Trabalho de conclusão de curso em jogos

17 respostas
R

tenho um trabalho de conclusão de cursos que fiz em java,
são 7 jogos. anexo é muito grande para por aqui.
quer quiser conhecer, me mandar email
[email removido]

já pus o link, fica mais prático…

aguardo comentários de quem receber e analisar.
segue o pdf, escrito , teórico do trabalho em anexo.

thanks…

17 Respostas

T

raghy
O trabalho já foi entregue? Porque o texto teórico está um tanto confuso. Por exemplo, na introdução:

Jogos e computadores, sempre andaram lado a lado.
Não há necessidade de vírgula na frase acima.

Muitas vezes os jogos estão ou são utilizados separadamente no seu concorrente, o videogame,
“Estão ou são” poderia ser mudado, não? E acho que valeria a pena você deixar claro que está falando de computadores pessoais, porque consoles são computadores, de certa forma.

mas de qualquer forma continuam a serem utilizados em computador, da mesma maneira.
“mas de qualquer forma … da mesma maneira” ficou estranho nesse caso.

O desenvolvimento de jogos é uma atividade importante, que tem inclusive bastante campo e um espaço individual único.
Que quer dizer “espaço individual único”?

Acho também que você poderia ter explorado mais o tema, colocando inclusive imagens dos programas desenvolvidos.

Quanto aos jogos e o código fonte, o que você poderia fazer é hospedar em um servidor qualquer (Rapidshare, Dropbox) e deixar um link aqui, pro pessoal não ter que ficar te mandando email.

Abraço.

R

bem agradeço as críticas é sempre um balde de água fria estar sujeito as críticas e pontos de vista. Mas se vc tentar entender meu pensamento vai ver que tudo ali tem um certo sentido, e uma forma de pensar única. De fato se analisarmos podemos contrariar muita coisa em tudo. Sei que muita coisa as vezes pode até parecer redudante, mas é justamente para dar enfâse, como o ‘individual único’. Quem sabe inclusive algo pode ser individual, mas não ser único, pois aplicativos estão em celulares e computadores por exemplo, mas o espaço do s games é ainda distinto disto. A idéia acredito que era esta.

No da mesma maneira, qual o problema de fato, ou seja é usado no videogame, e da mesma maneira no computador, estilo ‘all way’, de qualquer forma.

Enfim a nota foi 8,5 pelo que me consta.

De fato houveram algumas correções, mas chega uma hora que vc tem que escrever seu texto e tentar passar sua idéia, ou até vender seu peixe, caso contrário pode até optar por não fazer nada. Muitas coisas evoluem com o tempo, e com o uso, ou seja não digo que não poderia mudar tudo, mas a mensagem foi passada. enfim…

‘estão’ seria estão nos dois, e o são vai justamente separar as coisas, e como um etc e tal, entende…

etc há quem diga que é o fim da palavra ou frase, mas as vezes usamos etc e tal. faz parte de uma fluidez da palavra e de uma soltura do pensamento, não chega a estar de fato errado.

e as coisas mudam, na tv muito muda.

estava vendo que antes era : paraolimpiadas,
agora mudaram para paralimpiadas.

antes a pessoa corria risco de morte, ao morrer, hoje dizem que ela corre risco de vida, ou seja de perder a vida. Aliás de fato é o contrário, antes corria risco de vida, hoje dizem que correm risco de morte.
é tudo um ponto de vista.

Há muito mais o que se dizer sobre isto.

(e a palavra presidenta, até hoje não se sabe o certo, por ninguém diz estudanta, mas todos consideram presidenta certo ±, ou alguns jornalistas)

Sobre a questão da vírgula, ainda talvez não seje necessária, mas se eu fosse ler, faria uma frase, para separar bem os assuntos , ou seja jogos e computadores . duas coisas . sempre andaram lado a lado.

Mas de fato talvez não precisasse… é uma questão para não faltar fôlego na mensagem, ou mesmo do meu raciocínio no momento.

