Estimativa de requisições simultâneas a uma aplicação WEB
6 respostas
E
elioengcomp
Olá pessoal, tudo bem!
Estou trabalhando em um sistema WEB que será executado em uma intranet e terá até 700 usuário acessando-o ao mesmo tempo.
Estou efetuando os testes de carga para fazer o levantamente do hardware necessário nos servidores e gostaria de saber se alguém tem idéia ou alguma referência de algum estudo feito que traz uma estimativa de quantas requisições serão geradas ao servidor simultaneamente dado este número de usuário. Entendo que esta aplicação pode ter características que influênciem no número de requisições mas preciso basicamente de um argumento científico para justificar o número de requisições concorrentes utilizadas nos testes.
cara, a abordagem mais indicada é realizar testes de carga e stress mesmo… Desconheço outra maneira mais simples…
R
rafaelk
Bom, para que todos pudessem compartilhar experiências referentes a este assunto (inclusive eu), coloca sua arquitetura(framework, bd etc…) aí e se as funcionalidades do sistema mais acessadas são complexas, se integram com alguma coisa etc…
Abraço
T
Tecnoage
rafaelk:
Bom, para que todos pudessem compartilhar experiências referentes a este assunto (inclusive eu), coloca sua arquitetura(framework, bd etc…) aí e se as funcionalidades do sistema mais acessadas são complexas, se integram com alguma coisa etc…
Abraço
é… amigo, não é bem assim que se pede performance, escalabilidade, confiabilidade, etc… Cada caso é sempre um caso… rs
R
rafaelk
Bom, se você pensa assim, a única ajuda que pode ficar é a do colega acima…
E
elioengcomp
Olá Pessoal, valeu pelo retorno!
Concordo que diversas características sobre o tipo da aplicação e seus usuários influenciarão na quantidade de acesso concorrente a mesma, entretanto, o que eu estava buscando é saber se alguem conheçe algum estudo estatístico já realizado sobre aplicativos web que traz uma estimativa do tipo, dado uma população alvo de usuários com x elementos teremos, em média, y% de x acessos concorrentes. Tenho um artigo que apresenta um estudo como este mas voltado ao dimensionamento de banda de rede. O objetivo basicamente era ter um argumentação científica para os testes que estou executando.
Em todo caso, resolvi alterar a política do teste e utilizar dados históricos de acesso ao sistema já existente (que será substituído pelo novo) para dimensionar os servidores de acordo com o tempos de respostas e throughput desejados.
Valeu galera!
Abraço!
T
Tecnoage
Isso mesmo, é a melhor coisa hehehe. Só atente-se que vc tem ae uma estimativa histórica de quantos usuários e quantos acessos por x tempo, picos, etc. Ae vc usaria esses dados para “calibrar” sua ferramenta para testes de carga e stress…
Seu cenário de teste é um dos melhores para esse caso… rs