[color=red]Precisamos de Profissional com mínimo 3 anos de experiência em: Estrantes, J2EE, JSE, Hibernate, JSF.
Desejável:
Oracle e Ájax.
Currículos fora dos requisitos mínimos serão descartados[/color]
Eu: Tenho 2 anos e me garanto como 3 anos em Java pois isso de tempo de trabalho pode variar de acordo com o projeto, pessoa e empresa Resposta: Infelizmente não vamos aceitar cv com menos de 3 anos, obrigada!
Agora os limitados e rotulados de RH estão no rotulando…
vai ver que ela pensou que vc não era um bom estranteiro para montar as estantes da empresa por não estantear a 3 anos… vai que vc va estrantear e acaba quebrando a estrante???
P
Popeye12345
Tem algumas empresas que o RH tem problemas sérios. Sem contar as descrições das vagas as vezes: “Estagiário Pleno Programador de Interfaces HTML”. Ou então “Analista HTML”. (Nessa de Analista HTML eles exigiam certificação de Oracle).
Vai no CATHO só pra voce ver, tem cada coisa… Esses dias vi uma empresa que queria um programador Java pleno que soubesse: JEE, JSE, Struts2, Lucene, JSF, Hibernate, VRaptor, JSF, JSP, Servlets. Salário: R$1100,00 + VT.
Acho que tem que dar uns cursos básicos pra essa galera de RH, ao menos…
J
jjose
Struts?
kkkkkkkkkkkkkk
devia demitir quem escreveu isso…
Nem sei, vai ver que era o nome do marido dela ou do consolo de viúva…
Depois reclamam que as pessoas esquentam carteira ou se vende por mais
L
leopoldof
Como vão contratar profissionais, se os que já estão lá, nem escrever sabem?
Ou eles querem um marceneiro ou carpinteiro que saiba programar ???
L
luistiagos
Ja vi algo parecido com isto:
Precisa-se de estagiario senior com 6 anos de experencia em: Java, J2EE, Hibernate, Websphere, Html, xml, delphi, oracle, php, ajax, struts, pl/sql e cobol com no minimo 6 anos de experencia em cada uma destas tecnologias… salario: 500 + VT…
Perfil:
Ensino Superior em Ciências Exatas.
Experiência comprovada com linguagem de programação Java ou Delphi. Desejável certificação SCEA :shock:
Conhecimento em UML / OOAD
L
luistiagos
Sabe acho que os ignorantes que escrevem coisas deste tipo e pedem coisas deste tipo nem sequer sabem o que é isto… se vc for perguntar o que é um SCEA eles:
duh?
B
bruno.leite
já que vc levantou a bola de ‘rh’, já repararam tb que RH de empresa de TI só se preocupam em contratar? te prometem um mundo de coisa, quando vc entra lá, simplesmente esquecem quem é vc, e só falam com vc denovo pra perguntar pq vc está saindo (quando perguntam)
meu deus! é um desastres mesmos! O pessoal de RH nao sabe nem o que eles querem… e outra acham que cada sigla JSP, Servlet etc… é como instalar msn uhuaua! por isso o valor de R$ 1.100,00…
Para contratar profissional de T.I o RH tem que ser eficiente quanto a vaga que eles desejam… há empresas de RH assim no mercado com essa qualidade… porem sao poucas… e se o RH é da propria empresa meus deus… vamos providencia uma nova gerente para o departamento…
Se vc falar isso para alguem de RH eles vao dizer “ahhhhh nao somos da area” uma coisa é entender codigos outra coisa eh entender pelo menos teoria… e para que serve…
E essa galera de RH gostam tanto de ler livro de adminitracao que tem uns que o cara precisa botar algo na mente para ler com animo… lembro quando lia chiavenato…
Por favor, diga que isso são cinco casos separados, e não um único caso. Por favor!
M
marcosalex
"
V
vitu
As consultorias em RH deveriam orientar as demais empresas quanto a postar vagas absurdas assim.
O grande problema e que algumas empresas que tem sistemas legados em ASP, Clipper e o controle de seus processos todos em planilhas excel, decidem migrar para outra tecnologia.
Ai vem aquele gerente bolha e pergunta:
“Fulano meus sistemas são uma merda. Quero colocar tudo em Java aqui. Tem alguma dica?”
Ai o cara na maior boa fé (ou para despachar o cara mesmo) sugere esse tipo de perfil.
Z
zenopereira
O melhor a fazer é ligar o picaretômetro e medir a qualidade da empresa por esses anúncios de vagas absurdos. Uma empresa que tem um RH cometendo essas falhas não pode ser levada a sério!!!
L
Leonardo3001
Olha,
a vaga mais absurda que já vi na vida, foi o que apareceu na mailing list da SouJava na quinta-feira passada (07/08/2008):
A Talent Four Consulting, consultoria com mais de 16 anos de mercado, busca
neste momento profissionais com o seguinte perfil:
Analista Programador - Java
Contratação: PJ.
Local de Trabalho: São Paulo / SP 1 vaga
VO!!! VÊ-Ó!!!
Isso agora virou requisito! Quer dizer que se o cara disser: “Não sei VO, mas sei POJO.”, a menina do RH vai dizer: “Desculpe, mas infelizmente o seu perfil não se enquadra na nossa vaga.”
Mas isso não é nada, o último pattern também é hilário: “Session Façade Banco Oracle”. Agora os Façades são específicos para cada DBMS!
W
windsofhell
Saudade da epoca que quase nao tinha trabalho terceirizado no Brasil.
Trabalhei como consultor em um epoca da minha vida pra nunca mais eu estava alocado em uma grande empresa, quando eu comecei o pessoal da consultoria super prestativo dizendo “se vc precisar de alguma coisa eh so ligar” mas a verdade quando eu tinha algum problema ou queria ligar pra discutir salario (porque estavam atribuindo um monte de trabalho extra pra mim e nada do salario aumentar) os caras simplesmente desapareciam, lembro que no natal eu quase mandei o povo de la enfiar o panetone no C* porque eles fizeram todos os consultores irem la buscar (nos estavamos no centro e a consultoria era em Sto. Amaro).
Fora as outras mancadas… A empresa que eu estava ia dispensar alguns consultores, o pessoal da consultoria nao teve a moral nem de vir falar com a gente, explicar o que estava acontecendo etc, lembro que eles mandaram muita gente embora um pouco antes do natal felizmente eu nao fui mandando embora mas acabei pedindo as contas.
Nunca mais
A
Andre_Fonseca
Mais uma…
Atuar com desenvolvimento de aplicativos web utilizando J2ME
Esta vaga requer disponibilidade para viagens, o trabalho será desenvolvido em Manaus.
L
Leonardo3001
Essa oferta chutou o balde.
Participação em projetos de Java com experiência em:
Java J2SE e J2EE
Orientação a objetos, UML e Design Patterns, Portlets.
Banco de Dados DB2, Oracle (desejável), MS-SQL, Sotoragede Procedures, SQL.
Ferramentas de desenvolvimento Java: Eclipse, Servidores/Containers J2RR: Tomcat/Jboss
Graduação superior completa ou cursando.
Local: São Paulo - zona sul.
Alocação por tempo indeterminado.
Diferenciais
Inglês avançado para leitura, escrita e conversação.
Tradução:
Sotoragede Procedures = Stored Procedures
Containers J2RR = Contêineres J2EE (sabe como é que é: o ‘R’ é próximo do ‘E’)
Ou seja, se tem empregador que descarta currículo por erro de ortografia, por que nós não podemos fazer o mesmo?
D
dreamspeaker
Eu recebi essa do J2RR, e fiquei pensando, o que seria J2RR?
Java para Ricota e Rúcula?
