Faixa Salarial/Pretensão como PJ e CLT no site da apinfo

33 respostas
S

Fala pessoal, vi agora de madruga uma discussão lá no site da apinfo sobre a faixa de valores para programadores. Não apenas de java mas de outras tecnologias tb. Acho que vale a pena uma passada lá pra comentar o quanto uma certificação ou ausencia dela tá influenciando no valor hora dos consultores e quanto a galera tá conseguindo ganhar no mercado.

ops… segue o link: http://www.apinfo2.com/cgi-bin/ithelpl.cfm

detalhe, tem gente lá falando que as mensagens estão sendo apagadas. Se alguém aqui confirmar isso, avise pro resto da galera e fazemos a nossa própria enquete.

abs

33 Respostas

N

spike77:
Fala pessoal, vi agora de madruga uma discussão lá no site da apinfo sobre a faixa de valores para programadores. Não apenas de java mas de outras tecnologias tb. Acho que vale a pena uma passada lá pra comentar o quanto uma certificação ou ausencia dela tá influenciando no valor hora dos consultores e quanto a galera tá conseguindo ganhar no mercado.

abs

Bom dia. É possível passar o link direto para a lista de discussão com estas informações? Grato.

Abraços.

S

spike77:

abs

:evil: :evil: :evil: , ou ou ou irmão devias postar o link para nos vermos , ou então nem abrias o topico, assim todos estao curiosos até eu :? :idea: :slight_smile: :shock:

S

Fala povo, segue o link.
http://www.apinfo2.com/cgi-bin/ithelpl.cfm

S

Fala pessoal, acho que não tão apagando não…mas todo caso…esses foram os ultimos posts que vi lá…

5.040 - Pergunta - Geral - 28/01/10 - 13:04:52 - CaldeiraSP - Caldeira@…

Caros, Não quero desiludi-los, mas trabalho em uma grande consultoria e aqui o valor máximo para consultores é de 65/hora. Isso se tiver bom inglês, experiência, etc. A certificação é valida, mas para o mercado, não vai dobrar o seus ganhos.
Clique para responder
5.040 - Resposta - Geral - 28/01/10 - 13:14:23 - Roger - [email removido]

Caro Caldeira, Também atuo com projetos e hj passo a maior parte do tempo tentando localizar profissionais qualificados para alguns clientes. Os valores realmente são bem superiores à media quando se possui a certificação de arquiteto por exemplo. As vezes por exigencia dos próprios clientes, que também se dispõe a pagar mais por bons profissionais e não querem ter um programador junior alocado como senior por exemplo. Então usam a certificação como um filtro válido.
5.040 - Resposta - Geral - 28/01/10 - 13:08:37 - Helio - [email removido]

Fala Caldeira, Discordo. Hj possuo certificação de arquiteto java, e após estudar muito durante 2 anos para chegar nessa certificação (tirando as requeridas inclusive), investindo praticamente todo meu rendimento e tempo livre nisso, consegui o primeiro projeto com R$ 82/hora como consultor. Sendo que antes estava com programador pleno tirando apenas 45. Não dobrou, mas ficou muito superior.
5.039 - Pergunta - Geral - 28/01/10 - 12:54:40 - Dagoberto - [email removido]

Caros, Estou como consultor (analista programador senior) em uma instituição financeira e alocado por consultoria. Possuo graduação completa e atuo como pj com 58/hora. Já faz quase dois anos que estou com esse valor e a consultoria não renegocia de jeito nenhum. vcs tem conseguido renegociar valor como pj? Meu perfil é java com hibernate, struts, spring, oracle, etc. a t +.
Clique para responder
5.038 - Pergunta - Geral - 28/01/10 - 12:46:41 - Osaka - [email removido]

Bom dia a todos, Estou como clt com salário de 8700 bruto. Mas descontados os impostos, etc. Fica bem menos. Gostaria de ir pra pj, onde colegas de trabalho ganham cerca de 66/hora. Sou formado em Analise de Sistemas e também possuo pos graduação. Minha função é de analista programador, e atuo com Java e ASP.Net. Quem tem esse perfil e como está com a faixa clt, pj?
Clique para responder
5.038 - Resposta - Geral - 28/01/10 - 12:56:57 - Andrey - [email removido]

Fala Osaka, eu ainda não consegui me alocar com mais de 60/hora. Dizem que é limitação do cliente. Mas acho que isso é mentira. Acredito que a própria consultoria não quer diminuir a margem. Tb tenho faculdade em Eng. de Computação e programo Java/Oracle/Hibernate/Spring, ou seja, o arroz com feijão do mercado. ate logo.

