Empresas demitindo desenvolvedores experientes pra contratar estagiários

57 respostas
C

Pessoal, eu sempre fui do tipo que “veste a camisa da empresa”, sempre procurei fazer carreira nas empresas que passo, sempre procurei durar o máximo de tempo possível nas empresas, e as vezes cheguei a criticar muitos posts no guj de pessoas que diziam pra nao dar valor na empresa, que se aparecer uma oportunidade um pouco melhor vaza, blablabla

pois bem, hoje acho que entendo um pouco do que estes que postaram aqui no guj . É muito dificil pra mim aceitar ver uma empresa demitindo gente experiente, gente de anos de fidelidade pra contratar “menino barato” como eles mesmos dizem.

Entendo perfeitamente que a empresa precisa reduzir custos, mas isto nao pode custar tao alto, já que creio que pessoas experientes tendem a tocar o barco de forma decente e coerente…

Bem, queria ler opinioes de amigos aqui no forum a respeito

57 Respostas

K

Quando eu estava cursando automação industrial no CEFET-SP, eu ouvia histórias de empresas que tinham essa atitude para reduzir custos:

“Tem empresa que te dá duas opções: Ou você aceita a proposta de ser demitido para depois ser recontratado por um salário mais baixo ou vão colocar no seu lugar um estagiário ganhando 20% do que você ganha, trabalhando no mesmo ritmo.” - Depoimento de um dos alunos, com experiência de anos na indústria.

Não me supreenderia se na área de TI também tenhamos esses exemplos. E com o governo tentando acabar com essa zona de “todo mundo virou prestador de serviço”, creio que a coisa tende a ficar pior.

Inté.

V

Bem, vai chegar na data de entrega, o codigo vai tar um lixo, pela metade, cheio de remendos, e o responsavel por essa politida de “meninos baratos” com aquela cara de Lula, companheiro, eu naum sabia.

Você quer qualidade, conhecimento, velocidade, e bom senso, paga. Pq stag pode ter tudo, menos bom senso =D, coisa da idade, hehehehehehe

Mas isso é normal veio, acontece muito mesmo. Já vi isso acontecer, e chegou no dia da entrega, precisava de no mínimo mais um mês pra acabar.

VELO

W

Ps…

Bem, vai chegar na data de entrega, o codigo vai tar um lixo, pela metade, cheio de remendos, e o responsavel por essa politida de “meninos baratos” com aquela cara de Lula, companheiro, eu naum sabia.
Dai ele contrata uma “consultoria ou PJ” a preço de banana transfere à ela a sua responsabilidade e continua com aquela pose e cara de soberano dentro da empresa. :cry:

M

Bom dia,

já vi isso acontecer em muita empresa reconhecida aqui em São Paulo, e não consigo levar a sério uma gestão que acha que um estagiário vai fazer o que um profissional experiente faz.
Depois tem a terrível experiência de que o estagiário não consegue segurar os problemas, e tem que recontratar o cara experiente, em geral, por um valor maior que o anterior.
Quando uma empresa começa a cortar custos nos recursos técnicos, mais difíceis e caros de se repor, algo está errado.
Entre abaixar meu salário ou me mandar embora e contratar um estagiário, nem penso duas vezes em pedir para me demitirem. Se precisam tanto economizar no meu salário é porque não tem mais recursos para a minha área, que então está fadada ao desaparecimento dentro da empresa.

Até!

C

velo:

Você quer qualidade, conhecimento, velocidade, e bom senso, paga. Pq stag pode ter tudo, menos bom senso =D, coisa da idade, hehehehehehe

Mas isso é normal veio, acontece muito mesmo. Já vi isso acontecer, e chegou no dia da entrega, precisava de no mínimo mais um mês pra acabar.

