Empresa média ou pequena vs Empresa grande, qual voce prefere?

31 respostas
S

Vou lançar umas opiniões sobre o que vivi trabalhando em empresas grandes e comparando com empresas médias ou pequenas. Quando falo pequenas não quer dizer fundo de quintal ou irregulares diga-se de passagem…

[size=18]Empresa Grande[/size]

Prós
[list]Maior estabilidade devido ao caixa mais gordo.
A empresa é conhecida por muita gente, isso pode te tornar mais popular com as mulheres… :roll:
Voce pode ter benefícios que em uma empresa menor poderá não te dar.
Voce pode passar dias sem fazer nada se souber disfarçar bem… :lol:
Voce tem mais pessoas para botar a culpa caso algo dê errado. :twisted: [/list]

Contra
[list]O dono da empresa ou os diretores nem sabe que voce existe.
Não espere reconhecimento, ainda mais se voce é técnico.
Não espere ter responsabilidades grandes a principio.
Muita politicagem e puxação de saco pode fazer um cara que não sabe nada passar na tua frente e ainda por cima levar o crédito pelo que voce fez.
Não espere crescimento profissional rápido, isso raramente acontece nestes lugares.
Voce tem grandes chances de passar muito tempo fazendo a mesma coisa, inovação é um risco que muitos não querem passar.
Não espere trabalhar com as tecnologias de ponta facilmente, primeiro terá que convencer muita gente até lá.
Voce terá reuniões intermináveis, muita conversa fiada e pouca ação.
Gerentes idiotas que servem apenas para garantir que voce tá trabalhando e não no forum… :stuck_out_tongue:
Voce tem grandes chances de ganhar menos que em uma consultoria menor. Isso é fato também. Veja os salários que a Accenture paga por exemplo. :roll:
As pessoas podem conhecer voce quando o sistema dá pau, mas nunca por ele funcionar bem. :twisted:
Nos projetos sua parte será sempre pequena, dividida entre centenas de analistas, arquitetos, gerentes de projeto, lideres, enroladores, fazedores de cera e outros cargos inúteis…[/list]

[size=9]Empresa Pequena/Média[/size]

Prós
O dono da empresa te conhece e sabe o que voce faz.
Voce precisa de menos politica para crescer, basta trabalhar direito. :wink:
Voce pode ser reconhecido pelos seus acertos pois eles se tornam evidentes.
Voce pode ter um rápido crescimento pois nestas empresas não há grande estratificação de cargos e burocracia. Voce pode ser arquiteto/analista e desenvolvedor ao mesmo tempo.
Voce pode algum dia ser um diretor se a empresa crescer. Isso em empresa grande é algo muito dificil, geralmente só dando para o dono… :roll:
O relacionamento entre as pessoas é muito melhor, afinal todos se conhecem.
Suas reuniões são rapidas e com menos politicagem.
Um técnico bom vale ouro pra esta empresa e é respeitado por isto.

Contra
Risco maior de dar uma zebra e voce perder o emprego.
Voce tem menos beneficios que em uma empresa grande.
Se voce errar seu erro se tornará muito evidente, o dono irá saber com certeza.
Não há como fazer cera pois fica muito evidente o cara que trabalha e o que só enrola. :lol:

Com tudo isto, lembrando que é uma visão pessoal não estou querendo dizer que é verdade em todos os casos, prefiro 1000 trabalhar em empresa média!

Dissertem

31 Respostas

D

Cara, eu ainda não trabalhei numa empresa grande.

A minha é da área de automação e tem uns 15 funcionários (contando os 4 donos).

É bom demais trabalhar aqui. Eu ainda sou estagiário, mas o clima descontraido, a flexibilidade de horários, a proximidade com os 4 sócios-chefes e todo o resto é ótimo.

Depois de me formar talvez eu ainda passe um tempo aqui, mesmo porque quem tá aqui aprende pra caramba.

O problema é (sempre tem um porém) ela não dá tanta perspectiva de crescimento assim.

Por ser pequena e ter poucas chances de vingar verdadeiramente num mercado de gigantes, eu posso trabalhar anos aqui e não subir muito de vida.

O salário até aumenta, mas o cargo é engenheiro.