P
peerless
1100 R$ ? Chega ser engraçado. Não sei se tenho pena de quem vai entrar nessa vaga, ou de quem vai contratar… pq por este salário, não vai conseguir um profissional bom não… e se conseguir, será até o tempo do cara se tocar…
M
marcosalex
"
L
luistiagos
bem ate certo ponto a regulamentação da profissão de TI é boa… com menas gente no mercado maior é o salario… o que vejo é que tem gente demais no mercado e pouca oferta de emprego com salarios cada vez mais baixos…
K
kruger
bem, que a maioria destas consultorias de RH não tem a menor noção do estão falando, isso é fato.
mas quanto ao mercado, o que eu vejo é exatamento o contrário…
tenho a impressão que a demanda é cada vez maior…
tem consultoria contratando no “atacado”…
onde trabalho mesmo, tem vagas pra pleno e senior abertas a muito tempo…
e IMHO… o problema não são valores R$… está faltando profissional competente mesmo …
P
Popeye12345
bem, que a maioria destas consultorias de RH não tem a menor noção do estão falando, isso é fato.
mas quanto ao mercado, o que eu vejo é exatamento o contrário…
tenho a impressão que a demanda é cada vez maior…
tem consultoria contratando no “atacado”…
onde trabalho mesmo, tem vagas pra pleno e senior abertas a muito tempo…
e IMHO… o problema não são valores R$… está faltando profissional competente mesmo …
Eu descobri pq o negocio tá foda em Brasilia. Basicamente, a politec mandou 900 caras pra rua. Por isso que tá com pouca vaga e muita gente aqui. Tô pasmo.
L
luistiagos
depende… nem todo mundo é um arquiteto senior como vc kruger… para arquitetos seniors como vc e o maracuja que são aqui de ctba o mercado ta bombando… mas e para aqueles que não são arquitetos seniors são programadores de juniors a plenos a coisa é bem diferente…
bem se as coisas não piorarem daqui pra frente quando eu virar arquiteto o mercado estara bombando para mim… mas o problema é a coisa não piorar daqui a alguns anos… programadores tem muitos porem arquitetos são poucos… arquiteto trampando de programador senior menor ainda…
espero que daqui alguns anos a coisa ao menos não piore do que ja ta…
Pq a politec fez isto?
P
Popeye12345
Parece que perdeu uma porrada de contratos. Cara, por isso que eu tava pasmo que nao tava arranjando nada… Agora quero ver quando o mercado vai melhorar com uma porrada dessas! Vou é fazre um concurso pra suporte tecnico que vai ter aqui… é R$4000 o salario pra nivel medio… vou te contar viu!
[]'s!
L
luistiagos
do jeito q a coisa ta feia date a pouco aquela famosa frase:
a coisa é ou vc vira um arquiteto overpower chuk norris fodastico desses que tem 30 anos de experencia e mais de 500 certificações que ficam falando o tempo td… haha o mercado ta bombando falta profissional… e trabalham por miseros 3 ou 4k como pj…
ou vc vai vender limonada na rua que ganha mais…
M
marcosalex
"
P
Popeye12345
luistiagos:
do jeito q a coisa ta feia date a pouco aquela famosa frase:
a coisa é ou vc vira um arquiteto overpower chuk norris fodastico desses que tem 30 anos de experencia e mais de 500 certificações que ficam falando o tempo td… haha o mercado ta bombando falta profissional… e trabalham por miseros 3 ou 4k como pj…
ou vc vai vender limonada na rua que ganha mais…
Cara, pra vc ter uma idéia. Acabei de conhecer um cara que tem SCJP e experiencia de 2 anos que acabou de aceitar uma vaga de suporte técnico por R$1200,00. Ele foi uma vitima da Politec.
O negócio é simples: ou voce arranja dinheiro pra comer ou não come. E eu to quase entrando nessa dança.
A
alucardeck
todo mundo fala que está mal distribuido…
mas ninguem fala onde… e muito menos o custo de vida do lugar (pq nao adianta ganhar bem, se vc vai pagar caro pra morar lah)
onde vc ganha bem e tem custo de vida baixo ?
R
rodrigoK
Normalmente ignoro esses erros, porque o pessoal de RH não é de TI, não tem que saber as siglas e nomes, provavelmente o gerentão que passou por telefone as qualificações que ele quer na vaga, esses erros são comuns.
Uma coisa que não faço é: quando a vaga pede mais tempo de experiência (leia trabalhando em empresas) que tenho, mas me sinto qualificado para a vaga, não mando na resposta que tenho menos tempo, simplesmente envio o CV e espero a resposta.
Abraços,
L
luistiagos
que eu saiba o unico lugar onde a coisa é distribuida é em SP… mas não compensa morar la… o custo de vida é absurdamente gigantesco e o trandito uma merda… aqui em ctba a coisa não é muito diferente porem acredito que tenha um custo de vida menor…
Por isto que penso o seguinte… quem deveria ir atraz de contratação é alguem da area e não o pessoal de RH… pois eles não são da area não conhecem nada alem de gestão de pessoas por isto quem deveria fazer este trabalho teria que ser alguem da area…
mas resumindo a coisa… aqui no brasil a area de TI é uma grande merda… pra quem quer ganhar dinheiro em TI o melhor mesmo é sair do brasil!!!
K
kruger
vejo que a demanda é grande para programadores de todos os níveis…
tudo bem, a maioria das empresas não pagam tão bem assim, mas acho que
cabe ao profissional se valorizar e selecionar as melhores posições…
a propósito, não sou “arquiteto”…
L
luistiagos
mas ja foi… trabalho em uma empresa onde vc que desenvolveu o framework dela…
K
Kenobi
Bom, gostaria de deixar um alerta pra galerinha que está começando :
Pior que a descrição das vagas é o contrato imposto por algumas consultorias. Tomem muitíssimo cuidado antes de sair assinando. Preferencialmente, tente levar o contrato e discuta com um advogado especializado, pode tomar um pouco de tempo, mas garanto que evitará futuras dores de cabeça.
Tem um caso real de uma consultoria que está enfiando goela abaixo do pessoal um contrato muitísismo malicioso, sendo este obrigado a arcar com multas pesadíssimas ( 30 mil reais no meu caso) se parar de trabalhar. Entretanto a consultoria poderá deixar de pagá-lo por até 6 meses e você tem que continuar trabalhando sem interromper os serviços.
Isto está escrito claramente ? Claro que não, pois duvido que qualquer um assinaria, mas está omitido em formas maliciosas, exemplificarei :
Você só poderá acessar a consultoria em caso de não recebimento, via notificação judicial e após o recebimento da mesma, teremos um período de 60 dias para regularizar a situação.
Vamos aos fatos, quanto tempo demora uma notificação judicial chegar no nosso país ? Uns … 4 meses ? mais 2 meses de prazo, vai pra 6 meses sem receber …
Fiquem espertos também com o CLT Cotas, aliás isso é a pior idiotice que inventaram, pois qualquer um que entrar na justiça ferra legal a consultoria.
º´~s
Kenobi
L
luistiagos
este tipo de contrato não é ilegal? um contrato não pode passar por cima da lei creio eu ou pode??? algo que gostaria de saber… assinando um contrato malicioso não a nenhuma lei que invalide este contrato provando que o mesmo é ilegal???
K
Kenobi
alucardeck:
mas ninguem fala onde… e muito menos o custo de vida do lugar (pq nao adianta ganhar bem, se vc vai pagar caro pra morar lah)
Cara não existe no país uma variação acima de 20% de custo de vida - fonte Dieese. Em SP mesmo você pode optar em morar num bairro mais afastado e pagar 500 reais de aluguel ou menos ou morar no Itaim e com a mesma metragem pagar 2.500 reais.
Acho que a diferença das grandes capitais está na possibilidade. Você pode almoçar num Parigi e gastar 400 mangos, ou comer no “Mosca Frita” e pagar 10 reais coma até morrer.
O que vejo é que fora do eixo SP-RJ-DF a coisa vai mal pela total falta de capacidade dos profissionais de se reunirem e formatar um valor hora justo. Mas esses mesmos caras vêm pra Sampa com a metalidade de 50 reais hora e se impõe, isso ajuda todo mundo. Hoje uma consultoria em SP não consegue contrar por menos de um valor mínimo, isso pq todos sabem o quanto as consultorias ganham em cima.