VELO

Cara… adorei seu post…

As vezes agente cita os problemas mas sem soluções… mas eu penso + ou - assim: APENAS pra serviços de programação repetitiva, eu contrataria um menino barato sim. Por exemplo, preciso desenvolver um site, os analistas de negocios criam toda a diagramação, os arquitetos faz a estruturação e os desenvolvedores dao a cara… eu contrataria estagiarios pra criar os helps, relatorios, pra ir pegando pratica fazendo cadastros bobos (com exemplos já criados pelos desenvolvedores), etc… agora eu NUNCA tiraria um desenvolvedor tampouco um arquiteto ou um analista pra colocar “menino barato”, e infelizmente isso é o que eu vejo nos dias de hoje

L

cara a experiencia do profissional conta muita mais que “meninos baratos” tem area que é preciso ter visao de negocio… saber liderar… aposto que um gerente de projetos, em uma fabrica de software nao pode ser trocado por um menino barato… que nao tem experiencia em trabalhar com equipe, motivar, saber cobrar… cumprir com os prazos… avaliar o nivel de evoluição do seu projeto…hehe isso é experiencia q em curso nenhum nem livro vc vai encontrar metricas corretas para q seu projeto nunca falhe… Os menino baratos realmente existe em algumas areas… isso é inevitavel… mas depende do administrador da empresa… ele tem q ver o que o negocio dele precisa e de quem realmente precisa qual o perfil do quadro profissional dele… se os meninos baratos nao der certo, ele vai ter q contratar o menino mais caro… heheh! ou a empresa dele afunda… pq vai ser cobrança de cliente… reclamação e alguns casos… de clientes ir na justiça ai ja viu a merda ne?..barato saiu caro…
Bom a respeito de vestir a camisa da empresa sempre visto caduengenheiro e procuro a cada novo emprego criar minha carreira… e consquistar novos horizontes, mais sempre estou buscando algo melhor parar minha pessoa… entao meu lema: 1º meus objetivos, depois os da empresa.Se hoje eu receber uma proposta vou analisar… conhecer a empresa que esta me fazendo a proposta… e negociar com a mesma deixar bem claro meus objetivos e ver a area que vou atuar… desde a entrevista com o rh deixo tudo claro… hoje nao tenho mais essa de amor a empresa atual nao… quero eh $$ no bolso pq os proprietario da empresa tem d+ e eu nao heheh!! “Negocios e Sentimentos” nao dar certo alguem sai perdendo na historia hehe…
flw!

B

Infelizmente trabalhar só com estagiários não é privilégio só de empresa de informática.

Empresas de engenharia também, e pra azar meu acabei comprando o meu apartamento numa construtora assim… o resultado foi uma lástima :cry:

E

caduengenheiro:
Pessoal, eu sempre fui do tipo que “veste a camisa da empresa”, sempre procurei fazer carreira nas empresas que passo, sempre procurei durar o máximo de tempo possível nas empresas, e as vezes cheguei a criticar muitos posts no guj de pessoas que diziam pra nao dar valor na empresa, que se aparecer uma oportunidade um pouco melhor vaza, blablabla

pois bem, hoje acho que entendo um pouco do que estes que postaram aqui no guj . É muito dificil pra mim aceitar ver uma empresa demitindo gente experiente, gente de anos de fidelidade pra contratar “menino barato” como eles mesmos dizem.

Entendo perfeitamente que a empresa precisa reduzir custos, mas isto nao pode custar tao alto, já que creio que pessoas experientes tendem a tocar o barco de forma decente e coerente…

Bem, queria ler opinioes de amigos aqui no forum a respeito

Isso me lembra uma parte do documentario:
The Corporation
Em que o Chomsky (linguagens formais e automatos =])
Fala da questão do salario que não é compativel com a idade adulta.
Que não comportaria os gastos que vem com a idade… familia … filhos…etc.
Como se o empregado tivesse que ser eternamente jovem.

Para quem nunca viu esse documentario, veja é muito bom.
Já disponivel em portugues.

M

Assim, o que eu ando vendo é empresa contratar qualquer pé rapado porque não tem gente que preste no mercado, mas contratar estagiário e demitir gente boa é meio que um tiro no pé.

V

Ah isso tbm acontece…

VELO

L

Aqui em São Paulo isso é comum, os esse pesoal barato até consegue fazer as coisas, entrem as vezes no prazo, mas a bomba vai explodir mais pra frente, pois geralmente o projeto não tem qualidade nenhuma, cheio de remendos.
Veja na área de redes, é a mesma coisa, cansei de ver hackerzinho de 16 anos tomar lugar de pessoas bem qualificadas e experientes, e eles fazem, mas a falta de experiência, muitas vezes de comprometimento, faz com que as coisas saiam mal feitas, e claro, que a curto/médio prazo, isso tudo vai retornar em dor de cabeça pra empresa.