Então, se eu quiser virar CPT e trabalhar menos quando for mais velho, vou ter que escolher outra, acho…

É isso aí.

ps: CPT = Chefe da Por*&*ra Toda :smiley:

edit: eu esqueci de citar nas vantagens da empresa que estou o café, o suquinho de uva, o ice tea e a Coca grátis :wink: isso sem falar na biscoitada (club social, trakinas, wafer…)
ha uehAUEHAUEhA UEhaue haue huAEhAUEHAUE HAUEHAUEhaehaueh
No meu primeiro mês aqui eu engordei 3kg… Hoje eu resisto e já tô até mais magro.

B

Já trabalhei em uma pequena, com cerca de 10 pessoas e hoje estou numa média, 80 pessoas. Sem dúvida prefiro a pequena. No meu caso por exemplo a pequena empresa representou maior flexibilidade (horário, férias, pagamento), menos burocracia, maior aprendizado, maior investimento no profissional, etc.

O problema é que essas pequenas empresas dependem geralmente de poucos clientes. Se os clientes estiverem mau das pernas é bom você já começar a caçar outro trampo. O problema é que na maioria das vezes quando descobrimos isso, o barco já tá prá lá afundado :cry:

A

Pagando o meu valor, pode ser até uma barraquinha de cachorro-quente.

B

Pensava assim também. Hoje levo bastante em considereção o “clima” da empresa. Um clima descontraido, mas ao mesmo tempo sério. Trabalhar numa empresa onde fica todo mundo tenso o tempo inteiro, nem o salário sendo melhor compensa. Tem empresa igual Big Brother, os cara contralam tudo, é um inferno :evil:

M

eu trabalho numa empresa pequena, me considero bastante respeitado e valorizado… isso é uma coisa que sei que não terei em uma grande…

e não tenho a menor perspectiva de crescimento aqui…

A

Pensava assim também. Hoje levo bastante em considereção o “clima” da empresa. Um clima descontraido, mas ao mesmo tempo sério. Trabalhar numa empresa onde fica todo mundo tenso o tempo inteiro, nem o salário sendo melhor compensa. Tem empresa igual Big Brother, os cara contralam tudo, é um inferno :evil:

Pois é, mas o clima apenas não paga minhas contas.

Já trabalhei em empresas gigantes, grandes, médias e pequenas e ainda assim prefiro o dinheiro. Cada vez que acontece algo que me incomoda nas empresas, simplesmente abro o o site do meu banco e olho o saldo da minha conta, isso deixa qualquer problema de clima para trás.

R

Pois é, mas o clima apenas não paga minhas contas.

Já trabalhei em empresas gigantes, grandes, médias e pequenas e ainda assim prefiro o dinheiro. Cada vez que acontece algo que me incomoda nas empresas, simplesmente abro o o site do meu banco e olho o saldo da minha conta, isso deixa qualquer problema de clima para trás.

Cara até concordo com vc, vendo seu saldo de sua conta la em cima da mais ânimo para trabalhar…
Mas acho que o ambiente de trabalho/relacionamento entre a equipe é o mais importante para voce conseguir alcancar 100% de aproveitamento do seu trabalho, e voce vai saber que na segunda quando voltar esta indo apenas trabalhar e nao mais um dia de tortura :twisted: ahahah…

A

Concordo, mas nem sempre isso é possível, então eu defini algumas prioridades em minha carreira:

dinheiro > serviço que farei > distancia de casa > ambiente.

B

aleck:
renanpto:

Cara até concordo com vc, vendo seu saldo de sua conta la em cima da mais ânimo para trabalhar…
Mas acho que o ambiente de trabalho/relacionamento entre a equipe é o mais importante para voce conseguir alcancar 100% de aproveitamento do seu trabalho, e voce vai saber que na segunda quando voltar esta indo apenas trabalhar e nao mais um dia de tortura :twisted: ahahah…

Concordo, mas nem sempre isso é possível, então eu defini algumas prioridades em minha carreira:

dinheiro > serviço que farei > distancia de casa > ambiente.

Haaaa, distância de casa e infra-estrutura são itens importantíssimos tbém. Sei de muita empresa que neguim desenvolve sistemas java com máquinas com 512 de RAM :shock: . Para mim isso é inconcebível.

A

Bruno_Leonardo:

Haaaa, distância de casa e infra-estrutura são itens importantíssimos tbém. Sei de muita empresa que neguim desenvolve sistemas java com máquinas com 512 de RAM :shock: . Para mim isso é inconcebível.

Concordo, já trabalhei com 512 utilizando uma ferramenta da IBM e nunca me estressei tanto na vida.

