Vale a pena largar a área?

52 respostas
A

Bom, basicamente minha dúvida é:
Vale a pena largar a área de informática?

Estou saturado dessa profissão. Tenho um emprego estável, meu salário, férias e tudo mais.
Eu não tenho mais aquele entusiasmo que eu tinha pra informática. Gasto mais tempo com assuntos políticos e ONGs do que com aprendizado. Eu, inclusive, estou seguindo para a área de Ciências Sociais (Sociologia), onde eu me identifico com a galera do curso.

Será que vale a pena o que eu estou fazendo?

52 Respostas

C

sinceramente?

a felicidade que vale a pena…

se você vai continuar vivendo bem: salário, esposa, filhos, saúde, satisfação e etc acredito que valha a pena você mudar sempre…

agora se isso é reflexo de uma exaustão, stress com essa vida que realmente tem picos de suicídio eu diria que você deveria rever…

ponha no papael, escreva benefícios e malefícios… por hora seja sistemático e calcule ganhos e perdas que SÓ vc sabe.

R

Andre Rosa:

Estou saturado dessa profissão. Tenho um emprego estável, meu salário, férias e tudo mais.
Eu não tenho mais aquele entusiasmo que eu tinha pra informática. Gasto mais tempo com assuntos políticos e ONGs do que com aprendizado. Eu, inclusive, estou seguindo para a área de Ciências Sociais (Sociologia), onde eu me identifico com a galera do curso.

Se vc tiver convicção do que está fazendo,vale a pena

E

Se é o que você gosta, siga em frente!
Fazer o que gosta sempre nos faz bem né?

R

Se é o que quer fazer, então vai fundo nessa.

A

O que acontece é que, cursando CS, eu vou acabar virando professor. Vou fazer como sugeriram, vou ver se coloco tudo na ponta do lápis hoje a noite.

D

Uma decisão importante assim é sempre complicada…
Mas o único que poderá encontrar as respostas é VOCÊ.

Você pode até ouvir a opinião dos outros… mas só você sabe o que te faz feliz.
Mas o importante é isso mesmo: ser feliz. Então pense bastante e busque na sua vida! :smiley:

A profissão de professor geralmente têm o salário mais limitado e etc… mas, embore dinheiro conte, não compra a felicidade, né?

Abraço.

L

Falo por experiência minha… TI tem altos salários que raramente se encontra em outras profissões… é difícil chegar a um patamar de carreira em TI e depois mudar… mas não é impossível… precisa de organizar muito bem, mais do que já se organizou antes na vida… se preparar financeiramente para rendimentos menores (pelo menos de início), mas toca a bola e vá em frente cara.

Outra coisa, se daqui 2 anos vc resolver que é melhor voltar, vc vai ter quase zero de gap pra estar atualizado na área novamente, continue lendo as notícias, vendo um pouco das novidades, vai servindo como um “backup” pra ti.

Boa sorte!

A

Luiz Aguiar:
Falo por experiência minha… TI tem altos salários que raramente se encontra em outras profissões… é difícil chegar a um patamar de carreira em TI e depois mudar… mas não é impossível… precisa de organizar muito bem, mais do que já se organizou antes na vida… se preparar financeiramente para rendimentos menores (pelo menos de início), mas toca a bola e vá em frente cara.

Outra coisa, se daqui 2 anos vc resolver que é melhor voltar, vc vai ter quase zero de gap pra estar atualizado na área novamente, continue lendo as notícias, vendo um pouco das novidades, vai servindo como um “backup” pra ti.

Boa sorte!

Opa, gostei da sua dica. Seria interessante continuar participando do fórum, para não enferrujar.

Obrigado a todos.

L

Luiz Aguiar:

Boa sorte!

IMHO,

Acho que é mais ou menos por aí.

Se programar não está te fazendo feliz, mude de área.
O dinheiro vem em qualquer área, desde que você seja bom.
E, se mesmo não tendo grana, você está feliz, já vale a troca.

Agora vale a pena considerar a dica da galera:
Se acha que um dia pode querer voltar pra área, seja por grana ou saudades, mantenha-se razoavelmente perto das novidades.
Certamente não será fácil, mas é a única forma de você ter alguma chance de sucesso quando resolver voltar.

Abraço.

A

lgi2020:
Luiz Aguiar:

Boa sorte!

IMHO,

Acho que é mais ou menos por aí.

Se programar não está te fazendo feliz, mude de área.
O dinheiro vem em qualquer área, desde que você seja bom.
E, se mesmo não tendo grana, você está feliz, já vale a troca.

Agora vale a pena considerar a dica da galera:
Se acha que um dia pode querer voltar pra área, seja por grana ou saudades, mantenha-se razoavelmente perto das novidades.
Certamente não será fácil, mas é a única forma de você ter alguma chance de sucesso quando resolver voltar.

Abraço.