Mas não se ache em outro mundo não, afinal isso é comum em quases todas as áreas nos países do terceiro mundo.

F

Estagiário deve ser contratado para ser estagiário…

Não é servir café nem coisas do tipo… mas também não é fazer um trabalho profissional…

Estagiário deve ser treinado e supervisionado. É claro que existem excelentes estagiários, as vezes melhores que analistas, mas geralmente são inexperientes em questões não técnicas como burocracias ou contato com clientes e etc…

Experiência profissional e bagagem tem um valor enorme… a vontade e gas dos estagiários também. Quem explora o melhor dos 2 pode se dar bem.

Mas essa troca ai de profissionais por estagiários é muito arriscada…

D

Tem criança capetosa e adultos também (só q estes últimos vão pra cadeia).

O mesmo acontece com estagiários e experientes*. Tem os bons e maus nos dois tipos. O que eu não suporto ver é essas empresas contratano qualquer merda (tanto como estagiario como “experiente”) só pq o custo é mais barato.

Estagiário não é sinônimo de coisa ruim.
Experiente* não é sinônimo de coisa boa (não no modo TI de falar).

Já assisti matérias em que estagiários (não necessariamente em TI) q davam um show, e mais tarde eram efetivados, tamanha capacidade que abrangiam. E quantas empresas já ouvi reclamar de projetos mal feitos, geralmente feitos por empresas de TI que tinham só merda de gente “experiente*”.

*Acho q no ramo de TI, experiência significa mais o número de anos que em q ele tá lá ou a posição, se é senior e tal. Mas infelizmente, Experiente tá longe de ser sinônimo de BOM DE VERDADE no ramo de TI e em outros ramos também.

D

Quanto a essa troca de exp. por est., isso é um tanto quanto confuso.

Aliás, aqui no Brasil*, contratantes são tão confusos (sempre querendo gastar menos, mas no final, acabam trocando gato por lebre, e isso, não deveria acontecer, já q ele é um… uhmm… CONTRATANTE, EMPRESÁRIO, etc., e no mínimo deveria ter capacidade para tal).

*Disse aqui no Brasil, mas não entendam q disse q isso não acontece em outros países (não conheço-os). Não coloquem palavras em minha boca, hehe.

M

Rapaz, é o seguinte, se você vir uma empresa que faz isso, saia correndo, tem outras dez que pagariam bem a quem tem competência pra trabalhar.

1

Trocar desenvolvedores experientes por estagiários, para reduzir custo? Quando eu vejo comentários como esses, eu fico animado para montar uma empresa de desenvolvimento de software. Vejam só a vantagem competitiva sendo entregue de graça.

A

Eu acho que hoje em dia, não é possivel desenvolver sw com apenas “profissionais senior”, ou com apenas “estags”. O correto economicamente falando, e mantendo um certo nivel de qualidade, seria mesclar profissionais de diferentes niveis dentro de sua estrutura hierarquica.

A

Eu concordo, mas tb discordo, hoje em dia tem muita empresa que tenta prostituir profissinais, só que isto não dura muito tempo. Se vc é baum, sempre tem alguem querendo pagar mais, aqui em SP tem muito trampo de desenvolvimento.

M

Eu diria que você está redondamente enganado :stuck_out_tongue:

1

O Google só contrata desenvolvedores fodões para eles não irem pra concorrência. É que nem matar os Drones do inimigo no Starcraft*.

*Comparação absurda detected.

A

Eu concordo com este ponto de vista, agora se estivessemos falando de software house e não de lideres mundiais? Foi o que eu imagine ser o scopo do topico.

M

Rapaz, só os melhores podem fazer o melhor -> http://www.joelonsoftware.com/articles/HighNotes.html

K

Aqui na empresa que trabalho, estão começando a optar por desenvolvedores Sênior, ao invés de juniores e plenos, pelo simples fato de 1 Sênior ser mais produtivo que 3 ou 4 programadores sem tal experiência.

Com isso, economizam diretamente em hardware, alguel, fora cálculos inerentes à gestão do projeto, já que com uma equipe reduzida, você reduz risco por exemplo.

O problema que vejo é que existe muita empresa meio “Açougue” que quer ganhar muito em cima pagando nada e entregando qualquer coisa.