Falta o espírito de união e todos começarem a cobrar de forma decente.
T
thokk
Pessoal, teve uma vez que corrigi uma empresa de RH que havia escrito errado uma das tecnologias. Eu consegui a vaga pois o pre-requisito era ver se o cara conhecia mesmo a tecnologia. E sábia explicar o que ela faz, lembrando que fiz uma prova depois e tirei 90% dela.
E estou aqui nesta empresa até hoje comecei como estágiario e ja estou fixado.
F
flaleite
Kenobi:
alucardeck:
Cara não existe no país uma variação acima de 20% de custo de vida - fonte Dieese. Em SP mesmo você pode optar em morar num bairro mais afastado e pagar 500 reais de aluguel ou menos ou morar no Itaim e com a mesma metragem pagar 2.500 reais.
Acho que a diferença das grandes capitais está na possibilidade. Você pode almoçar num Parigi e gastar 400 mangos, ou comer no “Mosca Frita” e pagar 10 reais coma até morrer.
O que vejo é que fora do eixo SP-RJ-DF a coisa vai mal pela total falta de capacidade dos profissionais de se reunirem e formatar um valor hora justo. Mas esses mesmos caras vêm pra Sampa com a metalidade de 50 reais hora e se impõe, isso ajuda todo mundo. Hoje uma consultoria em SP não consegue contrar por menos de um valor mínimo, isso pq todos sabem o quanto as consultorias ganham em cima.
Falta o espírito de união e todos começarem a cobrar de forma decente.
Mas uma diferença, é que se numa cidade menor você optar por morar num local mais barato você não gastará 5x mais de combustivel ou transporte (tempo e dinheiro) como em São Paulo.
Aqui em Ribeirão Preto, com 2500 reais vc aluga um apartamento grande na melhor localização de Ribeirao.
K
Kenobi
luistiagos:
Pior que a descrição das vagas é o contrato imposto por algumas consultorias. Tomem muitíssimo cuidado antes de sair assinando. Preferencialmente, tente levar o contrato e discuta com um advogado especializado, pode tomar um pouco de tempo, mas garanto que evitará futuras dores de cabeça.
Tem um caso real de uma consultoria que está enfiando goela abaixo do pessoal um contrato muitísismo malicioso, sendo este obrigado a arcar com multas pesadíssimas ( 30 mil reais no meu caso) se parar de trabalhar. Entretanto a consultoria poderá deixar de pagá-lo por até 6 meses e você tem que continuar trabalhando sem interromper os serviços.
este tipo de contrato não é ilegal? um contrato não pode passar por cima da lei creio eu ou pode??? algo que gostaria de saber… assinando um contrato malicioso não a nenhuma lei que invalide este contrato provando que o mesmo é ilegal???
Contrato Leonino é difícil de se provar entre empresas jurídicas, tendo o sócio formação superior ainda. O juiz irá perguntar , você leu ? Não entendeu, poderia contratar um advogado, ou se entendeu, concordou.
A coisa é complicada, poucos casos de abuso são revertidos.
E
eric_jf
Kenobi:
luistiagos:
Contrato Leonino é difícil de se provar entre empresas jurídicas, tendo o sócio formação superior ainda. O juiz irá perguntar , você leu ? Não entendeu, poderia contratar um advogado, ou se entendeu, concordou.
Mas mesmo sendo um contrato de pessoas juridicas, ainda é possivel provar vinculo empregaticio.
Ainda tem a questão de que é proibido por lei terceirizar o objetivo principal da empresa.
B
Bruno_Laturner
flaleite:
Mas uma diferença, é que se numa cidade menor você optar por morar num local mais barato você não gastará 5x mais de combustivel ou transporte (tempo e dinheiro) como em São Paulo.
Aqui em Ribeirão Preto, com 2500 reais vc aluga um apartamento grande na melhor localização de Ribeirao.
Mas compare o empregos de Ribeirão. O salário sênior mais top aí não é nem perto dos sêniors que estão em Sampa.
O salário compensa em muito o custo de vida da cidade.
K
Kenobi
eric_jf:
Kenobi:
luistiagos:
Mas mesmo sendo um contrato de pessoas juridicas, ainda é possivel provar vinculo empregaticio.
Ainda tem a questão de que é proibido por lei terceirizar o objetivo principal da empresa.
Isso não é bem assim, se você tiver uma empresa Ltda, ou seja, com sócio, fica praticamente impossível essa abordagem, pois a empresa está contratando a sua para prestar um serviço. Empresa individual é realmente simples comprovar.
L
luistiagos
por isto que PJ é uma palhaçada… deveria ter uma lei q proibe este tipo de abuso…
E
eric_jf
Mas terceirizar o objetivo principal da empresa é proibido por lei, o que acontece em todas as fabricas e na maioria dos casos de empregos disfarçados de terceirização.
Será que não é possivel tanto cancelar como comprovar o vinculo empregaticio?
B
Bruno_Laturner
luistiagos:
A lei é máxima. Nenhum contrato e ninguém está acima dela. E de acordo com que o Kenobi falou, parece que ele é ilegal mesmo, praticamente trabalho escravo.
E
eric_jf
Bruno Laturner:
A lei é máxima. Nenhum contrato e ninguém está acima dela. E de acordo com que o Kenobi falou, parece que ele é ilegal mesmo, praticamente trabalho escravo.
Até porq vc não pode ser responsabilizar por um contrato de terceiros, se a empresa que vc trabalha fez o contrato com outra empresa para desenvolver, vc não participou disso, logo não pode ser responsabilizar.
A
Andre_Fonseca
E ae flaleite,
Cara, existe mercado para programador Java em Ribeirão?? Eu raramente recebo alguma coisa, como está a média de salários?
Abs
M
marcelomartins
E existe, é a CLT. Unica forma de trabalho que existe no Brasil.
Para se caracterizar uma relação de empregador-empresário basta:
:arrow: Trabalho Pessoal: Tem que ser você, não pode mandar outra pessoa
:arrow: Trabalho com Subordinação: quem diz o que você tem que fazer, e você tem que dar explicações
:arrow: Trabalho não eventual: Ta todo dia lá
:arrow: Trabalho remunerado: Você recebe pelo trabalho.
PRONTO. É estabelecida o vinculo de emprego-empregador.
E tem mais uma coisinha. A CLT é baseada em vários principios. Um deles diz mais ou menos assim:
:arrow: Não é permitido ao empregado abrir mão de seus direitos: se por exemplo, você assinou um contrato dizendo que não quer ganhar ferias, nem FGTS, esse documento não vale de nada. É nulo. Para uma relação de trabalho onde o empregador não precisa cumprir todos os deveres que constam na CLT só com um tratato na frente do JUIZ.
Eu sabia que a faculdade de administração iria servir para alguma coisa
L
Leozin
bom eu prefiro ganhar 10x e gastar no máximo 3x mais em SP do que no sul do Brasil (com exceção de Porto Alegre, que o mercado é “quase” compatível com o de SP)
M
marcosalex
"
A
alucardeck
muito interessante…
estou fazendo as malas hahah :lol:
L
luistiagos
Se isto existe mesmo então pq existe o PJ???
então PJ é ilegal??? então a grande maioria das grandes empresas são ilegais?
M
marcelomartins
luistiagos:
Descobriu o ouro!!!
E não é SE. No Brasil a única forma de trabalho é a CLT. O resto é contra lei.
Diferente de prestação de serviços. Que é o que não se encaixa nas regras que eu coloquei ali em cima. Um exemplo de prestação de serviços é tu poder mandar outra pessoa no teu lugar, afinal, tu não é empregado está apenas prestando um serviço em um contrato de serviços entre empresas.
V
victorwss
luistiagos:
“marcelomartins”:
E existe, é a CLT. Unica forma de trabalho que existe no Brasil.
