Exercício de Programação Orientada a Objetos

3 respostas
pooprogramaçãojava
H

Eu to com muita dificuldade com fazer esse código, alguém pode me ajudar por favor?

1. Implemente o problema do robô andando em uma sala, conforme o diagrama
    abaixo:O método definirAmbiente deve ler a quantidade de linhas e colunas da sala
    (tamanho do ambiente) e inicializar o ambiente. O método iniciarRobo deve ler a
    posição inicial do robô e inicializar o objeto de Robo. Já o método menu deve mostrar
    as seguintes opções:
    1 - Andar para Frente
    2 - Andar para Trás
    3 - Parar
    4 - Virar para Direita
    5 - Virar para Esquerda
    6 - Sair
    Os métodos da classe Robo tem as seguintes funcionalidades:
    • andarFrente >> faz com que o robô ande 1 linha
    • andarTras >> faz com que o robô volte 1 linha
    • parar >> o robô não se move
    • virarDireita >> faz com que o robô ande 1 coluna
    • virarEsquerda >> faz com que o robô volte 1 coluna
    O ato de andar uma linha ou uma coluna, modifica as variáveis de posição do robô
    (linha e coluna).
    Você deve verificar se é possível o comando pedido, por exemplo, se o robô estiver
    na linha 0, ele não pode andar para trás, porque iria para a linha -1 que não existe!

diagrama

3 Respostas

S

Eu começaria criando a classe Ambiente, depois a classe Robo e finalmente a classe TestarRobo.

M

Nesse exercicio não se podem criar mais classes sem ser essas?

C

O ambiente pode ser uma array bidimensional, com as variáveis x e y como dimensões. Acho q colocando o movimento dentro de um bloco try-catch quando der excessão de index pode mostrar a mensagem de movimento inválido. E cada movimento mexe no index pra determinar a nova posição. Claro que são apenas umas ideias considerando que será uma console app. Espero ter ajudado um pouco.

Criado 19 de agosto de 2018
Ultima resposta 20 de ago. de 2018
Respostas 3
Participantes 4