Faculdades de TI,nome é mesmo relevante?

119 respostas
G

Olá

Vou começar Sistemas de Informação próximo ano.Realmente quero fazer carreira em TI,porém essa parte de escolher a faculdade me deixa com algumas incertezas se dá ou não para conseguir bons empregos em boas empresas. Tenho 17 anos,faço cursinho e ens.médio.
Universidade Pública para mim é muito fora de mão,pois aqui onde moro é muito longe da USP-Leste.É mais fácil na Unicamp,mas ela é integral,não faz meu perfil e não tenho recursos para me manter durante 4 anos… Também tem PUC,Anhembi Morumbi,Mackenzie,Fiap,IBTA e entre outras.Que também é muito longe e caras,o que fica " fora de mão ". O que me restou foi a UNIP-Alphaville e Unianchieta-Jundiaí. No site do e-mec diz que o Conceito de curso na Unianchieta é 4 e UNIP 3.
Na região de alphaville têm muito estágio de TI,próximo de Barueri e região,algo que em Jundiaí são poucas…Não seria melhor eu optar pela UNIP,que facilitaria meu transporte ou comodidade e começar logo o estágio ou optar pela Unianchieta que apresenta um ponto a mais no Conceito de Curso e incerteza de oportunidade em Jundiaí ou complicar meu transporte se eu conseguir um estágio em Alphaville,que ficaria muito desgastante? E sobre conseguir ou não bolsa pelo prouni,tenho mais chances de conseguir na UNIP. A Unip tambem é mais próximo de minha casa … Ou seja,realmente eu teria mais comodidade de alguma forma e também mais oportunidades,enfim o que podem me dizer? Claro que nela não existe filtro(rigoroso) para passar no vestibular, então qualquer pessoa "Alfabetizada"Pode entrar,mas sempre ouvir um ditado que o aluno quem faz a escola.

Grade da Unianchieta

Sistemas de Informação

Semestre- Disciplinas
1º Informática
Lógica Matemática
Administração
Ética e Práticas Sociais
Leitura e Produção de Textos

Semestre- Disciplinas
2º Algoritmos
Laboratório de Programação
Cálculo I
Cultura e Sociedade
Metodologia da Investigação Científica

Semestre- Disciplinas
3º Linguagem de Programação I
Estruturas de Dados
Engenharia de Software I
Arquitetura e Organização de Computadores
Matemática Discreta

Semestre- Disciplinas
4º Linguagem de Programação II
Redes de Computadores
Engenharia de Software II
Banco de Dados I
Sistemas Operacionais

Semestre - Disciplinas
5º Programação WEB I
Interação Humano-Computador
Gestão de Tecnologia de Informação
Banco de Dados II
Probabilidade e Estatística

Semestre -Disciplinas
6º Programação WEB II
Psicologia Aplicada a Sistemas de Informação
Teoria da Computação I
Gestão de Projetos
Eletiva I: Administração e Segurança de Redes / Tunning de Banco de Dados

Semestre- Disciplinas
7º Inteligência de Negócios
Tópicos Avançados I
Teoria da Computação II
Segurança da Informação
Eletiva II: Fundamentos de Desenvolvimento de Jogos / Sistemas e Aplicativos Móveis

Semestre- Disciplinas
8º Multimídia e Computação Gráfica
Tópicos Avançados II
Empreendedorismo
Legislação em Informática
Eletiva III: Governança de TI ou Integração de Sistemas

Atividades Complementares
Projeto Integrador
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado (não obrigatório)
Língua Brasileira de Sinais (optativa)

Grade da UNIP

Matriz Curricular

Administração
Análise Essencial de Sistemas
Análise Estruturada de Sistemas
Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Aplicações Modelagem Sistemas Orientados Objetos
Arquitetura de Computadores
Atividades Complementares
Atividades Práticas Supervisionadas
Auditoria e Avaliação de Sistemas
Banco de Dados
Ciências Sociais
Circuitos Digitais
Comunicação e Expressão
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos
Desenvolvimento em Ambiente Web
Desenvolvimento Sustentável (Optativa)
Economia
Eletricidade e Óptica
Engenharia de Software
Estágio
Estatística e Probabilidade
Estruturas de Dados
Estudos Disciplinares
Geometria Analítica
Gestão de Projetos
Governança de Tecnologia da Informação
Homem e Sociedade
Interpretação e Produção de Textos
Língua Brasileira de Sinais (Optativa)
Linguagem de Programação de Banco de Dados
Linguagem de Programação Estruturada
Linguagem de Programação Orientada a Objetos
Lógica de Programação e Algoritmos
Lógica Matemática
Matemática Discreta
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Métodos de Pesquisa
Modelagem de Sistemas Orientados a Objetos
Noções de Direito
Orientação - Estágio
Paradigmas de Linguagens
Projeto Lógico de Computadores
Qualidade de Software
Redes de Computadores
Segurança da Informação
Sistemas de Informação Aplicados
Sistemas de Informação Integrada
Sistemas de Informação Interdisciplinar
Sistemas Distribuídos
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Abertos
Teoria dos Grafos
Tópicos de Ambiente Web
Tópicos de Atuação Profissional
Tópicos de Matemática Aplicada
Trabalho de Curso I
Trabalho de Curso II

Ela adicionou mais informações…

Práticas

Laboratório de Informática (Windows, XHTML/CSS, C#, Linux, Java, Eclipse e outros)
Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros
Estágio Supervisionado
Monitoria
Iniciação Científica
Visitas Técnicas
Semana de Palestras e Atividades Específica

Não entendi se ela está ordem por período ou generalizada …

O que vocês poderiam me aconselhar ?

Já fiz alguns tópicos,no momento estou aprendendo HTML,mais o básico para começar um estágio em WEB…

119 Respostas

G

Planejo investir mais na pós graduação,como PUC,Mackenzie ou Instituto Vanzolini-USP. E também investir durante o bacharelado em algumas certificações,que também são caras como preparatório na IMPACTA.

R

Se quizer ser desenvolvedor/programador esqueça faculdade, pós, mestrado, doutorado…

Minha opinião!

L

rafael_jesus:
Se quizer ser desenvolvedor/programador esqueça faculdade, pós, mestrado, doutorado…

Minha opinião!

+1

A faculdade abre sua cabeça pra visões mais amplas.
Se pensa em trabalhar em inovações por exemplo.

Mas não é lá que vc vai aprender a trabalhar com TI.
Vale mais a pena uma certificação.

G

Meu foco é Analista de Sistemas,claro que primeiramente vou ter que passar pelo desenvolvimento até chegar à Analista,é isso mesmo?

E

Da onde você tirou isso? Hoje em dia , é no mínimo pré requisito que o candidato esteja cursando um curso superior…

Agora respondendo a pergunta do Guimagal, Sim tem diferença… mais é muito pouco.

Nada impede de você fazer UNIP e ser mais sucedido que uma pessoa que fez Mackenzi, e como o pessoal falou, invista em certificações.

K

faculdade depende do aluno

R

ErickMacedo:

Minha opinião!

Da onde você tirou isso? Hoje em dia , é no mínimo pré requisito que o candidato esteja cursando um curso superior…

Agora respondendo a pergunta do Guimagal, Sim tem diferença… mais é muito pouco.

Nada impede de você fazer UNIP e ser mais sucedido que uma pessoa que fez Mackenzi, e como o pessoal falou, invista em certificações.

Repito se quiser ser developer de ponta, esqueça faculdade que não irá aprender nada, todas as vagas que vemos na net tem como requisito o curso superior,

Mas se vc for bom os caras te pegam tranquilamente sem nem sequer perguntar que espécie de facul vc fez…

Tenho amigos que tem 5 certificaçãoes só de Java, eu optei em aprender outras linguagens,

Quando falo de Ruby, Node, Responsive Web, Angular, Backbone, Ember, Erlang, etc… os caras pensam que estou falando Russo,

1 ou 2 certificações acho válido, mas várias bobagem primo…

Cada um tem uma opinião…

R

Ótima Faculdade => https://github.com/

N

Respondendo diretamente ao post, minha opinião é “sim, sem dúvidas”.
Acho uma inverdade pensarmos que ter um ITA, USP, UNICAMP entre outras universidades de ponta no nosso CV terá o mesmo peso que qualquer outra faculdade.

Não vou entrar na questão de “se será um bom profissional” e etc. pois iria fugir ao questionamento do tópico.
Sendo assim, se tens condições financeiras e tempo para se dedicar a estudos para adentrar em uma universidade de ponta, não perca a oportunidade, caso contrário, faça o que está a seu alcance e depois procure por especializações, pós-graduações entre outros, basta avaliar o seu plano de carreira.

E

Cara, eu intendo o seu ponto de vista, mais pode ter certeza, o mercado não, ao menos a maioria.
Principalmente para entrar na área, sem a faculdade é muito dificil, eu particularmente não conheço niguem que conseguiu entrar sem ao menos estar cursando…, não estou falando que é impossivel…
Sobre as certificações , é relativo , você não pode generalizar… se você quiser se especializar é muito válido as certificações outro ponto é que a valorização pelo mercado é bem maior tambem.

Concordo, principalmente para multinacionais

R

Fará diferença você ter um curriculum com USP, ITA, Unicamp, entre outras, como já foi citado, se você tiver tempo e disposição para ingressar em uma dessas, você terá mais facilidade de conseguir um bom emprego, porém mesmo que você escolha fazer faculdade em outros lugares que não tenham nome tão forte, vai depender muito mais de você pra pesquisar e buscar aprender cada vez mais.

Isso não quer dizer que quem fez ou faz faculdade em lugares de nome não busque mais, mas com certeza terão mais facilidade de ter uma boa oportunidade no mercado sem buscar mais.

R

Sobre as certificações , é relativo , você não pode generalizar… se você quiser se especializar é muito válido as certificações outro ponto é que a valorização pelo mercado é bem maior tambem.
Concordo, principalmente para multinacionais

Não generalizei, quiz dizer que quando vc consegue a primeira pode facilmente viciar e querer tirar todas de Java,

E eu acho mais valioso olhar um pouco pro mundo Web e Mobile e aumentar sua gama de conhecimento,

Tenho professores do ITA, INPE e na boa, nem vo fala nadaa…

Já perdi vagas por trabalhar em Multinacional,

Uma vez fiz uma entrevista com um developer de uma excelente empresa e ele disse que uma vez trouxeram 1 dev da Claro e outro dev da Dell, ambos Senior,

E ficaram mais perdidos que cego em tiroteio com as tecnologias que a empresa utiliza.

Empresas corporativas são extremamente burocráticas, ou seja, se vc quizer usar a tech do momento tem que homologar, fazer um projeto só pra mostrar para as pessoas que tal tecnologia vale a pena investir,

Tem muita gente CLT e os caras não querem saber de ficar estudando,

Isso faz com que vc fique afastado do que esta bombando,

Mas isso aee, cada um vive uma coisa…

Legalll o bate papo

J

Eu discordo de alguns dos colegas que falaram acima, que uma faculdade de nome lhe faz a diferença para conseguir um bom emprego.

Eu sou de uma cidade do interior de São Paulo, cursei Ciência da Computação na faculdade da minha cidade e nunca tive problemas para conseguir emprego ou receber uma boa proposta.

Hoje trabalho em uma multinacional de grande renome e em nenhum momento questionaram sobre a faculdade que fiz, somente sobre as experiências profissionais que tive.

Na nossa area de TI, faculdade é um ponto que se deve ter, mas ela não é decisivo para você conseguir um bom emprego, tudo depende do seu esforço.Como disseram acima, a faculdade te dá uma visão mais ampla, mas o diferencial sempre vai ser a experiência.

Já entrevistei pessoas que fizeram faculdades de grande nome e só sabiam o ABC e já entevistei pessoas que fizeram faculdades “de facil” acesso que sabiam muito mais que várias pessoas.

Então concluido, faça faculdade, mas seu esforço que vai decidir até aonde você pode chegar e o que você pode conseguir.