V

Para mim o mais importante é saber qual emprego me trará a melhor qualidade de vida e oportunidade de alcançar meus objetivos. E isso vem antes do salário.

Obviamente, o valor do salário influencia a qualidade de vida, mas é muito melhor ganhar um pouco menos com a cabeça tranqüila do que ganhar um pouco mais perguntando a mim mesmo porque que ainda estou vivo.

Outra coisa que pesa bastante aí é a questão órgãos públicos versus empresas privadas. Já trabalhei na área de TI de um órgão público e é bem diferente do que em empresas privadas.

V

aleck:
Bruno_Leonardo:

Concordo, já trabalhei com 512 utilizando uma ferramenta da IBM e nunca me estressei tanto na vida.

Só uma ferramenta da IBM te estressa? Acho que não é só uma não… :lol: :lol: :lol: :lol:

M

Estabilidade não existe.

Meu voto:
:arrow: Micro

Detalhe, já trabalhei em empresas de 3 funcionários e empresas de quase 10 mil funcionários.

A

victorwss:

Só uma ferramenta da IBM te estressa? Acho que não é só uma não… :lol: :lol: :lol: :lol:

Acho que vou incluir depois do dinheiro o != IBM.

M

eu inicialmente trabalhava numa media empresa…
era estagiario lah e notei q mesmo sendo funcionario nao havia muitas oportunidades de crescimento!!
conheci pessoa q estavam a mais d 10 anos lah fazendo a mesma coisa (q xatisse!!!)

agora trabalho na faculdade onde me formei!! uma grande empresa ao meu ver e por sinal eh a maior da regiao norte e tb estah presente em varios outros Estados

realmente os superiores podem nao me conhecem nem se me verem no caderno policial d um jornal d alta rotatividade hauahauhaauha
mas sempre temos visitas deles nos setores e algumas vezes dialogos sobre os serviços
o clima no setor onde trabalho eh bom e bem descontraido
nao existe aquela competicao pra se destacar
e tenho uma boa possibilidade de promoçao…
afinal comecei como estagiario, depois passei a ser prestador d serviços e agora estou efetivado por tempo indeterminado!!!

L

Esse negocio de empresa pequena ou grande é pura besteira. Existem empresas boas de trabalhar e as ruim. Simples assim.

Trabalho para uma empresa que dificilmente pode ser considerada grande, faturamento de 957 milhões esse ano e mais de mil funcionários.

A burocracia é quase zero e meu trabalho é publicamente reconhecido pela chefia. Adoro o que faço, quase não tenho reuniões e tenho
uma enorme liberdade sobre aquilo que faço.

Da mesma fora, meu pior emprego por em uma microempresa onde os sócios foram carinhosamente apelidados de B1 e B2 pois Larry
e Moe não se completam sem o Curly ou o Shemp.

M

Pode ser. Generalização é errada.

louds:
A burocracia é quase zero e meu trabalho é publicamente reconhecido pela chefia. Adoro o que faço, quase não tenho reuniões e tenho
uma enorme liberdade sobre aquilo que faço.

Você tem sorte. Acredite. hehe

R

Eu ainda opto por qualidade de vida e dinheiro é o terceiro ou quarto filtro, independente do tamanho da empresa. Como o louds falou, para mim também se dividem entre ‘boa’ ou ‘ruim’.

M

"

J

kkk
é do tipo que vende a mãe e a alma p/ ter um trocado
vulgo: puta escrava do capitalismo

C

acho que é relativo…

em empresa grande geralmente você trabalha com tecnologia ultrapassada, porém se for bom, pode se destacar projetando melhorias significativas pra empresa, mesmo com tais tecnologias…

em empresa grande ou o cara aprende a lidar com pressão ou espirra o taco rapidinho… não que em empresa pequena não exista pressão … porém, geralmente em empresa pequena você está alocado em 1 projeto por vez … enquanto em empresa grande o cara tem que pensar em vários projetos de várias áreas distintas da empresa ao mesmo tempo, e ainda tem que ficar de plantao no celular o fds e as madrugadas, caso algum processo dê problema… o stress geralmente é maior, mas geralmente o salário também é maior…

geralmente em empresa grande ninguém é amigo de ninguém, um querendo puxar o tapete do outro… em empresa pequena acontece, mas em menor proporção…

qto a demissão, eu acho o contrário… em empresa grande o risco é maior, especialmente nos dias de cortes em massa… pra reduzir custos pro orçamento do proximo ano… por mais que você seja bom, se a empresa precisar reduzir custos, isso não vai pesar… ou seja… ninguém está 100% seguro em lugar algum …

empresa grande geralmente tem mais benefícios, mas vale a pena analisá-los com calma… será que todos são bons? É comum empresa grande ter mais padrinhagem…

