Aplicação java com cara do Windows

11 respostas
F

Ola galera como faço pra deixar a minha aplicacao java com a cara do windows??..botoes, frame, etc.

11 Respostas

J

usa os componentes awt
dai fica com o estilo de cada sistema operacional que o programa esta rodando!!!
espero ter ajudado
vlw

G

utilize o pacote swing do java e o LookAndFeel … dai sua aplicação ira fica com a aparencia do sistema operacional !

F

mas onde eu set essa propriedade eu estou usando netbeans 6.1

J

http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=3229
acho que vai ajudar
vlw

T

Para exemplificar o que os colegas disseram, daí é só adicionar os componentes que você desejar

Mais sobre o assunto

import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.UIManager;
import javax.swing.UnsupportedLookAndFeelException;

public class Class1 extends JFrame {

Class1() {

try {
            UIManager.setLookAndFeel("com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel");

} catch (IllegalAccessException e) {
            // TODO
        } catch (ClassNotFoundException e) {
            // TODO
        } catch (InstantiationException e) {
            // TODO
        } catch (UnsupportedLookAndFeelException e) {
            // TODO
        }
        setVisible(true);
        setDefaultCloseOperation(EXIT_ON_CLOSE);
    }

public static void main(String[] args) {
        new Class1();
    }
}
F

pq com essa URL com.sun.java.swing.plaf.windows.WindowsLookAndFeel fico um estilo de windows antigo tipo 98??

G

Este método pega o estilo do seu windows. Se ele estiver como Windows Clássico sua aplicação ficará como Windows Clássico (Windows 98/2000). Se estiver padrão Windows XP/Vista, ficará com este estilo mais “moderninho”.

T

Completando o que o geidivan disse: o Java pega a decoração relativa ao sistema operacional (Windows) usando algumas APIs específicas do Windows, para não ter de ele mesmo redesenhar manualmente as coisas.
O preço que o Java paga por isso é que ele não pode simular o visual do Windows Vista no Windows XP (por exemplo), ou mesmo usar o visual novo do Vista (Aero) se o usuário do Vista estiver usando o visual antigo (Windows Classic).

G

Valeu thingol.

R

Pessoal eu fiz exatamente como o thiago.correa disse, além de não ficar com a aparência do windows, ele ainda faz com que minha JMenuBar suma.

Não existe uma forma de deixar com a cara do WinXP em qualquer SO?

M

rodrigoran:
Pessoal eu fiz exatamente como o thiago.correa disse, além de não ficar com a aparência do windows, ele ainda faz com que minha JMenuBar suma.

Não existe uma forma de deixar com a cara do WinXP em qualquer SO?

A resposta é não! Até porque se seu sistema for rodar em Linux, o que ocorre?!?

Ao invés de passar o nome do look and fell, use o método getSystemLookAndFeelClassName() de UIManager. Isso permite que sua aplicação pareça nativa (salvo os detalhes já comentados) em qualquer sistema operacional em que esteja rodando.

Se você tem uma classe chamada Janela, por exemplo, apenas faça isso:

public class Janela extends JFrame {

{
        try {
            UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());
        } catch (Exception e) {
            System.err.println("Não foi possível alterar o LookAndFeel");
            e.printStackTrace();
        }
    }

// ... o resto continua aqui!

}

E pronto! Aparência sempre nativa.

Criado 7 de novembro de 2008
Ultima resposta 22 de fev. de 2009
Respostas 11
Participantes 8