E

Você não estuda para uma certificação por vício e sim pelos benefícios que ela trás. Aprendemos muito lendo vários livros consagrados da tecnologia em questão, eu não estou aqui defendendo tecnogia X ou Y estou dizendo que o processo para tirar uma certificação independente da tecnologia está mais voltada ao aprendizado do que um simples “papel”.

Realmente, o mercado é assim.

valew rafael_jesus , é bom saber outros ponto de vista interessante igual o seu :slight_smile:

R

ErickMacedo:

Não generalizei, quiz dizer que quando vc consegue a primeira pode facilmente viciar e querer tirar todas de Java,

Você não estuda para uma certificação por vício e sim pelos benefícios que ela trás. Aprendemos muito lendo vários livros consagrados da tecnologia em questão, eu não estou aqui defendendo tecnogia X ou Y estou dizendo que o processo para tirar uma certificação independente da tecnologia está mais voltada ao aprendizado do que um simples “papel”.

Realmente, o mercado é assim.

valew rafael_jesus , é bom saber outros ponto de vista interessante igual o seu :slight_smile:

A verdade é que o mercado esta gigantesco e com diversos perfis de empresas,

Start up precisa de um perfil, Corporativa de outro, Fábrica de Software de outro e por aii vaii…

E

Sim , mais algumas coisas elas tem em comum…Sempre exige que você esteja no mínimo cursando uma Faculdade e que saiba bem as tecnologias em questão…

W

Pelo menos aqui na minha região não se importam muito com qual faculdade você está fazendo, ou até mesmo se está fazendo alguma…

O que eu percebo que elas valorizam muito mais é a experiência e o know-how que o candidato tem para trabalhar na tecnologia utilizada na empresa. Claro que eu tenho consciência que a minha região não é uma região “quente” para TI.

Desta forma, se valoriza mais “o quanto o candidato estará produzindo amanhã caso eu o contrate hoje” do que a capacidade de crescimento do profissional. Claro que existem sim algumas exceções por aqui, eu mesmo conheço algumas.

L

O mercado não sabe o que quer e subestima a população.
Se algo tem tanta demanda e dá tanto lucro em uma profissão que não se exige curso superior, por que não colocam e paguem bem qualquer pessoa que soubesse trabalhar bem? Tão fazendo vc pagar por pedaços de papel sendo que só precisavam ver seus portfólios e seus conhecimentos.
Não é só a faculdade a detentora do conhecimento. Elas querem (algumas) ser e ditar isso… isso uma pessoa sensata não aceitará. Não para uma área como a nossa. Vc vai matricular seu filho em uma escolinha de lego? Isso é tão natural como conversar.

Tem quanto tempo que eu vejo alguns gritarem sobre o direito de reserva de mercado pra quem tem curso superior?
Uns 4 anos? Cara, é muita mediocridade… sério… Recomendo que leiam um livro chamado “O Fim da Eternidade” de “Isaac Asimov”.
Vou só traçar um paralelo sobre o livro…
Trata-se de uma entidade governamental com o controle da viagem tempo que visava a proteção da humanidade. Seu interesse é aliviar o sofrimento da humanidade ao longo de sua existência, mas com tantas modificações temporais para aliviar os sofrimentos, levou a humanidade a mediocridade e consequentemente à sua extinção.

Tá cheio de gente boa pra trabalhar… o que tem é muita gente sem noção exigindo coisas desnecessárias. É uma relação de sadomasoquismo.
Quer ver um exemplo recente:

Paga-se caro por cursos, certificações em frameworks e ides sendo que se vc realmente souber programar e pesquisar, vai se tornar independente delas.

E

Calma, não é bem assim, veja bem… não adianta reclamar do mercado…

Olha a apinfo por exemplo, a cada dia são adicionada muitas vagas na área de TI, e são difíceis de ser preenchidas, porque? qualificação
A Faculdade é um meio de qualificar os profissionais, esquece o papel, você está em uma faculdade para aprender… Tudo bem, se você pegar “n” horas do seu dia e estudar por conta própria durante anos, pode ser que você obtenha os mesmo conhecimentos, blzz… mais a faculdade ajuda na obtenção desse conhecimento…

Mais uma vez, não importa os “papeis” , mais o conhecimento que são agredado em cursos , certificações etcc

E voltando ao assunto “chato”, é uma forma que o mercado encontrou para os profissionais provar o tal conhecimento… não que só exista está maneira…

Enfim, respeito seu ponto de vista.

L

Sim, concordo e sempre concordei.
A faculdade é um excelente lugar para isso.
O que pretendo deixar claro aqui é quanto a exigência de curso, sendo que não se usa tais (usam muito poucos) conhecimentos na maioria das empresas. É de inovação? Vai além do que já existe no mercado em termos de técnicas e inovações?
Isso fecha oportunidades para pessoas boas. Isso é a mediocridade.

O Brasil é pobre em investir em inovações.
As empresas querem contratam super especializados pra fazer CRUD! Isso é mediocridade.
Querem recém formados pra trabalhar com Delphi 6 e 7 (Não pra migrar mas pra manter a mesma merda).
O profissional que se forma pra trabalhar com isso prefere cortar os pulsos. (não falo da linguagem mas sim dos métodos e dos frameworks escolhidos)

Eu conheço o mercado… Vejo um montão de gente utilizando sistemas antigos e fracos exigindo que apareçam profissionais pra trabalharem com as aberrações deles. Sim, falta profissionais pra estes lixos. Este clamor ecoa pela mídia sem se preocupar com por quê.

Engraçado a ultima empresa onde trabalhei dizer “Nos usamos um super framework de persistência com o DBISAM e tal… é super fácil e ágil…”
Cara, que lixo! Eu preferi nem olhar o resto porque logo vi que os caras eram preguiçosos de mais pra migrar.

R

ErickMacedo:

Sempre exige que você esteja no mínimo cursando uma Faculdade…

Cara isso não é verdade, diversas Start ups já te contratam com o intuito que vc se torne sócio da empresa http://ondetrabalhar.com/vagas/3547/desenvolvedor-ruby-on-rails

E

Muito legal mesmo.
Mais pode ter certeza que são minorias cara

M

Eu acho que tem muita gente com visão muito imbecil sobre o que uma faculdade deve ensinar. Faculdade é algo que levamos para a vida toda, então não dá pra aprende uma coisa que está morta em cinco anos ou menos. Uma graduação deve focar em conhecimentos que não são voláteis.

O objetivo de uma faculdade de computação (pelo menos uma faculdade que preste, não essas que encontramos na esquina) é desenvolver um conjunto de habilidades intelectuais que lhe permitem resolver problemas complexos, capacidade de aprender tecnologias e conceitos complicados e por aí vai. Isso é um processo que didaticamente é conhecido por maturação intelectual. Eu, por exemlo, curso engenharia. Na grade do meu curso existem muitas disciplinas de física que não me serão úteis na minha atuação profissional. No entanto, entender por exemplo a propagação de calor de um fluido em movimento, ou entender como os átomos se comportam dentro de um material condutor são coisas que ajudam a desenvolver o raiociocínio, a percepção das coisas. E isso é uma habilidade importantíssima na hora de resolver um problema que você nunca havia visto antes na vida.

Geralmente essa galera que reclama que faculdade não ensina nada é gente que tem preguiça de estudar. Se pra alguém uma faculdade nao ensina nada, ou esse alguém é burro demais pra aprender alguma coisa ou é arrogante demais pra achar que pode aprender alguma coisa.

M

Sou da mesma opinião do matheusmota, afinal TI não é só programação, tem várias áreas relacionadas que necessitam de skills diferentes, e programação também, existem vários tipos de progrmação que requerem skills diferentes. Exemplo programação gráfica, onde conhecimentos avançados de matemática são essencias, programação de um gps, grafos e grafos.

Não so isso como acho que ter um conhecimento geral da área, facilita no entendimento e planejamento de soluções para um problema complexo, conhecimentos de rede são essenciais para alguem que queira construir um sistema seguro ou escalável.

Agora se você quiser somente sentar e programar sem sair do seu mundo de programar ai OK, da para aprender sozinho sem facul nem nada

R

matheuslmota:

… nada é gente que tem preguiça de estudar. … ou esse alguém é burro demais pra aprender alguma coisa ou é arrogante demais …

Vai fundooo na sua facul aee brother, só não precisa esculachar a opinião dos outros…

F

Eu cursei superior em Redes de Computadores. Tranquei meu curso a quase 3 anos e não entrei em nenhum outra faculdade.
De lá pra cá cresci muito profissionalmente e venho tendo excelentes oportunidades. O aprendizado é maior a cada dia. A faculdade não fez falta.
Porém, ela me fez entrar no mercado de trabalho e abrir a mente para o que é TI.

E como eu sei que algum dia talvez pode ser que chegue a fazer falta ter o diploma (só o papel mesmo -.- ) em mãos. Vou retornar pra concluir, afinal é só mais 1 semestre.
Porém como disse até hoje não ser formado e não estar cursando não me atrapalhou em nada. E já trabalhei em empresas variando de 10 funcionários a outras com mais de 400 funcionários, já fui aprovado em seleções de empresas multinacionais e ninguém queria saber se eu tinha diploma ou não.

E

+1

L

matheuslmota:
Eu acho que tem muita gente com visão muito imbecil sobre o que uma faculdade deve ensinar. Faculdade é algo que levamos para a vida toda, então não dá pra aprende uma coisa que está morta em cinco anos ou menos. Uma graduação deve focar em conhecimentos que não são voláteis.

O objetivo de uma faculdade de computação (pelo menos uma faculdade que preste, não essas que encontramos na esquina) é desenvolver um conjunto de habilidades intelectuais que lhe permitem resolver problemas complexos, capacidade de aprender tecnologias e conceitos complicados e por aí vai. Isso é um processo que didaticamente é conhecido por maturação intelectual. Eu, por exemlo, curso engenharia. Na grade do meu curso existem muitas disciplinas de física que não me serão úteis na minha atuação profissional. No entanto, entender por exemplo a propagação de calor de um fluido em movimento, ou entender como os átomos se comportam dentro de um material condutor são coisas que ajudam a desenvolver o raiociocínio, a percepção das coisas. E isso é uma habilidade importantíssima na hora de resolver um problema que você nunca havia visto antes na vida.

Geralmente essa galera que reclama que faculdade não ensina nada é gente que tem preguiça de estudar. Se pra alguém uma faculdade nao ensina nada, ou esse alguém é burro demais pra aprender alguma coisa ou é arrogante demais pra achar que pode aprender alguma coisa.

Sim, amigo… A faculdade é isso.
Infelizmente alguns acham problemas que são triviais grandes de mais.

Sobre outro post…
Só acho estranho alguém dizer que um cara é arrogante porque preferiu estudar só e não escolheu na faculdade. Mediocridade… Não sabe debater nem ou comparar trabalhos.

Normalmente se acaba com a arrogância de alguém provando o que ele sabe ou não fazer. Burro quem desafia e perde.

Sommeliers nascem, não são fabricados. Achou ruim? Me processa então…

L

fredericomaia10:
Eu cursei superior em Redes de Computadores. Tranquei meu curso a quase 3 anos e não entrei em nenhum outra faculdade.
De lá pra cá cresci muito profissionalmente e venho tendo excelentes oportunidades. O aprendizado é maior a cada dia. A faculdade não fez falta.
Porém, ela me fez entrar no mercado de trabalho e abrir a mente para o que é TI.

E como eu sei que algum dia talvez pode ser que chegue a fazer falta ter o diploma (só o papel mesmo -.- ) em mãos. Vou retornar pra concluir, afinal é só mais 1 semestre.
Porém como disse até hoje não ser formado e não estar cursando não me atrapalhou em nada. E já trabalhei em empresas variando de 10 funcionários a outras com mais de 400 funcionários, já fui aprovado em seleções de empresas multinacionais e ninguém queria saber se eu tinha diploma ou não.

Sei como é… também tranquei pra trabalhar.
Sinto saudades da facul. Curso e amigos.
Vou voltar pra matemática o mais rápido que puder.