O pior, que muitas destas se vendem como CMMI TOP ULTRA TABAJARA … :evil:

C

Pow trabalhei em uma empresa assim, que se dizia CMMI nivel enésimo, mas se o cliente visse o processo de desenvolvimento, teria medo, muito medo.

E era cliente grande eim,Grupo Pão de Açucar, era um deles…

C

Kenobi:
Aqui na empresa que trabalho, estão começando a optar por desenvolvedores Sênior, ao invés de juniores e plenos, pelo simples fato de 1 Sênior ser mais produtivo que 3 ou 4 programadores sem tal experiência.

Com isso, economizam diretamente em hardware, alguel, fora cálculos inerentes à gestão do projeto, já que com uma equipe reduzida, você reduz risco por exemplo.

O problema que vejo é que existe muita empresa meio “Açougue” que quer ganhar muito em cima pagando nada e entregando qualquer coisa.

é bom pra empresa ter caras mais experientes pra guiar o barco … as vezes um rumo que um cara experiente toma pro projeto pode diminuir horas e horas de codificacao, tendo um projeto mais enxuto terminado em um prazo aceitável

C

Concordo em partes, vai muito do profissional, tem muita gente nova no mercado querendo uma unica oportunidade e quando aparece eles agarram com unhas e dentes, sangue novo, eles querem crescer. Isto vai de cada pessoa, se os experientes estao fazendo corpo mole pq nao contratar gente nova com vontade de crescer e “mostrar serviço”? Claro, NAO DEVE FICAR A RESPONSABILIDADE APENAS PARA ESTAGIARIOS
mas se o cara é competente isto é o que interessa, oq falar entao de quem nem curso superior fez e veio de um cursinho de 2 anos? É a mesma coisa pra nao falar que é pior.

E quem nao tem experiencia nao pode trabalhar não?

D

Kenobi:

Ah, mas peraí. E nós estagiários? Onde entramos?

É como a educação de crianças para um bem de um país (utlizando este comparação mais uma vez):

Os adultos tão lá e tal, mas é importante também educar a criança, pq ela é o futuro.

Sei lá se estou viajando, mas o estagiário é o futuro. Onde ficamos?

N

Nada pessoal, mas eu não acredito em software house e fábrica de software. Isso sufoca as pessoas, que no caso são os desenvolvedores, por mais incrível que possa parecer! :smiley:

Acho que há uma forma mais produtiva, humana e eficaz de fazer as coisas…

:wink:

D

Nada pessoal, mas eu não acredito em software house e fábrica de software. Isso sufoca as pessoas, que no caso são os desenvolvedores, por mais incrível que possa parecer! :smiley:

Acho que há uma forma mais produtiva, humana e eficaz de fazer as coisas…

Então, em que acredita? Digo, como ganha a vida?*

*Curiosidade apenas.

M

cado:

Concordo em partes, vai muito do profissional, tem muita gente nova no mercado querendo uma unica oportunidade e quando aparece eles agarram com unhas e dentes, sangue novo, eles querem crescer. Isto vai de cada pessoa, se os experientes estao fazendo corpo mole pq nao contratar gente nova com vontade de crescer e “mostrar serviço”? Claro, NAO DEVE FICAR A RESPONSABILIDADE APENAS PARA ESTAGIARIOS
mas se o cara é competente isto é o que interessa, oq falar entao de quem nem curso superior fez e veio de um cursinho de 2 anos? É a mesma coisa pra nao falar que é pior.

E quem nao tem experiencia nao pode trabalhar não?

A grande questão aqui não é impedir acesso dos estagiários ao trabalho e sim trocar profissional experiente por estagiário e esperar que o mesmo seja tão eficiente quanto o experiente. Estagiário é para compor elenco, ajudar e ser ajudado pela empresa, supervisionado etc. O profissional experiente, tem que produzir, tem mais responsabilidades e conhecimentos, que um estagiário não teria.
Fazer esse tipo de troca por causa de custo, na minha visão, é uma estupidez. A chance de o estagiário completar o espaço plenamente é ínfima.

Até!