L

CarlosEduardoDantas:
acho que é relativo…

em empresa grande geralmente você trabalha com tecnologia ultrapassada, porém se for bom, pode se destacar projetando melhorias significativas pra empresa, mesmo com tais tecnologias…

em empresa grande ou o cara aprende a lidar com pressão ou espirra o taco rapidinho… não que em empresa pequena não exista pressão … porém, geralmente em empresa pequena você está alocado em 1 projeto por vez … enquanto em empresa grande o cara tem que pensar em vários projetos de várias áreas distintas da empresa ao mesmo tempo, e ainda tem que ficar de plantao no celular o fds e as madrugadas, caso algum processo dê problema… o stress geralmente é maior, mas geralmente o salário também é maior…

geralmente em empresa grande ninguém é amigo de ninguém, um querendo puxar o tapete do outro… em empresa pequena acontece, mas em menor proporção…

qto a demissão, eu acho o contrário… em empresa grande o risco é maior, especialmente nos dias de cortes em massa… pra reduzir custos pro orçamento do proximo ano… por mais que você seja bom, se a empresa precisar reduzir custos, isso não vai pesar… ou seja… ninguém está 100% seguro em lugar algum …

empresa grande geralmente tem mais benefícios, mas vale a pena analisá-los com calma… será que todos são bons? É comum empresa grande ter mais padrinhagem…

Essa sua visão de empresa grande e empresa pequena é míope. Você diz que empresas grandes usam tecnologia ultrapassada, porém a maioria das novas tecnologias são exatamente produzidas por elas - IBM, Sun, MS, Google, Apple, Novell, RH, etc. Logo como pode que elas só trabalham com coisa velha?

Da mesma forma, existem montes de small shops que usam VB6 e Delphi - que deixaram de ser tecnologia novas no século passado.

Continuando, o risco de demissão depende muito mais do tipo de receita que a empresa possui. Se o produto depende fortemente de mão-de-obra, como na área de serviços, queda de demanda necessariamente significa cortes. É normal ocorrerem cortes enormes em consultorias grandes quando estas perder contratos enormes de body-shop, mesmo em época de bonança.

Poderia continuar indo um a um dos teus argumentos, mas seria perda de tempo. Esquece esse estereótipo de empresa grande - empresa pequena. Isso não existe, é uma quimera de tempos antigos que precisa morrer.

Empresa empresa boa e empresa ruim, não importa tamanho ou setor.

A

a minha experiência sempre mostrou o contrário disso, já que empresas maiores tem mais grana para comprar ferramentas mais caras … exceto em Bancos, onde normalmente as coisas demorar para mudar …

Concordo com as duas afirmações, não pelo fato de ser uma empresa grande, mas sim pelo fato de possuir mais funcionários … o problema são as pessoas, quanto mais gente mais pessoas querendo te ajudar e te prejudicar… mais competição, mais stress, mais tudo…

eu acho que o tamanho da empresa não tem tanto a ver com o cara se adaptar ou não… cada um tem um perfil, alguns preferem bons salarios, beneficios, e se submetem a stress, horas extras e tudo apenas achando isso divertido…

outros preferem mais tranquilidade e salários menores …

algumas pessoas que eram boas tecnicamente trabalharam comigo em algumas empresas e não deram certo, isso não quer dizer que elas não eram boas, apenas não se adaptaram, o contrário também já ocorreu

eu ainda me pergunto o que eu prefiro… :slight_smile:

[editando]

acho que na verdade isso tudo tem a ver com a cultura organizacional o melhor lugar onde eu já trabalhei tinha 7 pessoas incluindo donos, desenvolvedores e secretária…

C

louds:
CarlosEduardoDantas:
acho que é relativo…

Essa sua visão de empresa grande e empresa pequena é míope. Você diz que empresas grandes usam tecnologia ultrapassada, porém a maioria das novas tecnologias são exatamente produzidas por elas - IBM, Sun, MS, Google, Apple, Novell, RH, etc. Logo como pode que elas só trabalham com coisa velha?