Quem corre atrás não fica pra trás. Não é a falta dela que te segura.

M

Entenda o que eu disse. Uma coisa é o cara querer aprender só. Outra coisa é o cara bater no peito e dizer que faculdade não presta pra nada. Isso eu acho o ignorância.

V

Finja-se de contratador de uma multinacional, que tem que analisar uns 30 currículos, e tem poucas semanas para obter um nome para uma vaga, e pense em que critérios você usaria para uma primeira seleção.

R

Eu não precisava falar isso aqui, mas…

Fiz um teste http://staunch-ecommerce.herokuapp.com/ em uma empresa no Vale do Silício a duas semanas,

Onde eles iam avaliar qualidade do meu código, best practices e a escrita dos meus testes,

Tudo isso pra fazer em 1 semana apenas e eu não tenho tempo pra isso,

Por isso que volto a dizer tudo o que disse nos commnets acima a respeito de faculdade,

Sem mais,

Abrcs

J

Fazer uma faculdade TOP de linha é realmente para poucos, por motivos que você mesmo conhece. Mas, querendo ou não, o nome da faculdade conta pontos. Por exemplo, já tive um chefe que se recusava a contratar alunos de uma faculdade X de minha cidade por já ter se decepcionado com alguns dessa instituição. Tenho colegas de classe que trabalham com profissionais vindos de uma faculdade Y, que também possui péssimo conceito, e percebe-se a grande defasagem de conhecimento técnico que eles possuem. E querendo ou não, eu sou um tanto “estimado” nos processos seletivos que participo por estudar num Instituto Federal (que diga-se de passagem, também tem muitos problemas).

Mas cursar uma graduação é realmente necessário para você? Estude a possibilidade de fazer um tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em alguma Fatec ou Instituto Federal, já que os cursos são, em geral, bons e em um único período (Noturno, Matutino, Vespertino). Cursos de Sistemas de Informação possuem uma grande semelhança com cursos de análise de sistemas, a diferença é que possui mais matérias voltadas para gestão de projetos.

Dê uma olhada nos cursos de Análise e Desenvolvimento oferecidos pela Fatec e IFSP:

http://www.ifsp.edu.br/index.php/tecnologo/1018-tecnologia-em-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas.html
http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/Cursos/Fatec/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas.asp

V

rafael_jesus:

Fiz um teste http://staunch-ecommerce.herokuapp.com/ em uma empresa no Vale do Silício a duas semanas,

Onde eles iam avaliar qualidade do meu código, best practices e a escrita dos meus testes,

Por isso que volto a dizer tudo o que disse nos commnets acima a respeito de faculdade,

Sem mais,

Abrcs

E avaliaram?

Sem querer desmerecer, mas não vejo por que você está se gabando num CRUD simples feito em Ruby (há outros projetos mais interessantes do seu GitHub).

M

Eu sou um dos que dependendo da faculdade, deixo no final da fila da contratação. Existem muitas faculdades ruins em Uberlândia e a experiência que vejo não só nos que já passaram onde trabalhei, mas no que outras empresas comentam, o trabalho pra encontrara os profissionais que seja exceção não compensa.

R

ViniGodoy:
rafael_jesus:

Sem mais,

Abrcs

E avaliaram?

Sem querer desmerecer, mas não vejo por que você está se gabando num CRUD simples feito em Ruby (há outros projetos mais interessantes do seu GitHub).

Gabando eu???

Estou mostrando que existem vários perfis de empresas e uma delas me deu um test para montar um e-commerce em uma linguagem que aprendi a 3 meses atras,

Saio de casa as 6 volto as 23:00 da Facul e estou em entrega de TCC, tenho filha e mulher pra dar atenção, por isso não tiver tempo pra terminar e fazer muito mais que eles pediram

Ainda não me deram resposta, a vaga era pra backbone.js com Rails,

Crud Simples sim com atenticação, Design Responsivo, Tests com Cucumber, RSpec, Capybara e Factory Girl

J

http://geradormemes.com/media/created/s1h74o.jpg

Não resisti

L

Sei que errar sem querer não é o mesmo que acertar de propósito, mas parece que gostam de deturpar o que se fala nesse fórum.
Até agora não vi ninguém desqualificando faculdade nenhuma. Alguém está com problema de interpretação de texto.
Eu dizer que “Quem corre atrás não fica pra trás. Não é a falta dela que te segura” não é o mesmo que dizer que ela não presta.

30 currículos pra uma vaga? Então não faltam profissionais!
têm é muitos, ao ponto do cara selecionar os que estão formados.
Ai, de uma profissão que não se exigia curso superior por lei, passa-se a exigir por complementação.

Reforçando Novamente: não tô falando que faculdade é perda de tempo.
Só tô falando que se vc for pra faculdade porque quer uma vaga de emprego, vc vai se estrepar bonito na vida.
Tem muitos outros cursos do qual poderia se sair melhor e com maior demanda que lhe abririam as portas mais rapidamente.

Agora, se vc gosta da área, tem vontade de conhecer profundamente (Fazer seus computadores ou softwares), vai fundo.
Além de aprender outras disciplinas pesadas como matemática, estatística, física e relações sociais, vai aprender profundamente o que é uma máquina de Turim, álgebra de boole, criptografia… Vai saber ao ponto de criticar e fazer suas próprias ferramentas com autoridade de um formado.

Antes de acusarem as pessoas de arrogantes, conheçam elas.
Entendam o que elas pensam ou sentem. Sentem pra conversar e ver se realmente é isso que ela é…

agora, se acreditam que não tem tempo pra isso… Quem é o que mesmo?

Aproveitem e vejam esse vídeo, não tô postando ele na minha assinatura por birra não :

Aproveita e vê se entende porque eu to falando tão abertamente sobre essas coisas com esse outro vídeo:

“Logo vc vai ficar obsoleto” (Robots)

D

Como já me advertiram em outro tópico ViniGodoy, vou te advertir tmb… Desista, são muitos…

R

Luiz Augusto Prado exatamente, ninguém disse que faculdade não presta,

Estamos trocando experiências, mas aqui a humildade passou longe de alguns,

Aqui é de Albert Einstein pra cima…

L

Agente vai envelhecendo e cada dia que passa descubro que sei menos…
Vai por mim… Aprendi que no fundo ninguém sabe é PN sobre nada.
A maioria é pose. Vc reconhece quando questiona sobre algum problema e logo vem a quadrilha deturpando o que se fala ou faz.

Eu to expondo uma idéia sobre autonomia e agilidade aqui e até agora só tive uma resposta:
http://www.guj.com.br/posts/quote/30/1603098.java

É simples e ainda tá uma merda, mas funcionar por muito tempo me permitindo rápida implementação e manutenção.

K

Faculdade é muito importante sim, não só pelo diploma/aprendizado mas também por te dar a opção de fazer um estágio, entrar hoje sem experiência anterior é só quem tem QI, isso que você depois pode optar por seguir para uma pós graduação.
Mas também não é essencial, hoje em dia você pode muito bem trocar uma faculdade pelo Google.

V

Eu ainda acho que o Rafael Jesus tá tomando exceção pela regra. Ninguém aqui está dizendo que quem não tem faculdade vai virar um pária social e ser impedido de fazer testes ou de se dar bem. Só estamos falando que o caminho é bem mais árduo.

Queira ou não:

a)  muitas empresas que separam currículos de acordo com seu grau de instrução;

b)  muitas empresas em que o plano de cargos e salários é baseado em instrução;

c)  areas inteiras (pesquisa, governo), em que é fundamental ter ensino superior (por pura restrição de mercado);

d) Várias empresas grandes tem programas de trainee e estágio em grandes faculdades;

e) Boas faculdades frequentemente promovem projetos, feiras, cursos, para melhorar seu networking.

f) É bem mais rápido aprender com um professor.

g) Cursos de especialização, que são uma ótima fonte para uma reciclagem rápida,  são acessíveis para graduados.

É óbvio que você pode ser o mané que não aproveita nada disso. E acabar sendo selecionado pelo mercado do mesmo jeito.
E é óbvio que ao final da faculdade, você ainda terá que ralar muito.

E é obvio que um bom auto-didata pode compensar a ausência de boa parte disso. Mas ele terá um caminho bem mais arenoso, a começar por, em geral, ter um networking consideravelmente menor. Ainda assim, esse profissional existe (eu já trabalhei com mais de um) e é por isso que eu também sou contra impor qualquer tipo de restrição de mercado em que se exija faculdades por força de lei.

M

Falaram sim que faculdade não servia de nada (e nem falei de você, em certo ponto até concordo com o que você diz).

rafael_jesus:

Minha opinião!

E continuo com meu argumento. Uma coisa é você aprender só e isso qualquer um pode fazer. Outra coisa é dizer que não se pode aprender nada em uma graduação. Como assim em 4 anos não se pode aprender nada?? Você acha isso mesmo, rafael_jesus, ou não se expressou da maneira correta?

V

Você está tomando uma situação pontual para avaliar o mercado todo? Dependendo da multinacional, você sempre terá interesses de vários profissionais, esteja o mercado saturado au não. Ou você acha que o google tem pouca gente em suas entrevistas? Ou a Siemens?

Reforçando Novamente: não tô falando que faculdade é perda de tempo.
Só tô falando que se vc for pra faculdade porque quer uma vaga de emprego, vc vai se estrepar bonito na vida.
Tem muitos outros cursos do qual poderia se sair melhor e com maior demanda que lhe abririam as portas mais rapidamente.

Ninguém disso isso, exceto o Rafael Jesus em seu primeiro post:

Minha opinião!

V

rafael_jesus:

Estamos trocando experiências, mas aqui a humildade passou longe de alguns

Como assim, cara? Você disse com todas as letras! Releia seus posts!
E como falar em humildade se o único que esfregou um suposto software “feito para o Vale do Silicio” aqui foi você?

D

O problema a respeito da visão sobre necessidade de um curso superior (seja ele bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) são as lendas Bill Gates, Dell, Jobs e, mais recentemente, Zuckerberg. Eles tiveram sucesso sem a necessidade de concluir seus estudos por terem diferenciais muito específicos e foram capazes de perceber ou se destacar em coisas que o mercado necessitava, mesmo sem saber (caso do facebook).
Há empresas que contratam apenas com o ensino fundamental? Sim. Há as que contratam apenas nível médio? Claro. E há as que contratam apenas quem tem graduação, pós, mestrado, doutorado.
A graduação em nível superior não deve ser encarada como escola técnica. Quer aprender a programar, faz um curso técnico (se quiserem, eu dou aulas numa).
Outro problema muito sério é a idéia de que a faculdade/universidade deve ensinar. Os professores tem, sim, essa obrigação. Porém, esse ensinamento deve ser feito de forma diferente. Orientação à pesquisa, digamos assim. Como? Sim, o nível superior deve ter como resultado a capacidade do aluno pesquisar, ir atrás de formas para resolver problemas e não apenas repetir para fazer. Se quiser aprender por repetição, pesquise na internet.
É por pensar assim que eu defendo a idéia de que quem faz a faculdade são os alunos, não o contrário. O que eu vejo (e que, por sinal, é visto nos exames que o MEC aplica) é que há muito desinteresse e isso acaba comprometendo a qualidade do curso.

Logo, se você fizer a tua parte, se dedicar, estudar, questionar, pesquisar e tudo o que está envolvido nesse processo, não importa o nome da instituição, vai valer o que você sabe.

Em contrapartida, o que o pessoal precisa ficar atento é que há alguns anos, as empresas exigiam o ensino médio (segundo grau). Isso por que o acesso à uma graduação era muito difícil. Pois bem, com o aumento na oferta de instituições e programas de incentivo, é cada vez maior o número de empresas que não aceita ‘secundaristas’ (medianos).
Concursos públicos, por exemplo.

Repito, há empresas que não se importam se o candidato tem superior, pós graduação, mestrado ou apenas um curso médio feito à distância ou CEEBJA. As empresas, quaisquer que sejam, buscam solucionadores, não criadores de problemas.

