Banco de Dados Free

28 respostas
D

Seguinte, quero desenvolver um Software que irá se conectar com um banco de dados. Porém, eu não quero pagar nada por isso… qual Banco de dados eu posso usar? Esse software vai ser comercial, penso em vende-lo.
Mais uma duvida… usar Java em um software implica em alguma documentação?
VLW

28 Respostas

A

denisspitfire:
Seguinte, quero desenvolver um Software que irá se conectar com um banco de dados. Porém, eu não quero pagar nada por isso… qual Banco de dados eu posso usar? Esse software vai ser comercial, penso em vende-lo.
Mais uma duvida… usar Java em um software implica em alguma documentação?
VLW

Você pode usar o Firebird.

D

Mas ele é bom? equivalente ao que? MYSQL? ou um ACCESS da vida?

A

O que você quer dizer com “equivalente”? Aqui na empresa sempre usamos ele, e nunca tivemos dores de cabeça.

F

Não faça isso use o Potgres é o melhor do melhor do mundo

A

Qual é o seu fundamento para fazer essa afirmação?

D

Vou completar a pergunta dele e ai vai me servir como resposta (não estou usando o tópico para minha pergunta e sim para tirar a duvida dele e de tabela a minha :))

Se ele for que nem eu, ele é leigo em banco de dados, eu sei que tem vários tipos, mas as opiniões são divergentes, alguns acham melhores esse, outros aquele, e quando mete o papo de desempenho no meio então, nossa, muda tudo! já começam a falar de qual a utilidade, quantidade de dados…

eu pensei em ir pro Firebird, devido a ser gratuito e ter um video de consulta num bd de 1TB e o negócio foi rapido

eu penso num sistema que utilize o pouco do banco de dados, mas que a longo prazo exija muito, e não quero ter todo o trabalho de migração… quero um banco do inicio ao final :expressionless:

mas como o cara postou acima do PostG ser melhor, melhor no que? porque? vale eu deixar o FB de lado e utilizar post?

G

Cara isto tudo é muito relativo, como o DefaultBR mesmo disse, as vezes depende do objetivo da aplicação.

Se tu que uma aplicação que terá dentro dela uma centena de registros, talvez duas, avalie o uso de um NoSql/HsqlDb ou algum outro banco não físico. Questões como performance pode influenciar na decisão, mas tenho quase 10 anos de trabalho em cima de tunning de diversos bancos e sei que o que torna uma aplicação lenta não é o banco e sim a estrutura contruida sobre ele.

MySql também é Free, e tambem pode entrar na briga pela sua atenção…

Agora a melhor dica que posso lhe dar é: “pense cuidadosamete com sua estrutuda de dados, indiferente a plataforma que a suporte.”

A

É free desde que não seja usado com fins lucrativos.

D

gfkauer:
Cara isto tudo é muito relativo, como o DefaultBR mesmo disse, as vezes depende do objetivo da aplicação.

Se tu que uma aplicação que terá dentro dela uma centena de registros, talvez duas, avalie o uso de um NoSql/HsqlDb ou algum outro banco não físico. Questões como performance pode influenciar na decisão, mas tenho quase 10 anos de trabalho em cima de tunning de diversos bancos e sei que o que torna uma aplicação lenta não é o banco e sim a estrutura contruida sobre ele.

Agora a melhor dica que posso lhe dar é: “pense cuidadosamete com sua estrutuda de dados, indiferente a plataforma que a suporte.”

muito bom o comentário, grato!

mas tem um BD em especifico que você recomenda para mim e para o criador do tópico, para que por exemplo, possamos mexer entre

0mb e em torno de uns 100gb? acredito que pra enxer 100gb é muito dado e até lá a gente já vai estar expert no assunto, eu to firme e forte pra escolher o FireBird… recomenda?

(Free)

L

PostgreSQL e tao bom qto o firebird

O PostgreSQL pra mim é o melhor banco opensource do mercado. Ele é um mini-oracle. Você tem no pgsql muitas funcionalidades encontradas no oracle.

O Firebird eu não conheço muito, apesar de usar ele em conjunto com delphi ate coneções com o Clipper ja criei para ele. Se você fosse escolher entre um banco freezão, eu optaria pelo PGSQL .

G

Andre Rosa:
gfkauer:

É free desde que não seja usado com fins lucrativos.

Desculpe, mas o MySql é regido pela GPL. E é free para quaisquer usos.

G

Olha, particularmente eu tenho a seguinte opinião, que foi contruida atraves das MINHAS experiencias, o que não as torna em nenhum momento supremas ou as melhores indicações. Divido mais ou menos assim:

Max 1gb - hsqldb
1Gb até uns 10Gb - Firebird
10Gb até 100Gb - Mysql
Acima de 100Gb - Oracle

A licença das versões mais simples de Oracle estão em torno de 10 Mil. Mas se você usa uma estrutura de dados com mais de 100Gb esta na hora de repensar sobre se não é valido pagar e ter um produto um pouco melhor.

