Fernandojdk, trabalho com software comercial (ERP) a muitos anos e este assunto é muito discutido independente do tamanho da aplicação ou da empresa aplicada, sempre existe preocupação em alguém roubar a sua idéia, como diz o Marcelo Rezende, da trabalho pra fazer…
Mas não existe uma forma totalmente segura e inviolavel, no meu caso, eu cobro por licença de uso, sendo assim tenho um contrato com o cliente e cobro um valor mensal pelo seu uso, para garantir esta cobrança eu envio um arquivo com um novo periodo de uso e pelo sistema ele le e carrega este arquivo (encriptografado), liberando por mais um periodo… o sistema contem os dados do cliente que o adquiriu… e tbm tem o fato de sempre ter algumas melhorias, alterações, atualizações que se alguém piratear, não às terá e isso atrapalha o bom funcionamento do sistema, então uma hora este cara vai acabar contratando os teus serviços.
Isso ajuda a garantir uma certa fidelidade do cliente para com vc, mas como eu disse nenhum programa é aprova de pirataria ou violação, é bobagem perder muito tempo com isso e advogado tbm não é a melhor solução.