C

maquiavelbona:

A grande questão aqui não é impedir acesso dos estagiários ao trabalho e sim trocar profissional experiente por estagiário e esperar que o mesmo seja tão eficiente quanto o experiente. Estagiário é para compor elenco, ajudar e ser ajudado pela empresa, supervisionado etc. O profissional experiente, tem que produzir, tem mais responsabilidades e conhecimentos, que um estagiário não teria.
Fazer esse tipo de troca por causa de custo, na minha visão, é uma estupidez. A chance de o estagiário completar o espaço plenamente é ínfima.

Até!

Concordo com sua visão,
mas muitos estavam falando o contrario disso :wink:

PS: Como no meu post eu citei o mauricio pode parecer que foi pra ele, mas nao foi não, to falando no geral.

N

Não deve haver muita responsabilidade jagada em cima de um estagiário. O trabalho dele tem que ser supervisionado e ele tem que encarar isso na boa e com humildade, aproveitando a oportunidade para aprender…

A questão aqui não é não contratar estagiários, mas sim substituir bons profissionais por pessoal inexperiente. É isso que é inadmissível. Os estagiários devem ter seu lugar, que é para tarefas mais simples. Aos poucos devem ser dadas tarefas mais complexas, até que ele já saiba andar sozinho e poder pegar algo mais difícil.

D

Galera, agora me ocorreu duas dúvidas:

1 - Um cara que trabalha com Java há 2 anos, fazendo free lancers, projetinhos para várias empresas, etc. Quando ele vai trabalhar para alguém, mesmo com tal conhecimento, é necessário que se passe pelo estágio ainda?

2- No outro caso, antes de fazer faculdade, ele trabalhou um ano para uma empresa de informatica desenvolvendo programas. Após a faculdade, é necessário que ainda passe pelo processo de estágio?

D

Outra ainda:

Como acontece o reconhecimento pelo profissional em suas diversas fases de trabalho:

Estagio
Junior
Pleno
Senior

Há algo concreto?

Z

Comprometimento tem que haver sempre. Não importa se você é estagiário, gerente, dono da empresa ou serve café. Se você trabalha em uma empresa e não está comprometido, pegue o boné, vá para a casa, compre um jornal e procure outro emprego.

Tempo de casa não deveria ser um fator. Já vi gente com 20 anos de experiência ficar na poeira perto de “garotos” com menos 3 anos. O que deve ser avaliado é a competência. E ponto. Achar que merece a sua vaga porque está mais tempo é comodismo.

Sobre estágio, eu sempre falo que estagiário não tem responsabilidade dentro de um processo. Isso é diferente de não ter comprometimento. Um stag está lá só para aprender. Se a empresa acha que ele pode agregar valor no quadro de funcionários que o contrate usando legislação. Usar estágio como mão-de-obra barata é, no mínimo, anti-ético. Um conselho que eu dou é ficar longe de empresas que vêem estagiários como mão-de-obra barata.

C

ZehOliveira, vc me fez lembrar de uma empresa na epoca que comecei a faculdade, o cara tava oferecendo bolsa por X, dai ele perguntava a bolsa pretendida, se o cara falava X-Y, ele depois da conversa falava: "infelizmente vc nao se enquadra nesta vaga (que ganha X), mas temos uma vaga onde vc se enquadra que é pra ganhar justamente X-Y. huahauhauh
O cara era o maior trambiqueiro que ja vi e o maior cara de pau tbm. haauha
mas era engraçado ver isso.

K

Essas deveriam ir para o dont work here … afinal a quantas anda o site ?!

D

#@®®¡$:
O Google só contrata desenvolvedores fodões para eles não irem pra concorrência. É que nem matar os Drones do inimigo no Starcraft*.

*Comparação absurda detected.

Genial a citação hein…

P

É o que tenho visto também.

N

duvidante:

*Curiosidade apenas.

O esquema de fábrica de software é “automatizado” demais. A questão aqui é que os desenvolvedores não são vaquinhas em uma fazenda, que ficam produzindo o dia inteiro. Somos seres humanos com personalidade, desejos, expectativas e ambições. E cada um diferente do outro. Metodologias como XP tratam disso que estou falando. Ao invés do cara só receber diagrama e codificar, sozinho ali no canto dele, a equipe toda faz reuniões, compartilha conhecimento, e no final o código é escrito por uma dupla de desenvolvedores. A coisa é mais “humana”, entende?

