Ranking das linguagens de programação 2012

41 respostas
D

O índice TIOBE prove uma pesquisa anualmente sobre as linguagens de programação mais utilizadas no mundo.

No mês de Fevereiro o ranking TIOBE, obtido por meio de pesquisas de popularidade entre as linguagens de programação, com pesquisas no Google, Bing, Yahoo, Wikipedia, Amazon, Youtube e Baidu descreveu a manutenção da linguagem Java no topo da lista com 17%, seguida pela linguagem C com 17% e C# na terceira posição com 8% do total da popularidade.

Um fator importante comentado durante a exibição do ranking foi a queda da clássica Visual Basic e crescimento do VB.net. Outra linguagem muito popular na Web, o PHP, está atualmente na 6º posição e em queda de popularidade, sendo que no mesmo período do ano passado a mesma estava na 5º posição.
Sobre este novo ranking é interessante notar que a linguagem javascript é agora a oitava linguagem de programação mais utilizada. Outro ponto observado pelo site é que as linguagens de Apple, Oracle e Microsoft estão entre os top 10 do índice. A linguagem para desenvolvimento para iPhone, iPhone e iPads, Objective-C, subiu para a quinta posição. A linguagem do Google, Go, não aparece nem entre as 50 mais utilizadas.

Ranking das linguagens de programação mais utilizadas ? 2012

1.Java 17%
2.C 17%
3.C# 8%
4.C++ 8%
5.Objective-C 8%
6.PHP 6%
7.(Visual) Basic 4%
8.JavaScript 3%
9.Python 3%
10.Perl 3%
11.Delphi/Objective Pascal
12.PL/SQL
13.Ruby
14.Transact-SQL
15.Lisp
16.Visual Basic.Net
17.Pascal
18.Logo
19.Ada
20.NXT-G
21.Lua
22.R
23.Fortran
24.MATLAB
25.Scheme
26.Assembly
27.Prolog
28.RPG (OS/400)
29.SAS
30.cg
31.Groovy
32.COBOL
33.ActionScript
34.Erlang
35.D
36.Scratch
37.ABAP
38.F#
39.C shell
40.Haskell
41.Awk
42.Smalltalk
43.CFML
44.APL
45.ML
46.Forth
47.Eiffel
48.Bash
49.Tcl
50.PL/I
Hall da Fama das linguagens de programação
2011 Objective-C
2010 Python
2009 Go
2008 C
2007 Python
2006 Ruby
2005 Java
2004 PHP
2003 ? C++

Fonte: http://www.blogcmmi.com.br/engenharia/ranking-das-linguagens-de-programacao-2012
http://www.patternizando.com.br/2012/02/ranking-das-linguagens-de-programacao-qual-a-melhor/

41 Respostas

A

Crescimento assustador do PL/SQL e é muito bom ver lua no Top 30.

Abs []

H

É bom ver que Java ta no topo. Pelo menos o leite das crianças vai continuar garantido por um bom tempo! 8)

B

Pena que não é o ranking das mais bem pagas.

E

http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html

Engraçado ver uma linguagem que é usada apenas para programar Lego Mindstorms (NXT-G) estar nas 20 primeiras posições.

Esse ranking não é, obviamente, das linguagens mais usadas profissionalmente, nem das que garantem melhores empregos ou salários :stuck_out_tongue:

M

esse ranking é meio furado, eu mesmo fiz uma publicação dele em meu blog o ano passado.
esse ranking eh sobre a quantidade de vezes que a linguagem é pesquisada nas engines de busca, isso nao quer dizer que é a mais usada!

[]'s

A

Bom, pelo menos por isso se sabe que o java é uma das mais complicadas :smiley:

F

Nao acho o Java tao complicada, eh uma boa linguagem que requer um pouco mais de dedicacao.

R

Bom, pelo menos por isso se sabe que o java é uma das mais complicadas :smiley:

Mto pelo contrário, Java enquanto linguagem é bastante simples, se comparada com C++ por exemplo. A dificuldade na verdade está nos frameworks. Mas isso também porque as pessoas começam a usá-los sem nem entender realmente para que servem.