L

Desculpe gfkauer

O MySQL é um produto regido pela licença GPL (General Public License) portanto é Open Source e não gratuito. Para qualquer software que vá utilizar-se do MySQL e que não seja também GPL, é preciso pagar licença comercial (US$ 220.00 sem controle de transação e US$ 440.00 com controle de transação) mais impostos (35%). Com as mudanças que ocorreram pode ter mudado os valores

Favor verificar em http://www.mysql.com/products/licensing.html

Em outras palavras

Se você distribuir o MySQL com sua aplicação comercial que usa o MySQL , e , precisa dele para funcionar , terá que ter uma licença do MySQL.

Se você somente usa o MySQL mas não distribui o MYSQL com sua aplicação , e ela não necessita dela para funcionar corretamente , não precisa de uma licença.

D

gfkauer:
DefaultBR:

mas tem um BD em especifico que você recomenda para mim e para o criador do tópico, para que por exemplo, possamos mexer entre 0mb e em torno de uns 100gb?

Olha, particularmente eu tenho a seguinte opinião, que foi contruida atraves das MINHAS experiencias, o que não as torna em nenhum momento supremas ou as melhores indicações. Divido mais ou menos assim:

Max 1gb - hsqldb
1Gb até uns 10Gb - Firebird
10Gb até 100Gb - Mysql
Acima de 100Gb - Oracle

A licença das versões mais simples de Oracle estão em torno de 10 Mil. Mas se você usa uma estrutura de dados com mais de 100Gb esta na hora de repensar sobre se não é valido pagar e ter um produto um pouco melhor.

eita, acho que vou ficar no FIrebird ou Postgresql msm… não pretendo investir essa grana toda logo de cara sem ter certeza do retorno!!

acredito que eles vão “segurar” bem as pontas até lotar esses 10gb :|!

agora resta a duvida, entre Postgresql ou firebird! acho que vou de Postgresql, quem tem ele recomenda e quem usa firebird e já usou postgresql recomendou o post

:expressionless:

M

Bom, Firebird é muito rápido pra inserções e updates concorrentes. Pra consultas pesadas, o Postgres deu mais performance, pelo menos no banco da minha empresa, nos nossos testes. Não posso afirmar de maneira geral ou como verdade absoluta , mas em foruns técnicos já vi outras pessoas com a mesma opinião.

O Firebird é mais simples de instalar e configurar, tendo até uma versão embeded, que não exige instalação, funciona como o Access, basta copiar o banco. Uma desvantagem é que o banco cresce mais rápido e não gera um arquivo de log.
O Postgres tem mais ferramentas de administração: permite desconectar um usuário específico, deixa ver o que cada usuários está executando no banco e o consumo que está fazendo nele, tem mais parâmetros pra fazer tunning, etc.

Outra alternativa é usar um banco comercial nas versões gratuitas: Oracle, Sybase, DB2, todos tem versão gratuita pra uso comercial desde que não extrapole um certo tamanho de disco. A vantagem é que se um cliente precisar de suporte comercial, está atendido.

D

marcosalex:
Bom, Firebird é muito rápido pra inserções e updates concorrentes. Pra consultas pesadas, o Postgres deu mais performance, pelo menos no banco da minha empresa, nos nossos testes. Não posso afirmar de maneira geral ou como verdade absoluta , mas em foruns técnicos já vi outras pessoas com a mesma opinião.

O Firebird é mais simples de instalar e configurar, tendo até uma versão embeded, que não exige instalação, funciona como o Access, basta copiar o banco. Uma desvantagem é que o banco cresce mais rápido e não gera um arquivo de log.
O Postgres tem mais ferramentas de administração: permite desconectar um usuário específico, deixa ver o que cada usuários está executando no banco e o consumo que está fazendo nele, tem mais parâmetros pra fazer tunning, etc.

Outra alternativa é usar um banco comercial nas versões gratuitas: Oracle, Sybase, DB2, todos tem versão gratuita pra uso comercial desde que não extrapole um certo tamanho de disco. A vantagem é que se um cliente precisar de suporte comercial, está atendido.

Então eu posso usar um Banco de Dados Oracle sem pagar licença? Que versão é essa? e dessa versao para postgres qual é melhor?

M

denisspitfire:

Então eu posso usar um Banco de Dados Oracle sem pagar licença? Que versão é essa? e dessa versao para postgres qual é melhor?

Oracle Express, DB2 Express, Sybase Express, …no site das empresas dá pra baixar e se um cliente chegar no limite do banco ou quiser uma versão comercial, é transparente pra sua aplicação.