Como disse, não acredito e nem gosto de fábrica de software, pelo menos não as mais comuns, que costumamos encontrar por aí. Ganho a vida em projetos com equipes pequenas, com até 10 programadores.

D

neófito:
duvidante:

*Curiosidade apenas.

O esquema de fábrica de software é “automatizado” demais. A questão aqui é que os desenvolvedores não são vaquinhas em uma fazenda, que ficam produzindo o dia inteiro. Somos seres humanos com personalidade, desejos, expectativas e ambições. E cada um diferente do outro. Metodologias como XP tratam disso que estou falando. Ao invés do cara só receber diagrama e codificar, sozinho ali no canto dele, a equipe toda faz reuniões, compartilha conhecimento, e no final o código é escrito por uma dupla de desenvolvedores. A coisa é mais “humana”, entende?

Como disse, não acredito e nem gosto de fábrica de software, pelo menos não as mais comuns, que costumamos encontrar por aí. Ganho a vida em projetos com equipes pequenas, com até 10 programadores.

Entendido. Realmente fui atrás da XP, e achei super legal, muito vantajoso, tanto para nós quanto para a empresa. O duro é convencer chefes “mente do século passado”.

P

Estou de acordo com esta linha de raciocínio, mas ela se baseia em alguma hipóteses, dentre as quais destaco estas:

• O sênior faz trabalho de sênior
  • O sênior é competente.
  • Qualidade, prazo e eficiência são relevantes no contexto

Falhando uma destas hipóteses, a substituição pode ser justificável - embora em qualquer caso indique que houve erro de gestão anterior.

J

Realmente algumas empresas estão a fazer isso, um exemplo é uma empresa multinacional …, que está com esta política há muitos anos.
O resultado disto é a longo prazo, o que eles ganharam até então:
-Sustentação já que com profissionais mais baratos os projetos podem ser mantidos, em termos economicos, on budget!
-Perda de qualidade e histórico de desenvolvimento, os chamados erros de regression, erros que foram corrigidos e que
por falta de experiência retornam em versões futuras dos sistemas.(tipo voltei pra vc!:slight_smile: )

• Amnésia do pessoal de suporte, pois como são novos não vivenciaram o que ocorreu, precisam de apoio e um profissional
    que já vivenciou os problemas que podem ser problemas encadeados. (tipo, não entendi nada que vc falou…dá pra repetir…)
  • E por fim perda de mercado, uma vez que o suporte não funciona, o desenvolvimento é medíocre, as empresas optam por
    contratar outras empresas de desenvolvimento para sairem do “buraco”.
    Grandes corporações estão afundando neste paradigma, outras com o chamado lessons learned já começam a entender isso
    e quando vêem demissões em massa aproveitam para contratar os mais experientes pois querem oferecer algo a mais ou melhor
    ou seja um serviço competente.
    Empresas assim estão ganhando market share, deixado por essas que querem economizar fazendo economia porca comer poeira.
    A tal estória se não pode com o fogo caiam fora empresas mediocres! :slight_smile:
L

jorge mackenzie:
Realmente algumas empresas estão a fazer isso, um exemplo é uma empresa multinacional …, que está com esta política há muitos anos.
O resultado disto é a longo prazo, o que eles ganharam até então:
-Sustentação já que com profissionais mais baratos os projetos podem ser mantidos, em termos economicos, on budget!
-Perda de qualidade e histórico de desenvolvimento, os chamados erros de regression, erros que foram corrigidos e que
por falta de experiência retornam em versões futuras dos sistemas.(tipo voltei pra vc!:slight_smile: )

• Amnésia do pessoal de suporte, pois como são novos não vivenciaram o que ocorreu, precisam de apoio e um profissional
    que já vivenciou os problemas que podem ser problemas encadeados. (tipo, não entendi nada que vc falou…dá pra repetir…)
  • E por fim perda de mercado, uma vez que o suporte não funciona, o desenvolvimento é medíocre, as empresas optam por
    contratar outras empresas de desenvolvimento para sairem do “buraco”.
    Grandes corporações estão afundando neste paradigma, outras com o chamado lessons learned já começam a entender isso
    e quando vêem demissões em massa aproveitam para contratar os mais experientes pois querem oferecer algo a mais ou melhor
    ou seja um serviço competente.
    Empresas assim estão ganhando market share, deixado por essas que querem economizar fazendo economia porca comer poeira.
    A tal estória se não pode com o fogo caiam fora empresas mediocres! :-)

