Fazer uma "interface bonita"

10 respostas
T

boa noite pessoal,

comecei a estudar java há alguns dias…

já consegui criar alguns componentes, já estou começando a me familiarizar com OOP e tudo mais…

bom, eu gostaria de deixar minhas aplicações um pouco mais “bonitinhas”, colocar umas imagens no fundo do formulário, fazer uns botões melhorados, etc…

Eu gostaria de fazer algo como o “AntiSpyware” da Microsoft… (com uma aparencia diferente)

alguem poderia me ajudar???

Tulio Faria

10 Respostas

C

Cara, se voce esta aprendendo Java agora, frescura na interface grafica eh a ultima coisa com o que voce deveria se preocupar… Todo caso, voce pode dar uma olhada nos Look’n’Feels da Swing. Acho que tem ate um tutorial aqui no GUJ sobre isso. Mas, novamente, comece do comeco!

P

Concordo com o CV, mas dah uma olhada nos look’n feels do jgoodies…

Abraco,
Peter

T

Tulio-san, se você quer realmente estudar Java, saiba que (pelo menos até agora) Java no servidor é mais requisitado no mercado que Java no client - no client normalmente o pessoal costuma usar Delphi ou VB, ou então o browser.

Portanto, aprenda bem a parte de manipulação de dados em Java (JDBC, Collections etc.) e aprenda logo J2EE (JSP, Servlets, EJBs etc.) Não perca muito tempo com Swing, AWT e essas coisas - pra começar nem caem no exame de certificação. (Se precisar desenhar telas, tente o Thinlet, que é mais fácil porque é em XML).

J2EE está em grande procura no mercado, a gente aqui costuma dizer que “se a tiazinha do café passar aqui no corredor e disser que sabe J2EE, a gente contrata na hora, que estamos desesperados”).

Não se preocupe muito com a aparência de seus programas desktop: se quer fazer coisas bonitas, aprenda HTML e faça páginas JSP bonitas, se é isso que você quer fazer.

A

Não é possível uma aplicação swing rodar persistindo dados num servidor web?

F

XandSu:
thingol:

Tulio-san, se você quer realmente estudar Java, saiba que (pelo menos até agora) Java no servidor é mais requisitado…

Não é possível uma aplicação swing rodar persistindo dados num servidor web?

É sim.

]['s

A

fabgp2001:

É sim.

]['s

Legal, eu sempre me perguntei isso, e como muitos, eu estou iniciando no Java.

vlw Fabio

Ainda assim a dica do thingol é muito importante para nós que estamos iniciando.

Aproveitando o gancho, existe um caminho “natural” à ser seguido para quem pretende aprender J2EE?
tipo começe com J2SE, aprenda os conceitos e depois estude J2EE. Ou é melhor pegar logo um livro de J2EE e partir prás cabeça?

[]'s

F

Bom, fugindo um pouco da duvida inicial, mas matando a vontade do amigo.

J2SE = Core do Java
J2EE = Java Enterprise
J2ME = Java para dispositivos moveis, entenda-se celular, palm, geladeria, torradeira, etc.

J2SE sendo o core logo entendemos que J2EE 2 J2ME dependem dele. Então não temos como aprender j2EE e j2ME sem aprender j2SE.
Nao precisa estudar toda a API, como o Thingol falou acima estude o basico da linguagem, depois a API Collections, Threads, etc.
Procure fazer bastante programinhas besta em modo texto mesmo pra ver como funciona o fluxo dos comandos, como a jre interpreta tudo, isso ajuda muito.
Swing eu diria pra deixar pra depois de estar bem afinado no J2SE basico.
Depois sim pense em estudar uma das outras duas areas.

Se fores para J2EE inicie estudando Servlets, JDBC, JSP (sim apesar de muita gente preferir, incluindo eu, outras tecnologias sempre é bom conhecer JSP). Conforme for se aprofundando a curiosidade leva o cara. Nesse ponto ja teras um nivel pra saber o que estudar e como fazer isso.

Só nao tente aprender tudo de uma vez ou achar que fazer programinhas besta pra ver como a jre interpreta os comandos seja coisa dispensavel.

Fora tudo isso, use muito a busca no forum das comunidades brasileiras. Acho que 90% dos problema podem ser solucionados assim.

]['s

A

fabgp2001:

Pq será que isso sempre acontece? :roll:

Mas blz, como eu ja comprei o livro do Deitel, não vou investir no Core o proximo vai ser J2EE

vlw pelas dicas

[]'s

F

XandSu:
fabgp2001:

Pq será que isso sempre acontece? :roll:

Isso é da natureza humana. Um assunto sempre puxa outro quando existe interesse comum.

XandSu:
Mas blz, como eu ja comprei o livro do Deitel, não vou investir no Core o proximo vai ser J2EE

vlw pelas dicas

[]'s

Eu se fosse tu nao dispensaria o Core. É uma referencia e tanto.

]['s

A

fabgp2001:

Eu se fosse tu nao dispensaria o Core. É uma referencia e tanto.

]['s

Legal, mas como eu tenho bastente material para estudar por enquanto (JHTP4), vai ficando assim mesmo.

Se eu tivesse lido os post’s do GUJ antes de comprar o livro, teria adquirido o Core, não que este do Deitel seja ruim, mas para quem tem alguma esperiência com outra linguagem, certos assuntos seriam dispensáveis.

[]'s

Criado 31 de janeiro de 2005
Ultima resposta 3 de fev. de 2005
Respostas 10
Participantes 6