Obrigado. Tentarei me manter por dentro de assunto.

P

Sei que a maioria da galera não compartilha da minha opinião, mas o que eu tenho pra te dizer é:
SAI DESSA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL !!!
Já tenho um tempo razoável de carreira, e me arrependo de não ter mudado de área há muito tempo.
A profissão já teve muito prestígio e “glamour”, mas isso não existe mais.
Ano após ano o que aumenta é a pressão por fazer mais e mais em menos tempo, aprender mais e mais tecnologias, falar mais e mais línguas fluentemente.
Dinheiro? Uma das profissões que melhor paga? Balela. Tenho muitos amigos que ganham bem mais que eu, e são médicos, advogados, vendedores, representantes comerciais, corretores, pequenos comerciantes, etc. O retorno financeiro em TI é cada vez menor. Cada vez tenho menos poder de compra. Cada vez é maior a pressão para baixo, a comoditização, a “indianização”. Sem falar nas várias falcatruas e mutretas que se faz cada vez mais para contratar o pessoal de TI burlando a CLT.
Talvez pra quem é mais jovem e está começando a carreira até sejam bons os salários, dá pra pagar a prestação do carro e pra fazer festa. Mas todos “crescem” e passam por fases na vida, logo vc vai precisar pagar carro, casa, escola para os filhos, e aí o bicho pega.
É claro que uma pequena (bem pequena, percentualmente) dos profissionais se torna gerente, arquiteto, ou algo assim, mas para a grande maioria, e principalmente para os que amam a parte técnica da profissão, gosta de programar mesmo, a coisa fica feia. Vc vai encontrar uma barreira intransponível no seu salário, por mais que tenha anos de experiência. E ainda vai ser discriminado pelo RH, e os seus colegas vão te chamar de tio e de vô.
É isso.
Nem tudo o que eu relatei acontece ou aconteceu comigo, mas tudo isso eu vi e continuo vendo por aí.
Tente filtrar um pouco do ranço e rancor do que eu disse, e use o que for útil pra vc.
Mas eu te afirmo: mexa-se logo. Depois que tiver família e todas as responsabilidades que vêm junto, tudo será mais difícil.

M

Provavelmente vai ganhar muito menos mas melhor pobre e feliz eu acho.

A

pinto:
Sei que a maioria da galera não compartilha da minha opinião, mas o que eu tenho pra te dizer é:
Já tenho um tempo razoável de carreira, e me arrependo de não ter mudado de área há muito tempo.
Ano após ano o que aumenta é a pressão por fazer mais e mais em menos tempo, aprender mais e mais tecnologias, falar mais e mais línguas fluentemente.
Dinheiro? Uma das profissões que melhor paga? Balela. Tenho muitos amigos que ganham bem mais que eu, e são médicos, advogados, vendedores, representantes comerciais, corretores, pequenos comerciantes, etc. O retorno financeiro em TI é cada vez menor. Cada vez tenho menos poder de compra. Cada vez é maior a pressão para baixo, a comoditização, a “indianização”. Sem falar nas várias falcatruas e mutretas que se faz cada vez mais para contratar o pessoal de TI burlando a CLT.
Talvez pra quem é mais jovem e está começando a carreira até sejam bons os salários, dá pra pagar a prestação do carro e pra fazer festa. Mas todos “crescem” e passam por fases na vida, logo vc vai precisar pagar carro, casa, escola para os filhos, e aí o bicho pega.
É claro que uma pequena (bem pequena, percentualmente) dos profissionais se torna gerente, arquiteto, ou algo assim, mas para a grande maioria, e principalmente para os que amam a parte técnica da profissão, gosta de programar mesmo, a coisa fica feia. Vc vai encontrar uma barreira intransponível no seu salário, por mais que tenha anos de experiência. E ainda vai ser discriminado pelo RH, e os seus colegas vão te chamar de tio e de vô.
É isso.
Nem tudo o que eu relatei acontece ou aconteceu comigo, mas tudo isso eu vi e continuo vendo por aí.
Tente filtrar um pouco do ranço e rancor do que eu disse, e use o que for útil pra vc.
Mas eu te afirmo: mexa-se logo. Depois que tiver família e todas as responsabilidades que vêm junto, tudo será mais difícil.

Puxa, obrigado!

Têm um outro contra também que é a falta de tempo.

M

O mercado de TI não valoriza experiência.

A

O importante é ser feliz!