A objetização do indivíduo. Alguns quando veem as profissões, tais como analista, programador, Juniores, plenos, ou afins, veem peças. Peças substituíveis.
existem motivos para se demitir um funcionário experiente:

Ou necessidade de corte de gastos da empresa (Sem dinheiro não se vive, nem a empresa)

Ou não for estudioso e atualizado

Ou  (Os 3 próximos desestabilizam o grupo)  ele é arrogante

Ou agressivo

Ou desrespeitoso

Ou desonestidade

Ou ele não pode colaborar com a mesma eficiência de um outro candidato (Esse outro tem que ser muito melhor pois demora muito pra ter certeza se ele passará nos 5 ultimos quesitos. )

vai por mim… Se seu funcionário experiente já passou por estes testes, seria uma traição abandona-lo.

P

lol topico de 2007 …

A

E por incrível que pareça, assunto ainda muito atual, mas MUITO atual mesmo. :wink:

D

E por incrível que pareça, assunto ainda muito atual, mas MUITO atual mesmo. ;)
Toda empresa visa lucro, é fato.
Lucro, para os administradores menos informados é menos despesa e mais receita (receita - despesa = lucro).
Mas, em certas ocasiões é realmente necessário renovar a equipe.
Pessoas com muito tempo de casa (5, 10, 15 anos) tendem a se tornar mais conformadas, não buscam desafios (ao contrário, fogem deles) e acabam vendo com descrença todas as possíveis inovações. Eles contaminam os "mais novos (menos de 5 anos) e, dependendo do nível de proximidade dos gestores, acabam minando pessoas novas que possuem visão mais aberta e mais iniciativa.
Lógico que isso não é uma constante, há ótimos profissionais, que fazem o que gostam e cuja motivação é exatamente esta: fazer o que gosta.
Agora, é inegável que demitir um funcionário que está há 5 anos na mesma função é uma forma de renovar o quadro funcional e dar novos ares à empresa.
Para o funcionário é ruim? Nem sempre. Isso pode ser o início de uma nova e promissora carreira.

J

Lucro, para os administradores menos informados é menos despesa e mais receita (receita - despesa = lucro).
Pessoas com muito tempo de casa (5, 10, 15 anos) tendem a se tornar mais conformadas, não buscam desafios (ao contrário, fogem deles) e acabam vendo com descrença todas as possíveis inovações. Eles contaminam os "mais novos (menos de 5 anos) e, dependendo do nível de proximidade dos gestores, acabam minando pessoas novas que possuem visão mais aberta e mais iniciativa.
Lógico que isso não é uma constante, há ótimos profissionais, que fazem o que gostam e cuja motivação é exatamente esta: fazer o que gosta.
Agora, é inegável que demitir um funcionário que está há 5 anos na mesma função é uma forma de renovar o quadro funcional e dar novos ares à empresa.
Para o funcionário é ruim? Nem sempre. Isso pode ser o início de uma nova e promissora carreira.

Justamente, porém já vi caso de gestores altamente incompetentes demitirem funcionários essenciais para o andamento de algum projeto. Isso também não é raro de acontecer.

D

Justamente, porém já vi caso de gestores altamente incompetentes demitirem funcionários essenciais para o andamento de algum projeto. Isso também não é raro de acontecer.
Se o profissional é bom e competente, ter um gestor ruim é péssimo. Ele terá mais oportunidades no mercado que tendo que se reportar a um zero à esquerda.
Temos que pensar fora da caixa, olhando o mercado como um solo fértil e não como um campo minado.
Eu sempre digo isso, se um profissional é bom e a empresa ruim (paga mal, tem um gerenciamento ruim, etc), em pouco tempo este profissional irá para outra melhor.
A empresa mal gerida tende a não ter uma grande longevidade.

J

Se o profissional é bom e competente, ter um gestor ruim é péssimo. Ele terá mais oportunidades no mercado que tendo que se reportar a um zero à esquerda.
Temos que pensar fora da caixa, olhando o mercado como um solo fértil e não como um campo minado.
Eu sempre digo isso, se um profissional é bom e a empresa ruim (paga mal, tem um gerenciamento ruim, etc), em pouco tempo este profissional irá para outra melhor.
A empresa mal gerida tende a não ter uma grande longevidade.