A

Tenho que começar a usar tag de irônia, mas enfim…

Tem as suas verdades no que eu disse anteriormente, o problema desse ranking é de saber como ele é realizado, pois se for cada busca que tiver contido Java, vários frameworks aparecerão com suas respectivas dúvidas.

E pensem em vcs, quando pesquisam alguma coisa (relacionado a programação), pesquisam sobre alguma novidade, ou notícia, eventos?? Ou simplesmente pesquisam quando se tem alguma dúvida de algo?

Não acho o java complicado, pois felizmente aprendi a programar baseado em objetos. Mas pede pra algum programador de linguagens que não tem suporte a Objetos (ou qualquer coisa nesse sentido), tentar aprender a programar em java… não digo que é impossível, mas ele vai lenhar um pouco no início, principalmente quando começar a usar alguns framework’s.

B

Pena que não é o ranking das mais bem pagas.

++

J

Mas que beleza, me sinto animado por estar trabalhando com Java e estudando C e C# :smiley:

V

Não sei porque ainda publicam sobre esse Ranking.

A descrição dos métodos deles é altamente questionável. Eles se baseiam em buscas feitas no google.

Ou seja, conta para a linguagem coisas como:
“Java e Processo da Oracle”
“Java será pago?”
“Ilha de Java”

Também nunca explicaram como diferenciam a linguagem C da C++.

Creio que isso no máximo seja um indicador, mas está mais para o campo da curiosidade, do que de ter alguma utilidade prática.
Por mim, é tão relevante quanto fazer um Quiz em algum site de programação popular.

O

Furada ou não, depois de muiiito tempo, Java caiu para segunda posição deste Ranking :?

Alguém conhece algum outro ranking que utiliza apenas linguagens para aplicações comerciais?

M

ViniGodoy:

A descrição dos métodos deles é altamente questionável. Eles se baseiam em buscas feitas no google.

“Java será pago?”
“Ilha de Java”

Creio que isso no máximo seja um indicador, mas está mais para o campo da curiosidade, do que de ter alguma utilidade prática.
Por mim, é tão relevante quanto fazer um Quiz em algum site de programação popular.

Nenhum problema no ranking, só que ele é das linguagens mais pesquisadas e não das linguagens mais usadas. A interpretação do ranking é que está errada, e isso não é culpa do Tiobe, mas da dificuldade de interpretação de texto do brasileiro.

Sobre reconhecer as questões que você falou, o Google, Bing, etc tem algoritmos que conseguem essa diferenciação com margens altíssimas de acerto. É por isso que as estatísticas anônimas deles sempre foram confiáveis. E não é tão difícil assim imaginar, consultem sobre Recuperação de Informação e vão ver inúmeros algoritmos pra esse fim. Tem até matéria de faculdade com isso.

F

Para quem não sabe os USA são o país da linguagem C e provavelmente por isso é que ela está a tanto tempo em 1o. lugar. E busca com uma letra só realmente vai trazer um zilhão de coisas, eh eh eh.

J

De certa forma esse tiobe é inútil. Tem muita área diferente. Por exemplo existem uma quantidade exorbitante de profissionais que utilizam linguagem c proporcional as quantidades de “hds” ou qualquer outro tipo de hardware no mundo pois ela é amplamente usada na engenharia elétrica.

O que vocês estão vendo no caso tirando as informações que o marcos passou é: quantidade de analistas de sistemas, engenheiros(elétrica), físicos no mundo, ou seja uma informação completamente irrelevante.