N

caramba, 82/hora é uma grana muito boa.

Alguém mais por aqui no guj chega a uma média desta?

S

Na moral? Acho que pra arquiteto até vai…mas eu, sem certificação nenhuma to na faixa do 58 e ralando muito pra conseguir subir…mas não tá facil. Nem trocando de consultoria com o mesmo cliente tá virando.

N

Desculpe a pergunta, é que tenho curiosidade de saber a base de conhecimentos para medir uma média salarial.

Você trabalha com java? A quanto tempo? Quais seus conhecimentos?

Abraços

S

Eu trampo desde o inicio de 91 com programação em C, depois com Clipper, Delphi, C++ e Java desde 99. Já fiz várias coisas em projetos
diferentes, mas com java tenho atuado com um perfil comum. Hibernate, Spring, Webservices, Struts, JNI, etc etc etc. Eu uso o seguinte metodo
pra calcular meu valor pj:

Média de salarios clt entre 7500 e 8500 para analista programador senior, porem com beneficios, então para pj:

Pego essa média, coloco mais 8% que seria minha reserva tipo fundo de garantia
coloco um percentual de aprox. 9% relativo a férias
Coloco ai um valor médio de convenio de saude como por exemplo, R$ 120,00
Somo também um plano odontologico tipo R$ 80,00
E calculo a despesa do contador que é uns R$ 205

Fazendo uma soma bem inexata, vc tem 7500+120+80+205+8%+9% = aprox. 9500

ai pego os 9500 e divido por 160 horas (20 dias uteis com 8 horas trabalhadas) = aprox. R$ 59/hora.

Então, considerando a base de 7500 vc chega num valor de aprox. 60/hora, se vc pertencer a faixa clt pra 8500 o valor gira em torno dos 65/hora.

Mas depois da crise os valores deram uma caida. Cheguei a ganhar os 65 em 2007. Agora não to conseguindo mais. Tem muito morto de fome
pegando projeto a 50/45 e tá zuando tudo.

N

legal esse seu modo de calcular…

quanto você acha uma média boa valor/hora para um desenvolvedor junior?

S

Uso o mesmo calculo, mas com base em 3500/4500 dependendo do conhecimento do cara e porte da empresa.
Tem muito junior ai que programa bem, mas não manja de solução e tal, só que trabalham em empresas que pagam bem. Porém tem outros que já tem uma experiencia legal, mas tão em empresas que pagam mal. Dai a variação.

A

eu tenho um monte de certificações mas estou longe de ganhar isso que comentou :x

R

spike77
Uso o mesmo calculo, mas com base em 3500/4500 dependendo do conhecimento do cara e porte da empresa.
Tem muito junior ai que programa bem, mas não manja de solução e tal

Um JR apto a ganhar 3500/4500, deve ter que nível de conhecimento dos Frameworks??..(E quais são os mais importantes aprender em começo de carreira??), pois estudo java há 1 ano(com vontade de aprender), e encontrei na preparação para SCJP um bom jeito de aprender bem a sintaxe. Então estou com dúvidas, no que realmente me dedicar, se estudo a fundo os “FRames da moda”, ou divido o estudo com UML e Banco de dados.

S

De boa amigão, não é só voce não! Um monte de colegas andam dizendo que as certificações não estão sendo o único
critério na combinação salarial. Pra mim nunca foi e nem é, afinal as minhas já estão todas vencidas faz tempo (MS Visual C++, JDK 1.2.1,
entre outras…)

Acho que a certificação vale pra fazer um diferencial num processo seletivo e tals…mas não vai ser decisivo se estiver
cocorrendo com gente que já tem expertise em determinados mercados, já possui experiencia em várias soluções,
conhece o mercado e algumas corporações.

Eu por exemplo tive recentemente participando de uma vaga (pelos miseros 58/hora) e só entrei porque tinha
ingles fluente e já trabalhei com delphi antes. Não tem exatidão, é a combinação da necessidade do cliente
com o custoXperfil do profissional.

L

De boa amigão, não é só voce não! Um monte de colegas andam dizendo que as certificações não estão sendo o único
critério na combinação salarial. Pra mim nunca foi e nem é, afinal as minhas já estão todas vencidas faz tempo (MS Visual C++, JDK 1.2.1,
entre outras…)

Acho que a certificação vale pra fazer um diferencial num processo seletivo e tals…mas não vai ser decisivo se estiver
cocorrendo com gente que já tem expertise em determinados mercados, já possui experiencia em várias soluções,
conhece o mercado e algumas corporações.