R

Dinheiro? Uma das profissões que melhor paga? Balela. Tenho muitos amigos que ganham bem mais que eu, e são médicos, advogados, vendedores, representantes comerciais, corretores,

conheço gente que é professor, mecanico que ganha mais do que eu, isso faz com que sejam profissões mais bem pagas?
se não quer pressão entre na area publica, qualquer lugar da area privada tem pressão

V

POrque ainda provavelmente não tem despesas fixas para pagar e familia a tratar , por isso que "Ser feliz basta " e “Dinheiro não compra felicidade”

A

Se vale a pena largar, não sei, não consegui nem entrar rsrs…

Até pouco tempo incentiva meu filho a fazer Ciência da computação, nem toco mais nesse assunto… :roll:

L

Cara, o que tenho sentido é que nossa profissão é estafante mental e fisicamente. E isso porque apesar de ser empolgante trabalhar com tecnologia, você realmente começa a ver que é muito esforço, principalmente de estudos, e o retorno não é essa maravilha toda que se diz.
A área paga bem, ninguém “passa fome”, como se diz, mas é dureza!

Cara, não é um conselho, isso, mas vou te falar o que EU estou fazendo. Me formo daqui um mês, e vou voltar pra faculdade.
Que curso? Direito. Humanas, assim como você.

Faço isso por vários motivos, e o principal é ter um “plano B”, pra quando eu me encher o saco de passar o dia atrás de tela e backlog, porque na minha opinião, carreira de programador é curta. Exerço outras funções, inclusive administrativas, mas ainda meto a mão no código. É um negócio que eu curto, mas a empolgação é cada vez menor. Isso é pra mim, claro, cada um sabe onde o sapato aperta.
Outro bom motivo: TI antes era só sistema de automação; abraçou-se à inteligência de negócios há uns anos, e a evolução tá aí o tempo todo. Misturar áreas aparentemente distantes é uma boa oportunidade de se entusiasmar de novo.
Quem disse que você não pode aliar TI com Ciências Sociais, afinal? A mistura da medicina com a engenharia elétrica trouxe a engenharia biomédica… e esse é o exemplo que me vem na cabeça, agora.

De toda forma, cara, compartilho da tua opinião em partes, e te desejo sorte na empreitada nova.

PS: Tem um cara que trabalha comigo, tá na área há 15 anos; tá cursando História, agora. Nunca vi esse cara tão feliz quanto agora.

Abraço!

C

Aproveitando, algo que não foi citado e que é bastante interessante é você abrir seu prórpio negócio… sua empresa… seu modo… seu tempo… seu salário…

acho que na verdade o maior problema de TI não é a TI, são os gestores, chefes e esses gerentes de TI que passam toda a bola de neve para os bons funcionários… não cabe a todos o que eu disse mas para uma boa parte.

Eu apesar do pouco que ganho e que conheço de TI, vivo razoavelmente bem, porém sob constate pressão, constate menosprezo e uma série de coisas chatas. Se eu pudesse ter o meu próprio negócio [alguém me perguntará sobre competência] mesmo que sem expectativas e sem solidez, como a minha vida e meu futuro estão em xeque, eu vou dar o meu melhor para que nada saia errado e para me sentir melhor que antes… NESSE MEU caso é reprovável, é um futuro incerto tomar uma decisão dessas de mudança drástica, agora, se o cara tem condições para levar um negócio e quem sabe ser mais um caso de sucesso, eu diria que existe uma grande pessoa escondidas atras de uma divisória…

ps.: o seu próprio negócio tb tem altos e baixos, mas não tem chefe chato, humilhação nem disputa com colegas de trabalho.

C

leoramos:
Cara, o que tenho sentido é que nossa profissão é estafante mental e fisicamente. E isso porque apesar de ser empolgante trabalhar com tecnologia, você realmente começa a ver que é muito esforço, principalmente de estudos, e o retorno não é essa maravilha toda que se diz.
A área paga bem, ninguém “passa fome”, como se diz, mas é dureza!

Cara, não é um conselho, isso, mas vou te falar o que EU estou fazendo. Me formo daqui um mês, e vou voltar pra faculdade.
Que curso? Direito. Humanas, assim como você.

Faço isso por vários motivos, e o principal é ter um “plano B”, pra quando eu me encher o saco de passar o dia atrás de tela e backlog, porque na minha opinião, carreira de programador é curta. Exerço outras funções, inclusive administrativas, mas ainda meto a mão no código. É um negócio que eu curto, mas a empolgação é cada vez menor. Isso é pra mim, claro, cada um sabe onde o sapato aperta.
Outro bom motivo: TI antes era só sistema de automação; abraçou-se à inteligência de negócios há uns anos, e a evolução tá aí o tempo todo. Misturar áreas aparentemente distantes é uma boa oportunidade de se entusiasmar de novo.
Quem disse que você não pode aliar TI com Ciências Sociais, afinal? A mistura da medicina com a engenharia elétrica trouxe a engenharia biomédica… e esse é o exemplo que me vem na cabeça, agora.

De toda forma, cara, compartilho da tua opinião em partes, e te desejo sorte na empreitada nova.

PS: Tem um cara que trabalha comigo, tá na área há 15 anos; tá cursando História, agora. Nunca vi esse cara tão feliz quanto agora.

Abraço!