R

ViniGodoy:
rafael_jesus:

E como falar em humildade se o único que esfregou um suposto software “feito para o Vale do Silicio” aqui foi você?

Poh Vinão pra ser programador precisa fazer Facul? Ta de brincadeira né meu…

Se quizer ser programador não precisa de faculdade ficar 4 anos na facul, ainda mais pra ser PJ,

Simples assim…

“feito para o Vale do Silicio” nada ver cara…

L

rafael_jesus:
ViniGodoy:
rafael_jesus:

Poh Vinão pra ser programador precisa fazer Facul? Ta de brincadeira né meu…

Se quizer ser programador não precisa de faculdade ficar 4 anos na facul, ainda mais pra ser PJ,

Simples assim…

“feito para o Vale do Silicio” nada ver cara…

noooo… Depois sou eu o infantil…
Ai o carinha vem ai depois perguntando por que a gente se inflama…

Por mais que nossas ideologias nos sejam interessantes, contra a verdade não existem argumentos. Até o momento ainda tenho me apresentado de forma respeitosa.

Não carinha, minha sina é contra maquiagem das estatísticas. Não contra faculdades, empresas de RH ou cursinhos ( pelo menos enquanto eles não tiverem participando desta manipulação).

Sabe, ainda acredito que na verdade esteja havendo um mal entendido, porque nossos objetivos são comuns. Ou não são? Eu acredito que o da maioria é. Até de ditador já fui chamado, sendo que o que pretendo é justamente apontar onde está a ditadura. Isso incomoda? Existem pessoas dispostas a se organizarem de forma não perversa. Mas o medo não quer deixar. Nenhuma organização dura muito tempo quando é baseada no medo.

Vou te contar o que um amigo meu me contou sobre o que ele sabe sobre o que é ditadura:

• ela não acabou meu amigo. Naquele tempo eles matava e jogavam os corpos nas matas. Hoje não precisam mais disso. Existe uma rede de proteção que impede qualquer mente “subversiva” de atuar. Se possível eles matam todas a gerações apenas pelo prazer de apagar da historia o nome do indivíduo. Tem algo errado nisso… levam pro lado pessoal.

Eu quero trabalhar para melhorar o mundo e não torna-lo mais medíocre.

Quando eu vim aqui relatar o que está acontecendo, pelo menos na minha região, o mínimo que eu esperava era encontrar pessoas dispostas a conversar e investigar de forma respeitosa. O que eu tenho encontrado é gente com medo.

V

Nossa, por que um quote de outro tópico veio parar aqui, e totalmente fora de contexto? Até onde sei, aqui não está se questionando se deve ou não haver uma lei para impor reserva de mercado em informática. Está se questionando a validade de uma faculdade. Aliás, que discurso político foi esse? E em que momento alguém te chamou de ditador?

No outro post (que não sei pq veio parar aqui) eu disse que uma lei que impõe as empresas a exigência de uma faculdade é ditatorial. Impor é ir contra o direito de liberdade, e é, por definição, uma atitude ditatorial. Acho que os empresários são espertos o suficiente para escolher o critério que lhes convier, sem uma lei geral, que não leva em conta qualquer contexto, para impor coisas. E, como já disse, concordo com o Rafael no sentido de que uma faculdade não é uma exigência para se ter um bom programador (embora facilite, pode ter gente que se torna bom programador sem ela, sim).

Agora, é papel do estado ser ditatorial em alguns casos (aliás, em parte é para ISSO que um estado existe), como por exemplo, para manter a ordem com leis. Mas temos que estar atentos ao fazer pedidos que retiram nossa liberdade, pois frequentemente eles se voltam contra nós mesmos.

Cara, releia tudo o que escrevi. Eu não falei que precisa de faculdade. Mas que é bom ter.
São coisas diferentes.

J

Só RH acha relevante isso, já parte importante nao.

L

ViniGodoy:
Nossa, por que um quote de outro tópico veio parar aqui, e totalmente fora de contexto? Até onde sei, aqui não está se questionando se deve ou não haver uma lei para impor reserva de mercado em informática. Está se questionando a validade de uma faculdade. Aliás, que discurso político foi esse? E em que momento alguém te chamou de ditador?

No outro post (que não sei pq veio parar aqui) eu disse que uma lei que impõe as empresas a exigência de uma faculdade é ditatorial. Impor é ir contra o direito de liberdade, e é, por definição, uma atitude ditatorial. Acho que os empresários são espertos o suficiente para escolher o critério que lhes convier, sem uma lei geral, que não leva em conta qualquer contexto, para impor coisas. E, como já disse, concordo com o Rafael no sentido de que uma faculdade não é uma exigência para se ter um bom programador (embora facilite, pode ter gente que se torna bom programador sem ela, sim).

Agora, é papel do estado ser ditatorial em alguns casos (aliás, em parte é para ISSO que um estado existe), como por exemplo, para manter a ordem com leis. Mas temos que estar atentos ao fazer pedidos que retiram nossa liberdade, pois frequentemente eles se voltam contra nós mesmos.

Cara, releia tudo o que escrevi. Eu não falei que precisa de faculdade. Mas que é bom ter.
São coisas diferentes.

tenho que repetir isso de novo pra vc? tá ai:
Novamente vc tá colocando palavra na minha boca (dedos).
Os empresários podem escolher os métodos que quiserem para selecionar seus funcionários.
[color=red]Mas falsificar estatísticas… NÃO! [/color]

Ou vai dizer isso é bacana também? Tem liberdades que vc pode estar querendo ter (ou dar) que a maioria não quer por motivos muito óbvios.

O que vem do outro post é só um pedido pra vc se controlar. vc transparece sua ideologia “libertária”.
Eu sou libertário, mas existem liberdades e “liberdades”.

M

Um outro ponto que não foi tocado. Dentro de uma universidade dá pra fazer um network muito bom. O cara pode entrar numa empresa júnior, pode participar de algum projeto de pesquisa interessante, pode fazer contato com alguma empresa grande (muitas empresas de ponta investem em laboratórios de universidades, em projetos de inovação). Enfim, as possibilidades são muitas. Acho que cursar uma boa universidade pode abrir muitas portas, principalmente pelos contatos que você faz nela.

V

Rapaz, em que momento discordei disso? Meu único posicionamento foi, e vai continuar sendo, contra restrição de mercado.

É obvio que é um problema estatisticas serem falsificadas (e nisso não discordei de você).

E que palavra coloquei na sua boca? No ultimo post, eu falei a MINHA opinião sobre um assunto, sem citar a sua.

E, para deixar claro, eu não sou tão radical quanto os libertários e, mesmo que fosse, teria o direito de manifestar minha opinião também.

A

acredito que o nome da faculdade nao importa muito para informatica, tudo depende apenas de vc…o seu empenho

L

ViniGodoy:

E, para deixar claro, eu não sou tão radical quanto os libertários e, mesmo que fosse, teria o direito de manifestar minha opinião também.

Não sou eu quem bloqueio posts quando opiniões e argumentações são dadas.

V

Eu bloqueio.quando há reclamações de outros usuários. Podemos voltar ao assunto do tópico?

Se você está magoado comigo ou insatisfeito com a minha atitude como moderador há canais adequados para reclamação. E se for isso, me desculpe, não era minha intenção te ofender.

A partir de agora passo a responder ou comentar SOMENTE o que estiver relacionado ao tópico.

D

Vamos pensar na UFFUCK, certo?
Agora imagine o seguinte, você é o gerente de TI de uma empresa (ou gerente de projetos ou sei lá o que) e você contratou 10 ‘profissionais’ que estudaram UFFUCK.
De todos estes, nenhum tinha o menor conhecimento sobre programação, era péssimo ‘pesquisador’ e não conseguia realizar suas tarefas sozinho.
Você dispensa todos e realiza uma nova sessão de contratações.
Questiono: você, com esse histórico, contrataria alguém da UFFUCK? Considere que para as 10 vagas, você recebeu dois mil CVs.
Vou além, com 2000 CVs, dos quais você já elimina os candidatos da UFFUCK e, onde, a maioria tem ensino superior cursando/completo, você consideraria CVs de quem não tem? (note que nem coloquei ‘certificação’ nas perguntas).

V

Agora imagine o seguinte, você é o gerente de TI de uma empresa (ou gerente de projetos ou sei lá o que) e você contratou 10 ‘profissionais’ que estudaram UFFUCK.
De todos estes, nenhum tinha o menor conhecimento sobre programação, era péssimo ‘pesquisador’ e não conseguia realizar suas tarefas sozinho.
Questiono: você, com esse histórico, contrataria alguém da UFFUCK? Considere que para as 10 vagas, você recebeu dois mil CVs.
Vou além, com 2000 CVs, dos quais você já elimina os candidatos da UFFUCK e, onde, a maioria tem ensino superior cursando/completo, você consideraria CVs de quem não tem? (note que nem coloquei ‘certificação’ nas perguntas).

É a minha opinião também. É lógico que se você está numa região onde a única opção são a UFFUCK e a FAIL, então, talvez você queira partir para um processo seletivo onde esse atributo não seja levado em conta.

O mesmo vale para o contrário. Você até está numa região com boas faculdades, mas não está numa empresa cinco estrelas e o mercado está com déficit de profissionais (é o caso de Curitiba hoje). Aí você também vai precisar de um processo que leve menos em conta o nome da faculdade, e avalie mais as skills individuais do candidato.

Mas, obviamente, grandes e boas empresas, onde a concorrência é sempre alta, não só levam em conta o nome da facul, como também procuram se aproximar dos programas de estágios. Nós temos na PUC, por exemplo, uma central de estágios com parcerias com a Nokia-Siemens, Bosch, HSBC e outras empresas grandes de Curitiba. Muitas vagas de lá, sequer chegam aos jornais.

V

Este é um tópico extremamente relevante. Ao começar, por incluir professores em seu networking. Muita gente não sabe mas o networking de um professor engajado é extremamente grande. E, claro, dependendo da turma, você adiciona o networking de mais uns 10 colegas que serão mais “chegados”.

Sem falar, claro, no networking de colegas. Mesmo que você não goste do curso, vai sempre conseguir o telefone daquele seu colega que gosta. :slight_smile:

D

Tratando-se de Desenvolvimento, faculdade é importante mas não excludente. A exemplo disso existem inúmeros profissionais sem formação com uma capacidade vastamente superior a muitos graduados por aí.

Em se tratando de mercado a realidade é bem dura, pois com o bonde andando muitas empresas possuem sistemas legados com pouca ou nenhuma documentação, versionamento deficiente, e inúmeras falhas de projeto que dependem do famoso “pulo do gato”, que muito macaco velho manja sem ter nem pisado em solo acadêmico.

Mas atendo-se a questão da relevância do nome da instituição de ensino…

Existem diversas universidades aí afora no mercado para o Seq. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem como os Bels. Ciências da Computação e afins. Os maiores quesitos de avaliação das universidades são as pesquisas que demonstram a capacidade científica do candidato. Os estágios universitários são uma excelente oportunidade para que o aluno tenha em mente mercado e pesquisa juntos, apontando possíveis melhorias e, é claro, é onde o mais “desenrolado” se destaca.

É inegável que cada universidade possui uma metodologia, e cada metodologia seus objetivos (em geral financeiros). Não procure uma universidade por preço, procure por resultados. Pesquise em redes sociais e em fóruns de desenvolvedores, pergunte aos mais bem sucedidos onde eles se graduaram, procure a classificação do curso junto ao MEC e veja as possibilidades de extensão da sua universidade, pois de nada vale um canudo se você não tem chance de aprender.

Possibilidades de intercâmbio internacional são coisas raras em universidades, procure uma que dê uma certa prioridade em graduação sanduíche, assim você se forma com dupla nacionalidade.

Aqui na minha região o nome da universidade é mais que relevante em uma entrevista, chega a ser crucial. Onde eu trabalho surge uma vez por outra um candidato de uma “FAFIFÓ” da vida, que já está mais queimada do que churrasco de fim de dia; a estes eu nem me dou o trabalho de fazer teste prático pois mais de 90% destes se deram muito mal nas avaliações.

