Pop-up Menu no NetBeans

6 respostas
N

Boa noite,

Estou com um problemão!
Sou iniciante e java, mas no java console estou legal, o problema é na hora de mecher com Swing.

No console eu utilizo apenas o Notepad++ e crio meus códigos e etc., não utilizo java para programação Web porque acho que o PHP já é mais do que o suficiente, e estou querendo parar de utilizar Delphi para DEsktop e começar com Java, mas ta F****. Problemas: 1- Nao consigo de jeito e maneira alguma colocar um Pop-up Menu com
Aquivo               Relatorio               Ajudar
          Cadastrar            Entrada                 Sobre
          Alterar                 Saída                    Ajudar
          Sair                     Estoque

2- Estou apreendendo agora a integrar o Mysql com o Java, se alguem tivesse algum bom tutorial ou artigo falando sobre, mas não somente para console ou web mas sim para app desktop ficaria grato.

3- Como faço meu projeto ter várias janelas?
Fazer uma janela chamar a outra para cadastrar produto
Fazer a janela principal chamar a outra para alterar as propriedades do produto

4- Existe algum tipo de desenvolvimento no Java quer permita o conceito MDI?

5- A produtividade no Java é realmente baixa? Ou é apenas ilusão minha por causa da curva de aprendizado?

6- Pelo que vi o Java nao tem eventos tem listernes, como funciona a metodologia deste? Alguem tem exemplos ou apostilas?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Utilizo o netbeans para desenvolver meus projetos, apesar de ter amado o eclipse ele peca na questao de app Desktop.

Outra questão que está pregnado na minha cabeça é o fato do Java ter nascido apenas para WEB, to achando ele muito complicado e gambiarrento para Desktop, não sei se é impressão minha ou coisa da minha cabeça, eu sou programador Delphi para Desktop, PHP para Web e C para Linux e to apanhando do Java de 99 a 3.

Abraços.....

6 Respostas

N

Pow galera, ninguem se prontifica a dar um help não?

ninguem com experiência em Java para desktop?
Estou fascinado pela linguagem, mas infelizmente n’ao estou conseguindo fazer nada em desktop… :? :?:

Abracos…

R

No NetBeans, clica em Arquivo, Novo Projeto, escolhe Geral, escolhe Aplicação Java.
Clica o segundo botão do mouse no nome do pacote do seu projeto na guia de Projetos, escolhe Novo, escolha Aplicativo MDI.

O restante vc deve saber conduzir, já que conhece bem outras linguagens.
O aprendizado é demorado mesmo.

L

"6- Pelo que vi o Java nao tem eventos tem listernes, como funciona a metodologia deste? Alguem tem exemplos ou apostilas? "

Como Java não tem ponteiro para função ( =P ) não tem como vc simplesmente jogar uma função na propriedade de evento do componente. Ao invés disso, você adiciona uma instancia da interface correta como listener dos eventos. Aí, quando ocorrer um evento, o componente chama os métodos dessas instâncias.
Por exemplo, para adicionar um evento ao clicar de um botão:

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;

class BotaoActionListener implements ActionListener {
	public void actionPerformed(ActionEvent e) {
		System.out.println("Acao");
	}
}

public class Teste extends JFrame {
	private JButton b = new JButton("Teste");

public Teste() {
		super();

b.addActionListener(new BotaoActionListener());

this.setLayout(new BorderLayout());
		this.add(b, BorderLayout.CENTER);
		this.setSize(100, 100);
		this.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
		this.setVisible(true);
	}

public static void main(String args[]) {
		new Teste();
	}
}

O Parametro dos métodos dos listeners são sempre objetos que contém informações sobre o evento disparado, como o componente que deu origem a ele, por exemplo.
Existem Listeners específicos para cada evento. MouseListener para eventos de mouse, WindowListener para eventos de janela… cada tipo com os próprios métodos e usos.

R

amigo… nesse link tem o que vc precisa saber para fazer a conexão de Java para mysql…
http://www.arquivodecodigos.net/arquivo/tutoriais/java/java_mysql_1_2.php

pelo que vejo vc tem mtas dúvidas… procure uma apostila(existem muitas pela web) e primeiro entenda o java de uma maneira geral…
depois quando tiver dúvida venha aqui e poste dúvidas mais específicas… assim quem ja teve o mesmo problema com certeza vai te ajudar…
mas assim como vc postou uma duvida mto grande e mto generica fica dificil de alguem responder tudo…

abraços…

N

Galera muito obrigado, nao conhecia o estilo MDI no NetBeans e nem sabia que existia.

Agora eu consegui entender porque o java nao tem eventos, e quanto ao banco de dados muito obrigado rafael.

Agora quanto ao pop-up menu? ate agora nao entendi como funciona e nem consegui colocar ele… =(

abracos…

R

Visualizando a tela do seu MDI, vc terá, dentro do NetBeans, a guia Inspector, lá dentro há o JFame e dentro dele o menuBar, clique com o segundo botão no menuBar e escolha Adicionar JMenu. Depois escolha esse JMenu e de um Adicionar JMenuItem. Para fazer com que esse JMenuItem chame uma outra tela quando clicar nele, dê o segundo botão nele, Eventos, Action, ActionPerformed e use esse código aqui:

final JInternalFrame janela = new JInternalFrame("Cadastrar Usuário", true, true, true, true); janela.setContentPane(new NomeDoJPanelQueVaiAbrir()); janela.setDefaultCloseOperation(JInternalFrame.DISPOSE_ON_CLOSE); janela.pack(); desktopPane.add(janela); janela.setVisible(true);

Criado 19 de agosto de 2008
Ultima resposta 22 de ago. de 2008
Respostas 6
Participantes 4