Sobre os print screen, de fato poderia ter colocado, planejava isto, mas vc sabe o quanto estamos atarefados as vezes e esquecemos algumas coisas, como o trabalho é vinculado ao projeto, acho que me aconselharam a não por. e por aí vc vai vendo o quanto dão de sugestões para um trabalho, muitas vezes até contraditórias…

inclusive para fazer o sumário pelas regras da abnt, vi questões em que a fonte da letra, muda, de acordo com a posição e achei super esquisito isto. inclusive a questão do negrito, é um rolo absoluto, uma enorme confusão, mas é o que a professoria disse ser abnt. se está certo? enfim é o que é padrão? mas me parece errado, e por fim as coisas mudam.

Hoje em jornais vemos gírias, ditados e até mesmo erros de portugues, ou digitação, enfim pode acontecer.

Se vc pegar um jornal do brasil de 100 anos atrás vai entender também o que digo. A língua mudou completamente e já fizeram uma nova reforma ortográfica (agora) a que eu não me adaptei direito, poderia errar por fazer o que antes era certo.

uma vez reclamei de minha mãe que falou algo errado, ele muito braba disse: entendesse não!
E as vezes é isto. (a mensagem precisa ser passada, melhor lógico com a maior clareza possível) .

Lamento se tem algo de fato errado, podes ver que tento questionar, mas de fato não sou o dono da razão. Tento dar explicações, mas o principal que era não reprovar ao menos, consegui, não que não tentasse a perfeição. Enfim.

Porém o Windows Vista, por exemplo, não começou sendo Vista, começou sendo bem menos eu comecei com o 3.11. E as vezes falta a idéia da equipe mesmo.

Sobre um link para hospedagem, estou providenciando.

Agora estava relendo e não deixando de lhe dar alguma razão, mas não invalidando meu pensamento, mas por fim, sobre computadores pessoais e consoles, o que vc quer dizer? Faço separação entre micros notebooks e desktop, que seriam os grandes e pequenos por exemplo, mas ainda alguém pode não entender isto. E o que seriam consoles?

é isto,
tá valendo o papo.

T

raghy
Longe de mim querer jogar um balde de água fria. Como você mesmo disse, há diversos modos de enxergar a coisa. Concordo que “a mensagem foi passada” (e eu entendi o sentido da coisa), e seus professores, pela nota que te deram, também parecem concordar, até porque seu trabalho não se resume à parte teórica, mas também ao desenvolvimento. Parabéns pela sua nota e consequente aprovação (eu suponho).

Não quero parecer rude ou arrogante por comentar esse tipo de coisa. Peço que leve minha crítica como construtiva. O modo como você escreve, em certos pontos, compromete a compreensão do que você quis dizer. Não é questão de certo ou errado, é questão de compreensão. Mais do que fazer um texto longo ou curto, técnico ou amigável, sobre computação ou receitas de bolo, é importante fazer um texto que outras pessoas sejam capazes de ler. Não, você não precisa ser um Machado de Assis, nem um José Saramago. Não precisa conhecer cada mínimo detalhe da nossa língua. Mas apresentar suas ideias de maneira coerente é importante, ainda mais em uma área técnica como a computação.

Eu tenho acompanhado discussões em diversos fóruns, e é visível a dificuldade de muitas pessoas em se expressar. E é esta justamente uma falha que elas mais insistem em não corrigir, por motivos diversos (mas pouco plausíveis). Em muitos concursos públicos, não é o conhecimento técnico que mais reprova candidatos, mas gramática e interpretação de texto. Ocorrem muitos problemas em sistemas não por falta de competência técnica, mas por falta de comunicação clara entre as partes envolvidas (clientes, gerentes, desenvolvedores).

Mas, é claro, se nada disso te importa, desconsidere tudo o que eu disse.

Obs: console é o nome que se dá aos aparelhos dedicados à rodar jogos, como o Playstation 3 e o XBox. Tem o mesmo significado prático de videogame, embora, no fundo sejam conceitos ligeiramente diferentes. Enfim…

Se conseguir hospedar os arquivos para download, tentarei dar uma olhada.

Abraço.