Sei que pode parecer radical, e podemos perder excelentes empregados, mesmo que sejam oriundos de uma “FAFIFÓ”. Mas via de regra prefiro arriscar naqueles que vêm de uma Universidade com mais nome. Até porque na nossa profissão não é só programação que destaca o empregado, a redação, fluência em língua estrangeira, experiência em outras áreas também são levados bastante em conta.

Reflita sobre isto.

L

Nada cara, tá de boa.
Não sou de guardar ou remoer mágoas. Muito menos perseguir os outros.
E se vc guarda alguma mágoa, por favor esqueça elas.

Eu busquei o fórum pra trocar experiências e fazer amigos. Isso pra mim vale mais do que o emprego e o dinheiro.
Sou um cara de família e priorizo muito isso na minha vida. Sem isso pra mim, o resto não tem utilidade.

É claro que eu vou vir aqui um dia e falar uma besteira cabeluda. O perfume as vezes só só incomoda os outros, mas o prejudicial é quando ninguém nos dá o alerta sobre ele. Se o alerta é feito com ponderação e respeito, vc ganha amigos.

Eu tenho objetivos e garanto que eles são bons pra todo mundo. Podem pesar o que eu digo.

D

doravan:
Tratando-se de Desenvolvimento, faculdade é importante mas não excludente. A exemplo disso existem inúmeros profissionais sem formação com uma capacidade vastamente superior a muitos graduados por aí.

Em se tratando de mercado a realidade é bem dura, pois com o bonde andando muitas empresas possuem sistemas legados com pouca ou nenhuma documentação, versionamento deficiente, e inúmeras falhas de projeto que dependem do famoso “pulo do gato”, que muito macaco velho manja sem ter nem pisado em solo acadêmico.

Mas atendo-se a questão da relevância do nome da instituição de ensino…

Existem diversas universidades aí afora no mercado para o Seq. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem como os Bels. Ciências da Computação e afins. Os maiores quesitos de avaliação das universidades são as pesquisas que demonstram a capacidade científica do candidato. Os estágios universitários são uma excelente oportunidade para que o aluno tenha em mente mercado e pesquisa juntos, apontando possíveis melhorias e, é claro, é onde o mais “desenrolado” se destaca.

É inegável que cada universidade possui uma metodologia, e cada metodologia seus objetivos (em geral financeiros). Não procure uma universidade por preço, procure por resultados. Pesquise em redes sociais e em fóruns de desenvolvedores, pergunte aos mais bem sucedidos onde eles se graduaram, procure a classificação do curso junto ao MEC e veja as possibilidades de extensão da sua universidade, pois de nada vale um canudo se você não tem chance de aprender.

Possibilidades de intercâmbio internacional são coisas raras em universidades, procure uma que dê uma certa prioridade em graduação sanduíche, assim você se forma com dupla nacionalidade.

Aqui na minha região o nome da universidade é mais que relevante em uma entrevista, chega a ser crucial. Onde eu trabalho surge uma vez por outra um candidato de uma “FAFIFÓ” da vida, que já está mais queimada do que churrasco de fim de dia; a estes eu nem me dou o trabalho de fazer teste prático pois mais de 90% destes se deram muito mal nas avaliações.

Sei que pode parecer radical, e podemos perder excelentes empregados, mesmo que sejam oriundos de uma “FAFIFÓ”. Mas via de regra prefiro arriscar naqueles que vêm de uma Universidade com mais nome. Até porque na nossa profissão não é só programação que destaca o empregado, a redação, fluência em língua estrangeira, experiência em outras áreas também são levados bastante em conta.

Reflita sobre isto.

Mais uma vez, experiência != (ou <>) de conhecimento acadêmico.
Independente de ter ou não curso superior, é muito difícil uma empresa contratar alguém sem experiência. Neste ponto, quem faz uma graduação se sobressai, afinal, pode fazer estágio e isso ainda é uma forma de adquirir experiência.
Isso sem falar em programas de trainees, ainda pouco explorados no Brasil (programas como o da PUC-PR, citado pelo ViniGodoy são bacanas também).
O networking é fundamental para você sobreviver no mercado hoje em dia. Não apenas um linkedin (que, por sinal, é bem funcional), mas aquele velho boca a boca, um amigo do amigo tem uma vaga, se você tem bons contatos, será lembrado.
Agora, claro que quem tem 10 anos de experiência vai ter um networking, muitas vezes, mais efetivo que quem acaba de se formar.
Como muito bem escrito por Virgílio, no épico “A Eneida”, “A sorte laureia quem tem coragem”. Quem está preparado tem sorte, seja uma certificação, um curso superior ou um curso técnico.
Mas quem tem um bom networking, sai na frente. Afinal, outra técnica adotada para contratação é o famoso ‘QI’ (Quem Indica).
Já pensou, depender da indicação de uma pessoa que trabalhou e/ou estudou contigo? Você teria confiança nisso?

J

Você pode ter razão se acontecesse isso, mas é um caso pouco real, cada ser humano é muito diferente independente da “máquina” que frequenta, sempre há fatias de exceção. Sobre não ter terceiro grau isso já é outra discussão, logicamente há clara desvantagem pois muitas empresas já colocam como pré-requisito.

L

Pra mim, isso dependeria muito dos trabalhos que ele já fez, do cargo que assumiria e se ele realmente sabe trabalhar.
Se eu ver que o cara é autônomo e capaz de construir seu próprio conhecimento… Na hora!

Sobre a dependência do cargo, alguns meses atrás eu procurei programadores Junior para um trabalho free-lance e o mínimo que eu pedia é um razoável conhecimento de OO, Java, reflection, annotations e SQL. Vejam que nem fui tão exigente: Ainda detalhei que não era necessário conhecimentos sobre spring, hibernate, struts ou outros frameworks. Recebi pelo menos 10 currículos. Todos relatando que trabalhavam com o caral#@ a quatro. Ao ligar pra estas pessoas somente 2 sabiam realmente do que eu estava falando. Os outros me lembravam o carinha preso no quarto chinês. Infelizmente não consegui com que os 2 ficassem. Receberam propostas melhores. Os caras eram muito muito bons. Foram trabalhar como Plenos.

D

Pra mim, isso dependeria muito dos trabalhos que ele já fez, do cargo que assumiria e se ele realmente sabe trabalhar.
Se eu ver que o cara é autônomo e capaz de construir seu próprio conhecimento… Na hora!

Sobre a dependência do cargo, alguns meses atrás eu procurei programadores Junior para um trabalho free-lance e o mínimo que eu pedia é um razoável conhecimento de OO, Java, reflection, annotations e SQL. Vejam que nem fui tão exigente: Ainda detalhei que não era necessário conhecimentos sobre spring, hibernate, struts ou outros frameworks. Recebi pelo menos 10 currículos. Todos relatando que trabalhavam com o caral#@ a quatro. Ao ligar pra estas pessoas somente 2 sabiam realmente do que eu estava falando. Os outros me lembravam o carinha preso no quarto chinês. Infelizmente não consegui com que os 2 ficassem. Receberam propostas melhores. Os caras eram muito muito bons. Foram trabalhar como Plenos.

Ahn?
A questão é esta, como você vai saber se o fulano é capaz de construir o próprio conhecimento (filosoficamente falando, ele não iria trabalhar, pois, trabalhar interrompe o processo criativo necessário para que o conhecimento seja criado)?

O objetivo do tópico é o seguinte, sob a ótica do mercado, se você precisar escolher entre a instituição A ou B, devido ao peso que ela irá dar ao teu CV, qual delas você escolheria? Isso é relevante?
De todas as empresas onde trabalhei, nenhuma se importou com a minha formação. Eu não fiz a graduação em uma instituição de renome, porém, a maioria dos professores já deram aulas em instituições muito conhecidas aqui no PR (UFPR, UTFPR, PUCPR, UP, FAE) e/ou trabalham nas respectivas áreas (uma graduação em análise de sistemas não te dá somente artifícios para atuar como analista de sistemas/programador, mas te dá uma estrutura completa, com contabilidade, filosofia, psicologia, direito aplicado, matemática, etc).
Por experiência própria, portanto, digo que é irrelevante.
Porém, já trabalhei com profissionais que tiveram processos seletivos diferenciados por terem vindo de instituições específicas. Eles precisaram provar que realmente sabiam e não eram apenas ‘mais um’ dos que vinham daquelas faculdades. É o que eu defendo dizendo que quem faz o curso é o aluno, se ele se interessa, pesquisa e vai atrás, ele será bom, independente do professor ou da instituição.
Por outro lado, existem outros fatores, como outros foristas colocaram, como o QI, networking e a necessidade da empresa e disponibilidade do mercado. Vamos dizer que o único programador COBOL do Acre venha a se aposentar ou passe dessa para uma melhor. Você acha que vão esperar um profissional muito bom, graduado e com certificações ou vão contratar alguém o mais rápido possível, pois o show não pode parar?
Portanto, são as condições do mercado e do lugar onde a empresa está que definem quais os requisitos serão adotados para contratar alguém ou não.

L

Não se ele focar no que precisa ser feito.

Entendo a ótica do mercado e até aceito dançar conforme a música.
Só não concordo com a superficialidade destas análises. Toda vez que se cria uma metodologia para selecionar pessoas, se exclui alguém que por algum motivo importante não deveria ter sido excluído. Quando dizem que faltam profissionais sei que não estão procurando direito por isso.

G

Muito obrigado pelas respostas,que gerou uma discussão legal para o meu caso.Contribuindo para minha relação entre profissionais,com posicionamentos às vezes até radicais e semelhantes.

O importante é se destacar nesse mercado para oportunidades melhores…

Enfim,agradeço a todos .

A

rafael_jesus:

Minha opinião!

é gente como essa que estragam o mercado de TI,

fazer faculdade é requisito básico

D

Luiz Augusto Prado:
drsmachado:

A questão é esta, como você vai saber se o fulano é capaz de construir o próprio conhecimento (filosoficamente falando, ele não iria trabalhar, pois, trabalhar interrompe o processo criativo necessário para que o conhecimento seja criado)?

Só não concordo com a superficialidade destas análises. Toda vez que se cria uma metodologia para selecionar pessoas, se exclui alguém que por algum motivo importante não deveria ter sido excluído. Quando dizem que faltam profissionais sei que não estão procurando direito por isso.

Você desenvolve seguindo padrões de desenvolvimento, padrões de projeto, padrões relativos à linguagem, plataforma, documentação, etc, etc, etc?
Padrões são criados para amplificar a capacidade de execução de uma tarefa.
“Ah, mas com desenvolvimento é diferente, é uma ciência exata”. Sei.
Padrões são metodologias. Metodologias são criadas a partir de uma série de ocorrências observadas ao longo de um período.
Foram as metodologias que permitiram identificar que o cinto de segurança de três pontas é relativamente seguro.
Normalmente, uma metodologia considera dados consolidados por estatísticas.
Assim como no controle de qualidade da BMW, que deve ter seus produtos analisados por amostragem de lote (a cada 1000 X5 que saem da linha, 10 são minuciosamente analisadas, por exemplo) pode haver falhas, qualquer metodologia pode possuir. Toda generalização (e não falo de modelagem estruturada) é um equívoco, mas não podemos ignorar isso.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, tentaram escravizar os nativos (chamados índios). Deu certo? Não. Eles preferiam ser mortos a trabalhar. Como os lusitanos já conheciam os africanos, resolveram trazê-los e, bem, o resto da história você sabe.

A

Não concordo que seja somente qualificação, existe vagas CLT Flex e CLT Cotas, e isso só desvaloriza o profissional que “TEM FACULDADE”. Por falta de regulamentação nessa porra de profissão, somos explorados. As empresas que fazem essas gambiarras adoram pegar esse profissionais “SEM FACULDADE”.