Eu por exemplo tive recentemente participando de uma vaga (pelos miseros 58/hora) e só entrei porque tinha
ingles fluente e já trabalhei com delphi antes. Não tem exatidão, é a combinação da necessidade do cliente
com o custoXperfil do profissional.
Spike77, falou tudo. Oferta e procura. Se você for um profissional onde o departamento de RH vai na calçada, balança a árvore e cai 10 iguais a você, o salário vai ao subsolo.

Agora, se você tem diferencial e tal, sei salário pode passar as nuvens.

Sad bat true…

[]'s

L

Frango:
legal esse seu modo de calcular…

quanto você acha uma média boa valor/hora para um desenvolvedor junior?

3 mil, para quem programa e já sabe o caminhos das pedras. Mas programa, não resolve problemas. Ser Sr. é muito mais que alguns anos trabalhando na linguagem. É vivência em projetos, coordenação, liderança… ou seja saber resolver sozinho.

Faço uma conta rápida, pego o CLT * 14 / 11 = PJ. Aí somando todos os benefícios CLT (FGTS, 13, Férias, etc, etc).

B

Por acaso apagaram essa discussão do site da APInfo? A última pergunta que encontro lá é a de número 5.030, sendo que aqui já tá na 5.040 :expressionless:

L

Provável…

Apinfo já foi “o site” de empregos… está caindo em descrédito por causa das consultorias lábios de suíno que estão oferecendo vagas por lá.

Isso é triste.

A

Com esse conehcimento todo que vocês tem (tomara que um dia eu chegue lá), eu faria minhas malas pra Europa imediatamente.

Senior Java Developer

Senior Developer / Java / Spring / EJB / Software Development / 65K A Market leading software house based in Central London is looking for a Senior Java Developer to strengthen their development team. The Senior Java Developer will design, implement … More
£50000 - £70000 per annum

SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE
SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE - Senior Java Developer required for a Global Finance House in the City of London with strong Front Office Core Java development experience. The Senior Java Developer will be building a high profile tra… More
£75000 - £90000 per annum + EXCELLENT BENEFITS

L

andre_mbm:
Com esse conehcimento todo que vocês tem (tomara que um dia eu chegue lá), eu faria minhas malas pra Europa imediatamente.

Senior Java Developer

Senior Developer / Java / Spring / EJB / Software Development / 65K A Market leading software house based in Central London is looking for a Senior Java Developer to strengthen their development team. The Senior Java Developer will design, implement … More
£50000 - £70000 per annum

SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE
SENIOR JAVA DEVELOPER - CORE JAVA, FRONT OFFICE - Senior Java Developer required for a Global Finance House in the City of London with strong Front Office Core Java development experience. The Senior Java Developer will be building a high profile tra… More
£75000 - £90000 per annum + EXCELLENT BENEFITS

Cara, já morei na Inglaterra, o custo de vida lá é altíssimo… £50000 não dá para manter o mesmo padrão de vida do que com R$ 100.000 anuais aqui (coisa de R$ 8.000/mês).

Sem falar que o imposto no salário lá é infintamente maior que aqui… A diferença que você tem transporte, não paga plano de saúde, nem faculdade. Ou seja, o imposto você vê voltando como benefício. E tudo de qualidade, apesar que acho as faculdades aqui muito mais difícieis que lá.

[]'s

L

E também tem nego que acha que é só fazer as malas e viajar, como se sair do Brasil pra europa fosse a mesma coisa que sair de Curitiba e ir pra São Paulo.

S

Provável…

Apinfo já foi “o site” de empregos… está caindo em descrédito por causa das consultorias lábios de suíno que estão oferecendo vagas por lá.

Isso é triste.

Tem algum outro site bacana para ofertas de trampo na area de TI?? Que seja gratuito para os profissionais interessados, claro. Aliás, esse é o grande truque do pessoal
da apinfo pra manter o publico. Uma oferta grauita de vagas.

S

Aqui no meu pais (Angola ) as tabelas salariais são muito diferentes, até prefiro nem comentar

A

Eu to assustado de ver como eu ganho mal em sp :frowning:

Não chego nem perto dos salarios que a galera comentou.