Pois é. Eu já passei por isso a muito tempo atras. É péssimo ser gerenciado por alguém que não tem competência de elaborar as coisas corretamente porque você acaba se responsabilizando pelo gestor, ou seja, faz o trabalho dele e ainda assume quando dá zebra em alguma coisa. Foi uma fase péssima da minha vida.

D

Eu trabalhei por quase 2 anos (fui demitido quando faltavam poucos dias para completar o segundo ano) em uma empresa em que, de todos os gestores, apenas um era competente (tínhamos 4, em diferentes hierarquias).
Ter sido demitido de lá foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Fui para uma empresa onde eu tive a oportunidade de iniciar como desenvolvedor e, de lá para cá, só evolui.
Hoje penso que se os gestores fossem melhores, hoje eu não estaria desenvolvendo, tampouco dando aulas.
A sorte é algo relativo, depende do ponto de vista. Sempre lembro desse provérbio e acho genial.

D

Uma coisa boa desse tópico é que tanto os mais novos, quanto os mais experientes podem enxergar nele o reflexo de situações pelas quais estão passando ou que virão a passar e já estarão aptos a saber qual posição tomar.
É difícil não saber como encarar uma demissão, ainda mais quando se considera injusta.

J

drsmachado:
Uma coisa boa desse tópico é que tanto os mais novos, quanto os mais experientes podem enxergar nele o reflexo de situações pelas quais estão passando ou que virão a passar e já estarão aptos a saber qual posição tomar.
É difícil não saber como encarar uma demissão, ainda mais quando se considera injusta.

Quando não se tem parâmetro de como funciona o mercado de trabalho é terrível. Eu não sabia quanto valia. Quando percebi de certa forma havia desperdiçado alguns anos financeiramente, mas é como você falou. A gente ganha por outro lado. O importante é saber reverter coisas ruins em boas. Eu ganhei experiência nesse conceito.

D

juliocbq:
drsmachado:

Quando não se tem parâmetro de como funciona o mercado de trabalho é terrível. Eu não sabia quanto valia. Quando percebi de certa forma havia desperdiçado alguns anos financeiramente, mas é como você falou. A gente ganha por outro lado. O importante é saber reverter coisas ruins em boas. Eu ganhei experiência nesse conceito.

Acho que das piores coisas que temos é essa, não saber o próprio valor.
Isso é ruim pelos dois lados. Se eu acho que valho pouco, ganho pouco e trabalho demais. Por outro lado, se eu acho que valho mais do que realmente valho, acabo tendo dificuldades em conseguir uma oportunidade.

J

drsmachado:
juliocbq:
drsmachado:

Isso é ruim pelos dois lados. Se eu acho que valho pouco, ganho pouco e trabalho demais. Por outro lado, se eu acho que valho mais do que realmente valho, acabo tendo dificuldades em conseguir uma oportunidade.

Sim, e eu nunca fui de recusar trabalho, porque achava que valia pouco. Vivendo e aprendendo. :slight_smile:

D

juliocbq:
drsmachado:
juliocbq:
drsmachado:

Sim, e eu nunca fui de recusar trabalho, porque achava que valia pouco. Vivendo e aprendendo. :)

Eu fui começar a recusar este ano, apenas, isso, por que, eu já tenho dois e trabalho de segunda a sábado :P.

V

Eu acho que, independente de estagiário ou sênior, o empregador deve se preocupar em contratar os profissionais mais preparados/competentes que encontrar e/ou puder pagar.

Favorecer competência ao invés de experiência. Eu sei, é uma daquelas frases do google, mas pelo o que ele vem mostrando, funciona.

Existem muitas empresas que pensam assim: “Uma coisa é contratar alguém pra trabalhar na IBM, Sun, Microsoft, e outra coisa é contratar alguém pra trabalhar aqui”

Muito provavelmente são essas empresas que contratam pencas de estagiários ao invés de 3 ou 4 sêniores.

Criado 26 de março de 2007
Ultima resposta 29 de mar. de 2007
Respostas 57
Participantes 29