Vai ser advogado sem ter feito a prova OAB, será que exerce a profissão…certeza que não

D

augustto:

Olha a apinfo por exemplo, a cada dia são adicionada muitas vagas na área de TI, e são difíceis de ser preenchidas, porque? qualificação

Não concordo que seja somente qualificação, existe vagas CLT Flex e CLT Cotas, e isso só desvaloriza o profissional que “TEM FACULDADE”. Por falta de regulamentação nessa porra de profissão, somos explorados. As empresas que fazem essas gambiarras adoram pegar esse profissionais “SEM FACULDADE”.

Vai ser advogado sem ter feito a prova OAB, será que exerce a profissão…certeza que não

Isso não é justificativa.
Bastaria uma atuação mais incisiva do sindicato e, muito mais, de quem aceita esse tipo de coisa.
“Ah, mas eu aceito por que preciso trabalhar”. Ok, mas não vai ficar a vida toda nessa, não é?

A

sindicato pra mim é uma piada, só serve pra pegar a grana

M

drsmachado:
Luiz Augusto Prado:
drsmachado:

Você desenvolve seguindo padrões de desenvolvimento, padrões de projeto, padrões relativos à linguagem, plataforma, documentação, etc, etc, etc?
Padrões são criados para amplificar a capacidade de execução de uma tarefa.
Padrões são metodologias. Metodologias são criadas a partir de uma série de ocorrências observadas ao longo de um período.
Foram as metodologias que permitiram identificar que o cinto de segurança de três pontas é relativamente seguro.
Normalmente, uma metodologia considera dados consolidados por estatísticas.
Assim como no controle de qualidade da BMW, que deve ter seus produtos analisados por amostragem de lote (a cada 1000 X5 que saem da linha, 10 são minuciosamente analisadas, por exemplo) pode haver falhas, qualquer metodologia pode possuir. Toda generalização (e não falo de modelagem estruturada) é um equívoco, mas não podemos ignorar isso.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, tentaram escravizar os nativos (chamados índios). Deu certo? Não. Eles preferiam ser mortos a trabalhar. Como os lusitanos já conheciam os africanos, resolveram trazê-los e, bem, o resto da história você sabe.

Só 1 coisa, cada mercado tem seu nicho e cada nicho tem seus requisitos e formas de controle.
Alias, te garanto que o processo de produção da Volks é mais eficiente e de qualidade que a BMW, pois a número de carros produzidos é maior, portanto qualquer redução de defeito no processo deve ser maior, já na BMW eles investem mais na inspeção, que é caro, mas eles produzem menos e com lucro maior, portanto podem arcar com estes custos.

R

Ué, e em que aspecto Conselho de Classe é melhor ?

V

Claro, então, por que o seu sindicato, que é uma associação de trabalhadores amparada pelo governo, que tem o direito de recolher parte do seu dinheiro anualmente, não funciona, você vai aprovar um conselho formado de trabalhadores e amparado pelo governo, que tem o direito de recolher parte do seu dinheiro, para te proteger.

Não me parece uma boa idéia…

L

drsmachado:

Mas e aquela história de contexto que vc tava falando? Pq aqui não vale? De TI para carros?
Huahuahau… Calma amigo… Antes de se irritar…

O mundo é grande. A TI não é uma área tão exata assim. Será que trabalhar com PHP é igual a trabalhar com Java? não! Para alguns, como foi citado apouco acima, alguns preferem investir na “inspeção” que é mais caro do que no “processo de produção”. Eu, como o saoj, preferimos “reinventar” a roda por motivos diferentes que outros que preferem utilizar frameworks “top” de linha.
Atualmente o conhecimento tá ai pra todo mundo. Os materiais vão evoluindo, as técnicas vão evoluindo, as escolhas tem motivos.

Falando de carros… da uma olhada no anexo disso:

O conhecimento e as idéias não são controláveis.
A fibra de carbono e o aço com teores de vanádium podem trazer mudanças radicais no processo de produção e até na reinvenção de um equipamento. Se com o aço comum só é possível utilizar bronzina (custo manutenção), com fibra de carbono, rolamentos de cerâmica e aço com vanádium, um virabrequim poderia até mudar sua forma de produção e manutenção.

O conhecimento tá ai pra todo mundo.

B

“O aluno é quem faz a faculdade”

Eu acho essa frase tremendamente ridícula. Porque:

1 - Desta forma, estamos partindo do ponto que toda a responsabilidade é jogada para o aluno se desenvolver, que implica em 2
2 - Se toda a responsabilidade é dele, então tanto faz a capacidade do professor, que implica em 3
3 - Se tanto faz a capacidade do professor, então a presença ou ausência dele no curso não faz diferença, que implica em 4
4 - Se não faz diferença, do ponto de vista prático o curso é inteiramente desnecessário, já que estando em casa ele iria aprender da mesma forma.

E na prática, tudo o que foi dito acima somente se aplica a pessoas extremamente esforçadas e auto-didatas, que descobrem os conceitos sem precisar estar em sala de aula para tal. Talvez alguns dos que postaram aqui estejam enquadrados neste cenário mas convenhamos, quantos % dos alunos/profissionais, etc… possuem esse perfil?

Entendo que cada um tem a sua realidade, mas tomem cuidado com generalizações. Tem muita gente boa e competente no mercado e nas faculdades que precisam de estímulos para se desenvolver. E bons professores/instituições colaboram muito para isso.

F

blackforce:

A lógica mais simples pra isso é: não se vê profissionais ruins saindo do ITA ou da PUC.

R

fabim:
blackforce:

A lógica mais simples pra isso é: não se vê profissionais ruins saindo do ITA ou da PUC.

Justamente, porque quem não rende na área ou não quer nada com nada simplesmente não passa.

Estou indo para o 2º semestre de Ciência da Computação, estudo na FURB, universidade regional daqui de Blumenau. Tem quase um ano de estágio na área, e entrei meio “cru” na universidade.

Tivemos um professor de Programação muito cabreiro! Ele é super exigente, passa muito exercício, e faz provas bem complicadas.

Ele sempre diz que os maus profissionais não passam por ele, e ele realmente só passa quem se esforça e faz as coisas com vontade.

É esse tipo de professor que deveria existir em todas as faculdades do nosso país, ele exige que você seja bom e tenha pelo menos o mínimo de “skills” que ele solicita.

No começo da aula eu reclamava, achava que ele cobrava demais. Mas agora no fim do semestre observei o quanto isso foi importante, e que realmente, só passaram aqueles que realmente se esforçaram e mostraram seu valor.

E é disso que o mercado precisa, de gente que se esforce e mostre pra que está onde está. Em todas as empresas estamos “pinhados” de gente enroladora, que se contenta em sempre fazer as mesmas coisas…

De certo modo é uma cultura do nosso país, que devemos mudar…

Portanto acho que a universidade tem um papel importante no momento de decidir, por exemplo, uma vaga de emprego. PORÉM, não deve ser único quesito!

E só uma observação: Concordo que a vontade de aprender tem que vir principalmente do aluno. Mas, se estamos pagando caro pra estar numa faculdade, o mínimo que merecemos são tutores com conhecimento teórico e prático, que trabalhem de verdade e acreditem no potencial dos alunos. O que mais tem por aí professor, e o que mais falta são orientadores!

K

blackforce:

1 - Desta forma, estamos partindo do ponto que toda a responsabilidade é jogada para o aluno se desenvolver, que implica em 2
2 - Se toda a responsabilidade é dele, então tanto faz a capacidade do professor, que implica em 3
3 - Se tanto faz a capacidade do professor, então a presença ou ausência dele no curso não faz diferença, que implica em 4
4 - Se não faz diferença, do ponto de vista prático o curso é inteiramente desnecessário, já que estando em casa ele iria aprender da mesma forma.

E na prática, tudo o que foi dito acima somente se aplica a pessoas extremamente esforçadas e auto-didatas, que descobrem os conceitos sem precisar estar em sala de aula para tal. Talvez alguns dos que postaram aqui estejam enquadrados neste cenário mas convenhamos, quantos % dos alunos/profissionais, etc… possuem esse perfil?

Entendo que cada um tem a sua realidade, mas tomem cuidado com generalizações. Tem muita gente boa e competente no mercado e nas faculdades que precisam de estímulos para se desenvolver. E bons professores/instituições colaboram muito para isso.

Mas todos os pontos que vc descreveu não são nada mais q a realidade, cursos são desnecessários, tá cheio de gente trabalhando por ai que não fez curso nenhum.

B

Kazdum:
blackforce:

Mas todos os pontos que vc descreveu não são nada mais q a realidade, cursos são desnecessários, tá cheio de gente trabalhando por ai que não fez curso nenhum.

Talvez esse seja um dos motivos pelo qual temos tantos profissionais ruins e tantos projetos que fracassam.

L

Isso aconteceria mesmo com ou sem cursos.

A faculdade abre a cabeça sim. Eu tive oportunidade de conhecer o esquema. Depois que agente conhece o caminho das pedras…
O céu é o limite.

Vacilo é um estagiário aceitar um salário (as vezes nem isso) pra trabalhar como pleno ou sênior seguindo uma falsa estatística.
O mercado é explorador e sempre existirão pessoas para se aproveitar de falsas estatísticas.

G

Com certeza a faculdade faz toda a diferença, desde que seja feita em um lugar onde os professores de certa forma tirem o sangue dos alunos, pois assim os alunos se empenharão não somente para passar de ano, se empenharão para realmente aprender e dar continuidade por conta propria durante e após a universidade…

A universidade deve dar o caminho das pedras, e cabe ao aluno aprender como retirá-las do seu caminho da forma mais profissional possivel.
para isso vale fazer em paralelo com a faculdade um curso de lingua extrangeira, e tentar certificações ou cursos em paralelo que agreguem mais valor ao curriculo e que caminhe junto com o que está sendo aprendido na sala de aula de acordo com os objetivos do aluno.

B

Eu até aceito argumentos como: “ah, decidi me ingressar em uma faculdade de Administração porque já aprendi sozinho boa parte do que precisava na área técnica”.

Agora vir falar que não precisa de curso para aprender nada? Muita prepotência para o meu gosto, o que não falta na nossa área, não é mesmo?

L

blackforce:

Agora vir falar que não precisa de curso para aprender nada? Muita prepotência para o meu gosto, o que não falta na nossa área, não é mesmo?

mas quem disse isso?

B

Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

Vou deixar apenas esse por enquanto, mas nesta thread tem mais alguns nas páginas anteriores

R

blackforce:
Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

Vou deixar apenas esse por enquanto, mas nesta thread tem mais alguns nas páginas anteriores

Realmente, se for pensar a fundo, cursos não são necessários. Hoje em dia, com acesso a bibliotecas e internet dá pra aprender muita coisa sem precisar fazer curso algum. Já passou faz tempo a época da roubalheira dos cursinhos de informática e afins, que extorquiam as pessoas chegando a cobrar 400 reais por mês pra ensinar a usar um Sistema Operacional.

Mas, quem precisou aprender algo no escuro, sem orientação, sabe o quanto é difícil e desanimador.

Portanto é bem mais fácil desembolsar uma grana e pagar um curso onde tenha alguém que te mostre o caminho das pedras, que te corrija quando estiver errado e te incentive na área.

O aprendizado em um curso é muito mais rápido do que autodidata…

E aí vem o ponto central da conversa: As empresas exigem pelo menos estar cursando a faculdade, porque de acordo que o que eu disse acima, na faculdade ou em qualquer curso você aprende muito mais rápido. As empresas não tem tempo de ter de ficar falando o que você precisa estudar, e esperar sabe-se lá quanto tempo pra você aprender isso…

Aliás, tem empresa que prefere pagar funcionários ou professores de fora pra dar cursos rápidos aos novos funcionários, justamente pra tentar diminuir ao máximo esse tempo necessário para o funcionário começar a trabalhar realmente…

Quem é Pleno e Sênior obviamente vai dizer que faculdade é perda de tempo e bla bla bla. Pena que os tempos mudaram, e hoje os conhecimentos da faculdade são o mínimo pra desempenhar bem as funções dentro de uma empresa…

B

@Ruttmann

O meu ponto é o seguinte: tenho vontade de fazer o curso de direito, e sei muito pouco sobre o assunto. Mas como não quero pagar faculdade, porque cursos são desnecessários e eu aprendo tudo sozinho, vou baixar 200 livros, 200 palestras e vídeo-aulas e sair assistindo/estudando. Daqui 5 anos posso me intitular “advogado” por ter estudado sistematicamente em casa e consequentemente ter o conhecimento do assunto.

