Flex vs HTML 5

14 respostas
J

Estou começando a trabalhar com Flex, e achei bem interessante, ele facilita bem a questão dos layout e agiliza bem o desenvolvimento front-end. No decorrer do meu estudo achei várias discussões entre Flex e HTML5, alguns dizem que o Flex vai morrer assim que HTML 5 for lançado outros dizem que não pois o HTML 5 tem muito que evoluir. Quero saber qual desse cenários é o que tem mais chance de acontecer.

14 Respostas

T

Ola Joede, to trabalhando com flex a 2 anos num projeto de ERP, bem grande… o flex não é mágico não… te coisa que da muito trabalho, mass… tem geito e fazer, tem muita gente mechendo, boa documentação, e o mais importante tem cases… tem bastante coisa pronta , em produção…

enquanto que o Html5, tipo pode ser maravilhoso, pode vir até a superar o flex… ( torço pra isso) mas ainda não esta pronto…

então se você esta pesquisando uma ferramente pra usar já… fazer algum projeto no prazo de um a 2 anos… use o flex mesmo ou alguma outra tecnologia como jsf ou gwt…

não vai atrás de ferramenta que ainda não esta pronta… vai ter muita dor d cabeça pra fazer coisas simples…

J

Isso eu já percebi, que ele tem alguns detalhes que dão dor de cabeça, porém eu ja trabalhei com JSF + RichFaces e as dores de cabeça do Flex não são muito maiores que eu tive com eles, pelo menos até agora.

L

Trabalho com Flex mas odeio…
Saudade dos tempos de JSF e RichFaces

J

leomorais:

Tem algum motivo em especial?

L

joede.fadel:
leomorais:

Tem algum motivo em especial?

Nao gosto do desempenho do Flex, não roda em celulares, existem alguns componentes que tiram a gente do sério… enfim… existem muitas coisas que eu nao gosto.

S

Com os Componentes do Flex algums em especial são muito complicados de manipular ao contrario do html que você pode fazer mil e uma coisas da forma que quiser… eu também prefiro o JSF ao invez do Flex.

E

qdo surgiu um tal de lazlo, falavam que o flash ia morrer …

qdo surgiu um tal de java fx falavam que ia competir com flex/flash…

G

everjava:

qdo surgiu um tal de lazlo, falavam que o flash ia morrer …

qdo surgiu um tal de java fx falavam que ia competir com flex/flash…

Laszo roda em cima do Flash, logo se, o Flash morrer, Laszo morre. :smiley:

Bom, voltando aos tempos atuais.

Faça o que for melhor para você e seus projeto. Flex é uma tecnologia interessante, fiz até um tutorial há uns dois anos atrás sobre ela.

HTML5 é uma forte tendência, é algo que não pode ser negado, sem dúvida.

M

HTML5 vai ter muita coisa que vai dispensar o Javascript e algumas coisas que vão dispensar o Flash/Flex, mas se vai substitui-lo, sou cético. Tem dois motivos do Flash ter o mercado que tem hoje, uma é a IDE produtiva, que logo o HTML5 vai ter. Mas a outra é o ponto chave: um programa em Flash roda exatamente igual em qualquer SO, em qualquer navegador, qualquer versão. O HTML5 que só vai ficar pronto em 2014 já nasceu fragmentado, cada um implementa o que quer dele, o IE e o Safari tem recursos que estavam no draft 1 e já foram retirados da especificação, por exemplo. Fora que a especificação muda muito.

T

Galera como disse o marcosalex " O HTML5 que só vai ficar pronto em 2014 ", ou seja a ferramenta nem ta pronta ainda, quando ficar pronta eu testo, antes disso nem vo atras…

J

[Trabalho com Flex mas odeio] 2

Não vejo a hora de arranjar alguma coisa pra trabalhar com web desde que não seja Flex.

S

já trabalhei com Flex, hoje passo longe dessa porcaria. o lance é HTML mesmo e danem-se os fã boys do flex.

R

Eu também trabalho com Flex, não sou muito fã também.

Mas como anda a situação do Flex em relação ao HTML5, atualmente?

P

Nunca desenvolvi em HTML5. Mas olha o que já estão fazendo com ele…

P.s.: E todos os fatos apontam para que a própria fabricante do Flex, abandone essa tecnologia e comece a trabalhar com HTML5. Já saiu algumas reportagens sobre isso…

Criado 2 de maio de 2011
Ultima resposta 28 de fev. de 2012
Respostas 14
Participantes 11