J

Mesmo que esse ranking seja leal ao que diz, de que adianta java estar no topo, se o delphi que está acima do décimo lugar, aqui no Brasil rende um salário melhor…

F

JuniorMaia, acho que Delphi não rende os melhores salários não. Outra lenda urbana é a de que quem trabalha com Cobol ganha rios de dinheiro…Eu sou um coboleiro que está desempregado. Os melhores salários atualmente é do pessoal que é consultor funcional SAP, acredito eu… Desmintam-me se puderem, eh eh eh. Fiquem com Deus…

F

Pelo que sei a mais usada ainda é Javascript em razão do continuo aumento de softwares para web. Nos browsers só roda javascript!

G

É verdade, algumas divergências são bem aparentes, por exemplo:

• o ASP está por aí em milhares de aplicações mas não aparece na lista - provavelmente porque ninguém mais está se dedicando a aprender a linguagem, quem usa já sabe tudo e não precisa pesquisar no google.
  • COBOL é fortíssimo no mercado mas só vem lá pela 30a posição. Afinal, a maioria dos desenvolvedores é “old school” e fazem suas consultas em manuais.
  • Nosso querido Shell, definitivamente uma das mais usadas (inclusive porque costuma entrar como auxiliar mesmo em sistemas feitos em outras linguagens), está quase no fim da lista; talvez porque é mais comum usar o MAN quando se precisa saber alguma coisa.
M

É verdade, algumas divergências são bem aparentes, por exemplo:

• o ASP está por aí em milhares de aplicações mas não aparece na lista - provavelmente porque ninguém mais está se dedicando a aprender a linguagem, quem usa já sabe tudo e não precisa pesquisar no google.
  • COBOL é fortíssimo no mercado mas só vem lá pela 30a posição. Afinal, a maioria dos desenvolvedores é “old school” e fazem suas consultas em manuais.
  • Nosso querido Shell, definitivamente uma das mais usadas (inclusive porque costuma entrar como auxiliar mesmo em sistemas feitos em outras linguagens), está quase no fim da lista; talvez porque é mais comum usar o MAN quando se precisa saber alguma coisa.

Mas é isso que estou falando, o Tiobe não quer afirmar que a linguagem é mais usada, apenas que é mais pesquisada. Até existe uma relação, mas não é regra. O pessoal que faz confusão com o ranking.
E Cobol faz tempo que não é mais fortíssimo, está cada vez mais restrito a programas grandes, críticos e que geram pouca ou nenhuma manutenção. Os maiores usuários Cobol são os bancos e esses estão lentamente mudando pra Java ou outra plataforma.

G

marcosalex:

E Cobol faz tempo que não é mais fortíssimo

HAHAHAHA Acho que exagerei um pouco no termo! :smiley:
mas nas empresas que ainda o usam, tem muita manutenção, funcionalidades novas, enfim tem bastante trabalho

M

ViniGodoy:

“Java será pago?”
“Ilha de Java”

++

A

Aprendi OO com Java… e percebi que consigo aprender bem qq linguagem com esse paradigma…
É como alguém já mencionou… só precisa de um pouco mais de dedicação =)

J

entanglement:

Engraçado ver uma linguagem que é usada apenas para programar Lego Mindstorms (NXT-G) estar nas 20 primeiras posições.

Esse ranking não é, obviamente, das linguagens mais usadas profissionalmente, nem das que garantem melhores empregos ou salários :P

pois é, quem paga anuncia.

R

Essas informações não batem com a do site:

M

Ravnus:
Essas informações não batem com a do site:

NTX-G em 38º com 0,25% das buscas. Tá até coerente.

Z

Bom saber que o bom e velho C ainda está na ativa :lol: (C me lembra muito os tempos de facul… :cry: )

Engraçado ver como há tantas linguagens de programação…

Bem que poderiam criar um compilador universal (ou específico) embutido no hardware e padronizar uma linguagem unica de programação :lol:

A

Melhor manter as diferentes linguagens, cada uma com o seu ponto forte :smiley:

A

Fernando IFBA:
Nao acho o Java tao complicada, eh uma boa linguagem que requer um pouco mais de dedicacao.

Eu acho que depende o nivel de dedicação, para o que voce quer aprender em java, a minha opinião é que a linguagem é facil de assimilar para contudo se quer ser um “mago em java” ira precisar de muitas horas de pratica.