O grande problema é que na prática, é muito difícil disso acontecer, a parcela de pessoas que evoluem ao padrão adquirido na graduação é mínima, diria 0.000001%. Sei que você pode falar algo assim: “mas em uns 10 anos o cara consegue, é mais lento mesmo”. Eu até concordo, mas dificilmente haverá sequência, o nível de pró-atividade exigido é extremo e poucos se adequam, devido às necessidades de sobrevivência no cotidiano.

Não estou falando que é o seu caso, mas muita gente aqui está falando que cursos são desnecessários porque comparam o que a faculdade ensinou de .Net ou Java com o que o cara aprendeu no mercado de trabalho. Essa comparação é injusta, tendo em vista que o foco do curso não é esse. Eu estou levando a conversa para um lado mais genérico.

Também não é do meu intuito defender os cursos, eu não fiz curso para tirar certificação nem para aprender muito do que sei. Mas assuntos mais complexos que justificam uma graduação, eu acho que o calo aperta e muita gente subestima por comparar algumas disciplinas de cursos de computação com mercado de trabalho.

K

blackforce:
Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

E onde está a mentira no que eu disse?

Acho que seu raciocinio lógico tá meio fraco, se cursos fossem necessários então quem não é formado não poderia trabalhar.
Cursos são facilitadores não necessidade.

N

Kazdum:
blackforce:
Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

Acho que seu raciocinio lógico tá meio fraco, se cursos fossem necessários então quem não é formado não poderia trabalhar.

Depois não reclama de não conseguir uma vaga em uma grande empresa e/ou um recém-formado com no máximo 2 anos de mercado estar ganhando igual ou mais do que você que está a 5 anos ou mais no mercado. Vai pensando assim vai…

G

nel:
Kazdum:
blackforce:
Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

Depois não reclama de não conseguir uma vaga em uma grande empresa e/ou um recém-formado com no máximo 2 anos de mercado estar ganhando igual ou mais do que você que está a 5 anos ou mais no mercado. Vai pensando assim vai…

Acho que não foi isso que ele quis dizer…

Oque ele quis dizer seria a visão ideal, e concordo com ele… mas eu entendo como é o mercado de trabalho, e por isso, sei que é praticamente obrigatório fazer a faculdade, por isso nem entro nessa discussão.

B

Kazdum:
blackforce:
Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

Acho que seu raciocinio lógico tá meio fraco

Está mesmo, vou estudar Direito Trabalhista, daqui 6 meses “tô fera” no assunto. Quando precisar me chama, valeu?

Kazdum:
se cursos fossem necessários então quem não é formado não poderia trabalhar.

Você deve saber que existe um déficit gigantesco no mercado de TI e várias vagas podem ser preenchidas para áreas 100% técnicas que não precisam de curso de graduação. É o mesmo que padeiro,pedreiro,carpinteiro, não precisam de faculdade (sem desmerecer claro, tem pedreiro ganhando mais do que muitos de nós).

Cursos técnicos eu concordo, graduação acho mais difícil, conforme já explicado no meu último post.

K

nel:
Kazdum:
blackforce:
Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

oque isso tem aver com o assunto?? vc perdeu o ponto completamente
Nao sei qual a dificuldade voces estao tendo em entender, e uma mera constatacao, nao existe oque discutir curso NAO E necessidade para trabalhar na area.

N

Kazdum:
nel:
Kazdum:
blackforce:
Luiz Augusto Prado:
blackforce:

mas quem disse isso?

oque isso tem aver com o assunto?? vc perdeu o ponto completamente
Nao sei qual a dificuldade voces estao tendo em entender, e uma mera constatacao, nao existe oque discutir curso NAO E necessidade para trabalhar na area.

Ninguém está dizendo que é necessário, a pergunta do tópico é muito simples e eu respondi lá no início, sim, faculdade é relevante, importante.
É possível trabalhar na nossa área sem formação superior ? Sim, é possível e há N casos assim.

B

@Kazdum

Ferramentas se aprende rápido, conceitos não. Caso contrário todo Web Designer seria um bom programador POO com PHP, e todo eletricista com 15 anos de experiência seria um bom Engenheiro.

Não é necessário fazer faculdade para entrar no mercado de TI, mas para fazer algo além de CRUDs, são necessários conceitos, e na maioria dos casos que já vi (posso estar enganado, já que ninguém sabe tudo), quem não possui uma boa base acadêmica conhece muito mais ferramentas do que conceitos. E quem está na situação oposta, mesmo não conhecendo ferramentas, a curva de aprendizado é rápida.

Há exceções, como tudo na vida, mas prefiro trabalhar na regra, e não na exceção.

Agora se a comparação for quem aprende ferramenta sozinho, e quem faz uma graduação tosca que apenas ensina ferramenta, aí eu assino embaixo.

G

Desviando um pouco do tópico … Certificação e faculdade

Estou querendo começar uns treinamentos para conseguir entrar mais rápido no mercado,quero me esforçar bastante em lógica e algoritmo e estrutura de Dados como muito ressaltado entre bons profissionais…Aqui em SP tem A IMPACTA,no meu caso iria fazer os treinamento no final de semana,não vou até o final porque não tenho como bancar,mas iria fazer introdução ,POO e C# módulo I e II .Olhem a grade deles, será que dá para conseguir um bom estágio e desenvolver mais do que esperar tudo isso da faculdade?
Ficaria em R$3 mil aproximadamente esses treinamentos …

Compensa eu investir agora ou esperar?

Plano da Impacta

ICS .NET C# Developer - 264 horas.

Seja um especialista no desenvolvimento de soluções para .NET por meio do C#, uma das mais conhecidas linguagens de programação do mercado. Prepare-se empregando as mais recentes e inovadoras técnicas de programação.
Pré-Requisitos
8 horasAmbiente Windows
40 horasIntrodução à Lógica de Programação
16 horasIntrodução à Programação Orientada a Objeto
Essentials
40 horasSQL 2008 - Módulo I
40 horasC# 2010 - Módulo I
Advanced
40 horas C# 2010 - Módulo II
Professional
40 horas ASP.NET 2010 com C# - Módulo I
40 horasASP.NET 2010 com C# - Módulo II

G

Guimagal:
Desviando um pouco do tópico … Certificação e faculdade

Estou querendo começar uns treinamentos para conseguir entrar mais rápido no mercado,quero me esforçar bastante em lógica e algoritmo e estrutura de Dados como muito ressaltado entre bons profissionais…Aqui em SP tem A IMPACTA,no meu caso iria fazer os treinamento no final de semana,não vou até o final porque não tenho como bancar,mas iria fazer introdução ,POO e C# módulo I e II .Olhem a grade deles, será que dá para conseguir um bom estágio e desenvolver mais do que esperar tudo isso da faculdade?
Ficaria em R$3 mil aproximadamente esses treinamentos …

Compensa eu investir agora ou esperar?

Plano da Impacta

ICS .NET C# Developer - 264 horas.

Seja um especialista no desenvolvimento de soluções para .NET por meio do C#, uma das mais conhecidas linguagens de programação do mercado. Prepare-se empregando as mais recentes e inovadoras técnicas de programação.
Pré-Requisitos
8 horasAmbiente Windows
40 horasIntrodução à Lógica de Programação
16 horasIntrodução à Programação Orientada a Objeto
Essentials
40 horasSQL 2008 - Módulo I
40 horasC# 2010 - Módulo I
Advanced
40 horas C# 2010 - Módulo II
Professional
40 horas ASP.NET 2010 com C# - Módulo I
40 horasASP.NET 2010 com C# - Módulo II

Existe outro lugar para mim aprender isso de graça? Vejo muito em comentários que tem muito material na internet,mas quais são os sites legais ou videoaulas,como funciona?

J

Sim tem muita coisa, você tem que ser autodidata, gostar de pesquisar, ajudar em projetos com pessoas mais experientes, etc. Quando isso não acontece aí que entra a necessidade do curso para direcionar bem a pessoa. Exemplos que lembro:

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k31-csharp-e-orientacao-a-objetos
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k32-desenvolvimento-web-com-aspnet-mvc

Sites que vão servir de referência de pesquisa conforme for construindo projetos:

http://www.w3schools.com/
http://jquery.com/
http://msdn.microsoft.com/

De resto muito google conforme for precisando. Quando não conseguir pergunte em fóruns (MSDN, GUJ, etc).

V

O Kazdum está gerando ruído.

Ninguém está dizendo que é OBRIGATÓRIO ter um curso para se trabalhar na área (embora tenha gente que queira tornar obrigatório, o que muitos de nós também defende ser uma idiotice).
Todo mundo já falou que o auto-didata é possível, e pode atuar junto com quem não é auto-didata. E que não é demérito nenhum ser auto-didata.

Não adianta ficar repetindo a frase de maneira incompleta, como se você estivesse desmerecendo a importância da faculdade. Até porque, num tópico anterior, você já reconheceu que ela é útil.

Porém, em alguns momentos, foi afirmado na thread que cursos são INÚTEIS e são uma PERDA DE TEMPO. E é aí que discordamos veementemente. Menosprezar a importância da faculdade, só porque ela não é obrigatória, é também uma idiotice. Vamos a uma comparação: Não é necessário usar um veículo automotor para se deslocar de São Paulo até Goiânia. Porém, se você for fazer essa viagem, você REALMENTE iria a pé? Acha então inútil os veículos automotores só porque, teoricamente, eles não são necessários em viagem terrestre alguma? Então, acho que numa discussão sobre veículos automotores, seria um tanto inútil você ficar repetindo que “nenhum veículo é necessário” ou “sempre é possível fazer a viagem a pé”, certo?

E com a faculdade é a mesma coisa. Você pode até aprender sozinho, mas vai levar muito mais tempo, e provavelmente você vai se perder muito mais vezes no caminho, do que tendo um profissional experiente do seu lado, preocupado única e exclusivamente em te educar, além de uma estrutura de laboratórios e livros. Sem falar de uma ementa cuidadosamente elaborada com base nas necessidades do mercado, e no conhecimento dos professores.

A frase “é o aluno quem faz a faculdade”, não desmerece a importância da faculdade, nem justifica o auto-didata. Ela só quer dizer que não adianta toda essa infra-estrutura, se o cara for um vagabundo. Eu mesmo tenho alunos que o tempo todo correm atrás, mandam e-mails, tiram dúvidas e estão sinceramente preocupados em se melhorar. Todo aluno, para ser bom, precisa de espírito auto-didata, com a vantagem de que na faculdade, você tem além dos livros e do Google, vários PROFESSORES te orientando e te indicando os caminhos certos e INFRA-ESTRUTURA para aperfeiçoar esse conhecimento. Ou seja, pode trocar por só ter o google e os livros? Sim, mas é fazer a tal da viagem de SP até Goiânia a pé…

Muitos alunos aproveitam oportunidades de extensão e o networking. Muitos professores reconhecem e indicam alunos assim para empregos (eu já perdi as contas de quantos alunos já empreguei). E não se pode negar que a entrada no mercado de trabalho para esse pessoal tende a ser muito mais fácil.

Assim como tenho aquela turminha que acha que o “Google é o meu pastor e nada me faltarás”, e tentam levar na malandragem o curso inteiro - ou aqueles cuja filosofia é tirar o 5,0 de média necessário para a final. Esses, com ou sem faculdade, não vão para frente nunca, até que amadureçam. Essa turminha não vai se dar bem nem com, nem sem a faculdade (não confunda, a turma do Google ao que me refiro não são os auto-didatas, são os “consumidores de informação”).

