Formulários e Primefaces

3 respostas
F

Pessoal, uma dúvida para quem utiliza o Primefaces

quando tenho um cadastro relativamente grande dividido em abas qual das maneiras é a mais correta? criar um formulário para cada aba ou um formulario para todas??
pergunto isso pois… ao acionar um commandButton para cadastrar um endereço por exemplo e utilizar apenas um formulário, se tiver o campo CNPJ obrigatório ele nao me deixa cadastrar este endereço… já se estiver em forms separados não ocorre esse inconveniente…
porém…
quando mudamos de forms fica mais complicada a atualização de componentes e … também me ocorreu o seguinte problema

eu estou trabalhando com forms separados e gostaria de fazer uma troca de idéias de qual a melhor opção pois o nosso sistema ainda está no inicio e qualquer alteração o ideal seria fazer agora…

[]'s

3 Respostas

J

Eu também estou para fazer uma tela, com varias abas !
a idéia que eu queria para cadastrar é permanecer as abas abertas portanto eu uso o <p:panel> ao invez de <p:tab>
e uso um ManagerBean para todos … e um <h:form> também

quanto a sua Teste() você quando clica para abrir o 2º nao está preenchido porque não teve nenhuma ação de ir consultar seu ManagerBean…

Tente ao clicar no <p:panel id=“cadastro_ciclo_contato” widgetVar=“cadastro_ciclo_contato”> ou no dialog , ir até o ManagerBean com um Evento. só para capturar…

Isso ocorre pq quando vc preenceu o primeiro textarea o 2º textarea value=“mb.teste()” já estava carregado…

Force ele a consultar seu managerBean e eu acho que vc conseguirá resgatar o valor…

F

jhieiy:
Eu também estou para fazer uma tela, com varias abas !
a idéia que eu queria para cadastrar é permanecer as abas abertas portanto eu uso o <p:panel> ao invez de <p:tab>
e uso um ManagerBean para todos … e um <h:form> também

quanto a sua Teste() você quando clica para abrir o 2º nao está preenchido porque não teve nenhuma ação de ir consultar seu ManagerBean…

Tente ao clicar no <p:panel id=“cadastro_ciclo_contato” widgetVar=“cadastro_ciclo_contato”> ou no dialog , ir até o ManagerBean com um Evento. só para capturar…

Isso ocorre pq quando vc preenceu o primeiro textarea o 2º textarea value=“mb.teste()” já estava carregado…

Force ele a consultar seu managerBean e eu acho que vc conseguirá resgatar o valor…

poiseh… no teu sistema tu optou por usar panels… boa ideia… o planejador do sistema aqui prefiriu tabs por praticidade no visual pois terá muitos dados
e… quanto nao chamar o teste(), ele nao acessava corretamente pois… tinha um campo que não estava correto então ja dava erro ai mesmo… isso acabei resolvendo agorinha… ;D
mas vlw ae pela troca de experiencias…
se mais alguem tiver ideia e quisermos debater … vou alterar a pergunta deixando apenas para debate…
abraços a todos

G

Amigo, o primefaces tem o componente chamado Wizard,
da uma olhada nesse link http://www.primefaces.org/showcase/ui/wizard.jsf

A documentação explica de forma tranquila como utiliza-lo.

Vii que você citou a preocupação quanto a aparência, esse componente tem uma aparência legal além de ser possível aplicar efeitos nele.
Acho uma boa opção para cadastro com muitos campos.

Abraços…

Criado 28 de janeiro de 2011
Ultima resposta 29 de jan. de 2011
Respostas 3
Participantes 3