R

Acho mais útil pegar os sites de emprego mais populares e ver quais linguagens foram mais requisitadas durante o último ano.

S

Ate hoje me pergunto como eles diferenciam c, c++ e c#

D

eu preferia que fosse uma só…

assim daria pra colocar mais foco em padrões/algoritmos/qualidade de desenvolvimento, do que ficar perdendo tempo aprendendo linguagens de programação em nivel básico.

por exemplo, desenvolvo um jogo pra android, ai caso queira o jogo no iphone tem que aprender objective C…etc…se fosse uma linguagem só seria mais easy

J

assim daria pra colocar mais foco em padrões/algoritmos/qualidade de desenvolvimento, do que ficar perdendo tempo aprendendo linguagens de programação em nivel básico.

por exemplo, desenvolvo um jogo pra android, ai caso queira o jogo no iphone tem que aprender objective C…etc…se fosse uma linguagem só seria mais easy

Para você conseguir isso teria que existir uma só empresa de hardware no planeta. Assim existiriam um só processador e uma só linguagem. Quem dita isso são elas.

Pense assim: Se você fosse a intel iria terceirizar uma empresa para desenvolver um compilador para o seu próprio produto(processador)? Não faz sentido nenhum.

D

Para você conseguir isso teria que existir uma só empresa de hardware no planeta. Assim existiriam um só processador e uma só linguagem. Quem dita isso são elas.

Pense assim: Se você fosse a intel iria terceirizar uma empresa para desenvolver um compilador para o seu próprio produto(processador)? Não faz sentido nenhum.

pois é querer é uma coisa, poder é outra…

eu tambem queria que existisse só uma lingua…poderia ser o inglês

A

Caros, outra pesquisa interessante é mostrada no seguinte link (atualizado hoje, 21/08/2012): http://w3techs.com/technologies/details/pl-java/all/all

Lá é possível ver dois gráficos interessantes.

O primeiro mostra o uso do Java para Websites (girando em torno do 4%):

O segundo, mostra o posicionamento do Java como mais utilizado em sites que exigem muito tráfego, embora sejam poucos sites:

Vale também observar o posicionamento de outras linguagens, especialmente o PHP, que é o mais utilizado para o desenvolvimento de sites.

Evidentemente, é uma análise muito pontual, mas o site é bem rico em análises comparativas. Vale a pena dar uma checada.

Abraços,
Almir.

A

Oi Douglas.

Quanto às linguagens para jogos, um dos meus parceiros eventuais de negócios me disse que estava usando o Corona e que tem excelente portabilidade. Eu, particularmente, ainda não usei nem conheço detalhes, mas creio que vale a pena dar uma olhada, pois o meu amigo estava muito entusiasmado.

Abraços,
Almir.

A

Até que a sua idea é boa. Mais imagine só o mundo sem competitividade não seria tão desenvolvido assim como hj e acredito que teriamos ainda muitas limitações se assim fosse.
“É preciso haver competitividade entre tudo para poder-se melhorar cada vez mais”

J

douglaskd:

pois é querer é uma coisa, poder é outra…

eu tambem queria que existisse só uma lingua…poderia ser o inglês

Músicos/autores de livros não precisam ser poliglotas para emplacar um hit/bestseller.

Dito isso, não sei se entendi qual o problema, se for falta de foco, o que te impede de tomar a decisão de desenvolver para uma combinação de hardware/software?

L

JoseIgnacio:
Músicos/autores de livros não precisam ser poliglotas para emplacar um hit/bestseller.

Dito isso, não sei se entendi qual o problema, se for falta de foco, o que te impede de tomar a decisão de desenvolver para uma combinação de hardware/software?

Concordo totalmente.

Acho que isso é um pouco de “excesso de abstração” de desenvolvedor Java.

M

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade …

Criado 26 de março de 2012
Ultima resposta 21 de set. de 2012
Respostas 41
Participantes 32