R

bem, valeu claro que interessa. como vc viu eu dei razão as coisas que disse, mas também expus, que em algum momento ou vc faz algo ou não faz nada, e que trabalha-se melhor em equipe. De certa forma para o meu raciocínio faz ou fez muito sentido, mas para quem pega pela primeira vez, pode até ser grotesco acontece.

mas a comunicação sim é importante, o problema é como já disse, as vezes temos paradigmas e pontos de vistas diferentes mesmo, e aí o fato não é só má comunicação é questão de opnião. lembremos por exemplo a torre de babel, conhece esta história?
esta na bíblia e é muito interessante para ilustrar esta questão.

se nao me interessasse não teria me dado o trabalho a responder. inclusive minha nota nao foi 10, me disseram pela parte teórica, mas de fato, me contradisseram tanto em tantas coisas, que é como te disse, algo tem ou tinha que ser feito. Em todo caso usar dois verbos seguidos, como estão e são, pode até não ser comum, mas talvez aconteça e faça sentido, e o individual único talvez não seja tão grotesco como um pleonasmo de subir para cima por exemplo, mas cabe a crítica.

quanto ao console, muitas outras coisas se chamam de console. E ali por exemplo isto não estava claro, mas ao seu ver era talvez óbvio, e é um detalhe que lhe ilustro também. E console de video game nunca é visto como computador, há uma clara diferença nisso, mas como vc diz é como se fossem, porém celulares também são como computadores, mas chamamos de celulares e não de computadores de bolso.

Não é que eu queira lhe atacar para me defender, mas lhe mostro praticamente, o quanto certas coisas fazem sentido para nós e para outros não.

Inclusive programas de computador, apesar de padronizados, geralmente precisam de um manual de instruções pois nada ali é óbvio, entende?

De qualquer forma aprecio suas críticas, tentei ser o mais cientifico possível, mas de fato tenho um pouco de poesia dentro de mim, que pode ter ‘esvaido’…

Em todo caso alguma correção houve. Acho que entenderam que por mais que eu mudasse o texto, só ficava mais desestimulado. Mas de fato ali foi como em um discurso onde escolhemos as palavras, ficou até talvez um pouco informal demais, porém também a idéia era deixar aconchegante a leitura.

Me preocupo em evoluir certamente, mas quando vc fala em interpretação de textos, certamente também me surprendo com alguns erros meus em prova, pois alguns ainda considero injustificáveis. Acho e muito que em alguns casos tem uma opnião a mais envolvida ali, e não tem nada de científico por trás daquela resposta por exemplo. E a língua é um pouco assim, flexível. Graças a Deus, talvez pelo visto, corro o risco de ter errado em redundancia e talvez em usar dois verbos, sugerindo estar e ser como a mesma coisa praticamente, o que de fato é na lingua inglesa, no caso do(verbo) ‘to be’, estar e ser, são iguais para o ‘to be’ , certo?

Já lhe disse que lhe dou razão, mas de fato o trabalho já foi entregue, agora só me resta entender o que quis dizer, pois me esforcei bastante para fazer o certo.

sobre o link estou trabalhando nele no momento,
te mando o mesmo, que está em construção, mas já está funcionando.

inclusive estou pensando em fazer um conta cliques, para saber quantos serão baixados alguma idéia?
ja fiz algo com função java script, mas penso que para guardar os dados precisarei salvar algo em txt ou no banco de dados. partirei para a idéia do banco de dados, eu acho.

ta valendo o papo, levei como construtiva sim, mas talvez minha réplica também sirva para algumas reflexões que sempre são válidas.

sobre console tenho videogame tambem, o ps2 e o ps3, ao que acho que se colocasse apenas console e não videogame, deixaria mais dúvidas sobre o que eu quero dizer.

talvez no estão, faltou colocar estão presentes e são utilizados, poderia ficar mais correto, mas como disse para mim esta idéia estava implícita no meu pensamento e dá a se entender . De fato o pior ali é o ‘ou’, pois dá a entender que é uma coisa ou outra, estar ou ser, e ao que eu mesmo disse, são praticamente coisas iguais, estar ou ser, estar e ser, mas acaba valendo o ‘ou’, afinal pode estar ou ser também.

’ coisas da filosofia’.
(talvez por isso estejamos no tópico dos assuntos gerais)

vlw.

se puder mandar coments deste assunto e do link , tá valendo.

