To com uma dúvida cruel aqui, já cheguei a postar alguns tópicos relacionados mas nenhum acabou ajudando tanto.
Não sei direito qual curso fazer. Meu sonho sempre foi fazer Engenharia de Software, porém onde moro fica muito dificil e pelo tempo ficará quase impossível eu prestar vestibular e ter q morar em outro estado só pra isso.
Então, me restam as outras opções, cursos similares. Essa dúvida tá me matando, mas aí vai minhas dúvidas:
Qual curso seria mais parecido com Engenharia de Software? Eng. da Computação ou Ciências?
Meu sonho é fazer uma engenharia, caso optasse por eng. da Computação, poderia seguir nessa área de software?
Valeria a pena fazer uma Engenharia da computação e depois um pós em Engenharia de software?
engenharia de software é cadeira tanto de ciencia da computação como de engenharia.
1
100neurose
Entao qualquer curso q eu escolher, seja ciencias ou engenharia, vai dar na mesma?
C
cfred
Se você for trabalhar com TI, sim vai dar na mesma independente do curso que escolher, e ainda diria que se fizer engenharia de computação e for trabalhar com TI, provavelmente vai se frustrar, pois não tem nada a ver com o que você vai estudar na faculdade.
Eu não sei qual é a grade do curso de engenharia de software, mas provavelmente deve ser mais parecido com ciência da computação do que engenharia de computação. Engenharia de software é apenas um nome pomposo, não tem nada a ver com os cursos de engenharia mais tradicionais, como (elétrica,mecânica,civil). Se você tem gosto por engenharia eu recomendo fazer um desses (elétrica,mecânica,civil).
1
100neurose
Cara, eu curto informatica, e tbm quero fazer engenharia, portanto acho q eng. da computacao seria mais apropriado.
A grade curricular do curso de eng. Da comp. Da minha faculdade tem uma grade bem parecida com a de ciencias, entao acho q posso seguir na area de TI sem problemas.
M
matheuslmota
100neurose:
Cara, eu curto informatica, e tbm quero fazer engenharia, portanto acho q eng. da computacao seria mais apropriado.
A grade curricular do curso de eng. Da comp. Da minha faculdade tem uma grade bem parecida com a de ciencias, entao acho q posso seguir na area de TI sem problemas.
Cara faz tempo que tu tá nessa indecisão né? Eu faço engenharia de computação e posso te dizer que é um curso bem difícil, mas nada que dedicação não resolva. Quanto à trabalhar com TI, pode trabalhar sim perfeitamente. Muitos programadores sêniors aí no mercado são engenheiros eletrônicos. Engenharia é o tipo do curso que te dá base pra aprender praticamente qualquer coisa, então vai sem medo!
J
juliocbq
100neurose:
Os dois cursos são idênticos. Só que o de ciência forma bacharel(pesquisador) e o de engenharia forma engenheiro(pro mercado industrial). Até hoje eu não entendi porque existe a engenharia da computação se é tão semelhante ao curso de ciência.
B
Bruno_Laturner
O objetivo e a grade dos dois cursos tem muita diferença, mas tem que pegar uma universidade com uma grade bem definida.
Engenharia da Computação mistura Computação com Engenharia Elétrica (eletrônica). Muita ênfase em hardware. Forma profissionais para a indústria. Exemplo.
Ciência da Computação é quase todo Computação, com um pouco de Engenharia de Software. Pouquíssimo hardware, muito software. Forma profissionais para o setor de serviço. Exemplo.
Sistemas da Informação, só para citar, é Computação + Administração + Engenharia de Software, com pouco menos ênfase em computação que o curso de ciência.
J
juliocbq
O objetivo e a grade dos dois cursos tem muita diferença, mas tem que pegar uma universidade com uma grade bem definida.
Engenharia da Computação mistura Computação com Engenharia Elétrica (eletrônica). Muita ênfase em hardware. Forma profissionais para a indústria. Exemplo.
Ciência da Computação é quase todo Computação, com um pouco de Engenharia de Software. Pouquíssimo hardware, muito software. Forma profissionais para o setor de serviço. Exemplo.
Sistemas da Informação, só para citar, é Computação + Administração + Engenharia de Software, com pouco menos ênfase em computação que o curso de ciência.
Não sei em outros lugares, mas aqui em Santa Rita do Sapucaí, no Inatel(Instituto Nacional das Telecomunicações), a grade de engenharia da computação é praticamente idêntica a da ciência da computação, salvo matérias relacionadas com engenharia(a parte de física) enquanto ciência tende mais ao científico(a parte matemática da coisa). Mas são apenas uma ou duas.