N

ovelha:
Eu to assustado de ver como eu ganho mal em sp :frowning:

nem eu…

A

spike,

eu usava o netcarreiras antes de ser pago, agora só uso o apinfo mesmo, só que tenho percebido que as vagas lá são mais comuns para consultorias de RH que só querem um recurso para atender as necessidades do cliente, ou seja, quanto mais barato for o profissional mais fácil ele ser contratado

com relação às certificações eu nunca as fiz com o objetivo de conseguir um aumento de salário pois eu nunca fui valorizado em lugar algum por ter feito isso ou então por
ter feito um curso etc, quando procuro aprender não é com esse objetivo em mente

uma alternativa boa que não é paga tb é o Soujava neste caso você tem que se cadastrar na lista e recebe as vagas por email, ou então dê uma olhada no link empregos aqui mesmo no GUJ

eu acho que as boas vagas não são facilmente divulgadas e elas dependem muito mais de QI do que de qualquer outra coisa :slight_smile:

M

não sei, eu to achando meio fora da realidade, mesmo pra grandes empresas. Tem meio cara de fake

A

Sem querer ser mala e nem arrogante cara, é que eu tenho o pass. europeu, por isso que fico sondando o mercado de lá, quando terminar a faculdade eu vou fazer isso, creio que seja o melhor pra mim.

Cada pessoa tem sua realidade não é mesmo? Mas eu vejo brasileiro suando e ralando tanto pra conseguir algumas coisas por aqui, que eu acho que existam projetos que com um esforço semelhante o ganho é maior, dentre eles, morar em outro país, aprender uma língua nova etc.

Abraços!

S

Se você quer ir para a Europa, pelo menos vá à Portugal.
Admito que lá é o melhor país para Desenvolvedores de Sistemas.
Alem disso, é facil de se adaptar aos costumes de Portugal, por não ser tão diferente do nosso.
Alem de ser um país muito bom de se morar, com praias como as nossas.
Só o povo la que é muito feio então, leva uma namorada brasileira heshuesuheshu :lol:

A

pelo menos pelo que eu sei as praias de lá não são como as de cá… rs pouca área de areia e muito pedregosas, além da água ser fria, se quer ir lá por conta da praia acho que não é um bom motivo… :slight_smile:

A

Scoobydoo:
Se você quer ir para a Europa, pelo menos vá à Portugal.
Admito que lá é o melhor país para Desenvolvedores de Sistemas.
Alem disso, é facil de se adaptar aos costumes de Portugal, por não ser tão diferente do nosso.
Alem de ser um país muito bom de se morar, com praias como as nossas.
Só o povo la que é muito feio então, leva uma namorada brasileira heshuesuheshu :lol:

Cara valeu pela dica, vou considerar fortemente e estudar sobre.
Sempre penso em UK porque minha irmã já está lá e Itália por já ter morado, mas sou um cara que não tem medo de enfrentar mudanças, acho que Deus me garante onde quer que eu esteja… Sei lá, penso que morrer de fome é impossível pelo menos ehehehhee
Abraço!

L

andre_mbm:

Sem querer ser mala e nem arrogante cara, é que eu tenho o pass. europeu, por isso que fico sondando o mercado de lá, quando terminar a faculdade eu vou fazer isso, creio que seja o melhor pra mim.

Cada pessoa tem sua realidade não é mesmo? Mas eu vejo brasileiro suando e ralando tanto pra conseguir algumas coisas por aqui, que eu acho que existam projetos que com um esforço semelhante o ganho é maior, dentre eles, morar em outro país, aprender uma língua nova etc.

Abraços!

Entendo o que queres dizer, o problema é que são poucas pessoas que possuem tal proeza de ter passaporte europeu. Eu mesmo poderia ter, pois como metade do povo brasileiro, tenho decendentes italianos. Entretanto pra mim, não vale o stress por motivos pessoais, financeiros e até mesmo profissionais, tendo em vista a situação que me encontro em SP.

Por isso que eu fiz a minha comparação. Pra qualquer um aqui, sair e vir pra SP não é como simplesmente sair de SP pra ir pra Madrid ou Paris hehe

Mas boa sorte na busca do teu trampo, mas se eu pudesse escolher no seu lugar, optaria pela Inglaterra :stuck_out_tongue:

P

Eu to assustado de ver como eu ganho mal em sp

Como eu ganho mal tb…sem palavras!!

K

Aqui em Curitiba um jr ganha entre 1200 a 2500 lulas

Criado 28 de janeiro de 2010
Ultima resposta 2 de fev. de 2010
Respostas 33
Participantes 15