R

Até interessantemente no início queria ter dado uma enfâse técnica a parte teórica do trabalho, mas isto foi vetado. Também foi me dito para não descrever os jogos, pois supostamente todos conhecem como são os jogos, e me sobrou um “?” ponto de interrogação. Por fim, o que foi dito, acabou sendo pelo menos , ‘tolerado’.

Mas ainda assim , em âmbito geral, comunicação como já disse também depende de afinidade. não que queira só me defender com isto, mas é fato.

vlw.

R

é isso aí, agora pode clicar direto no link…

ta em construção(pois sempre pode melhorar) ,
mas tá funcionando.

M

Bem, raghy. O que vi logo de cara na monografia pois ainda não testei os jogos, foi a utilização da primeira pessoal do singular e isso não é muito indicado. Utilize a terceira pessoa do singular e de forma objetiva, não utilize do “achismo” pois um trabalho de conclusão é um trabalho científico e nesse caso, trabalhamos provando algo.

Um exemplo diferente:

Sentiu a diferença? Espero que leve isso como uma crítica construtiva.

Abraço

E

O tal “padrão ABNT” é uma festa - cada faculdade e cada departamento tem uma interpretação particular das normas da ABNT.

Se você for tentar usar o ABNTeX para formatar seu código ( http://abntex.codigolivre.org.br/ ) você vai ver que ele tem um monte de customização já pronta para ficar de acordo com a interpretação da bibliotecária que vai zelar pela interpretação (“pessoal”) das normas da ABNT.

Por exemplo, estou formatando eu mesmo um trabalho de conclusão de curso que estou terminando (nada com informática - acho que nunca tive de digitar tantos sigmas e pis e ômegas de uma vez só :slight_smile: ) e para ficar de acordo com a interpretação das normas aqui, tive de customizar tantas coisas no ABNTeX que acabei aprendendo mais do que devia sobre o TeX.

E

Bom, eu tive de digitar algumas equações bem bobinhas (esta é só um bocadinho comprida, nada mais), como esta aqui:

M

entanglement:
O tal “padrão ABNT” é uma festa - cada faculdade e cada departamento tem uma interpretação particular das normas da ABNT.

Se você for tentar usar o ABNTeX para formatar seu código ( http://abntex.codigolivre.org.br/ ) você vai ver que ele tem um monte de customização já pronta para ficar de acordo com a interpretação da bibliotecária que vai zelar pela interpretação (“pessoal”) das normas da ABNT.

Por exemplo, estou formatando eu mesmo um trabalho de conclusão de curso que estou terminando (nada com informática - acho que nunca tive de digitar tantos sigmas e pis e ômegas de uma vez só :slight_smile: ) e para ficar de acordo com a interpretação das normas aqui, tive de customizar tantas coisas no ABNTeX que acabei aprendendo mais do que devia sobre o TeX.

Tex é muito poderoso mas é meio chato de usar. Ano passado usei ele pra escrever um monte de equações de eletromagnetismo para uma cadeira da faculdade. Pena que já esqueci um monte de detalhes sobre as formatações.

R

Marcelo de Andrade:

3- Conclusão:
Acredito que este trabalho é de bastante utilidade e também tem um valor
didático que pode ser aproveitado ao

2.2- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Usei a IDE geralmente utilizada pelo senai

Bem, raghy. O que vi logo de cara na monografia pois ainda não testei os jogos, foi a utilização da primeira pessoal do singular e isso não é muito indicado. Utilize a terceira pessoa do singular e de forma objetiva, não utilize do “achismo” pois um trabalho de conclusão é um trabalho científico e nesse caso, trabalhamos provando algo.

Um exemplo diferente:

Sentiu a diferença? Espero que leve isso como uma crítica construtiva.

