Erro"Unable to complete network request to host "192.168.1.1" com Java+Firebird

10 respostas
R

Pessoal,

Tenho um servidor rodando Linux Debian Sarge com Firebird 2.0 e na minha máquina de trabalho (que tem Windows XP com NetBeans 5.5.1 e Ubuntu 7.10 com o mesmo NetBeans 5.5.1) consigo conectar no FB normalmente via shell e front-end gráfico, tanto no windows quanto no linux.

Estou escrevendo uma classe de conexão a 3 bancos de dados, MySQL, PostGreSQL e Firebird; e estou tendo problemas na conexão com FireBird somente no Linux, sendo que o mesmo código funciona perfeitamente no Windows.

Alguém sabe o que pode ser???

PS: Segue abaixo o código e o retorno do SQLException

Código

package testeconexao;

import java.sql.*;

public class Main {

public Main() {
    }

public static void main(String[] args) {

Connection conexao = null;  

try  {  

// Carregando o Driver
            Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");

// Iniciando a Conexao
            conexao = DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:192.168.1.1/3050:/var/lib/firebird2/data/meubanco.fdb", "SYSDBA", "masterkey");

// Criando statement (objeto de comandos)
            Statement stm = conexao.createStatement();   

ResultSet rs = stm.executeQuery("SELECT * FROM tabela");

while (rs.next()) {
                System.out.println(rs.getString("campo1") + " - " + rs.getString("campo2"));
            }

rs.close();
            stm.close();
            conexao.close();

} catch (SQLException ex)  {  

ex.printStackTrace(); //vejamos que erro foi gerado e quem o gerou  

}  catch (Exception e) {

e.printStackTrace();

}

}

}

Exception

10 Respostas

B

so no linux que da pau ?
verificou o iptbales?
o banco permite o loopback ?

R

biozit:
so no linux que da pau ?
verificou o iptbales?
o banco permite o loopback ?

Respostas…

1. Sim, só no linux que dá pau…
  2. Sim, já verifiquei o IPTables, tanto da estação quanto do servidor e está tudo OK, tanto é que consigo conectar via FireRobin (modo gráfico) e via iSQL (shell).
  3. Sim o banco está permitindo loopback, mas não é o caso, porque o banco está em uma máquina servidor que só tem Linux e estou acessando-o por outra máquina.
R

E aí pessoal,

ninguém faz idéia do que pode estar ocorrendo ??

Eu ainda não consegui encontrar uma solução…

R

troque isso:

DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:192.168.1.1/3050:/var/lib/firebird2/data/meubanco.fdb", "SYSDBA", "masterkey");

por isso:

DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql://192.168.1.1:/var/lib/firebird2/data/meubanco.fdb", "SYSDBA", "masterkey");

e veja se funciona.

R

rafaelglauber:
troque isso:

DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:192.168.1.1/3050:/var/lib/firebird2/data/meubanco.fdb", "SYSDBA", "masterkey");

por isso:

DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql://192.168.1.1:/var/lib/firebird2/data/meubanco.fdb", "SYSDBA", "masterkey");

e veja se funciona.

tentei o que você me falou mas deu o seguinte erro:

R
DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql://192.168.1.1/var/lib/firebird2/data/meubanco.fdb", "SYSDBA", "masterkey");

acho que sobrou um “:”.

R

rafaelglauber:
DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql://192.168.1.1/var/lib/firebird2/data/meubanco.fdb", "SYSDBA", "masterkey");

acho que sobrou um “:”.

Rafael,

coloquei da forma como você propôs, mas o erro inicial “Unable to complete network request to host 192.168.1.1” persiste…

R

Configura tua conexão a partir desse exemplo.

R

Rafael, na verdade foi justamente esse exemplo que usei quando iniciei os testes com FireBird, já o repassei várias vezes…
Estou começando a achar que o problema está na instalação de algum componente no meu Linux (da estação).

R

Olá!

Para quem está sofrendo com esse problema ou ainda irá sofrer, veja essa discussão aqui. Depois de muita pesquisa e teste, resolveu pra mim.

Criado 26 de dezembro de 2007
Ultima resposta 27 de mar. de 2012
Respostas 10
Participantes 4