Da mesma forma, existem montes de small shops que usam VB6 e Delphi - que deixaram de ser tecnologia novas no século passado.

Continuando, o risco de demissão depende muito mais do tipo de receita que a empresa possui. Se o produto depende fortemente de mão-de-obra, como na área de serviços, queda de demanda necessariamente significa cortes. É normal ocorrerem cortes enormes em consultorias grandes quando estas perder contratos enormes de body-shop, mesmo em época de bonança.

Poderia continuar indo um a um dos teus argumentos, mas seria perda de tempo. Esquece esse estereótipo de empresa grande - empresa pequena. Isso não existe, é uma quimera de tempos antigos que precisa morrer.

Empresa empresa boa e empresa ruim, não importa tamanho ou setor.

olá… obrigado por responder… na verdade pode ver no meu post que não fiz nenhuma generalização (fora sobre a pressão), não disse que necessariamente empresa grande usa tecnologia ultrapassada … mas quando citei empresa grande, estava falando de empresas que não são necessariamente de TI, mas que possuem departamento de TI como atacado por exemplo… e o nosso amigo agoramesmo citou bancos… então não dá pra generalizar nesse aspecto… verdade.

sobre demissões, concordo em partes, mas na experiencia que eu tenho (por favor, não veja isso como uma generalização), em uma empresa pequena, a demissão depende muito mais do seu desempenho… ou seja, se a empresa pequena faz prestação de serviços em tal lugar… e fecham as portas pra empresa por falta de demanda… aloca o cara em outro cliente e por ai vai (a não ser que a empresa tenha apenas um cliente fixo… ai seria um problema )… logo, teoricamente o cara só cai fora se não der conta do recado… em empresa grande é diferente nesse ponto… se por exemplo, a guaraná XPTO não cumpre as metas de venda… seja por culpa dos vendedores ou da logistica, ou de nao sei onde, baixa o orçamento, logo, não interessa se vc é bom ou ruim… tchau.

Gostaria de saber sua opinião sobre o que eu disse a respeito de pressão (por falar nisso acabei de atender uma ligação de onde trabalho… ainda está cedo… tem dias que me ligam 3, 4 da manhã, e como tenho problemas com insonia, as vezes nem consigo dormir mais… mas como a empresa nao pode parar… paciencia :frowning: )… estamos em um debate saudável, portanto não tem problema em dizer algo totalmente contrário;

E se mostrei no post que me preocupo com empresa grande e pequena, me desculpe, não foi o que quis demonstrar… apenas quis demonstrar algumas das experiencias que tive…

M

"

M

Acredito que para quen está começando a carreira, uma pequena empresa seria uma boa pedida, pois proporciona um bom aprendizado. Já em uma empresa de porte médio ou taé uma grande empresa, o grau de exigência é mais elevado, presupondo que o profissional já tenha experiência anterior na área. :wink:

J

Se tivesse o sistema de estrelas ainda, o Louds receberia 5 estrelas certamente.

Realmente existem apenas empresas ruins e empresas boas e além do mais, geralmente nas empresas grandes, existem “mini-empresas” dentro delas.

Meu primeiro emprego com desenvolvimento foi para uma empresa de 8 funcionários. Posso dizer que aprendi MUITO mesmo, mas também eu estava começando, então tudo que eu fazia era novo para mim.
No momento trabalho para uma empresa grande, onde eu aprendo muito, porém posso dizer que a parte técnica em sí, eu aprendi muito mais em 1 empresa pequena (pois foi quando eu comecei).

Agora a melhor empresa, na minha opinião, é aquela que é A SUA EMPRESA!!!.

R

Se está começando, uma empresa média é bem mais sussa, e vai te dar mais chances de aprender.

S

Acho que a maior vantagem da pequena empresa é se voce ver que ela pode crescer. Se atende a um nicho de mercado promissor, daí futuramente se voce acreditar e insistir fará uma carreira de sucesso, tendo a confiança dos donos do negócio. Isso não dá pra fazer em empresa que já é grande, não mesmo. Só virando acionista.

M

Olha, eu já trabalhei em uma empresa q eu diria minimicro, onde eu era o desenvolvedor e n tinha ninguém pra me ajudar!

J

Independente do tamanho, prefiro empresas boas; Se o trabalho é legal, ambiente, tecnologias, salário; ta bom pra mim.

[]'s

Criado 5 de dezembro de 2008
Ultima resposta 5 de dez. de 2008
Respostas 31
Participantes 20