Esse plano B é uma maravilha mesmo…

A

Essa do plano B, de fato é uma boa idéia. Mas acho que eu não teria coragem, eu daria continuidade até um mestrado, e daria aula em Universidade. Pois dar aula em universidade, creio eu, não deve ser tão ruim. Já em escolas… prefiro não comentar.

J

André,

A pergunta que você deve realmente se fazer é: está desiludido com informática ou com as empresas de informática? Ou com a empresa onde trabalha?

Veja vem, porque são duas coisas bem diferentes.

Eu mesmo passei por algo parecido. Me desiludi com as empresas, com a forma como trabalham. Não acredito no conceito de fábrica de software. O que vejo na fábrica é que ela desvaloriza o profissional e corre atrás do lucro a qualquer custo. Não se importa com inovação, não tá nem aí para a vida do profissional. Ele é apenas um recurso que deve produzir. Uma máquina.

Mas, ao invés de largar a área, eu decidi abrir minha empresa e fazer diferente. Sou programador e quero uma empresa que valorize o programador. Vai dar certo? Acredito que sim. Mas estou começando e ainda tenho muito o que lutar. Fato é que hoje estou feliz, fazendo o que amo, do jeito que amo.

Você vai encontrar muita gente pra te dizer pra largar informática. Não escute muito essas pessoas. Em geral, a única coisa que alguém frustrado pode te ensinar é o que não fazer. Mesmo que bem intencionados, eles acabam, muitas vezes sem querer, te colocando pra baixo.

Nessa área de TI existem muitos caminhos. Você pode fazer concurso, pode ser professor, pesquisador, consultor autônomo, empreendedor, empregado… A área é vasta e existem as mais diversas oportunidades. Será que alguma não te faria feliz?

Agora, se o que você quer é correr atrás de seu sonho, se vc deseja realmente trabalhar em outra área, corre atrás, velho. Junta o dinheiro necessário, se prepara e se joga! Faça um plano de transição, para não sofrer financeiramente. Mas corra atrás.

Seja lá o que for fazer, lembre-se sempre que existe uma diferença enorme entre perseguir e fugir. Advinha qual das duas é que nos torna felizes?

E você? Está fugindo ou perseguindo?

A

josenaldo:
André,

A pergunta que você deve realmente se fazer é: está desiludido com informática ou com as empresas de informática? Ou com a empresa onde trabalha?

Veja vem, porque são duas coisas bem diferentes.

Eu mesmo passei por algo parecido. Me desiludi com as empresas, com a forma como trabalham. Não acredito no conceito de fábrica de software. O que vejo na fábrica é que ela desvaloriza o profissional e corre atrás do lucro a qualquer custo. Não se importa com inovação, não tá nem aí para a vida do profissional. Ele é apenas um recurso que deve produzir. Uma máquina.

Mas, ao invés de largar a área, eu decidi abrir minha empresa e fazer diferente. Sou programador e quero uma empresa que valorize o programador. Vai dar certo? Acredito que sim. Mas estou começando e ainda tenho muito o que lutar. Fato é que hoje estou feliz, fazendo o que amo, do jeito que amo.

Você vai encontrar muita gente pra te dizer pra largar informática. Não escute muito essas pessoas. Em geral, a única coisa que alguém frustrado pode te ensinar é o que não fazer. Mesmo que bem intencionados, eles acabam, muitas vezes sem querer, te colocando pra baixo.

Nessa área de TI existem muitos caminhos. Você pode fazer concurso, pode ser professor, pesquisador, consultor autônomo, empreendedor, empregado… A área é vasta e existem as mais diversas oportunidades. Será que alguma não te faria feliz?

Agora, se o que você quer é correr atrás de seu sonho, se vc deseja realmente trabalhar em outra área, corre atrás, velho. Junta o dinheiro necessário, se prepara e se joga! Faça um plano de transição, para não sofrer financeiramente. Mas corra atrás.

Seja lá o que for fazer, lembre-se sempre que existe uma diferença enorme entre perseguir e fugir. Advinha qual das duas é que nos torna felizes?

E você? Está fugindo ou perseguindo?

Boa pergunta! Eu trabalho com a parte de automação comercial, e atualmente estou trabalhando encima daquele Paf-Ecf. Estou achando entediante demais. Talvez você tenha me ajudado a encontrar o “X” da questão.

J

Muita gente aqui reclama de cansaço, mas é cansaço de estudar e trabalhar, ou cansaço de estudar e trabalhar NO QUE OS OUTROS QUEREM?

Quem aqui não passou mais de 24 horas ligado em uma coisa que curtiu muito e, ao final, apesar do cansaço físico, foi dormir ansioso pra acordar logo e voltar a trabalhar naquilo? E quem nunca passou 4 horas trabalhando num maldito documento que levou uma eternidade pra ser feito?

