Há algum tempo atrás, havia um tópico sobre machismo na área de trabalho. Minha resposta na época pode ser simplificada assim: “Existe. Eu vi. E os homens deveriam tomar uma atitude”. As respostas vieram dizendo que não existe, que eu não vi (por incrível que isso possa aparecer), e que homem é assim mesmo. Tentei contra-argumentar mostrando exemplos. Mas nem adiantou, porque preconceito impede qualquer pensamento inteligente.
Acho uma pena as demonstrações citadas naquele e neste último tópico. Significa que simplesmente as pessoas não se importam, não querem nem procurar entender o problema.
E outra, o GUJ está cheio de trollers. Cheio de gente que só fica respondendo no off-topic, mas nunca nos outros tópicos onde existem dúvidas reais. Essas pessoas, ao invés de ajudarem a enriquecer a discussão, querem simplesmente ganhar a discussão. E aí escrevem um monte de coisas vazias, que invariavelmente ofendem outras pessoas. Isso não tem nada a ver com sexo, cor ou credo.
Uma vez eu disse que não gostava do framework X, dizendo os motivos pra tal. Daí, vieram um monte de gente dizendo que eu não tinha experiência nem capacidade pra entendê-lo. Só que tem um detalhe: eu respondo a dúvidas de iniciantes com o framework X; os que me acusaram, eu nunca vi ajudando. Deu uma vontade de pegar um tópico não-respondido e responder: “Ah é? Se sabe tanto assim, qual é a resposta pra essa dúvida aqui?”. Mas preferi não fazer. Acho que não vale a pena, e só me rebaixaria àqueles que me enputeceram.
Hoje em dia tenho algumas estratégias:
- Não escrevo contra-argumentações mais de duas vezes. Tem gente que só quer responder por último, deixa eles;
- Quando alguém ofender, responda simplesmente assim: “Por favor, atente para o assunto do tópico. Aquilo que eu sou ou não sou não é importante pra ninguém.”. E reescreva a mesma coisa quantas vezes forem necessárias se o agressor insistir.
- Evite ler tópicos com mais de três páginas. Se ler, não se envolva emocionalmente. Se se envolver, não responda. Se responder, não faça isso mais de uma vez.