Para se caracterizar uma relação de empregador-empresário basta:
Trabalho Pessoal: Tem que ser você, não pode mandar outra pessoa
Trabalho com Subordinação: quem diz o que você tem que fazer, e você tem que dar explicações
Trabalho não eventual: Ta todo dia lá
Trabalho remunerado: Você recebe pelo trabalho.
PRONTO. É estabelecida o vinculo de emprego-empregador.
E tem mais uma coisinha. A CLT é baseada em vários principios. Um deles diz mais ou menos assim:
Não é permitido ao empregado abrir mão de seus direitos: se por exemplo, você assinou um contrato dizendo que não quer ganhar ferias, nem FGTS, esse documento não vale de nada. É nulo. Para uma relação de trabalho onde o empregador não precisa cumprir todos os deveres que constam na CLT só com um tratato na frente do JUIZ.
Eu sabia que a faculdade de administração iria servir para alguma coisa
O esquema de PJ é mais ou menos assim: Ao invés de te contratarem como funcionário, contratam a sua eupresa para prestar serviços. Dessa forma qualquer pessoa da sua eupresa pode trabalhar na consultoria. Em tese isso desmancha a exigência de ser “Trabalho Pessoal”, uma vez que não precisa ser você, mas pode ser qualquer integrante da sua eupresa.
Mas adivinha só!? Quantas pessoas existem na sua eupresa que poderão te substituir?
C
cassio
marcelomartins:
luistiagos:
Descobriu o ouro!!!
E não é SE. No Brasil a única forma de trabalho é a CLT. O resto é contra lei.
Diferente de prestação de serviços. Que é o que não se encaixa nas regras que eu coloquei ali em cima. Um exemplo de prestação de serviços é tu poder mandar outra pessoa no teu lugar, afinal, tu não é empregado está apenas prestando um serviço em um contrato de serviços entre empresas.
E para quem trabalha como cooperado? (que é algo parecido mas não igual, ao meu ver…), apesar de ter assinado que não iria receber férias/FGTS, a pessoa tem como receber isso? Se for levar em juízo, precisaria de testemunhas que confirmassem que a pessoa estava diariamente na empresa, cumpria horário, era subordinada, etc, caracterizando assim vinculo?
L
luistiagos
Ae… então expremente pegar e contratar um escraviario por 500 mangos para ir no seu lugar na sua eupresa… um q não saiba nada e faça bastante gambiarra… enquanto isto vc tira umas ferias… vamo ve se a empresa onde vc é funcionario vai deixar o cara sequer passar na porta… e não vai te mandar passar no RH para suas ferias definitivas de la…
A
alucardeck
certo… então se PJ é “ilegal”
eu poderia processar a empresa por isso?
ou vão falar: “Ah vc assinou, então não pode processar”…
ou então se eu não assino e não vou trabalhar tb não vai ter como eu provar q a empresa fazia isso…
não tem saida ?
M
marcelomartins
Eu trabalho como cooperado também.
Uma cooperativa é uma pessoa jurídica também. A diferença pra uma empresa normal é como ela se relaciona com o governo.
Mas para efeito de contrato é uma empresa normal. Se a cooperativa presta serviço para uma empresa e tu vai lá trabalhar a mando do teu chefe, que também é da mesma cooperativa está correto.
Mas se a cooperativa é só pra ti receber, e na verdade teu chefe é da empresa contratada, se tu tem que estar na empresa contratada todo dia, se tu faltar um dia tem que dar explicação pra empresa contratada, então o teu vinculo pessoal é com a empresa contratada, e não com a cooperativa. Ou seja, é contra lei.
alucardeck:
certo… então se PJ é “ilegal”
eu poderia processar a empresa por isso?
ou vão falar: “Ah vc assinou, então não pode processar”…
ou então se eu não assino e não vou trabalhar tb não vai ter como eu provar q a empresa fazia isso…
não tem saida ?
É teu direito, e se tu é empregado da empresa e não é CLT eles podem falar o que quizer, mas na frente do Juiz tu vai ganhar.
A questão é que na minha opinião isso não vale a pena.
Eu trabalho como PJ porque eu escolhi, e pra mim ganhar mais e pagar menos imposto. É contra lei? É. Mas eu escolhi assim. E seria no mínimo muita sacanagem depois eu eu ter ganhado uma grana a mais, processar a empresa. E eu nem falo na questão de se queimar no mercado, falo de moral mesmo. Eu escolho assim, então eu arco com as consequencias.
Se eu quiser ficar 100% dentro da lei e pagar todos os impostos que a CLT me obriga tem bastante empresa oferecendo esse “beneficio”. Caso contrario eu tenho que arcar com a possibilidade do meu chefe chegar pra mim na sexta e falar “não precisa mais vir na segunda”, sem me dar explicação e muito menos alguma indenização.
A
alucardeck
marcelomartins:
É teu direito, e se tu é empregado da empresa e não é CLT eles podem falar o que quizer, mas na frente do Juiz tu vai ganhar.
A questão é que na minha opinião isso não vale a pena.
Eu trabalho como PJ porque eu escolhi, e pra mim ganhar mais e pagar menos imposto. É contra lei? É. Mas eu escolhi assim. E seria no mínimo muita sacanagem depois eu eu ter ganhado uma grana a mais, eu ter essa forma de recebimento, processar a empresa. E eu nem falo na questão de se queimar no mercado, falo de moral mesmo. Eu escolho assim, então eu arco com as consequencias.
certo, faz sentido mesmo.
mas na pratica quais são as desvantagens?
alem de impostos, ferias e 13º?
tem um % exato do valor do seu salario q vai ser comido por impostos?
L
luistiagos
PJ em questão de imposto não é muito diferente… acho que e ate pior… pois tem empresas que vc tenque trampar como LTDA e não supersimples e isto como uns 15% ou 20% de do que vc ganha como PJ e alem disto vc tenque pagar contador o qual não é nem um pouco barato… acho que como CLT paga ate menos impostos…
não sei… mas o que mata em PJ e que alem de abrir mão das ferias do 13 vc ainda tenque submeter ao contrato da empresa… e nele pode ter muitas sacanagens como sitado pelo kenobi…
V
victorwss
luistiagos:
O esquema de PJ é mais ou menos assim: Ao invés de te contratarem como funcionário, contratam a sua eupresa para prestar serviços. Dessa forma qualquer pessoa da sua eupresa pode trabalhar na consultoria. Em tese isso desmancha a exigência de ser “Trabalho Pessoal”, uma vez que não precisa ser você, mas pode ser qualquer integrante da sua eupresa.
Mas adivinha só!? Quantas pessoas existem na sua eupresa que poderão te substituir?
Ae… então expremente pegar e contratar um escraviario por 500 mangos para ir no seu lugar na sua eupresa… um q não saiba nada e faça bastante gambiarra… enquanto isto vc tira umas ferias… vamo ve se a empresa onde vc é funcionario vai deixar o cara sequer passar na porta… e não vai te mandar passar no RH para suas ferias definitivas de la…
O contrato de PJ diz que a sua eupresa foi contratada e ponto final. Mas sempre existem regras que não estão em contrato algum. Se no contrato disser que não é a sua eupresa e sim você, daí caracterizou-se vínculo empregatício.
EDIT: Além de que eles podem simplesmente “rescindir o contrato com a sua empresa” sem dar maiores explicações (mesmo que a causa seja porque você mandou outra pessoa no seu lugar). Pronto, você perdeu um “cliente”.
M
marcelomartins
Ter que se submeter é muito forte. Até onde eu sei ninguém é obrigado a nada no nosso mercado aqui no Brasil.
O que pode acontecer é na vontade do cara querer trabalhar aceitar todas as condições da empresa. Mas mesmo assim esses contratos não tem muito valor perante nossa legislação.
Uma coisa que eu faço é trabalhar com PJ, mas a empresa me da férias, decimo terceiro e plano de saúde. Eu gasto uns 10% como cooperado. Se eu fosse CLT acho que passaria de 25%.