Se o seu trabalho está entediante, corre atrás de coisa nova! A nossa área não é feita só de automação comercial e integração com cobol, como é o caso de muitos projetos em fábricas. Tem tanta área legal pra se trabalhar: TV Digital, Mobile, Realidade Aumentada, Cloud Computing, No SQL… só pra citar algumas que estão “em alta”. E tem área pra todo gosto. Tem trabalho pra quem gosta de escovar bits, tem pra quem gosta de programar orientado a figurinha, tem quem goste de usar linguagens exóticas, tem quem trabalhe com linguagens mainstream, tem banco de dados de tudo que é tipo…

Lembre-se de duas coisas, amigo:

1 - Felicidade de verdade é poder fazer as coisas que gosta. Inclusive, trabalhar com o que gosta.
2 - Dinheiro é consequencia. Procure o item 1, que o dois vem naturalmente. Muita gente não entende isso. Normalmente, são as pessoas que nunca conseguem ter os dois.

A

josenaldo:
Muita gente aqui reclama de cansaço, mas é cansaço de estudar e trabalhar, ou cansaço de estudar e trabalhar NO QUE OS OUTROS QUEREM?

Quem aqui não passou mais de 24 horas ligado em uma coisa que curtiu muito e, ao final, apesar do cansaço físico, foi dormir ansioso pra acordar logo e voltar a trabalhar naquilo? E quem nunca passou 4 horas trabalhando num maldito documento que levou uma eternidade pra ser feito?

Se o seu trabalho está entediante, corre atrás de coisa nova! A nossa área não é feita só de automação comercial e integração com cobol, como é o caso de muitos projetos em fábricas. Tem tanta área legal pra se trabalhar: TV Digital, Mobile, Realidade Aumentada, Cloud Computing, No SQL… só pra citar algumas que estão “em alta”. E tem área pra todo gosto. Tem trabalho pra quem gosta de escovar bits, tem pra quem gosta de programar orientado a figurinha, tem quem goste de usar linguagens exóticas, tem quem trabalhe com linguagens mainstream, tem banco de dados de tudo que é tipo…

1 - Felicidade de verdade é poder fazer as coisas que gosta. Inclusive, trabalhar com o que gosta.
2 - Dinheiro é consequencia. Procure o item 1, que o dois vem naturalmente. Muita gente não entende isso. Normalmente, são as pessoas que nunca conseguem ter os dois.

Você está certo. Talvez seja mesmo a tarefa que não é tão interessante, e acaba aumentando o cansaço. Já chegou a ver o o tamanho do roteiro do Paf-Ecf? Se não, dê uma olhada:

http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/ecf/manuais/rafpaf.pdf

Eu li isso tudo, e não foi nem um pouco interessante… :?

P

Vc está redondamente certo!!!

A

Cara, foge desse PAF-ECF. Serio mesmo. Eu também desmotivei quando fui desenvolver esse negócio. Desmotivei, na verdade, é uma palavra até respeitosa que coloco aqui pra não xingar esse negócio. E alguns estados (SP, RS, PR) não vão mais seguir em frente com esse treco, o que torna ainda maior a desmotivação.

Acho que tudo o que falaram e o que vão falar é uma questão de opinião e experiência própria. Algumas vezes é de não querer admitir também. De começo, eu não queria admitir, mas o ‘pinto’, o Maracujá e o ‘leoramos’ podem estar certos. Só que tem que pensar bem (ainda mais se você tem dependentes). Desmotivação é uma coisa, falta de paixão pelo trabalho é outra. Eu me motivo com cada ideia que vem na cabeça pra escrever alguma coisa, por menor que seja. Quando você tem aquele insight, você escreve código feito um “drunken lumberjack”, porque você vai motivado pra frente da máquina pra escrever código.

Eu acho que é normal ficar desmotivado as vezes. Seja por vagas de emprego, seja pelo salário. Mas, na minha opinião, é porque desenvolvimento, hoje, é hype. Quantos bacharelados em CC e SI surgiram nos últimos anos? Muitos. Arrisco dizer que 2/3 desses caras que se formam não vão continuar na area por muito tempo. É pressão, é coisa nova surgindo, é sistema novo pra fazer. Se isso acontecer, e se Deus quiser vai acontecer, vão sobrar somente os profissionais que amam mesmo a “shippar” software. Com isso, espero que sobre alguma coisa boa nas vagas.

D

Eu simplesmente acho que tem gente que não nasceu para programar…

Não estou acusando ninguem, e nem falando nada de ninguem… É apenas um comentário que achei
pertinente…

J

Concordo com o josenaldo .

