Boa noite leticia! Eu realmente não vi algum erro no seu codigo nem intendi muito bem o que se passa! mas sou muito iniciante no assunto também mas vou postar o meu código parecido com o seu para você dar uma comparada:
public boolean consultar(String nome, ClassClientes c) {
String sql = "select * from clientes where Upper(Nome) Like Upper('%"+ nome + "%')";
boolean achou = false;
try {
Statement stmt = (Statement) connection.createStatement();
ResultSet rs = stmt.executeQuery(sql);
while (rs.next()) {
c.setNome(rs.getString("Nome"));
c.setCidade(rs.getString("Cidade"));
c.setTelefone(rs.getString("Telefone"));
achou = true;
}
rs.close();
stmt.close();
} catch (SQLException e) {
throw new RuntimeException(e);
}
return achou;
}
Nesse código de cima eu passo como parâmetro um nome de consulta que está em um TextField. Passo também um objeto do tipo clientes que tem os mesmos campos do meu banco de dados(bem simples) então se achar um cliente com esse nome o método devolve o objeto preenchido e com ele dou um setText nos campos referentes.
Aí vai meu código para alterar:
public int alterar(String ConsNome, ClassClientes cliente) {
String sql = "update clientes set Nome = '" + cliente.getNome() + "', Cidade = '" + cliente.getCidade() + "', Telefone = '" + cliente.getTelefone() + "' where Nome = '" + ConsNome + "'";
int registro;
try {
registro = stmt.executeUpdate(sql);
stmt.close();
}
return registro;
}
Os parâmetros desse método funciona da mesma forma que o outro. Porém ele usa um nome de consulta passado como parâmetro para usar no where que se a pessoa digitar o no textfield o nome simplificado tipo para Esdras digitar esd na hora que ele for preencher os campos eu preencho o campo de consulta com o nome real cadastrado para não ocorrer erro nesse método.
Aí vai o para Salvar:
public void salvar(ClassClientes cliente) {
String sql = "insert into clientes(Nome, Cidade, Telefone) values (?, ?, ?)";
try {