L
luistiagos
mas a coisa é assim… vc não quer? tem quem queira…
ou seja se não quer passar fome tenque aceitar…
V
victorwss
luistiagos:
PJ em questão de imposto não é muito diferente… acho que e ate pior… pois tem empresas que vc tenque trampar como LTDA e não supersimples e isto como uns 15% ou 20% de do que vc ganha como PJ e alem disto vc tenque pagar contador o qual não é nem um pouco barato… acho que como CLT paga ate menos impostos…
não sei… mas o que mata em PJ e que alem de abrir mão das ferias do 13 vc ainda tenque submeter ao contrato da empresa… e nele pode ter muitas sacanagens como sitado pelo kenobi…
Já vi o motivo desse negócio de supersimples versus LTDA em algum lugar. Tinha um outro tópico sobre isso. Se não me engano é porque existe alguma legislação que fode o esquema se você for supersimples.
M
marcelomartins
luistiagos:
Eu entendo o que é ter que trabalhar para comer, mas não conheço ninguém que tenha conhecimento técnico de informática passando fome em qualquer grande cidade do pais.
Minha esposa me mostrou a zero hora deste domingo com uma vaga para Porto Alegre assim:
Programador Java PLENO. Salario de 5 mil reais + Unimed + Beneficios.
Até ela se espantou porque nunca viu uma vaga com o salario assim na cara. É o desespero das empresas, então dá pra dizer não algumas vezes.
A
alucardeck
mas PJ normal… sem ser supersimples e qqer outra coisa…
qual o preju ?
15~20% do salario
mais o contador (que sai quanto? não tenho ideia de custo disso)
fora isso, oq sobrar é seu ?
M
marcelomartins
Supersimples é forma de tributação
LTDA é a forma da empresa
Para ter uma LTDA é preciso um sócio. Sem ter um sócio é empresa pessoal com seu nome. Se tu tem uma empresa pessoal com teu nome que presta serviço para uma única empresa, então está claro que você na verdade é funcionário daquela empresa.
A exigência de uma empresa LTDA é justamente para dificultar a prova do vinculo entre o empregador e o empregado. Porque existe uma pessoa a mais que responde também pela empresa. Mas quem trabalha como PJ com LTDA e quiser provar que é empregado, se encaixando nas regras do vinculo, não vai ter muita dificuldade.
B
Bruno_Laturner
luistiagos:
ah tá… como se algum programador já tivesse passado fome por falta de emprego…
O que não falta é emprego nesta área, muito menos emprego bom.
L
luistiagos
Onde isto? SP aposto…
Os contadores mais baratos são entorno de uns 100 ~ 150 conto…
tirando o gasto em transporte e almoço…
Nem todos moram em SP…
M
marcelomartins
luistiagos:
Minha esposa me mostrou a zero hora deste domingo com uma vaga para Porto Alegre assim:
Programador Java PLENO. Salario de 5 mil reais + Unimed + Beneficios.
Onde isto? SP aposto…
:shock:
A
alucardeck
certo…
então na pior das hipoteses um PJ que ganhar 5 mil…
paga 20% de imposto - 1 mil
mais uns 200 de contador
ele realmente ganha de salario --> 3.800
o resto são despesas pessoais… isso poderia ter em qualquer emprego…
ouvi por ai q a proporção de salario é CLT 1:1.4 PJ
então o equivalente de 5mil em PJ é ~3.500 CLT
ok… 3500 CLT…
e quais são os impostos q o CLT paga? (fixos)
OBS.: Não, eu não entendo nada disso ainda… hahah vou fazer um tutorial depois =P
B
Bruno_Laturner
Eu que o diga, tô à 1700 km de lá.
S
sergiotaborda
alucardeck:
certo…
então na pior das hipoteses um PJ que ganhar 5 mil…
paga 20% de imposto - 1 mil
mais uns 200 de contador
ele realmente ganha de salario --> 3.800
o resto são despesas pessoais… isso poderia ter em qualquer emprego…
ouvi por ai q a proporção de salario é CLT 1:1.4 PJ
então o equivalente de 5mil em PJ é ~3.500 CLT
ok… 3500 CLT…
e quais são os impostos q o CLT paga? (fixos)
O ponto não é o que vc paga, mas o que vc recebe.
A empesa tem , digamos, 7000 reais para dispender com alguem.
Se isso for em CLT os impostos que a empresa paga são na ordem de 50% desse valor (chutado).
Isso significa que o salario do cara pode ser no máximo de 3500. E dai ele tem que pagar imposto de renda ,etc…
Mas a empresa pode dar-lhe os 7000 diretamente e deixar vc pagar todos os impostos.
É ai que entra o esquema PJ. E é por isso que :
As empresas perferem PJ porque isso faz marketing na cabeça do pessoal que recebe mais
Os contratados preferem PJ porque recebem mais dinheiro.
Embora, na real, o ideal seria recebe como CLT o que e ganha como PJ isso é irreal enquanto os contratados não souberem que a PJ tal como ela é agora - quarterização ilegal - é uma furada. Mas atenção, é uma furada para as empreas não para o cara. São as empresas que têm tudo a perder nunca o cara.
Além de tudo o que foi falado cumprimento de horário também é uma forma de vinculo.
Portanto, exigencia de cumprimento de horario ou de periodo fixo de trabalho (8 h/ dia) é um vinculo.
A empresa contradora só pode exigir que o trabalho seja feito e não quando nem em que periodo.
Imagine-se algume contratar a microsoft e dizer “vc vai fazer este sistema dedicando 8 h por dia, todos os dias”. É absurdo.
Esse é o mesmo absurdo de exigir o mesmo aos PJ ( que em tese são empresas).
E sim, qualquer contrato que seja contra a constituição ou a lei é inválido. Isso significa que a empresa se ferra, mas vc tb.
O facto de ser inválido não significa que o cara vira CLT automáticamente, mas os direitos do CLT são mais genericos e por isso mesmo sem ter cotnrato CLT os mesmos principios se aplicam ( como quando se prova vinculo: o cara não é CLT ,mas tem o mesmo vinculo, é por ai que pega).
Em justiça do trabalho o emrpegado sempre tem vantagem. É a empresa que tem que demonstrar que fez certo. E isso é impossivel quando ela fez errado…
M
marcosalex
"
J
jason_bourne
Tendo em vista o cuidado ao escrever as informações no anúncio, vc nem deveria ter ido atrás, pois uma empresa q tem uma analfabeta no RH, não deve ser la essas coisas.
bom… tirando as desvantagens de não ter ferias, beneficios e etc…
até que não é tão ruim trabalhar de PJ… jah q vc decide o qto vai pagar no INSS neh?
A
Andre_Fonseca
Procuramos Ninja para trabalhar no Centro do RJ
Procuramos um programador ninja (experiente e versátil) voltado para o
ambiente linux que domine PHP para realizar desenvolvimento de
aplicações web, módulos de integração de sistemas e web services. Por
favor, não envie currículo caso você seja iniciante ou júnior.
O profissional irá trabalhar no Centro do Rio de Janeiro, 8h por dia.
Contratação imediata e permanente.
O projeto é muito interessante, será distribuído para milhões de
clientes no Brasil e no mundo.
L
luistiagos
Que nivel de ninja? Gennin, Chunnin, Jennin, Sennin ou Hokage???
Z
ZehOliveira
A lei trabalhista é genérica. Em tese, todos os acobertados pela CLT têm os mesmos direitos.
Se os entendimentos dos juízes de primeira instância são divergentes e o cara está se sentindo prejudicado por causa de um entendimento diferente da corrente e que achou ser injusto, recorre-se às instâncias superiores. Uma das funções dos tribunais é uniformizar os julgados. O preço a se pagar por isso é ter que esperar um bom tempo, afinal, o judiciário brasileiro todo mundo sabe como é.
Felizmente, a justiça trabalhista por aqui não anda tão devagar quanto as outras.