Só ficar batendo na tecla de que “é inútil pq dá para a aprender sem ela” é cansativo e está estressando a thread. Se for refutar algum argumento, por favor, refute a complementação do que já foi dito sobre isso, e não fique só repetindo uma premissa que já foi tida como correta, pois todo mundo vai entender que você está afirmando que ela é a ÚNICA premissa por dar tanta ênfase. (A língua não é igual a lógica matemática. Na língua, se você afirma com veemencia demais um ponto, está induzindo o leitor a acreditar que você refuta outras premissas contrárias. A lógica matemática não trabalha com induções ou comparações, como nosso cérebro).

L

Olá Vinny,

não concordo com a frase:
“Google é o meu pastor e nada me faltarás”

mas e com a frase abaixo sim:
“A internet e seus usuários são meus pastores e nada me faltarás”
Acho que quem quer dizer isso também compra livros, vai em cursos, assiste palestras, compra revistas, participa de foruns…

Não é seguindo sempre um mesmo caminho que nós inovamos.
saber buscar, saber onde buscar, como buscar, onde perguntar, como perguntar, colaborar é o espírito da coisa.

V

Luiz Augusto Prado:
não concordo com a frase:
“Google é o meu pastor e nada me faltarás”

Eu também não concordo, mas infelizmente essa é a filosofia que aqueles alunos que citei usam.
São consumidores de informação, buscam o caminho mais fácil, tentam achar o trabalho pronto.
Eu costumo a fazer questão de que o processo usado nas minhas disciplinas irá reprova-los. :evil:

Eles não são adeptos do que você falou, que por sinal, é uma ótima filosofia:

Pois não usam a internet para discussão, e nem para pesquisa (no sentido real da palavra, que é você localizar várias referências, compara-las, analisa-las e chegar a suas próprias conclusões).

Certamente. Por isso falei para não confundir o sujeito da primeira frase, com o real auto-didata. Esse sabe usar o google para aprender, não só para copiar. :wink:

L

ViniGodoy:

Certamente. Por isso falei para não confundir o sujeito da primeira frase, com o real auto-didata. Esse sabe usar o google para aprender, não só para copiar. ;)

Este é o prisioneiro de “o quarto chinês”.
Eles sempre existirão. Mas muitos se libertarão.

G

Sim tem muita coisa, você tem que ser autodidata, gostar de pesquisar, ajudar em projetos com pessoas mais experientes, etc. Quando isso não acontece aí que entra a necessidade do curso para direcionar bem a pessoa. Exemplos que lembro:

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k31-csharp-e-orientacao-a-objetos
http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/dotnet/k19-k32-desenvolvimento-web-com-aspnet-mvc

Sites que vão servir de referência de pesquisa conforme for construindo projetos:

http://www.w3schools.com/
http://jquery.com/
http://msdn.microsoft.com/

De resto muito google conforme for precisando. Quando não conseguir pergunte em fóruns (MSDN, GUJ, etc).

Legal,muito obrigado pelas informações .

D

rafael_jesus:

Minha opinião!

Jesus amado !

O tópico começou com potencial, depois eu volto pq o tópico é longo.

Mas ao amigo autor do tópico, pelo título, voce já está decidido a cursar uma faculdade, então por favor, ignore conselhos como esse, eu não recomendaria aceitar conselhos de alguém que escreve quiser com Z.

D

matheuslmota:

Perfeito amigo, já escutei esse papinho centenas de vezes.

Depois os caras lá pelos 30 quando percebem que estão perdendo oportunidades ou quando o cara toma na lata mesmo que perdeu uma puta oportunidade pq não tem um canudo ai vão fazer um curso de 2 anos que seja para correr atrás do prejuízo cheios de marra. Além do conhecimento e isso concordo que o cara pode aprender por fora, existe o fator mercado também. Levar em conta critério de contratação de startup é ser muito inocente e não conhecer o mercado. Claro que startups fazem projetinhos maravilhosos, com tecnologias novas, cheios de testes, tdds, boas práticas, claro, todo mundo sabe disso. O cara tá começando, precisa de resultados rápidos e faturar os projetos, não está nem ai para o perfil profissional da equipe dele. Depois que a empresa sai do nível de startup e se estabiliza no mercado, esse mesmo empresário para entrar em clientes grandes terá que passar por um critério de aceitação e ai ele terá que prestar conta do tipo de profissional que atuará no projeto.

D

Meus amigos sou de SP já estou a alguns bons anos no mercado e já vi muita coisa, já acompanhei algumas fases do mercado, mudanças de fases.

Essa galera das antigas sem curso superior mas dotados de grande conhecimento, terão seu lugar por aí, mas nunca subirão a um cargo gerencial em uma grande empresa ou multinacional, isso é barrado no RH. Além disso estão em extinção.

Para contratações então é pior ainda, os processos de RH são definidos junto a diretoria e presidência da empresa, se o RH barrar pode ser o cara mais pica do mundo, pode gerente espernear o que for, não entra. Já vi nego trabalhando como terceiro alocado em uma empresa top que está sempre nos noticiários, todo mundo depois de um tempo passava a ser contratado pelo cliente e ganhava melhores salários e benefícios, nego com anos de casa foi barrado pq não tinha faculdade, conhecia todos sistemas da empresa, tava tudo certo entre a gerência, foda-se, RH barrou, simples assim. É difícil até mesmo para um gerente comprar essa briga. Para passar por cima do RH tem que vir uma patada muito forte de alguém lá de cima que provavelmente de início vai mandar ir atrás de outro profissional com as mesmas competências E curso superior.

Galera sou de SP capital, já passei por algumas empresas, conheço o processo de outras, tenho muitos amigos na área, o consenso é esse, aquela época de entrar no mercado sem estar cursando uma faculdade já passou, hoje isso não existe, para a geração nova que está vindo aí só vai entrar no mercado quem estiver cursando faculdade ou já formado.

É inacreditável que em 2013 ainda tem nego com o pensamento de que faculdade é inútil e que o que vale é o frameworkizinho javascript do momento.

C

é isso ai Daniel_MV Concordo com suas palavras…

S

A muitos anos que na nossa área e em tantas outras faculdade deixou de ser diferencial e se tornou pré requisito, é incrível como tem gente que parece que parou no tempo.

D

apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.

N

douglaskd:
apesar de estar pra concluir e ja trabalhar na área, tive que ralar tanto pra aprender muita coisa sozinho que prefiro chamar faculdade de “Comprovante”. você paga para fingir que aprendeu, a faculdade recebe pra fingir que ensinou, e no final a unica coisa que importa é o dito “Comprovante”.

Sinto muito pela sua faculdade e/ou o curso que está graduando nessa faculdade.
Esse é o tipo de instituição que devemos ficar bem afastados.

A minha, é pública e nesse quesito (de ensinar), não posso reclamar em absolutamente nada.

D

nel:
douglaskd:

Sinto muito pela sua faculdade e/ou o curso que está graduando nessa faculdade.
Esse é o tipo de instituição que devemos ficar bem afastados.

A minha, é pública e nesse quesito (de ensinar), não posso reclamar em absolutamente nada.

é uma pena, ja briguei, causei confusão, trolei, protetei e nada mudou. tive que aceitar o que a maioria das pessoas aceita sem reclamar. uma mudança de curso ou de instituição seria inviavel, acredito que seja desta forma para maioria das pessoas que cursam unis da vida.

A

douglaskd:

To passando por uma assim também, ano passado tive de sair de uma federal(UFMS) porque não tinha como estar  todos dias da semana, agora terminei o primeiro semestre na particular(consta na assinatura), é uma decepção ... mas to me esforçando ao máximo para aprender sozinho, nesta vou buscando os conhecimentos necessários e certificações(consequentemente mais conhecimentos) para conseguir uma boa colocação no mercado.

O que pega em capitais menores ou interior é a falta de opção com qualidade.
D

asousaj:
douglaskd:

To passando por uma assim também, ano passado tive de sair de uma federal(UFMS) porque não tinha como estar  todos dias da semana, agora terminei o primeiro semestre na particular(consta na assinatura), é uma decepção ... mas to me esforçando ao máximo para aprender sozinho, nesta vou buscando os conhecimentos necessários e certificações(consequentemente mais conhecimentos) para conseguir uma boa colocação no mercado.

O que pega em capitais menores ou interior é a falta de opção com qualidade.</blockquote>

o problema é que essas faculdades e alguns alunos entram em um consenso: “Estou aqui pra vender diploma”, e o aluno “não quero aprender, quero o diploma”,

quando entra um aluno que quer aprender, é só sofrimento. ou quando entra um professor que quer ensinar…só sofrimento…

S

asousaj:
douglaskd:

O que pega em capitais menores ou interior é a falta de opção com qualidade.</blockquote>

Felizmente existem muitos conteúdos excelentes na internet como a Caelum e lugar para trocar ideias como o GUJ.

K

[quote=Daniel_MV]

matheuslmota:

Depois os caras lá pelos 30 quando percebem que estão perdendo oportunidades ou quando o cara toma na lata mesmo que perdeu uma puta oportunidade pq não tem um canudo ai vão fazer um curso de 2 anos que seja para correr atrás do prejuízo cheios de marra. Além do conhecimento e isso concordo que o cara pode aprender por fora, existe o fator mercado também

Um cara com 30 anos que já trabalha na área é absolutamente mais capacitado que qualquer recém formado de uma USP da vida, oque você aprende em faculdade é bem difererente do mundo real.

N

Kazdum:
Daniel_MV:
matheuslmota:

Depois os caras lá pelos 30 quando percebem que estão perdendo oportunidades ou quando o cara toma na lata mesmo que perdeu uma puta oportunidade pq não tem um canudo ai vão fazer um curso de 2 anos que seja para correr atrás do prejuízo cheios de marra. Além do conhecimento e isso concordo que o cara pode aprender por fora, existe o fator mercado também

Um cara com 30 anos que já trabalha na área é absolutamente mais capacitado que qualquer recém formado de uma USP da vida, oque você aprende em faculdade é bem difererente do mundo real.

A questão é a base. Se você tem uma base sólida de conhecimento você tende a ter uma assimilação melhor do que os que não tiveram essa oportunidade.
Isso vem desde o ensino básico e não é diferente na graduação. E um detalhe, há muitas vagas em que você não terá sequer a oportunidade de mostrar se é ou não qualificado para a vaga simplesmente por não ter um curso superior.

Há casos e casos, mas eu digo que curso superior é essencial a qualquer um e se puder cursar nas mais conceituadas universidades (diferente de faculdade) do país (ou quem sabe, fora), melhor.

C

Mais capacitado para que? Se for CRUDs eu posso até concordar.

O que você aprende em uma Universidade de ponta é a base para o que existe no mundo real. Talvez o problema é que o seu mundo real seja consumir tecnologia, e não produzir.

J

Na minha opiniao ter um curso superior (preferencialmente um bacharelado) e fundamental se um dia vc quiser disputar as melhores oportunidades, ao contrario de algumas pessoas que dizeram pra nao investir em uma, eu digo “invista sim, e muito importante”, faz uma grande diferencas (muitas empresas, principamente as boas, geralmente nao contratam nao formados, mas e claro que existem excecoes). Alem disso se vc puder estudar numa universidade de primeira linha (aka, Federais, Estaduais (USP, UFPR, UEL, UERJ e etc) e PUCs principalmente) va em frente, ai tb vc vai estar mais apto a disputar as melhores vagas, e novamente, as empresas sim, levam em conta uma universidade, e ate o fato de ser primeira linha ou nao faz diferenca SIM.

Quanto mais e melhor for a sua qualificacao, maior e melhor tende a ser a sua remuneracao no futuro. Claro que existem excecoes, e alem de tudo isso, diria, estude sempre, leia muito, nunca pare de estudar, trabalhe duro e ate tire certificacoes se quizer (como foi citado); E ai entao vc pode pensar num futuro melhor, disputar as melhores vagas e etc.

[]'s

Criado 26 de junho de 2013
Ultima resposta 27 de jun. de 2013
Respostas 119
Participantes 35