Faz um teste nele e nos bancos livres pra ver qual você agrada, chega uma hora que a escolha é subjetiva mesmo, não tem jeito.

L

Use MySQL ou PostgreSQL…

Eu ja trabalhei com Firebird por um bom tempo e te afirmo, esqueci as vezes que o pessoal teve que sair correndo pra “arrumar” banco corrompido de clientes!

M

marcosalex:
denisspitfire:

Oracle Express, DB2 Express, Sybase Express, …no site das empresas dá pra baixar e se um cliente chegar no limite do banco ou quiser uma versão comercial, é transparente pra sua aplicação.

Faz um teste nele e nos bancos livres pra ver qual você agrada, chega uma hora que a escolha é subjetiva mesmo, não tem jeito.

parece que é tipo 4 giga só ou 2 giga apenas… se existe aquela preocupação falada no resto do tópico sobre o banco suportar um certo crescimento (acho que tinha lido 10 giga la atras), então você está agendando la na frente uma migração para um outro banco free ou gastar uma graninha ai… eu só recomendaria isso se você quiser velocidade nas suas transações e aceitar o impedimento de que a massa de dados não possa crescer muito…

L

concordo , acho o PostgreSQL bem melhor em termos!

sem justificativa ^ ^

J

Tem que ter cuidado ao pesquisar sobre o firebird porque ele mudou drasticamente da versão 2 em diante… as versões anteriores da 2.0 eram muito fraquinhas mesmo…

Bom nosso maior banco tem 800mb e é um cliente que funciona 24/7, tem umas 4 tabelas com mais 1 milhão de registros e ta tudo funcionando 100%…

M

Jose111:
Tem que ter cuidado ao pesquisar sobre o firebird porque ele mudou drasticamente da versão 2 em diante… as versões anteriores da 2.0 eram muito fraquinhas mesmo…

Bom nosso maior banco tem 800mb e é um cliente que funciona 24/7, tem umas 4 tabelas com mais 1 milhão de registros e ta tudo funcionando 100%…

E concorrência? Quantos acesso simultâneos? Existe a possibilidade de vários tentarem acessar o mesmo registro e o banco precisar escalonar?

De qualquer forma, pra grande maioria dos casos qualquer um desses bancos aceita com folga.

J

Bom tem umas 12 estações acessando o banco.

Existe a possibilidade de varias pessoas acessarem o mesmo registro mas somente para consulta e neste caso tudo funciona corretamente.

D

hummm, valeu as info galera, imagino que ajudou o dono do tópico tbm

pra mim talvez o firebird resolva, apesar de não deixar editar o mesmo registro já aberto, até prefiro, pra evitar ERROS, quando alguem tentar acessar um registro X, alterando nome da pessoa nesse registro, e já estiver alguem com ele aberto (Editando), que ele não deixe :)!

J

DefaultBR:

pra mim talvez o firebird resolva, apesar de não deixar editar o mesmo registro já aberto, até prefiro, pra evitar ERROS, quando alguem tentar acessar um registro X, alterando nome da pessoa nesse registro, e já estiver alguem com ele aberto (Editando), que ele não deixe :)!

Eu não falei que ele não deixa, desculpe se dei a entender isto… estava dizendo que na nossa aplicação isso não acontece. Não tem uma rotina onde dois usuarios podem alterar o mesmo registro ao mesmo tempo.

D

Mas como assim? mesmo nesses bancos quando dois usuarios acessam o mesmo registro da pra ser alterado? ou ele bloqueia o segundo usuario?

J

Na verdade isto não é responsabilidade do banco de dados, porque ele não tem como saber se você vai alterar o registro ou não… Este cuidado deve ser feito pela aplicação que utiliza o banco, que deve controlar de alguma forma para que duas pessoas não alterem o mesmo registro ao mesmo tempo.

Acho muitíssimo improvável as requisições chegarem no mesmo segundo para banco, então ele processaria elas normalmente na ordem que fossem chegando…

D

Jose111:
DefaultBR:

Eu não falei que ele não deixa, desculpe se dei a entender isto… estava dizendo que na nossa aplicação isso não acontece. Não tem uma rotina onde dois usuarios podem alterar o mesmo registro ao mesmo tempo.

tendi, capitei! mas ACHO que vi na net a uns dias algo sobre isso, que o FIREBIRD, ele não deixa, já o postgresql deixa…

mas mesmo assim acho que vou pro FireBird, gratuito, facil de instalar, e pretendo ter um BD De no maximo uns 500MB de dados de texto e possuir uns 50gb de imagens(mas as imagens pretendo por em pastas e não no BD, acho meio inutil por no DB)

Criado 2 de agosto de 2011
Ultima resposta 3 de ago. de 2011
Respostas 28
Participantes 11