V
victorwss
luistiagos:
Procuramos Ninja para trabalhar no Centro do RJ
Procuramos um programador ninja (experiente e versátil) voltado para o
ambiente linux que domine PHP para realizar desenvolvimento de
aplicações web, módulos de integração de sistemas e web services. Por
favor, não envie currículo caso você seja iniciante ou júnior.
O profissional irá trabalhar no Centro do Rio de Janeiro, 8h por dia.
Contratação imediata e permanente.
O projeto é muito interessante, será distribuído para milhões de
clientes no Brasil e no mundo.
Que nivel de ninja? Gennin, Chunnin, Jennin, Sennin ou Hokage???
Interessante, não sabia que depois de senior vinha ninja.
Sei, que frameworks usam? Katana 2.5 e Shuriken 1.7?
Para descrever a vaga como “programador ninja”, realmente deve ser para mexer com algum pepino de outro planeta.
A
alucardeck
nah… acho q vcs estão confundindo…
quando eles falaram programador Ninja, não era de Junior–>Pleno–>Senior–>Master–>Ninja…
e sim de Ninja, com diploma dizendo que é Ninja…
vc faz Ninjutsu, e pega o diploma…
ai sim vc é Ninja :lol:
quem sabe vc não seja contratado para arrombar empresas de madrugada e roubar codigo fonte?
provavelmente as escolas de TI vão começar a dar esse curso…
interessante não?
V
Veronicaaa
alucardeck:
até que não é tão ruim trabalhar de PJ… jah q vc decide o qto vai pagar no INSS neh?
Não é ruim até o dia que você precisar deles…Se um dia precisar se afastar por doença a maravlha do INSS utiliza as útimas 48 contribuições para criar o seu benefício e paga 90% dessa média e se você pagou pouco recebe pouco.
F
flaleite
Veronicaaa:
alucardeck:
Não é ruim até o dia que você precisar deles…Se um dia precisar se afastar por doença a maravlha do INSS utiliza as útimas 48 contribuições para criar o seu benefício e paga 90% dessa média e se você pagou pouco recebe pouco.
Mas se vc economizar o valor da contribuição dos ultimos 48 meses, aplica-lo num CDB com certeza vc poderá ter um benefício de 110% dessa média…
A
alucardeck
flaleite:
Mas se vc economizar o valor da contribuição dos ultimos 48 meses, aplica-lo num CDB com certeza vc poderá ter um benefício de 110% dessa média…
e como funciona o CDB?
não tem risco de perda?
jah q no INSS vc ganharia para “sempre” né?
F
flaleite
alucardeck:
flaleite:
e como funciona o CDB?
não tem risco de perda?
jah q no INSS vc ganharia para “sempre” né?
CDB não tem perda direta no máximo pode ficar aquem da inflação.
no INSS vc ficaria afastado por um tempo e depois se mesmo assim vc não conseguir voltar a trabalhar vc passa a receber uma aposentadoria proporcional o que é quase nada…
V
Veronicaaa
flaleite:
Veronicaaa:
alucardeck:
É só que quando você fica doente, esse dinheiro some que nem água…
F
flaleite
Veronicaaa:
flaleite:
Veronicaaa:
alucardeck:
É só que quando você fica doente, esse dinheiro some que nem água…
Mas vc tem o dinheiro todo em mãos para pagar o tratamento, se vc for depender apenas do benefício de 90% do INSS, como vc vai pagar o tratamento?
V
Veronicaaa
Eu não disse apenas do INSS… e se engana quem pensa que é tão pouco assim, o benefício geralmente é maior do que você recebe no seu salário normal, pois você não tem desconto do INSS, é isento do IR e recebe 13º proporcional, por isso que tem um monte de pessoas que vivem dando golpe no INSS para viverem encostados pois recebem mais do que se estivessem trabalhando e ainda conta tempo de serviço.
C
cs.santos0
Leonardo3001:
Essa oferta chutou o balde.
Participação em projetos de Java com experiência em:
Java J2SE e J2EE
Orientação a objetos, UML e Design Patterns, Portlets.
Banco de Dados DB2, Oracle (desejável), MS-SQL, Sotoragede Procedures, SQL.
Ferramentas de desenvolvimento Java: Eclipse, Servidores/Containers J2RR: Tomcat/Jboss
Graduação superior completa ou cursando.
Local: São Paulo - zona sul.
Alocação por tempo indeterminado.
Diferenciais
Inglês avançado para leitura, escrita e conversação.
Tradução:
Sotoragede Procedures = Stored Procedures
Containers J2RR = Contêineres J2EE (sabe como é que é: o ‘R’ é próximo do ‘E’)
Ou seja, se tem empregador que descarta currículo por erro de ortografia, por que nós não podemos fazer o mesmo?
hauhauahuahauha…fiquei uns 5 minutos rindo…“SOTORAGEDE”…hauahuahauhauah
C
cs.santos0
luistiagos:
que eu saiba o unico lugar onde a coisa é distribuida é em SP… mas não compensa morar la… o custo de vida é absurdamente gigantesco e o trandito uma merda… aqui em ctba a coisa não é muito diferente porem acredito que tenha um custo de vida menor…
Por isto que penso o seguinte… quem deveria ir atraz de contratação é alguem da area e não o pessoal de RH… pois eles não são da area não conhecem nada alem de gestão de pessoas por isto quem deveria fazer este trabalho teria que ser alguem da area…
mas resumindo a coisa… aqui no brasil a area de TI é uma grande merda… pra quem quer ganhar dinheiro em TI o melhor mesmo é sair do brasil!!!
Concordo em tudo com esse post…sou de SP…o transito é algo gigantescamente ridicula…rsrs…se o camarada morar longe do trabalho ele ta perdido, tem q acordar umas 4 horas antes de ir trampar…
e concordo total com a ultima frase tb…
V
victorwss
cs.santos0:
luistiagos:
Concordo em tudo com esse post…sou de SP…o transito é algo gigantescamente ridicula…rsrs…se o camarada morar longe do trabalho ele ta perdido, tem q acordar umas 4 horas antes de ir trampar…
Vamos supor que você more em alguma cidade no interior de algum estado pouco desenvolvido do Brasil:
“Ah, a área de TI aqui em <> não é nada, o negócio é ir para a <>”.
Então, você vai para a capital do estado, e lá:
“Ah, a área de TI aqui em <> não é nada, o negócio é ir para São Paulo”.
Daí você vai para São Paulo, e lá:
“Ah, a área de TI aqui no Brasil não é nada, o negócio é ir para <<ALGUM PAÍS EUROPEU OU ESTADOS UNIDOS>>”.
Então, você vai para este outro país, e lá:
“Ah, a área de TI aqui no planeta Terra não é nada, o negócio é ir para Vulcano”.
Lá em Vulcano:
“Ah, a área de TI aqui no Via Láctea não é nada, o negócio é ir para a galáxia de Andrômeda”.
Enfim, ô povo chato que só sabe reclamar e acha que vive no fim de mundo, e que lá fora tudo é melhor, tudo é mais isso e mais aquilo. Tá faltando colocar os pés na Terra e não nas nuvens.
C
cs.santos0
victorwss:
cs.santos0:
luistiagos:
Vamos supor que você more em alguma cidade no interior de algum estado pouco desenvolvido do Brasil:
“Ah, a área de TI aqui em <> não é nada, o negócio é ir para a <>”.
Então, você vai para a capital do estado, e lá:
“Ah, a área de TI aqui em <> não é nada, o negócio é ir para São Paulo”.
Daí você vai para São Paulo, e lá:
“Ah, a área de TI aqui no Brasil não é nada, o negócio é ir para <<ALGUM PAÍS EUROPEU OU ESTADOS UNIDOS>>”.
Então, você vai para este outro país, e lá:
“Ah, a área de TI aqui no planeta Terra não é nada, o negócio é ir para Vulcano”.
Lá em Vulcano:
“Ah, a área de TI aqui no Via Láctea não é nada, o negócio é ir para a galáxia de Andrômeda”.
