocês presados devem saber que nenhuma linguagem merece ou deve ser comparada, isso é decisão do Developer saber qual linguagem deve ser adequada ao quadro de decisão para ser usada em algum projeto.
Acho uma bobagem ficarem falando Java é isso, Java é aquivo, C é melhor que Java, Fortram trabalha melhor com compiladores inter-estáticos. Pow gente, acorda. Viva a vida, aprenda o máximo que puder, se vc gosta de programar vá em frente, não tenha medo de aprender um fortram, um pascal, um cobol, um JAVA, C, C#, C++, J#, Ruby, PHP, Lua e tantas outras linguagens que a cada dia ganha um nome. A única coisa que falo é sempre perceba a necessidade a ser utilizada e quando utilizar faça bom proveito, a linguagem (qualquer uma) está aí, vc tem um ambiente a ser utilizado, a única coisa que peço é, faça com seriedade, nunca ataque ninguém dizendo que eu sou o melhor, a linguagem que uso é melhor.
Isso pra mim de ficar dizendo que uma linguagem é melhor que a outra é coisa de preguiçoso, achar que vai programar uma linguagem nova recente e coisa do tipo, vcs não programam, vcs aprendem algo que já foi inventado.
Eu por se só, louvo aquelas pessoas que ainda usam um cobol para desenvolver algo que a mente tenta raciocinar e lançar para fora em formato de programa. Aquelas pessoas que não precisam de framework JSF, .NLOG, JBoss.
é isso, minha opnião lançada.
[]´s a todos.
java não vai morrer isso parece uma piada

java vai se tornar a linguaguem universal!!!
Eu costumo dizer que programador C/C++ é um framework ambulante… geralmente quando alguma empresa contrata um programador C++ o programador C++ faz o sistema ficar a cara dele… :lol: :lol: :lol:
O sistema tende a ficar tão parecido com a cara do programador C/C++ que quando a empresa contrata outro programador C/C++ o sistema tende a mudar de cara com o tempo… :lol: :lol: :lol: isso se o programador não decidir fazer tudo de novo… a famosa reinvenção da roda.
Valeu, pessoal. Eu agradeço muito.
C++ é mais fácil que java !? Nossa. Java abstraiu muita coisa do c++, e deu tudo mastigado para o desenvolvedor. Também é uma idéia muito extravagante, achar que java vai cair em desuso. Nem as antigas cairam.
No curso de analise de sistemas que faço no IFRR faz parte do curso uma viagem a algumas empresas e escolas de Manaus que desenvolvem programas. Na fundação desembargador Paulo feitosa nos vimos uma apresentação sobre um programa que eles desenvolveram para gerenciar os historicos medicos: digitalizar toda papelada dos hospitais (prontuario,requisicao de pedidos de exames…) é bacana e já está funcionado.
Nos perguntamos em que linguagem eles fizeram o programa e ele respondeu java. Quando perguntamos por quê ele disse:
“Nos queriamos fazer em C, C++, mas todos os programadores estavam ocupados com outros projetos e nós tinhamos dois programadores java livres, então nois fizemos em java mesmo”.
E completou:
“Java é linguagem mais cara de se desenvolver porque o gasto com pessoal é muito, a curva de aprendizagem é acentuada e se o java não se cuidar vai cair em desuso”.
Em manaus parece que o pessoal não é muito chegado em java. Gostam pacas de C/C++, phyton, php… java só se não tiver outra coisa.
E aí, o que vocês pensam disso?
Primeiro, sendo um topico de opinião, não sei como pode estar “resolvido”…
Em relação ao assunto. Todo o mundo focou na facilidade de c++ vs java, mas não é isso que está em causa.
O bold no texto original mostra qual é o assunto.
O dono do projeto queixa-se que java é cara porque tem que pagar mais ao desenvolvedor e a curva de aprendizagem é acentuada.
Bom, a curva de aprendizagem da Plataforma Java sim é acentuada e ninguem aprender a plataforma java do dia para a noite. a linguagem java é simples em comparação com as outras (tem uma sintaxe mais enxuta que não depende de simbolos).
Só que , se vc contratar um desenvolvedor experiente ele já passou a parte increme da curva. Ele irá cobrar mais caro, mas os resutlados serão mais rápidos, e mais acertados, porque não se perde tempo com experimentalismo. Mas as empresas não veêm assim. Elas preferem contratar quatro pessoas que não sabem nada de java ( ou sabem o muito básico - como a sintaxe) pelo preço de uma pessoa com experiencia. Depois as empresas esperam que essas pessoas aprendam sozinhas como fazer os sistemas.
Ora, elas aprenderão e farão o sistema, mas aprenderão práticas erradas e farão o sistema por tentativa e erro o que é muito mais demorado. Então a curva de aprendizado que já é acentuada por si mesmo, fica ainda pior, e sensação que a empresa tem é que java não rende. Mas não é java que não rende, é a embecilidade de contratar apenas pessoas inexperientes que não rende.
Se vc tiver uma equipa mista com nivel de experiencia alto, vc tem uma velocidade adsurdamente maior e java rende tanto ou mais que as outras plataformas.
O problema é que java tem profissionais caros, porque bons javeiros têm uma bagagem maior que apenas saber programar java e conhecer a plataforma e os frameworks. Normalmente um javeiro sabe o significado de seguir boas práticas e já sabe como as utilizar no seu dia a dia. Ele está habituado a ser bombardeado com a necessidade de usar teste unitários, servidores de continuidade , maven, etc… um conjunto de outras coisas além do java em si. Ou seja, paga-se mais por um profissional com mais competências. O que ,afinal, não é pagar mais, mas o justo.
Os outros desenvolvedores têm que competir com isto, e a forma simples é descer o preço. Por isso não admira que profissionais de outras linguagens e plataformas sejam mais baratos. É a lei do mercado.
não é o java que vai morrer. O que vai morrer é esse aproveitamento que as empresas querem fazer dos desenvolvedores, pagando o menos possível, ao cara menos preparado possível, mas exigindo que ele produza o máximo possivel. Algumas empresas vão ainda mais longe num esquema de quase cafetinagem em que cobram X do cliente e repassam x /1000 para o desenvolvedor.
Faculdades e cursos técnicos tem intenção de ensinar O.O e lógica e não linguagem por isso a preferencia.
Aqui onde trabalho , nen sei o que é java , aqui é Asp.net
Fala sério , o que se faz apenas com Java ?
E os 500 milhões de frameworks ?
A curva de aprendizado é sim um grande problema dependendo das tecnologias envolvidas.
Java está próximo de morrer sim, e o que vai vingar novamente vai ser o legendário VB6!
Não acredito que o Java vá morrer nos próximos anos, muito pelo contrário, vai contibuar sendo extremamente popular. 
Facebook, Fox, Magento, Right Media, IBM, pra citar só algumas…
Abs []