Abraço

Bem de fato talvez isto seje um padrão, e tenha até passado despercebido, pois tivemos tempo até para corrigir, mas acaba que tem outras coisas para se fazer durante o semestre e nem sempre o tempo é proveitoso. Me esforcei na parte teórica, tentei ver as regras, ler livros. Sei da questão do Eu, pelas redações, procurei provavelmente não usar Eu, mas de fato quem fala em certos casos é o indivíduo, isto é bastante estranho, afinal quem fala é a pessoa que ali conta a história, não é uma equipe, nem um grupo, para que forjar este tipo de coisa? Quando é verdade, acho que fica bem, mas tentar fazer de conta, algo que não é bem assim, acho até que desvaloriza. Os padrões podem vir a mudar inclusive, mas não posso dizer que foi bem aceito no meio didático se não tenho experiência prática do assunto, e de fato isso nem é verdade. Qual seria o valor científico disto? Mentir com um certo ar técnico?

Este meu acredito talvez até esteja errado por estar em primeira pessoa coisa e tal, apesar de ter sido um trabalho individual, mas expressa um voto de que realmente o trabalho tem algum valor e não é só um encheção de linguiça qualquer para poder ‘passar de ano’ e se ‘livrar de tudo’. A idéia ou proposta ali é que de fato, este pode ser um bom meio de ensinar java, principalmente para iniciantes, ou intermediários, e com certeza tem bastante para ser atrativo e chamar a atenção do aprendiz ou usuário. As vezes se aprende, ou de fato eu aprendi, swing com cadastrar, depois veio alterar excluir, consultar, etc. Passou a fazer sentido, até então talvez ficasse a lacuna, o que faço ou farei com isto? Os jogos mostram que podemos diversificar e fazer coisas diferentes. Ainda tem cara de java, cara de sistemas, enfim, mas acho que tem um valor lúdico. Foi o que quis dizer. O procedimentos de fato, fiz de última hora inclusive, pois já disse que queria ter dado todo um tom técnico, que acabou por ser vetada a idéia, o que acho estranho, mas as vezes temos que obedecer ou tentar obedecer. Pode se perder muito em criatividade e talento com isto, mas quem sabe evitar alguns erros ou despadronizações exageradas.

Levo como construtiva sim. De fato tentei ser o mais cientifico possível, mas percebi que acabei deixando rolar um pouco de ‘emoção’ no escrito, o que acho bom, pois mostra de fato, o que talvez quisesse dizer.

Em relação a abnt é isso aí, as vezes muda alguma coisa, mas em relação ao sumário, não gostei nada do que vi, em termos de padronização, mudar fontes de letra, alternar negrito, uma loucura desnecessária. Até a questão de enumerar, unir os ítens de acordo, acho muito certo e importante, mas ficar mudando fonte e cor do negrito, acho que pode confudir um pouco, exceto se fosse em relação aos títulos mais importantes por exemplo, mas pelo que entendi, não é só assim, é dentro dos subtítulos e etc.

Mas foi legal.

Certamente se fosse refazer, quem sabe conseguiria modificar ou melhorar alguma outra coisa, sempre é possível. Até livros reeditados passam por algumas alterações, mas achei boa a oportunidade de não precisar fazer um trabalho que fosse o molde do que se viu em aula, como cadastra, altera, exclui, e as vezes na hora não funciona nada, porque ninguém captou nada direito, na pior das hipóteses claro.

Minha idéia era mostrar que o interessante é entender a linguagem, as funções para fazer o que a imaginação der asas.

Agradeço as críticas e comentários, está valendo o papo.
Mas viram o trabalho, conseguiram baixar, afinal só vi comentário da parte teórica.

fiz um link, ou 3 links, que estão neste link…

o word, ou office tem uma boa formatação de sumário, automática, até, mas pelo que vi não estava de acordo com a abnt, apesar de ser super clara e eficiente, isso é que estava falando tb.
E as vezes tb tirar o número da 1 da capa, dá um trabalho grande. Acabei fazendo uma capa separada, acredito que em um momento já havia conseguido tirar o 1 da capa, se for possível.

Este trabalho também tem sons, quem for ver, pode ligar a caixinha de som, que fica mais ‘emocionante’…

T

raghy, sempre vejo você por aqui mostrando seu trabalho e o sujeitando a críticas. Admiro muito isso em você. Acredito que essa é uma grande forma de crescer: pegando o feedback dos outros.

Invejo você também, pois você se concentra naquilo que vocẽ gosta, que é desenvolver jogos.