Enfim, ô povo chato que só sabe reclamar e acha que vive no fim de mundo, e que lá fora tudo é melhor, tudo é mais isso e mais aquilo. Tá faltando colocar os pés na Terra e não nas nuvens.
ok…vlw pela dica, quando chegar do USA ja vou encaminhar meu CV para o RH das consultorias de Vulcano…
B
Bruno_Laturner
Ouvi falar que técnico em informática tá em falta em Marte. Mandaram uns equipamentos pra lá, mas falta gente pra soprar a poeira e dar o boot nas máquinas. Em compensação, o chefe tá a milhões de quilômetros de distância.
C
cs.santos0
Ouvi falar que técnico em informática tá em falta em Marte. Mandaram uns equipamentos pra lá, mas falta gente pra soprar a poeira e dar o boot nas máquinas. Em compensação, o chefe tá a milhões de quilômetros de distância.
hauhauahuahuaha…ixi vou me mudar para la o mais breve possivel…ja vou comprar as passagens, vc manja o valor delas mais ou menos?
V
vitu
Algumas vagas interessantes.
Estagiário Padawan.
Trainner da Swat.
Desenvolvedor Chuck Norris.
Analista Super Sayajin.
Arquiteto de Grayskull.
Gerente Bill Clinton.
B
bobmoe
É aquela frase bíblica: vc conhece uma árvore pelos seus frutos.
Até hoje toda empresa com RH ruim que passei também era uma empresa ruim de se trabalhar. Os funcionários de recrutamento são apenas mais um reflexo da filosofia de trabalho da empresa. Portanto, da saber muito sobre uma empresa só pela forma como o RH aborda os candidatos.
V
victorwss
hauhauahuahuaha…ixi vou me mudar para la o mais breve possivel…ja vou comprar as passagens, vc manja o valor delas mais ou menos?
Bem, pela bagatela de 90 bilhões de dólares na promoção você consegue uma passagem de ida.
Se você quiser uma passagem de volta também, aí o valor já sobe para uns 400 bilhões de dólares.
P
Popeye12345
Ontem em uma entrevista, onde a entrevistadora era mais falsa e mais cínica que nota de 200, onde me botaram para fazer uma miniprova de java perguntando o que era um construtor, depois de tudo isso, o seguinte diálogo com a entrevistadora:
Ela: Com que linguagem voce trabalha?
Eu: - Trabalho com Java.
Ela: - Nós estamos mundando o banco de Dados para Oracle, e então precisamos de alguém para cuidar desse banco de dados. O candidato deve ter conhecimentos em (puxa um papelzinho e lê solenemente) Oracle, OracleForms, configuração e administração do banco Oracle, migração completa do banco de dados. Nós não vamos utilizar nenhuma linguagem de programação agora. É só pra mexer no Banco de dados.
Eu: Mas a vaga que foi anunciada era de programador, não de DBA.
Ela: DBA? como assim?
Eu: DBA, Administrador de banco de dados. Basicamente ele é o responsável por cuidar de tudo isso que voce está falando, não o programador.
Ela: Ah sim, não conhecia… Pois é, como eu ia dizendo - a vaga é para DBA. Você conhece Oracle?
Eu: Não, mas trabalho há muito tempo com MySQL.
Ela: Mas MySQL não serve, é um banco primário demais para o trabalho.
Eu (com vontade de rir): Técnicamente ele é um excelente banco de dados. Mas enfim, a vaga que voce me chamou para entrevista era de programador.
Ela: Não, era de DBA. Mas faça o seguinte, ligue aqui depois das 4h e eu vejo se voce foi aprovado para o cargo.
A-ham, Já tô ligando.
PS: Eles estão montando um minidatacenter pra instituição agora. rs
rsrsrsrs.
K
kruger
e tem aquele tipo também:
RH: "Olá fulano de tal, achamos seu curriculo não sei aonde, e estamos justamente precisando de alguém com o seu perfil… "
programador: “Mas é que …”
RH: “Qual sua pretensão salarial ?!”
A
alucardeck
pior q isso só telemarketing…
Tel: Fulano, Parabens! Por sua otima relação com o Banco XXXXX, nós estaremos te presenteando com uma
assinatura de cartão de credito…
Eu: Não obrig…
Tel: (me cortando)… sem taxa nos primeiros 2 meses, incluindo seguro de vida em casos de Terremotos e Furacões, plano odontologico e diversos…
Eu: não quero nã…
Tel: (novamente) …outros beneficios por apenas R$49,99 mensal!
Eu: não quero…
Tel: Mas vc não teria interesse?
Eu: não
Tel: Nós tambem fornecemos um seguro de imoveis, por apenas uma taxa de R$19,90.
Eu: não quero
Tel: Vc não teria interesse no nosso plano PLUS ADVANCED EXTRA BIG KETCHUP, que com apenas R$39,90 na assinatura do cartão XXXXXX vc ganha inteiramente gratis um MP3…
Eu: (desligo o telefone, e cancelo as proximas 5 ligações em menos de 10 minutos)
e pior ainda é aquelas mulheres q ficam te seguindo na rua pra fazer cartão de credito… tipo IBI…
ou de escolhinha de informatica…
P
paulog
A revista da Pepsi Twinst encartada na Superinteressante desse mês dá idéias bacanas de como responder ao telemarketing…
Fale que você está indo para um retiro no Tibet e está se livrando de todas as coisas materiais…
kakakakakakakakakaka
Tá, agora voltamos ao tópico.
C
cs.santos0
Bem, pela bagatela de 90 bilhões de dólares na promoção você consegue uma passagem de ida.
Se você quiser uma passagem de volta também, aí o valor já sobe para uns 400 bilhões de dólares.
hauhauahuahuahauah…boa…
acho q vou ficar por aki msm então…
V
vitu
Fui em uma entrevista que a mulher pediu para eu deixar a mochila em uma sala, para fazer uma prova em outra.
Falei que não. Que estava com o notebook dentro da mochila e gostaria de ver onde ele estava.
Acho que ela ficou ofendida, com isso. E por isso me deu uma prova ridicula de estagiário para fazer.
ahuhuaahuahuauh.
Fiz a prova ridicula falei que não tinha mais interesse em trabalhar ali.
Ridiculo, não confia em voce (Achando que vai colar). Mas quer que confie nela (Deixando meu notebook e pertences pessoais fora de vista).
T
tathyanne
Bom, eu faço parte do “outro lado” sou profissional de RH e quase enlouqueço com as “siglas” que vejo nos currículos de vocês… rs
É complicado entender e conhecer tudo sobre a área de vocês, mesmo através de leituras e pesquisas.
Geralmente quem encaminha a requisição de uma vaga é o próprio coordenador do setor e nós do Rh fazemos apenas a captação dos currículos baseada nos requisitos exigidos previamente.
Já passei por algumas “saias justas” quando um candidato liga e faz algumas perguntas técnicas que infelizmente, não tenho conhecimento para responder.
V
victorwss
tathyanne:
Bom, eu faço parte do “outro lado” sou profissional de RH e quase enlouqueço com as “siglas” que vejo nos currículos de vocês… rs
É complicado entender e conhecer tudo sobre a área de vocês, mesmo através de leituras e pesquisas.
Geralmente quem encaminha a requisição de uma vaga é o próprio coordenador do setor e nós do Rh fazemos apenas a captação dos currículos baseada nos requisitos exigidos previamente.
Já passei por algumas “saias justas” quando um candidato liga e faz algumas perguntas técnicas que infelizmente, não tenho conhecimento para responder.
Fale mais.
Já enfrentou alguma vaga onde pediam 10 anos de experiência em algo que só existe a 5 anos?
Já enfrentou alguma vaga onde pediam um estagiário por um salário mínimo, mas solicitavam o conhecimento de um mestre Jedi sênior?
Já enfrentou alguma vaga para um perfil X onde todos os requisitos especificados eram para um perfil completamente diferente Y?
Já enfrentou alguma vaga que tem como requisito conhecimento em algo que nem existe?
