Firebird Embarcado

12 respostas
R

Bah pessoal…

Já usei algumas vezes o Firebird Embarcado em aplicações que criei com o Delphi, porém com o Java não foi a mesma coisa.

Com o Delphi eu simplesmente coloco a DLL ao lado do EXE e o Firebird funciona tranquilamente, simplesmente nunca precisei fazer mais nada mesmo só colocar uma DLL para ter um banco poderoso funcionando.

Em Java me aconteceu esta situação esta semana, e planejei colocar o embarcado… Só que não funcionou!
Fiquei indignado pois tentei colocar a DLL em tudo que é canto do Windows e nada de funcionar o banco de dados.

Agora já resolvi criar o instalador para o Firebird, mas não é o que gostaria neste caso.

O que fazer? Como fazer o meu JAR perceber que o Firebird é embarcado?? Por que os arquivos EXE já sabem disso? Basta colcoar uma DLL no lado de um EXE ele ignora o resto e usa aquela…Como fazer isso com JAR?

12 Respostas

X

No JDK desde a versão 1.5, ele vem com o HSQL DB:

Leia isso:

http://www.fontes.pro.br/educacional/materialpaginas/java/arquivos/HSQLDB/hsqldb.php

R

Obrigado pela atenção xwillianss…

Três anos atrás eu usei o HSQLDB somente para teste, mas não gostei…Agora… Não entendi o que vc colocou aqui. Firebird dentro do HSQLDB? Como assim? Não existe nada relacionado no link também.

X

Ricna:
Obrigado pela atenção xwillianss…

Três anos atrás eu usei o HSQLDB somente para teste, mas não gostei…Agora… Não entendi o que vc colocou aqui. Firebird dentro do HSQLDB? Como assim? Não existe nada relacionado no link também.

Não.
O HSQL DB é o único banco de dados que se integra ao Java, sem precisar de nenhuma DLL como voce precisa. Quando voce quiser utilizar aplicações que não acessam nenhum servidor de dados como o MYSQL , ORACLE, FIREBIRD e sim que esses dados fiquem residente na máquina LOCAL a sun disponibilizou o HSQL. Entendeu?

R

Sim… Entendo o que o HSLDB é, porém estou falando do Firebird e não de outro banco de dados. O que também não tem nada a ver com o Java, Delphi, C++ ou qualquer linguagem de programação… Qualquer aplicação, seja feita no que for pode usar esse recurso só que com Java eu não fiz isso ainda. Se alguém souber como usar o FIREBIRD EMBARCADO com o Java…

X

Se você quer programar em JAVA, esqueça o Delphi. Agora se voce acha que programar em Java é igual ao Delphi eu sujiro que continue no Delphi. O Delphi ainda não morreu.

L

Se você quer programar em JAVA, esqueça o Delphi. Agora se voce acha que programar em Java é igual ao Delphi eu sujiro que continue no Delphi. O Delphi ainda não morreu.

William,
vai com calma com as suas respostas! Se você não pode ajudar o colega simplesmente omita-se. Ele não falou que Java é igual a Delphi nem nada parecido. Ele não quer conselhos de que linguagem usar e sim quer saber como resolver o problema dele. Você sabe?

[]'s

R

xwillianss:

Se você quer programar em JAVA, esqueça o Delphi.

Eu não quero programar em Java…Eu PROGRAMO em Java. E por mais íncrivel que pareça não precisei esquecer de nada para isso, nem de Delphi, nem de Assembly, nem de C , C++, ActionScript, PHP, Português e nem de como se faz ovo frito.

Não sei por que você chegou a essa conclusão, não tem sentido nenhuma sua colocação. Sinceramente não entendi sua intenção em me “ajudar” nesse tópico. Agradeço sua intenção em me indicar o HSQLDB, porém…

A questão que levantei é: “Uso de Firebird Embarcado com Java”… Alguma dica sobre isso?

Obrigado…

M

Achei alguns tópicos no google procurando por “firebird embedded java” mas não sei se vai poder ajudá-lo. Também não sei até onde você foi nessa sua empreitada, onde parou, os passos que você fez. Que eu vi, não é simplesmente colocar o fbclient.dll onde vai rodar a aplicação que faz dar certo.

Até!

R

[quote=maquiavelbona…Que eu vi, não é simplesmente colocar o fbclient.dll onde vai rodar a aplicação que faz dar certo.
[/quote]

O pior é que é isso mesmo. Com arquivos executáveis eu só colococo o fbclient.dll e renomeio para gds32.dll (que o EXE está configurado para procura no Windows) mas como está mais perto ele usa esse… o que resolve tudo. Se quiser colocar mais de uma máquina e usar o sistema em rede… Basta remover a dll e isntalar o firebird… Sem problema algum.

Achei que em Java não seria dieferente…

De qualquer forma agora eu já criei o instalador completo para instalar lá no cliente (daqui 40 minutos). Resumindo tive mais trabalho que planejava…Tudo bem que é só um detalhe, mas acabou sendo um erro de projeto, pois não foi planejado esse trabalho de criar instalador.

Obrigado pela atenção de todos…

G

Vale a pena conferir em:
http://www.oracle.com/database/lite_edition.html

alem do mais pe oracle né?! :slight_smile:

O hsgl não é o uúnico :slight_smile:

ate ++

O

amigo tive um problema assim e colocar o jar do firebird dentro da pasta libe do java tipo na minha maquina e
C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_45\lib se ajudar no seu caso valew eu uso o mysql mas funfow esquisito apos fazer isso

A

Eu utilizo o firebird no meu projeto, e neste caso, adicionei as libs do firebird ao meu projeto e rodou de boa.

Criado 27 de julho de 2008
Ultima resposta 24 de abr. de 2015
Respostas 12
Participantes 7