A nossa área dá oportunidades fabulosas. Por exemplo, se você é programador java aqui, você é na maioria dos países, afinal a API é a mesma, as necessidades também e etc. Coisas que outras áreas não dão. Por exemplo, Medicina, Direito, Engenharia…o que esses profissionais fazem aqui, é diferente nos outros países, precisa ter todo um processo burocrático e trabalhoso para validar sua profissão, isso se não precisar estudar coisas específicas do país em questão (leis, procedimentos e etc). Outra possibilidade são os projetos Open Source, nós literalmente podemos ajudar nos maiores projetos do mundo! Não que isso seja fácil, veja bem, mas é possível! É muito mais fácil, nós conseguirmos ajudar esses projetos, do que um advogado aqui do Brasil, conseguir algo parecido na área dele. Sem falar que se tivermos uma idéia brilhante, podemos ficar milionários! Rs (acho que é o sonho dourado de todo programador).

São tantas opções que o pessoal fica perdido, e acaba fazendo o trivial (me incluo nessa). E o que é o trivial? Trabalhar para empresas, que não respeitam nosso conhecimento, e nosso valor.

Eu entendo a argumentação do pessoal, caos, salários baixos, aprendizado constante (não que isso não aconteça nas outras profissões, mas como a velocidade de mudanças na nossa área é gigantesca, eu acho que no nosso caso é pior). Enfim, acho que no fundo, nós precisamos “sair da caixinha” e encontrar a oportunidade certa , dentre taaantas que temos e tentar.

Se alguém souber como ou for um “case” de sucesso, por favor se pronuncie. Rs

G

Olha, vc tem jeito com as palavras! Lendo seus comentários dá até um up no ânimo rsrs

Mas infelizmente não é essa a realidade que tenho observado no mercado. Nosso destino mais provável é ficar condenado ao velho esquema “consultoria-fábrica-instituiçãoFinanceira-crud-relatório”.

Os trabalhos “legais” são raros, altamente disputados, frequentemente preenchidos através de indicações (não digo isso de forma negativa, eu compreendo as vantagens de se contratar alguém de quem se tem referências) e costumam estar vinculados a uma excelente formação acadêmica (ou seja, não são para caras normais que estudaram em universidade privada)

G

Parabéns ao seu colega pela coragem! Descobri que esse negócio de fazer uma faculdade apenas com objetivo de relização pessoal é bastante malvisto pelo mercado! :evil:
Recentemente fiz uma entrevista e o mala passou a maior parte questionando o porquê de eu ter feito matemática ao invés de algo na área de TI.

A

Em entrevista, tem uns questionamentos tão idiotas!

T

IMHO, TI pode agregar com qualquer área. Muito provavelmente, dentro da área de Ciências Sociais possui alguma área onde TI é muito deficiente. Ou seja, cai de cabeça em ciências sociais mas atento em como usar TI ali pra fazer alguma diferença. Talvez, dê certo!

D

eu ja pensei em desistir umas 30x, mais ai eu sempre volto, você infelizmente nunca vai conseguir largar a área é mais ou menos um vicio…

as barreiras que você encontrará são: seus amigos…seus assuntos restritos a TI, sua vida acostumada com TI, sua navegação na net ligada a TI, seus equipamentos pessoais, a maioria relacionado a TI…

ou seja, é um vicio… :twisted:

W

Andre Rosa:

Ciencias Sociais?!?!? A favor da liberacao da maconha?!?!?!

Vai tocar Raul com a camiseta do Che Guevara na Praca da Republica, Hippie!!!

Zueira! :slight_smile:

O importante eh fazer o que vc gosta, mas eu acho que tambem vc tem que levar em consideracao algumas coisas, se vc eh solteiro nao tem famila, nem prestacao de casa ou apartamento pra pagar, vai fundo, se dedica a area que vc tem vontade que com certeza vai dar certo.
Caso contrario, talvez seja uma boa idea levar em paralelo, ai quando vc achar que da pra largar a computacao vc larga.

//Daniel

D

eu te dar um empurrao …

http://www.ceviu.com.br/blog/info/artigos/sobram-vagas-no-brasil-–-o-outro-lado-da-moeda/comment-page-1#comment-3159

não precisa me agradecer…seja feliz com ciencias sociais

M

Situação Phoda…

A pouco fis isto só que para entrar na área de TI …
sempre admirei o fato das pessoas conseguirem criar desenvolver etc…
quando eu ussava um sistema legal eu pensava “EU CONSIGO FAZER ISSO !”
eu trabalhava em uma empresa Multinacional … ganhava quase 3.000 no interior como Tecnico em Eletrônica
isto que tenho 20 Anos (Muitos dos meus amigos matariam pelo meu emprego )e abandonei para ganhar Quinhentãoo … Só para aprender JAVA ( a empresa disponibiliza treinamento de 6 meses
aos estagiarios) . E admito acordo todo dia feliz para ir trabalhar/Aprender , talvez seja o entusiasmo do ambiente ,e novidade
da profissão , mas faça oque te deixe feliz … um dia escutei alguem dizer ou li em algum lugar : Trabalhe no que gosta , e não tera mas que trabalhar :smiley: é mais ou menos assim , e a idéia e esta mesmo …

