Fechar aba e fechar sessÃo (jsf)

3 respostas
R

Salve caros amigos gujeiros!

Galera to precisando de uma forcinha. Tipo, consegui implementar um sistema de login e logout belezinha na minha aplicação JSF, porém, não estou conseguindo fechar ou invalidar a sessão quando fecho a ABA do meu navegador. Quando fecho o navegador em si e entro novamente, tudo funciona muito bem. Porém, se estou logado no meu sistema, fecho a minha aba atual e digito o endereço do meu site em outra aba, o navegador não pede mais autenticação, ou seja, entra diretamente onde eu estava. Vi que alguns sites funcionam dessa maneira (HOTMAIL, ORKUT…), porém não acho legal, pois deixa uma brecha de segurança no seu sistema. Resumindo caros colegas, alguém sabe como fechar minha sessão so fechar a aba do meu navegador?

Um abraço pessoal!

3 Respostas

D

De um modo geral td site funciona assim, ñ vejo brech de segurança nenhuma nisso. Sessões web tem um tempo de expiração. Eles só são fechadas quando o esse tempo passa sem atividade do usuário ou quando o usuário pede p/ fazer logout.

R

Olá dev.rafael

Concerteza! Tenho observado isso na maioria dos websites, porém, creio que há excessões, como sites de BANCOS por exemplo, que ao fechar a aba, você automaticamente tem sua sessão fechada.

Valeu!

D

Se vc observar as configurações do seu servidor vc vai encontrar meios de configurar o timeout da sessão (ao menos no Glassfish) e vc ainda pode fazer isso usando tags no seu web.xml, vc nem precisa implementar isso, esse é um recurso presente em todo servidor web ñ apenas os JEE. P/ a maioria das aplicações web isso ñ só ñ será um problema como será um comportamento desejado, eu ñ me preocuparia demais, a menos q vc tenha um cenário bem específico q exija tal cuidado. Bom, de qualquer forma, se vc realmente deseja encerrar a sessão do usuário quando ele fechar o browser/aba vc pode implementar isso usando um script javascript q ao fechar a página enviará uma requisição à uma servlet (ou qualquer coisa) q irá invalidar a sessão e limpar os dados do usuário.

Criado 23 de novembro de 2010
Ultima resposta 23 de nov. de 2010
Respostas 3
Participantes 2