Já enfrentou alguma vaga que pede coisas do tipo estagiário com 5 anos de experiência?
Já enfrentou alguma vaga que pedia coisas do tipo “estagiário sênior”, “desenvolvedor de software formado em ciências sociais” ou “gerente junior”?
Quais são os piores tipos de candidatos que você já viu?
Solta o verbo aí.
:lol:
F
F_io_Henrique
A coisa tá podre mesmo!
Hoje, só farei entrevista com a área técnica da empresa. Até hoje não encontrei nenhum RH que realmente pudesse me avaliar profissionalmente. É tudo uma fachada de pretensão salarial.
Eu acho uma humilhação passar por RH, porque: Se você errar qualquer coisa eles vão cair matando. Mas quando eles te chamam para a entrevista, eles não sabem o que vc faz de fato!
T
tathyanne
Como não tenho conhecimento dessas sopa de letrinhas que geralmente encontro nos currículos, costumo fazer entrevista em conjunto com a área técnica onde eu avalio aspectos comportamentais, os aspectos técnicos deixo para eles!
Hoje, acredito que essa é uma boa saída.
Quanto aos requisitos, realmente é difícil para alguém de Rh avaliar, sem saber do que se trata!
Cada área tem suas especificidades.
F
F_io_Henrique
Creio que seja por ai mesmo, o RH deve se propor a fazer o que pode fazer.
Uma grande falta dos RH’s: você faz uma boa entrevista hoje, te qualificam pra cima, e amanhã eles não se lembram de você. Então, o processo de entrevistar e entrevistar é quase que cíclico, venerado. Um bom fundamento do RH é manter uma boa base de Recursos Humanos.
Um anúncio famoso é o J2EE, quando você chega na empresa para trabalhar, descobre que lá o costume é scriptlets na página mesmo, uma arquitetura ruim, um banco sem integridade referencial, sujo. Um sistema que pede manutenção o tempo inteiro. Porque por ali, passou um Analista Cawboy de pretensão baixa.
Pretensão X Qualidade, é o que falta! IMHO.
V
vitu
Isso e normal.
Também se fosse fácil, não teriamos valor.
Não se deve exigir tecnologia (conhecer o framework X, Y ou o IDE Z), tem que saber o conceito.
J
joede.fadel
vitu:
Isso e normal.
Também se fosse fácil, não teriamos valor.
Não se deve exigir tecnologia (conhecer o framework X, Y ou o IDE Z), tem que saber o conceito.
Se você sabe conceito, tem uma boa lógica o resto acaba apreendendo.
T
Tchello
Já vi cada coisa horrível.
O que mais me irrita é entrevista que tenha APENAS alguém de RH e ficam com aquelas coisas absurdamente abstratas como “o que tem no seu coração?” (R: ódio de RH).
O ideal, creio, é o sugerido pela Tahyana (acertei o nome?) onde a entrevista pode ser dirigida por alguém do RH acompanhado de alguém do setor técnico onde o profissional concorre a vaga.
Já vi um anúncia escrito da seguinte forma:
Raros são os casos onde “o cara” do RH tem um sólido conhecimento das tecnologias que a empresa trabalha, só conheci um até hoje assim e não era fraco (na verdade era do RH de uma multi nacional digamos grandinha, conhecida pela sigla MS =) o assunto com ele foi tão legal que deu até vontade de trabalhar lá.
L
Leozin
tathyanne:
Como não tenho conhecimento dessas sopa de letrinhas que geralmente encontro nos currículos, costumo fazer entrevista em conjunto com a área técnica onde eu avalio aspectos comportamentais, os aspectos técnicos deixo para eles!
Hoje, acredito que essa é uma boa saída.
Quanto aos requisitos, realmente é difícil para alguém de Rh avaliar, sem saber do que se trata!
Cada área tem suas especificidades.
O problema é que é complicado para o RH fazer a seleção. O ideal é o RH só chamar o pessoal pra entrevista técnica e pronto. Se tu está fazendo trabalho de perguntar coisas técnicas ou se o candidato sabe algo que está sendo requerido, então o teu superior está mandando você fazer coisas que não deveria.
RH tem que ligar, falar da vaga e perguntar se o cara está interessado. Se estiver, vai pra entrevista técnica e pronto.
A não ser que o RH tenha que fazer aquelas coisas inúteis de pedir pro candidato escrever um texto sobre “qualquer tema”, falar de “quais as minhas qualidades, e os meus defeitos?” essas coisas que, pelamor, é uma tristeza.
Não nos levem a mal, acreditamos que as profissionais de RH fazem isso só porque são mandadas, porque senão elas mesmo perceberiam como esse trabalho (de textos e afins) é um saco.
L
Leozin
victorwss:
Fale mais.
Já enfrentou alguma vaga onde pediam 10 anos de experiência em algo que só existe a 5 anos?
Já enfrentou alguma vaga onde pediam um estagiário por um salário mínimo, mas solicitavam o conhecimento de um mestre Jedi sênior?
Já enfrentou alguma vaga para um perfil X onde todos os requisitos especificados eram para um perfil completamente diferente Y?
Já enfrentou alguma vaga que tem como requisito conhecimento em algo que nem existe?
Já enfrentou alguma vaga que pede coisas do tipo estagiário com 5 anos de experiência?
Já enfrentou alguma vaga que pedia coisas do tipo “estagiário sênior”, “desenvolvedor de software formado em ciências sociais” ou “gerente junior”?
Quais são os piores tipos de candidatos que você já viu?
Solta o verbo aí.
:lol:
Também tem aquelas:
Estamos procurando um desenvolvendo “pleno indo pra sênior” (ou seja: queremos um sênior mas vamos pagar como pleno ou menos) rs
M
Marcio_Nogueira
Os “Analistas” de RH não sabem absolutamente nada sobre o perfil necessário para ocupar o cargo anunciado pela empresa. Já ví anuncios de oportunidades que pediam um estagiário com 3 anos de experiência em JEE. Absurdos são o que não faltam.
P
perdeu
pre entrevista por telefone.
sabe framework x,z,y?
svn?
tomcat?
banco de dados…XX
trabalho mais com YY SQL
nos tbm trabalhamos com SQL
haha, o cara do rh so espera o candidato perfeito, o tem o maior numero de siglas no cv q batem com ‘perfil’ da vaga…
fora aquelas perguntas cretinas…
vc trabalha bem sob pressão?
não. grande chance de ser eliminado.
sim… sabe sou aquele tipo de pessoa q so trabalha sob pressão. [vagabundo detected!] ou a resposta idela. rs
F
fabioEM
tathyanne:
Acontece que em assuntos referentes a contratação de prof para desenvolvimento, jamais um cara do rh deveria fazer a seleção. Como de um dia para o outro vai assimilar uns 3 anos de informação? Quem pode ver isso é um eventual bom profssional da empresa que defato sabe do que está falando.
L
luistiagos
pelo jeito usaram a carta tópico que renasce neste tópico para trazer um tópico morto de volta a vida…
P
pcassiano
Acho que o mercado precisa de uma boa ferramenta para recrutamento e seleção. Bases de dados de currículos existem aos montes. Uma boa [color=blue]ferramenta[/color], que [color=blue]agregue valor[/color] ao [color=blue]Processo Seletivo[/color], não conheço nenhuma…
Como esperar um bom trabalho de quem não tem uma boa ferramenta? :roll:
A
AUser
pcassiano:
Acho que o mercado precisa de uma boa ferramenta para recrutamento e seleção. Bases de dados de currículos existem aos montes. Uma boa [color=blue]ferramenta[/color], que [color=blue]agregue valor[/color] ao [color=blue]Processo Seletivo[/color], não conheço nenhuma…
Melhor ponto de vista desse tópico, pcassiano.
P
pcassiano
:oops:
T
Tchello
pcassiano:
Isso já existe a muito tempo e tem nome: bom senso.
P
pcassiano
Bom senso é importante em tudo na vida. Mas, para o assunto em questão, desculpe: está faltando sim uma boa ferramenta…