Ps* Porém como vejo muita gente reclamando do Stress e insatisfação , falta de reconhecimento etc…Agradeço por ter me matriculado
em Engenharia Eletrônica , não seja refem de um diploma , abra seu leque … conheço pessoas que eram Engenheiros Elétricos fizeram uma pós em Desenv Web e tão na área … Adorando ! É o grande caso , nem tudo que voce é bom , é oque lhe tras maior prazer…
Semestre passado na faculdade um aluno do 5º ano em Eng Computação … desenvolveu um jogo para Xbox 360 como TCC …" O cara tinha talentoo" mas não gostava … foi fazer CINEMA ! quem vai falar alguma coisa…

siga o teu coração , e oque lhe traz prazer … mais nunca limite seu leque ao famoso …
“Engenheiro da bobina do poste da empresa de fornecimento elétrico” idependente trabalhe com prazer.

D

se for rico igual ao mousexdd pode fazer oq gosta…

senão faz o que o mercado te empurra, o lance é se conformar

F

Se voce acha que vale a pena largar, então vale a pena. Se voce acha que não vale a pena largar, então não vale a pena.

Filosófico eu em :lol: :lol:

P

Josenaldo, como ja disseram antes, realmente são bonitas as suas palavras, positivas e incentivadoras. Vc é um cara destinado ao sucesso.
Mas isto não muda a realidade estatística da carreira. Vc é uma exceção que confirma a regra.
Não é nada fácil ser top, ser um empreendedor de sucesso, ser diferenciado.
É claro que o sucesso não é fácil e não vem sem muito esforço, não é isto que estou pregando. Só para informação de outro cara aí acima que indiretamente me chamou de preguiçoso e me recomendou um emprego público, eu trabalho desde os 16 anos, ou há mais de 20 anos.
A realidade está aí, e não se pode avaliar a situação sem fugir dos números.
A imensa maioria das vagas de TI estão nas grandes consultorias, que empregam aos milhares, e todos sabem que não são nenhum paraíso para se trabalhar. Exigem um mundo de conhecimento e experiência, pagam como estagiário, sub-contratam com todo tipo de mutreta, e dispensam por qualquer resfriado que o cliente pega.
Empresas boas? Claro que existem. Mas aí voltamos para os números. São pouquíssimas.
Vejam tambem a média de idade onde vcs trabalham. Foge muito dos 30 anos? Não. A maioria não aguenta.
É uma pirâmide muito cruel. Um verdadeiro funil.
E não se iludam, o tempo passa muito rápido. Daqui a pouco estaremos com 40 e poucos anos, e isto tambem vai nos fechar muitas portas nesta profissão. Ao contrário de outras, onde alguns cabelos brancos são bem vistos e nos trazem confiança na experiência daquela pessoa.

A

fredferrao:
Se voce acha que vale a pena largar, então vale a pena. Se voce acha que não vale a pena largar, então não vale a pena.

Filosófico eu em :lol: :lol:

Foi a melhor resposta… :stuck_out_tongue:

M

A velha historia de julgar o livro pela capa…

Muito pelo contrario … nunca fui rico nem cheguei perto disto…

A uma linha muito ampla e diferenciada entre ser rico , e ser esforçado,Determinado e ter visão de futuro.

Ex… quanto tinha 14 anos quando todos meus amigos iam jogar bola e cair na balada
eu trampava de manhã,senai a tarde(eletricista de manutenção),e ensino médio a noite(Ainda nao tinha condições de pagar uma escola digna pois tinha que ajudar em casa) .
com 16 me formei e entrei no curso técnico em Eletrônica (Como bolsista no SENAI pois os cursos eram destinados aos alunos do SESI,
mais como tive bom desempenho …) , porem não consegui continuar na área por 1 ano por causa do alistamento proximo e inumeras situações … Só que eu precisava pagar o busão e os livros , fui trampa de garçom em um barzinho das 19:00 as 03:00 , estudava de manha ,tecnico a tarde, trampo a noite… Lógico que em alguma coisa eu nao dava o meu melhor , mais tinha meus objetivos…

com 17 passei na UFMG em BH onde meu pai morava , ele faleceu 6 meses depois e não tinha como me manter lá…
voltei pra SP morar com minha mae e continuei estudando nunca desisti…

Hoje sou bolsista do Prouni na Unip , e evito dar passos maior que a perna , consegui guardar uma reserva e ir atras do meu sonho,
eu acho que alguma coisa são para poucos , nunca pensei em ir para lua ou estudar em Harvard… mas o mundo ta ai …

Viajando…Racionais MC + - Assim> "É necessário acreditar que um sonho é possivel , que o ceu é o limite e voce é imbativel…
" o futuro é apenas consequencia do que voce fas hoje , se ficar chorando e reclamando que seu chefe só te enche de trabalho
que não aguenta mais, e não realizar nada para mudar esta realidade… daqui a 10 anos voce estara na mesma situação e se assim for
considere-se no lucro…

Amigo se voce não tentar , nunca vai saber o pior que pode acontecer e voce se dar bem , voce já não esta satisfeito oque voce estara perdendo se não der certo voce ainda sera um profissional , com certificações , faculdade concluida na área e Experiencia , ja vai ta na frente de muita gente como eu por exemplo , !