Por favor aceite minha sugestão: se você quiser compartilhar seu trabalho, use serviços de compartilhamento de código, como o Github.

Abraço

R

Já que é pra ser chato… para de usar “seje” que essa palavra não existe, é “seja”.

R

tnaires:
raghy, sempre vejo você por aqui mostrando seu trabalho e o sujeitando a críticas. Admiro muito isso em você. Acredito que essa é uma grande forma de crescer: pegando o feedback dos outros.

Invejo você também, pois você se concentra naquilo que vocẽ gosta, que é desenvolver jogos.

Por favor aceite minha sugestão: se você quiser compartilhar seu trabalho, use serviços de compartilhamento de código, como o Github.

Abraço

ok agradeço, mas nao faço só jogos também, gosto de outras coisas, em swing e php.
vc viu o programa, aguardo coments.
segue link para baixar o 7 jogos: http://www.raghy.net23.net/trabalhojavanovo.php

sobre a questão do seje.

de fato fui até pesquisar:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120210235703AA4XbsS
http://www.achando.info/seje

na verdade ela soa um pouco estranho, mas o que as vezes não soa estranho na língua portuguesa (as vezes)?
De fato me acho um pouco bom em português, mas não nota 10 quem sabe.
Ainda mais quando o foco é de fato informática, mas faz parte.
Comentei a questão da língua mudar neste mesmo tópico, e de fato vemos que ela muda, pois houve uma reforma ortográfica recentemente, e
o que se falar se olharmos jornais (em qualquer biblioteca pública) de alguns 50 ou 100 anos atrás. É completamente diferente mesmo.

mas como eu disse ali, presidenta eu nunca havia visto, pois não existia e passou a ser usado, seja para não gerar gafe, ou porque algum professor de portugues, acha uma razão,
mas por outro lado já disse, não existe estudanta, ou de crente, crenta, por exemplo, mas falamos hoje em dia presidenta ou se vê muito. uma hora se não era passa a ser certo.

seje é de ser, então seja, esteja… e falam que não há esteje. mas é bem compreensível, dizer hoje ele não esteve neste lugar, tomara que nunca esteje. bem o certo seria esteja.
mas esteje da uma sensação de mais atuação, de veracidade, ao passo que esteja gera uma dúvida uma probabilidade. (ilusão ?)

na dúvida poderia ter usado um ‘possa ser … um padrão’, dentro da frase, aí ficaria livre de dúvidas ou erros.

Enfim novamente cabe a correção. mas como disse a língua muda e se adapta , e tomara que isto ‘seje’ certo.
Enfim quem sabe usar ‘seje’ em algum momento seje certo, ou seja certo.
Pelo que vi na net, de fato agora parece que não.
:roll:

T

raghy
Nota: também não tenho grande apreço pelas normas abnt. Não que elas sejam desnecessárias, mas tem realmente algumas coisas difíceis de entender. Enfim, deixo isto e a questão de gramática/língua de lado nessa discussão. Minha opinião sobre o assunto já foi passada.

Baixei e abri o o programa. Está bem feito no geral e, como você mesmo disse, caberiam algumas melhorias, mas nada que atrapalhe o resultado final. Destaque para o jogo da memória (bem simples e funcional) e o bingo. Nesse sentido, lhe parabenizo.

Abraço.

R

valeu mas e o poker e a forca não gostou, notou que tem sons?

de fato falei se não engano o algoritmo do poker, não são objetos array como geralmente se propõe. as cartas são números e as combinações assim são formuladas com if’s.

enfim valeu terraskill.

a propósito qual sua cidade e idade?

vlw

T

Não tive tempo de jogar muito (estou no trabalho, e a mesa do chefe é ao lado :smiley: ). Também por causa disso, não pude habilitar os sons.

Olhei por cima e os que me mais me chamaram a atenção foram estes dois, mas não quer dizer que os outros estejam ruins (lembre-se da interpretação!). Não sei se vou conseguir olhar (e jogar) mais a fundo mas, se vier a fazê-lo, comento mais.

Sou de São Paulo, e estou perto dos 30 (argh!).

Abraço.

Criado 5 de setembro de 2012
Ultima resposta 6 de set. de 2012
Respostas 17
Participantes 7