J

++

aplausos…

L

pretendo terminar a facul pra tentar entrar na PF!

sei lá é algo que eu gostaria de fazer !!

M

Cara , ta desistindo muito facil, reveja seus objetivos , trace metas, talvez voce encontre a felicidade nas pequenas coisas,
parece um tiozão de 60 anos reclamando, meu avo tem 72 e joga video - game e manja cara…Seria praticamente impossivel
pelo cultura e tradição mas o cara é bom , sei la … acho que a vontade e determinação andam juntos com o que te traz prazer
talvez voce seja um otimo comerciante ou musico (não que nao seja um bom programador , Nunca poderia julgar desta maneira)
apenas ainda nao descobriu isto.

D

mausexdd:

Cara , ta desistindo muito facil, reveja seus objetivos , trace metas, talvez voce encontre a felicidade nas pequenas coisas,
parece um tiozão de 60 anos reclamando, meu avo tem 72 e joga video - game e manja cara…Seria praticamente impossivel
pelo cultura e tradição mas o cara é bom , sei la … acho que a vontade e determinação andam juntos com o que te traz prazer
talvez voce seja um otimo comerciante ou musico (não que nao seja um bom programador , Nunca poderia julgar desta maneira)
apenas ainda nao descobriu isto.

cara, me desculpe pela mensagem anterior…falei o que não devia

A

Ciências Sociais com certeza precisa da TI pra alguma coisa também… Use a sua paixão por uma e experiência na outra, pra fazer algo útil pela área a qual amas…

Assim se destacará nas 2 e quem sabe descobres que ama a TI também, só tava de saco cheio do ambiente de trabalho…

Abs []

C

Também estou nesse dilema de sair dessa área, faz um ano que venho pensando nisso , sou formado há 3 anos em engenharia de computação,
comecei a estagiar nessa área de desenvolvimento em 2006±, no começo é divertido, você conhece ferramentas novas, ve um programa grande ser
construído do zero… tive vontade de mudar de curso durante a faculdade, mas achei que pudesse ser besteira pela minha falta de experiência na época
e resolvi continuar, agora depois de 3 anos estou vendo que não tenho muito gosto por essa àrea, antes quando ouvia falar de uma ferramenta ou linguagem nova, entrava
na internet baixava a ferramenta, futucava, lia tutoriais, procurava saber mais sobre as linguagens, hoje quando escuto falar de uma ferramenta que não conheço, já penso,
“Ah, deve ser mais uma daquelas ferramentas bugadas que meia dúzia de empresas utilizam, e quando se usa na prática e precisa fazer algo fora do esperado é um parto!” ou se
for uma linguagem penso, “Ah, mais uma linguagem com um nome bonitinho, para resolver problemas que ainda não existem ou que só existem em situações muito específicas”,
Tudo bem, exagerei um pouco na citação, mais é por aí. Me considero uma pessoa que gosta de aprender e de estudar, tenho ingles fluente, mas nunca precisei dele no trabalho.
Mas estou meio de saco cheio, olho para trás, lembro dos projetos que participei e vejo que eles não me agregaram nada que eu ache relevante, o que reforça minha vontade de ir para outra
àrea. Não acho graça em 90% das discussões que escuto de TI ou de informática. Também cansei de perder dias para configurar projetos, ferramentas, ambientes, e resolver bugs
e problemas provenientes de integrações e de coisas mal feitas e/ou feitas na correria porque alguém subestimou algo. Estou querendo fazer engenharia elétrica, acho que é uma
profissão mais interessante, e também posso eliminar muitas matérias que já fiz na computação, esse é meu dilema agora, pois quero (e preciso) continuar trabalhando
e acredito que a empresa em que estou não vai ver isso com bons olhos.

A

cfred, seu caso eu acho que é diferente… quando você diz:

Vejo que você não deveria nem ter entrado na área de TI…

D

cfred, o problema não é a área.

são as empresas que a descriminam

se você tivesse uma negocio que te desse renda como por exemplo um sistema web

e sua tarefa fosse apenas pensar em alguma coisa para aumentar os lucros do seu sistema ou agregar outras coisas

você com certeza não odiaria a area

J

pinto:
É isso.

++
Sou obrigado a concordar. Para mim IT cada vez parece mais com o caos!!!

Criado 10 de junho de 2011
Ultima resposta 10 de jun. de 2011
Respostas 52
Participantes 30